

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paciente de 24 anos, vítima de trauma penetrante por arma branca em região paraesternal direita, na altura do 3º espaço intercostal. Deu entrada na sala de emergência de hospital de grande porte trazido pela polícia militar com relato de o evento ter ocorrido há cerca de 10 minutos. Ao exame primário, apresenta-se em parada cardiorrespiratória esboçando “gasping”.
Considerando a necessidade de reanimação cardíaca interna, o acesso cirúrgico indicado no caso em questão é a
laparotomia xifo-púbica.
toracotomia lateral direita.
esternotomia de emergência.
toracotomia anterolateral esquerda.
É correto afirmar que a figura representa duas incisões conhecidas (linhas pontilhadas), comumente utilizadas na cirurgia aberta de
apendicectomia.
herniorrafia inguinal.
herniorrafia umbilical.
herniorrafia combinada.
Os cistos mediastinais representam afecções que devem ser consideradas diante de lesões no mediastino. Em sua maior parte, essas lesões se localizam no compartimento anterior do mediastino, sendo seguidas pelas localizações no mediastino médio e posterior.
É correto afirmar que o cisto primário do mediastino mais comum é
linfático.
pericárdico.
broncogênico.
de duplicação esofágica.
Após a avaliação em ambulatório de clínica médica, paciente do sexo masculino, com idade de 20 anos, procura o serviço de cirurgia cardíaca do hospital apresentando ectasia anulo-aórtica, regurgitação valvar aórtica grave, luxação do cristalino e sinais angio-tomográficos de dissecção aórtica crônica.
O diagnóstico mais provável é
aortite sifilítica.
Sindrome de Marfan.
necrose cística da adventícia.
aortite de Takayassu.
ateromatose difusa.
Assinale a opção que apresenta o tumor maligno mais comum da órbita na criança.
Lipossarcoma.
Neuroblastoma.
Estesioneuroblastoma.
Leiomiossarcoma.
Rabdomiosarcoma.
Em relação ao retalhos:
o retalho grande dorsal é suprido pela artéria torácica interna
o retalho inguinal é suprido pela artéria circunflexa femoral lateral
a artéria interóssea posterior está localizada entre o extensor próprio do 5o dedo e o extensor ulnar do carpo
o retalho anterolateral da coxa é suprido por perfurantes musculares do ramo descendente da artéria circunflexa inguinal lateral
Não é um marco anatômico para a realização de ooforectomia o
ligamento redondo.
ureter.
infundíbulo pélvico.
ligamento largo.
músculo psoas.
Uma paciente de 30 anos apresenta um cisto de colédoco do tipo III da classificação de Alonso-Lej modificada por Todani.
Assinale a alternativa que indica corretamente a melhor opção de tratamento cirúrgico para essa paciente.
Colecistectomia.
Cistojejunostomia.
Excisão completa do cisto e hepaticojejunostomia em Y de Roux.
Excisão completa do cisto, hepatectomia parcial com hepaticojejunostomia.
Acesso transduodenal para marsupialização ou excisão do cisto.
Assinale a alternativa correta sobre as cirurgias de ressecção hepática.
Ressecção de tumores hepáticos está contraindicada em pacientes cirróticos.
A formação de ascite é rara no pós-operatório de pacientes cirróticos, mas quando ocorre, tem alta letalidade.
Sugere-se que a ressecção das metástases hepáticas de adenocarcinomas de cólon sejam realizadas sempre através de ressecções anatômicas para reduzir a chance de recidivas locais.
Um fígado normal pode tolerar a ressecção de até 80% de seu volume graças à sua enorme capacidade de regeneração.
Ressecções anatômicas são aquelas com mais de quatro segmentos do mesmo lado do fígado.
Na cicatrização das feridas, o método de terapia com pressão negativa funciona mimetizando essencialmente
o miofibroblasto.
o leucócito.
o macrófago.
a plaqueta.
a hemácia.
Nos pacientes candidatos a procedimentos cirúrgicos eletivos, a reposição de plaquetas está corretamente indicada em casos de
doença de Von Willebrand tipo II.
púrpura trombocitopênica idiopática.
trombocitopenia induzida por heparina.
procedimento neurocirúrgico com um valor pré-operatório abaixo de 100000/mm3.
herniorrafia umbilical com um valor pré-operatório de 60000/mm3.
Em relação à cirurgia metabólica, o principal fator preditor de remissão a longo prazo do Diabetes Mellitus tipo 2 com a realização de procedimento cirúrgico é:
Uso prévio de insulina.
Idade menor que 50 anos.
