

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme a GDS, um indivíduo que apresenta pontuação 15 é portador de depressão severa.
Certo
Errado
Qual é a alteração eletrocardiográfica mais frequentemente encontrada na pessoa idosa, decorrente de doença do nó-sinusal?
Bloqueio A-V.
Taquiarritmias sustentadas.
Extrassístoles ventriculares prematuras.
Síndrome bradi-taquicárdica.
Extrassístoles supraventriculares.
Em idosos comprometidos com diabetes mellitus, com múltiplas comorbidades crônicas, comprometimento funcional leve a moderado e comprometimento cognitivo moderado, as metas do tratamento são:
• manter a HbA1c menor _________;
• glicemia de jejum _________ mg/dL;
• glicemia pós-prandial 2 horas menor _________ mg/dL;
• glicemia ao deitar _________ mg/dL;
• tempo no alvo de _________ mg/dL maior de _________ .
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
5,0 • 80-126 • 150 • 90-150 • 70-180 • 70%
5,0 • 80-126 • 150 • 150-200 • 70-120 • 90%
7,5 • 80-130 • 180 • 90-150 • 70-180 • 70%
7,0 • 80-130 • 180 • 150-200 • 70-120 • 90%
,0 • 90-150 • 180 • 100-126 • 70-180 • 50%
Com base na Lei nº 10.741/2003 − Estatuto da Pessoa Idosa, as medidas de proteção à pessoa idosa são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta lei forem ameaçados ou violados:
I. Apenas por omissão do Estado.
II. Apenas por omissão da família.
III. Em razão de sua condição pessoal.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas no item III.
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens II e III.
Em todos os itens.
É assegurada a atenção integral à saúde da pessoa idosa, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente as pessoas idosas. A prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de:
I- Cadastramento da população idosa em base territorial;
II- Atendimento Geriátrico e Gerontológica em ambulatórios;
III- Unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;
IV- Atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para as pessoas idosas abrigadas e acolhidas por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o poder público, nos meios urbano e rural;
V- Reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde.
Estão CORRETAS:
I, II, III, IV e V.
I, II e III, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
IV e V, apenas.
A respeito do delirium em idosos, é correto afirmar que
a droga de escolha são os benzodiazepínicos, como clonazepam, caso o paciente apresente um delirium com característica hiperativa.
é uma forma de diagnóstico de demência, uma vez que apenas idosos demenciados apresentam este tipo de alteração clínica.
a primeira medida para a reversão do quadro e para o controle dos sintomas é o uso de medicações como neuroléptico, por exemplo, o haloperidol e quetiapina.
a desospitalização é uma opção para auxiliar na reversão do quadro, quando descartados os principais fatores desencadeantes.
é raro ocorrer em idosos. No entanto, quando ocorre o tratamento, é cirúrgico como a colocação de um marcapasso cerebral para ajudar no processo de controle dos sintomas.
O conceito de funcionalidade é muito discutido nas avaliações geriátricas. Em relação a esse tema, é correto afirmar que
não é necessária a avaliação de funcionalidade, para o diagnóstico de demências.
pacientes classificados como dependentes certamente têm o diagnóstico de demência.
existem diversas escalas validadas para a avaliação de funcionalidade, sendo uma delas o MoCa (Montreal Cognitive Assessment).
a funcionalidade é uma forma de determinar a capacidade de tomada de decisão do paciente idoso.
avalia a capacidade de o idoso cuidar de si mesmo e do ambiente onde vive.
O envelhecimento representa o conjunto de consequências ou os efeitos da passagem do tempo. Ele pode ser dividido entre:
Genético e Psíquico.
Biológico e Psíquico.
Biológico e Genético.
Natural e Orgânico.
Psíquico e Químico.
São alterações fisiológicas respiratórias em idosos:
Elasticidade pulmonar reduzida e área de superfície alveolar diminuída.
Elasticidade pulmonar reduzida e capacidade de fechamento diminuída.
Desequilíbrio de ventilação/perfusão e tensão de oxigênio arterial aumentada.
Aumento dos reflexos protetores de via aérea e rigidez da parede torácica.
Volume residual diminuído e aumento da complacência da parede torácica.
