Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Mulher de 80 anos refere que está com dificuldade para lembrar nomes de pessoas e quando está dirigindo seu veículo refere que precisa ficar mais atenta e que ela não era assim. Sempre foi muito ativa, aposentada como professora de universidade, tem três filhos, é viúva e mora sozinha, totalmente independente para atividades instrumentais e não faz uso de medicamentos de uso contínuo. No exame cognitivo com Mini Exame do Estado Mental (MEEM): 28/30 perdeu dois pontos em cálculos. Fluência Verbal categoria animais: 14, GDS-15 = 3. Como você orientaria essa paciente?


A

Explicaria para ela que essas queixas podem ocorrer no envelhecimento cerebral normal com pessoas de sua faixa etária. Solicitaria exames de rotina (tireóide, vitamina B12) para afastar causas secundárias de queixas cognitivas.


B

Você afirmaria que as queixas são consequências da doença de Alzheimer e prescreveria anticolinesterásico.


C

Você daria o diagnóstico de transtorno cognitivo leve e solicitaria ressonância cerebral.


D

Você já solicitaria tomografia cerebral e chamaria os filhos para assumirem as tarefas da paciente.

Homem de 75 anos procura o médico geriatra para esclarecer uma dúvida sobre o diagnóstico que recebeu, recentemente, do seu clínico. Ele refere que apresenta tremores nas mãos, desde seus 50 anos, que é tremor persistente, bilateral, que pioram quando fica nervoso. Seu pai e seus tios também apresentavam tremores. Mas o médico disse que é doença de Parkinson e prescreveu Prolopa. Qual é o diagnóstico mais provável desse paciente?


A

Tremor essencial.


B

Tireotoxicose.


C

Doença de Parkinson.


D

Asterixe ou flapping.

Um cidadão com 65 anos, portador de fibrilação atrial, é conduzido ao Setor de Emergência de um hospital. Seus familiares informam que há cerca de 60 minutos, enquanto assistia sentado a um jogo de futebol, teve uma paralisia súbita do lado direito e dificuldade de expressar e compreender a fala. Não havia relato ou confirmação de episódios semelhantes ocorridos no passado. Não havia história de trauma craniano pregresso. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A fluência é uma característica-chave para a avaliação da linguagem desse paciente, e para a classificação das síndromes afásicas, junto com a compreensão auditiva.


B

A medida da glicemia capilar, o eletrocardiograma e a tomografia computadorizada de crânio são exames diagnósticos que auxiliam a abordagem diagnóstica e terapêutica desse paciente.


C

A aplicação da escala de acidente vascular cerebral do National Institutes of Health (NIH) auxilia a evidenciar o nível de comprometimento produzido nesse paciente.


D

A isquemia é a etiologia mais comum de acidente vascular cerebral, em decorrência de trombose, embolia ou hipoperfusão e a arritmia do paciente pode estar implicada na gênese desse quadro descrito.


E

Entre as causas focais, a grande maioria dos casos de afasia é decorrente de acidente vascular cerebral, sendo a oclusão da artéria cerebral posterior o que mais comumente poderia ter levado à afasia nesse paciente.

Paciente de 66 anos, sexo masculino, previamente independente para atividades de vida diária básicas e instrumentais, interna com suspeita de fratura patológica em fêmur, após trauma de baixo impacto.


Observe os exames de admissão.



Resultado do paciente

Valores de referência

Hemoglobina

9,5g/dL

> 13g/dL

Ureia

122mg/dL

16 – 40mg/dL

Creatinina

2,45mg/dL

0,6 – 12mg/dL

Sódio

133mEq/L

135 – 145mEq/L

Potássio

5,2mEq/L

3,5 – 5,2mEq/L

Cálcio iônico

1,71mmol/L

1,17 – 1,30mmol/L

Ferritina

145ng/ml

23 – 336ng/mL

Vitamina B12

640pg/mL

211,0 a 911,0pg/mL

Ácido Fólico

12,8ng/mL

3-17ng/mL

Bilirrubina direta / indireta

0,2 / 0,5mg/dL

0,1 – 0,4 / 0,1 – 0,7mg/dL


A partir desses dados, é correto afirmar que a conduta inicial mais adequada é solicitar


A

mielograma.


B

colonoscopia.


C

coombs direto.


D

eletroforese de proteína.

Na abordagem da dor os analgésicos não opioides são indicados no tratamento da dor de leve intensidade ou como adjuvantes dos opioides.


Sobre o uso de antiinflamatórios não hormonais (AINHs) é correto afirmar que


A

AINH não seletivos têm menor incidência de úlceras gástricas e sangramento.


B

o uso concomitante de AINHs e corticoides aumenta o risco de sangramento.


C

os protetores gástricos não reduzem o risco de toxicidade dos AINHs.


D

a toxicidade renal é decorrente somente do uso de AINH não seletivos.


E

o risco de eventos cardiovasculares é relacionado somente ao uso de AINHs seletivo.

A fragilidade baseia-se na interação de alguns dos itens a seguir.


1- Desregulação neuroendócrina

2- Sarcopenia

3- Disfunção imunológica

4- Déficit cognitivo

5- Desnutrição


Assinale a opção que indica, corretamente, os itens que interagem na fragilidade.


A

1, 2 e 3.


B

1, 3 e 4.


C

2, 3 e 5.


D

1, 2 e 5.


E

1, 2 e 4.

Paciente feminina de 78 anos, viúva, estudou até a quinta série, trabalhou como dona de casa. Queixa-se de esquecimento, tristeza e perda de vontade em executar suas tarefas habituais. Refere que tem tido sono com muitos despertares, sentindo-se cansada pela manhã, assim como ter perdido peso pois suas roupas estão mais largas.

Na sua avaliação o mini exame do estado mental foi de 27 pontos (de 5 a 8 anos de escolaridade ponto de corte em 26 pontos) fluência verbal categoria semântica de 9 animais (até 8 anos de escolaridade mínimo de 8 itens), escala de depressão geriátrica com 9 pontos (ponto de corte 5).


Sua hipótese diagnóstica é a de


A

esquecimento subjetivo.


B

transtorno neurocognitivo maior.


C

transtorno depressivo.


D

transtorno neurocognitivo menor.


E

delirium

Acerca das causas mais comuns de disfunção erétil, leia as proposições abaixo.


I. Doença vascular.

II. Neurogênica.

III. Medicamentos.

IV. Psicogênica.


É correto o que se afirma em


A

I, II, III e IV.


B

II e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

I e III, apenas.

Assinale a alternativa correta quanto às alterações na sensibilidade no uso de medicamentos no idoso.


A

Idosos têm uma sensibilidade diminuída a antipsicóticos.


B

Há menor sensibilidade ao uso dos benzodiazepínicos.


C

Há menor resposta hipotensora ao uso dos betabloqueadores.


D

O risco de sangramento em idosos utilizando varfarina está diminuído.


E

A ação analgésica dos opioides está diminuída nos idosos.

Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico que torna o paciente elegível aos Cuidados Paliativos.


A

Hipotireoidismo.


B

Insuficiência cardíaca.


C

Comprometimento cognitivo leve.


D

Hipertensão arterial.


E

Tremor senil.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado