Questões de Concurso sobre Hebiatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
393 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Adolescente do sexo masculino, 16 anos de idade, procura o ambulatório de Medicina de Adolescentes para controle de peso. Exame físico: peso e estatura adequados à idade, Tanner G4 P4. A pressão arterial foi aferida em três momentos diferentes e mostrou os seguintes valores: 140x90 mmHg, 142x92 mmHg e 140x85 mmHg (todos os valores entre os percentis 90 e 95). O adolescente refere fumar oito cigarros por dia e, eventualmente, faz uso de bebidas alcóolicas (cerveja e caipirinha). História familiar: pai hipertenso há cinco anos. A alternativa correta indicada para esse adolescente, além de dieta hipossódica, é:


A

Abstenção de álcool e tabaco e propranolol.


B

Atividade física, abstenção de álcool e tabaco.


C

Atividade física, furosemida e captopril.


D

Atividade física e captopril.


E

Atividade física, furosemida e propranolol.

Adolescente do sexo feminino, 14 anos de idade, é levada ao ambulatório pela mãe deviodo à preocupação com sua magreza. Ela relata que a filha apresenta medo intenso de ganhar peso, analisa todas as calorias dos alimentos que vai ingerir e está sempre procurando sites de alimentação na internet com objetivo de ficar magra. Em relação à anorexia nervosa na adolescência, analise as assertivas abaixo:


I. O diagnóstico de anorexia nervosa deve ser considerado, principalmente, na presença de baixo rendimento físico, perda de peso e recusa alimentar.

II. No exame físico, alguns sinais podem ser identificados como: erosão do esmalte dentário pela exposição ao ácido clorídrico, irritação na orofaringe, lesão ou calosidades nas articulações interfalangeanas das mãos (sinal de Russell), perda de cabelo, unhas fracas e grandes oscilações de peso em curto espaço de tempo.

III. Desidratação, distúrbios eletrolíticos, como hipofosfatemia, hipocalemia, hiponatremia, interrupção do crescimento e desenvolvimento, recusa aguda na ingestão de alimentos são indicações de internação hospitalar.

IV. Entre as complicações cardiovasculares, podem ocorrer redução da contratilidade do miocárdio e prolapso da válvula mitral.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas III e IV.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

As doenças crônicas compõem o conjunto de condições relacionadas a causas múltiplas, caracterizadas por início gradual, de prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. No que se refere às doenças crônicas no adolescente:


I. A atenção prestada aos adolescentes não poderá se restringir aos aspectos clínicos da doença de base, mas deve estender-se ao acompanhamento do crescimento físico e emocional e do desempenho afetivo e social.

II. Os adolescentes com doença crônica têm igual ou maior tendência que os adolescentes saudáveis para os comportamentos de risco, tais como: consumo de drogas, de álcool, hábitos tabagísticos e relações sexuais desprotegidas.

III. Adolescentes portadores de doenças crônicas que adotam postura de raiva, baixa autoestima e rebeldia quando informados sobre as complicações futuras dessas doenças tendem a aderir melhor ao tratamento proposto do que aqueles que não adotam as posturas citadas.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

I, II e III.

Em relação ao uso e abuso de substâncias psicoativas na adolescência, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Fala pastosa, euforia, alterações comportamentais, reflexos diminuídos, alteração de consciência, náuseas e vômitos são alguns efeitos causados pelo álcool.

( ) Euforia, disforia, inibição adrenérgica generalizada, labilidade emocional, hipotensão postural, diminuição da temperatura corporal e ataques de pânico são alguns efeitos provocados pela cocaína.

( ) O álcool é detectado na urina por 12h, a cocaína é detectada de 96h a 144h, enquanto a maconha pode ser detectada na urina por mais de 15 dias, no caso do uso por longo tempo.

( ) Pupila dilatada, vitrificação da córnea, diminuição do reflexo da córnea, nistagmo horizontal, edema palpebral são alguns sinais oculares comuns em pacientes que usam maconha.