Peptídeo C maior que 3 ng/dl.
Tempo de doença menor que 10 anos.
Hemoglobina glicada (Hb1Ac) menor que 7% com tratamento medicamentoso.
Assinale a alternativa correta em relação às teorias de mecanismos de atuação da cirurgia metabólica.
A teoria do intestino proximal é a melhora do metabolismo glicêmico após as cirurgias onde o duodeno é desviado do trânsito intestinal e os hormônios incretínicos são diminuídos, levando à diminuição do esvaziamento gástrico e à elevação dos níveis de insulina.
A teoria do intestino distal sugere que a exposição rápida dos alimentos mal digeridos no intestino mais distal induz a redução de incretinas como a grelina, com aumento no controle glicêmico.
A teoria dos ácidos biliares sugere que as modificações na concentração de sais biliares circulantes, com seu aumento, levaria a aumento da sinalização dos receptores FXR intestinais pelos sais biliares que levariam à melhora da sensibilidade insulínica, secreção incretínica e controle glicêmico.
Em cirurgias, como a gastrectomia vertical, existe um retardo no esvaziamento gástrico e isso levaria à redução dos níveis de GLP-1 como resposta metabólica.
A teoria da microbiota intestinal é aquela que propõe que a microbiota intestinal de pacientes obesos seria menos eficaz em extrair energia da dieta do que a de indivíduos magros, e a alteração da composição desta microbiota com a cirurgia metabólica levaria a reduções de GLP-1.
É correto afirmar que a manobra adequada que configura tempo cirúrgico essencial, durante a toracotomia de reanimação, é
abertura longitudinal do pericárdio.
clampeamento da aorta ascendente.
“torção” do hilo pulmonar (Manobra do “twist”).
dissecção da aorta descendente em toda sua extensão.
É contraindicação absoluta à cirurgia videolaparoscópica para apendicectomia a
radioterapia em curso.
cirurgia abdominal prévia.
história prévia de coagulopatia.
endometriose pélvica ou abdominal.
Paciente masculino, 48 anos, diabético controlado em uso de metformina 850 mg 1x ao dia e hérnia inguinal à direita em programação de correção cirúrgica com uso de tela de prolene. Qual o cuidado que se deve tomar em relação ao uso da metformina?
Suspender 48h antes do procedimento.
Retornar imediatamente, logo após a realimentação.
Não suspender a medicação.
Suspender 72h antes do procedimento.
Retornar 48h após a realimentação.
Na síndrome pós-uso de torniquete, descrita por Bunell,
não há rigidez articular.
a força, em geral, é normal.
ocorre uma reação à isquemia prolongada.
a resolução espontânea é rara antes de uma semana.
não há apresentação de edema.
As seguintes situações configuram indicações formais para a realização de intubação seletiva durante o procedimento cirúrgico.
Apresenta corretamente uma situação, na qual a intubação seletiva não é mandatória, a
videotoracoscopia à direita para tratamento de empiema pleural associado à pneumonia necrotizante em lobo inferior direito.
necessidade de reabordagem de paciente no 5º DPO de bilobectomia inferior à direita, evoluindo com fístula broncopleural de alto débito.
toracectomia simples, com ressecção segmentar da 5ª costela na parede lateral do hemitórax esquerdo para diagnóstico de lesão óssea suspeita.
abordagem cirúrgica à cavidade pleural direita para tratamento de hemoptise com repercussão sistêmica proveniente de lesão tumoral sangrante em lobo inferior esquerdo.
Paciente de 72 anos, masculino, tabagista atual e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica em controle clínico regular, apresenta dispneia aos grandes esforços e secreção mucoide clara à tosse. Foi admitido no bloco cirúrgico para ser submetido à lobectomia inferior esquerda objetivando o tratamento curativo de carcinoma epidermoide primário de pulmão (estadiamento T2aN0M0).
Quanto à administração de antibióticos no momento da indução anestésica, é correto afirmar que a recomendação mais acertada, no caso descrito, é a de
não usar antibióticos profiláticos.
apenas utilizar antibióticos terapêuticos diante da evidência laboratorial de infecção da secreção broncopulmonar.
utilizar uma cefalosporina de segunda geração por três a cinco dias, podendo ou não combiná-la com um macrolídeo.
administrar uma cefalosporina de primeira geração, como a cefazolina, em dose única no momento da indução anestésica.
Tumores carcinoides e mucinosos são os tumores mais comuns do apêndice e devem ser tratados com apendicectomia ou colectomia direita, a depender do caso.
Certo
Errado