A polifarmácia e a medicalização são ameaças reais para a boa saúde de pessoas idosas e, em especial, daquelas com comorbidades. O risco principal da polifarmácia consiste na possibilidade de reações adversas, seja pelo fármaco diretamente, seja por interações com outros medicamentos ou com outros problemas de saúde. Uma condição que NÃO aumenta a predisposição às reações adversas é:
hipertensão arterial sistêmica
ingestão abusiva de álcool
doença renal
demência
As demências são mais prevalentes na população idosa e, apesar de causas reversíveis serem descritas, em sua maioria, são processos neurodegenerativos progressivos e irreversíveis, de consequências desastrosas para indivíduo, familiares e sociedade. As diferentes etiologias terão início, evolução clínica e marcadores biológicos distintos, embora possam compartilhar entre si algumas características clínicas e, até mesmo, coexistir no mesmo indivíduo.
Sobre as diferentes etiologias de demência, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Demência com corpos de Lewy
2. Doença de Creutzfeldt-Jakob
3. Demência de Alzheimer
4. Demência Fronto Temporal.
5. Hidrocefalia de pressão Normal
( ) A- A manifestação clínica mais precoce e essencial é o comprometimento da memória episódica.
( ) B- Há alterações precoces no comportamento e na personalidade além de disfunção executiva.
( ) C- Tríade de Hakim.
( ) D- É o protótipo das demências rapidamente progressivas.
( ) E- É o segundo tipo mais comum de demência degenerativa.
Marque a sequência que apresenta as correlações CORRETAS.
1B, 2C, 3A, 4E, 5D.
1D, 2A, 3E, 4C, 5B.
1C, 2D, 3E, 4A, 5B.
1D, 2C, 3B, 4E, 5A.
1E, 2D, 3A, 4B, 5C.
Idosa de 65 anos de idade queixa-se de perda ponderal imotivada de 5% nos últimos 3 meses, além de cansaço e fadiga na execução de suas atividades habituais como subir as escadas de sua casa e ir a pé ao mercado na rua onde mora. A filha refere que a paciente está andando mais lentamente. Tem hipertensão arterial sistêmica, diabetes e osteoporose, todas em tratamento e controladas. A hipótese mais provável e o instrumento em que se apoia essa hipótese, são, respectivamente:
Fragilidade e escala de FRAIL.
Sarcopenia e circunferência panturrilha.
Fragilidade e escala de Lawton.
Fragilidade e escala de NYHA.
Sarcopenia e instrumento SARC F.
Qual é o instrumento mais indicado para avaliar a capacidade para executar as atividades básicas da vida diária (ABVD) de uma paciente de 75 anos de idade, com história de câncer com radioterapia pélvica e provável incontinência urinaria, além da capacidade de deambular alguns metros e subir escadas?
Escala Pfeffer.
Índice de Katz.
Escala de Morse.
Índice de Barthel.
Escala de Lawton.
Em relação às síndromes depressivas na população idosa, assinale a alternativa INCORRETA.
Eletroconvulsoterapia não é contraindicada na população idosa, havendo indicação nos casos de depressões graves e refratárias.
Depressão no idoso pode se apresentar com predominância de sintomas somáticos em relação aos sintomas psíquicos, a exemplo de sintomas dolorosos inespecíficos, tonturas e fadiga excessiva.
Idosos com depressão podem piorar dos sintomas álgicos das osteoartrites existentes;
A escala de depressão de Yesavage não se presta para rastrear depressão nessa população, pois é um instrumento mais utilizado e validado na população de adultos jovens.
A classe de antidepressivos, conhecida como tricíclicos, não é uma boa escolha terapêutica para idosos.
Em relação aos chamados muito idosos (oldest old) portadores de multimorbidades crônicas e frágeis, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Se um idoso com esse fenótipo acima descrito chegar a um serviço de urgência com rebaixamento do nível de consciência, devemos, imediatamente, solicitar um exame de neuroimagem, pois a hipótese mais provável é evento cérebro vascular agudo.
Aumento agudo do grau de instabilidade postural prévia e início de quadro frequente de quedas que se instalou de forma aguda podem ser marcadores sentinelas de uma infecção aguda, mesmo sem outros sintomas associados.
Nos episódios infecciosos nesses idosos, a febre não costuma ser um sintoma/sinal sensível, embora seja um sintoma/sinal muito específico.