( ) O infarto agudo do miocárdio na população adolescente pode estar relacionado ao consumo de cocaína, cujos sintomas incluem a dor torácica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – F – F – F – V.


B

F – V – F – V – F.


C

V – V – F – V – F.


D

V – F – V – F – V.


E

F – V – F – V – V.

Assinale a alternativa correta em relação à consulta médica de adolescentes.


A

No momento da anamnese, é importante que o adolescente tenha um momento sozinho com o seu médico (a), sem a presença dos seus pais ou responsáveis, para estimular sua autonomia em saúde e para deixá-lo confortável em conversar a respeito de assuntos mais privados.


B

Existem aspectos da vida do adolescente que devem ser sempre avaliados. Para facilitar, pode ser usado o HEADSSS, que é um método de avaliação do perfil psicossocial baseado em acrônimos, no qual todas as perguntas de cada tópico devem ser feitas na mesma ordem que foram validadas no método em questão.


C

O exame físico da genitália e a classificação puberal de Tanner deverá ser feita, preferencialmente, numa segunda ou terceira consulta, para que o adolescente se sinta mais confortável ao exame físico com o médico(a).


D

Na consulta do adolescente, é indispensável estabelecer um senso de confidencialidade, assegurando o aspecto sigiloso da consulta, mas deve ficar claro que o sigilo médico não será quebrado em situações, como, por exemplo, risco de vida para o paciente ou terceiros, presença de ideias suicidas, violência física contra outras pessoas e risco de abuso sexual.


E

Na consulta do adolescente, caso os pais ou responsáveis solicitem conversar sozinhos com o médico(a), isso pode acontecer, mas o adolescente não pode ser informado do fato.

Acerca do transtorno depressivo e da automutilação na adolescência e de aspectos a eles relacionados, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A depressão no adolescente, segundo o DSM-IV-TR, é semelhante à do adulto, portanto, os mesmos critérios diagnósticos dos adultos podem ser utilizados nos adolescentes.


B

Na adolescência, as meninas estão mais propensas que os meninos a apresentar transtorno depressivo.


C

A etiologia dos transtornos depressivos é multifatorial, dentre eles, temos fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e temperamentais.


D

Na automutilação, ou cutting, que pode ser definida como qualquer comportamento intencional que envolva agressão física direta ao próprio corpo com o propósito de aliviar dores emocionais, há uma intenção suicida consciente.


E

Adolescentes depressivos costumam apresentar altas taxas de comorbidades com outros transtornos psiquiátricos.

Sobre a fisiologia da puberdade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O estirão de crescimento é mais precoce em cerca de 2 anos nas meninas.

( ) Nas meninas, o pico da velocidade de crescimento é alcançado quando as mamas estão no estágio 3 de Tanner.

( ) Nos meninos, o pico da velocidade de crescimento é alcançado quando os genitais estão no estágio 4 de Tanner.

( ) A menarca acontece de modo concomitante ao pico da velocidade de crescimento.

( ) Nos meninos, existe um aumento de 90% da massa magra.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – V – F – V.


B

F – V – V – F – F.


C

V – F – F – V – V.


D

V – V – F – V – F.


E

F – F – F – V – V.

Um adolescente de 13 anos de idade apresenta febre de 38,8 ºC, tosse, odinofagia e dor no corpo há 3 dias. Hoje iniciou amoxicilina via oral e, após a primeira dose, refere que apresentou vermelhidão em todo o corpo. Ao exame, apresenta hiperemia de orofaringe, amigdalas hipertrofiadas com presença de placas esbranquiçadas bilateralmente. Linfonodos são palpáveis, dolorosos, cerca de 1 cm de diâmetro, não coalescentes em cadeias cervicais anteriores e posteriores bilateralmente. O abdome está flácido, levemente doloroso com baço percutível e fígado não palpável. A pele está com exantema maculopapular em tronco e membros. Os demais dados do exame físico estão sem alterações significativas. O leucograma evidencia linfocitose com presença de linfócitos atípicos. Qual é o agente etiológico mais provável para esse caso?


