

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O fator etiológico não infeccioso mais comum da catarata congênita é
a síndrome de Down.
a galactosemia.
a rubéola congênita.
o hipoparatireoidismo.
a herança autossômica dominante.
Em relação á epidemiologia na oftalmologia, assinale a alternativa correta:
82% dos traumatismos oculares são em homens.
A catarata é a segunda causa mundial de cegueira tratável.
Emergência em oftalmologia corresponde a cerca de 45% das queixas em geral no Pronto Socorro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo.
Estão relacionados à ceratoconjuntivite alérgica:
atividade imunológica das células de Langerhans, as quais apresentam o antígeno que interage com plasmócitos T helper, razão do prurido constante.
as interleucinas (IL), liberadas por antígenos, estimulam o linfócito T que sofrerá um desvio na produção de IgM para a produção de IgE, razão da hiperplasia das papilas conjuntivais.
alterações corneanas consideradas de alta morbidade, tais como: neovascularização, ceratopatia lipídica, defeitos epiteliais persistentes e ceratites supurativas.
ocorre a inibição de mediadores vasoativos, enzimas e mediadores químicos, tais como fator quimiotáxico histiocitário, formando os nódulos de Trantas.
o contato com os anticorpos das membranas dos mastócitos é bloqueado pela IgE e, assim, ocorre o processo de degranulação do epitélio corneano, formando as clássicas úlceras em escudo.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A fosseta congênita do disco óptico é uma anormalidade rara. É geralmente única e unilateral, frequentemente associada a uma papila de tamanho aumentado e de bordo irregular.
II. Tipicamente, está localizada no setor temporal do disco óptico, embora possa estar em qualquer localização. Em mais de 50% dos casos observa-se uma ou duas artérias cilioretinianas emergindo da região da fosseta.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Alguns exames complementares são necessários para detecção de patologias oftalmicas. Sobre o assunto,julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)ULTRASSONOGRAFIA DO GLOBO OCULAR: útil em pacientes com opacidades de meios que impossibilitem o exame de fundo de olho.
(__)RETINOGRAFIA: fotografia do fundo do olho.
(__)PAQUIMETRIA: medida da espessura da retina.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
F − F − F.
V − V − F.
V − V − V.
V − F − F.