LPPs – Lesões Por Pressão são intercorrências comuns em idosos com imobilidade e demência avançada, e essas condições podem causar dores que se manifestam de forma atípica.
Não é incomum que delirium seja a única apresentação clínica de uma doença aguda grave, a exemplo do infarto agudo do miocárdio ou mesmo urosepse.
Sobre a avaliação neuropsicológica em idosos, analisar os itens.
I. A demência frontotemporal só é observada em indivíduos acima de setenta anos, uma vez que se trata de um declínio da função cognitiva associada ao envelhecimento.
II. Os aspectos avaliados durante a avaliação neuropsicológica do público idoso são a memória, a atenção, o humor, a linguagem, as funções executivas e o desempenho funcional.
III. A doença de Parkinson afeta principalmente os movimentos, causando tremores, lentidão e rigidez muscular.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens I e III.
Apenas nos itens II e III.
Em todos os itens.
Alguns medicamentos são considerados potencialmente inapropriados em idosos pelo alto risco de eventos adversos. Assinale a alternativa que indica o medicamento que deve ser evitado bem como a justificativa da cautela segundo os Critérios de Beers atualizados em 2023 pela Sociedade Americana de Geriatria.
O anti-histamínico de primeira geração bilastina deve ser evitado pelo alto potencial anticolinérgico, aumentando risco de tonturas, constipação, boca seca e queixas cognitivas.
O antimicrobiano nitrofurantoína deve ter seu uso a longo prazo evitado pelo risco de toxicidade tireoideana.
O anticoagulante rivaroxabana deve ser evitado, sempre que possível, no tratamento da fibrilação atrial no idoso, por apresentar maior risco de sangramentos maiores e gastrointestinais, tendo anticoagulantes mais seguros para idosos dentre os DOACs.
Em prevenção primária de evento cardiovascular, devemos priorizar o uso da aspirina e não do clopidogrel.
Óleo mineral é uma alternativa segura e aceitável para tratamento ambulatorial de idoso com constipação intestinal que não respondeu às medidas não farmacológicas.
Sr. João, um paciente de 75 anos, apresenta osteoartrites em articulações dos joelhos, mãos e coluna, relatando dores crônicas que interferem significativamente em suas atividades de vida diárias. Além das dores, Sr. João tem um histórico antigo de depressão e tem piorado muito dos sintomas de humor nos últimos meses, mas relata que já fez uso de antidepressivos no passado, mas deixou de usar por conta própria. Refere também que vem com muita dificuldade para dormir. Ele está atualmente em uso de dipirona para as dores, mas só usa esporadicamente, quando a dor está mais intensa. Qual das seguintes opções representa a melhor abordagem de tratamento para o manejo desse idoso com dor crônica, depressão e insônia?
Deixar a dipirona fixa de horário e introduzir um antidepressivo da classe dos ISRS (inibidores seletivos de recaptação de serotonina).
Prescrever um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) e um hipnótico sedativo como zolpiden.
Recomendar uma abordagem multidisciplinar que inclua fisioterapia, deixar a dipirona de horário e iniciar um antidepressivo dual (inibidor da recaptação de serotonina e noradrenalina), podendo também considerar um gabapentinoide à noite;
Iniciar tratamento com analgésicos opioides no lugar da dipirona e um hipnótico sedativo para o sono.
Prescrever suplementos nutricionais e paracetamol nesse primeiro momento e recomendar repouso absoluto.
O paciente apresenta sinais de desidratação, podendo apresentar hipo ou hipernatremia, que são ambas corrigidas com uma reidratação adequada.
Certo
Errado
Paciente feminina, de 63 anos, é internada com quadro de fraqueza muscular intensa, dor torácica infra-axilar direita, dor lombar, náuseas e vômitos. Os exames complementares na emergência mostraram hipercalcemia, ao exame de sangue, e múltiplas lesões líticas em coluna, crânio e arcos costais, com fratura patológica de 6º arco-costal, à radiografia.
Diante desse quadro, a eletrofosere de proteína mostrando um pico monoclonal (proteína monoclonal ou componente –M) sugere fortemente o diagnóstico de
miastenia gravis.
mieloma múltiplo.
leucemia linfocítica crônica (LLC).
leucemia mieloide aguda (LMA).