A

Estreptococo do grupo A.


B

Toxoplasma gondii.


C

Rubivírus.


D

Vírus Epstein-Barr.


E

Citomegalovírus.

Assinale a alternativa que indica o fator de risco para progressão da escoliose do adolescente.


A

Puberdade tardia


B

Curvas lombares


C

Meninos


D

Curva única


E

Risser 0

Na consulta de rotina, observa-se adolescente com mamas crescidas, com projeção do complexo mamilo-areolar e pelos pubianos escuros, encaracolados, distribuídos amplamente não atingindo a raiz interna da coxa. De acordo com os critérios puberais de Tanner, a classificação sexual dessa adolescente é de:


A

M4 e P4.


B

M5 e P5.


C

M4 e P5.


D

M5 e P4.


E

M3 e P4.

Em relação à dismenorreia durante a adolescência, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A dismenorreia também pode ocorrer relacionada aos primeiros ciclos menstruais, embora esteja associada a ciclos ovulatórios.

( ) Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são considerados tratamentos de primeira escolha, pois atuam na inibição da enzima cicloxigenase (COX) e reduzem a produção das Prostaglandinas.

( ) A ação das prostaglandinas na dismenorreia causa aumento da viscosidade e descamação do endométrio.

( ) A indicação de anticoncepção hormonal oral tem como objetivo a diminuição da síntese de prostaglandinas.

( ) Entre as causas de dismenorreia primária, devem ser considerados fatores psicogênicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – F – V – V.


B

V – F – V – F – V.


C

F – V – V – V – F.


D

F – F – V – F – V.


E

V – V – V – F – V.

Sobre as causas de gravidez na adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Menarca precoce.


B

Liberação sexual.


C

Imaturidade psicossocial.


D

Uso de álcool, tabagismo e outras drogas.


E

Escolaridade e autoestima elevada.

Adolescente do sexo masculino, 13 anos de idade, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde para atualizar sua situação vacinal. A carteira vacinal demonstra já ter recbido duas doses da vacina hepatite B, duas doses da vacina tríplice viral e última dose da tríplice bcteriana aos seis anos de idade. Nesse caso, deve-se indicar as seguintes vacinas:


A

Dupla tipo adulto, hepatite B, HPV e influenza.


B

Hepatite B, HPV, meningocócica ACWY e influenza.


C

HPV, meningocócica ACWY, dupla tipo adulto e influenza.


D

Hepatite B, meningocócica ACWY e dupla tipo adulto.


E

Hepatite B, dupla tipo adulto, meningocócica ACWY e tétano.

Um adolescente com baixa autoestima, ansiedade, conflito familiar e surgimento de lesões lineares em antebraços, tronco e algumas em face. Qual é o diagnóstico mais provável dessas lesões?


A

Monkeypox.


B

Pitiríase versicolor.


C

Dermatite artefacta.


D

Escabiose.

Em relação aos aspectos éticos e legais do atendimento aos adolescentes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Podem ocorrer situações em que é necessária a quebra de sigilo médico quando a segurança ou a vida do adolescente estejam em risco tais como: não adesão ao tratamento médico, gravidez, autoagressão, uso de álcool e drogas, ideações suicidas, sorologia positiva de HIV/AIDS, depressão, início da atividade sexual e abortamento.

( ) É vedado ao médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar em dano ao paciente.

( ) As bases da consulta centrada no adolescente são: privacidade, confidencialidade e princípio da autonomia.

( ) Princípio da autonomia: é a capacidade de decisão do paciente acerca de questões relacionadas à sua própria saúde. Isso está explicitado no código de ética e deve ser seguido por todos os profissionais de saúde.

( ) Em situações de exceção, como déficit intelectual importante, distúrbios psiquiátricos, desejo do adolescente de não ser atendido sozinho, entre outros, faz-se necessária a presença de um acompanhante durante o atendimento médico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V – V – F.


B

V – F – V – F – F.


C

V – V – F – F – V.


D

F – F – V – F – F.


E

F – V – V – V – V.

A vitamina D, também denominada colecalciferol, é uma vitamina lipossolúvel com funções extremamente importantes no organismo. Participa do metabolismo do cálcio, da mineralização óssea e do crescimento expressivo característico da adolescência. Segundo a ingestão diária recomendada (DRI), a recomendação de vitamina D para adolescentes de ambos os sexos é de:


A

45 mg/dia.


B

600 UI/dia.


C

1.000 UI/dia.


D

10.000 UI/dia.


E

2.200 mcg/dia.

Adolescente do sexo masculino, 12 anos de idade, vem à sua primeira consulta com o médico de adolescentes. Possui peso e estatura adequados para a idade e velocidade de crescimento de 10 cm/ano. Os pelos pubianos são espessos, encaracolados e em pequena quantidade na sínfise púbica. O pênis e escroto estão grandes e a glande já é evidente. Com base nessas informações, qual o estágio de Tanner desse adolescente?


A

P1 e G1.


B

P3 e G5.


C

P3 e G4.


D

P4 e G4.


E

P5 e G5.

Adolescente do sexo masculino, 17 anos de idade, procura o ambulatório de Medicina de Adolescentes devido a crescimento mamário bilateral. A anamnese revela que esse aumento surgiu aos 13 anos, causando constrangimento, estresse, desconforto e interferência nas relações sociais. No exame físico realizado: Tanner G5P4, peso e estatura adequados à idade, importante ginecomastia bilateral. Nesse caso, a melhor conduta é:


A

Correção cirúrgica.


B

Solicitar dosagem hormonal: FSH, LH, testosterona total, estradiol, prolactina, DHEA e S-DHEA.


C

Cariotipagem.


D

Reposição androgênica como danazol para regredir o tecido mamário.


E

Observação até os 20 anos.

Adolescente do sexo feminino, 12 anos de idade, procura atendimento no Posto de Saúde por baixa estatura. A anamnese nega doenças crônicas e desempenho escolar adequado para a idade. Peso e comprimento ao nascimento: P= 3 kg e C= 50 cm. Os pais são saudáveis, não consanguíneos. Altura do pai= 175 cm e altura da mãe= 160 cm. A menarca materna ocorreu aos 13 anos de idade. Exame físico: peso: 62 kg e altura: 135 cm (menor que o percentil 3). Velocidde de crescimento: 3 cm/ano nos últimos dois anos. Tanner: M1P1.


Com base na principal hipótese diagnóstica, devem ser solicitados os seguintes exames:


A

Hormônio tireoideanos, TSH e tomografia de crânio.


B

Cortisol sérico e radiografias de crânio e punho.


C

Cariótipo e ultrassonografia pélvica.


D

Fator de crescimento (IGF-1) e GH basal e tomografia de crânio.


E

Cariótipo e tomografia de crânio.

Em relação à cefaleia em adolescentes, analise as assertivas abaixo:


I. A enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional são cefaleias primárias e as causas mais frequentes de queixa de dor de cabeça nos adolescentes.

II. Na cefaleia tensional é importante avaliar a presença simultânea de ansiedade, depressão e estressores psicossociais. O tratamento envolve psicoterapia e uso de medicamentos, como acetaminofeno, ibuprofeno, relaxantes musculares, ansiolíticos e antidepressivos.

III. São necessárias pelo menos 2 das 4 características para diagnóstico de cefaleia tipo tensional: localização bilateral, sensação de pressão ou em aperto, intensidade ligeira ou moderada e não ser agravada pela atividade física de rotina. Pode estar presente fotofobia ou fonofobia.

IV. Na cefaleia tipo enxaqueca (migrânea), os episódios com presença de aura, geralmente, apresentam manifestações clínicas visuais.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas III e IV.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado