

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando as principais vestibulopatias periféricas, assinale a alternativa INCORRETA.
O tratamento da Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é a Manobra de Epley.
Nas neuronites vestibulares, preconiza-se o uso de sedativos labirínticos, como Dimenidrinato e Cinarizina, por longos períodos para auxiliar na compensação vestibular.
Em alguns casos, pode-se associar diuréticos no tratamento da Síndrome de Ménière.
Na Síndrome de Ménière, o diagnóstico etiológico é importante para o manejo terapêutico, portanto deve-se realizar investigação laboratorial para as principais doenças metabólicas.
A Vertigem Paroxística Benigna da Infância (VPBI) difere da VPPB de adultos, pois não é postural, apresentando crises breves (30- 60 segundos) com presença de nistagmo. Até metade das crianças com VPBI desenvolvem enxaqueca na adolescência.
Em relação ao Tratamento da Crise Aguda de Migrânea, assinale a alternativa CORRETA corresponde a uma droga que diminui a condutância carotídea sem interferir nos fluxos sanguíneos cerebral, miocárdico e pulmonar, levando a constrição seletiva de anastomoses arteriovenosas cranianas.
Naratriptana.
Rizatriptana.
Zolmitriptana.
Sumatriptana.
Depressão maior e transtorno depressivo persistente podem incluir um ou mais especificadores que descrevem manifestações adicionais durante um episódio depressivo. Assinale a alternativa CORRETA relacionada a expressão abaixo:
"Pacientes têm retardo psicomotor grave, envolvem-se em atividade excessiva sem propósito e/ou se isolam; alguns pacientes fazem caretas e imitam fala (ecolalia) ou movimento (ecopraxia)".
Melancólico.
Catatônico.
Psicótico.
Atípico.
Em relação ao Sarampo, é INCORRETO afirmar que:
A concentração de vírus no sangue e tecidos infectados tem seu pico do 11º até o 14º dia após a exposição e decresce rapidamente nos próximos 2 a 3 dias.
Sintomas como anorexia, diarreia e linfadenopatia generalizada nunca ocorrem.
A eliminação do vírus pela nasofaringe ocorre no início do pródromo até três a 4 dias após o exantema.
É uma infecção sistêmica, e as lesões patológicas são difusas.
Com base nos principais sintomas e sinais da Insuficiência adrenal crônica, assinale a alternativa CORRETA relacionada com a deficiência de mineralocorticoides.
Anorexia.
Astenia.
Hipoglicemia.
Hiponatremia.
Nos diversos protocolos que regem a saúde pública, está incluída a notificação compulsória de algumas doenças. A esse respeito, assinale a opção correta.
A febre de Lassa foi retirada da lista a partir de 1988.
HIV/AIDS não necessita de notificação.
Doença renal crônica dialítica é uma doença de notificação compulsória.
Doença de Creutzfeldt-Jakob não compõe a lista de doenças notificáveis.
A doença de Marburg deve ser notificada.
A notificação de determinadas doenças e agravos à saúde é obrigação de profissionais e serviços de saúde. A informação advinda dessas notificações compulsórias contribui com a vigilância epidemiológica e leva a um processo de informação-decisão-ação.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Jamais deve-se informar à vigilância epidemiológica os casos suspeitos, apenas os confirmados, de modo a não sobrecarregar o SUS.
Ao fazer a notificação de casos, o profissional de saúde sempre deve pedir a assinatura do médico para o envio dos dados.
O Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) é o principal agregador dos dados de notificação compulsória.
Fazem parte da lista fechada de doenças de notificação compulsória aquelas que corresponderam no ano anterior a, ao menos, 15% da carga de doenças da localidade.
Existe no Brasil uma lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória, à qual Estados e Municípios podem adicionar outros eventos de interesse regional ou local.
O EPICOVID foi um importante estudo epidemiológico sobre a covid-19 realizado no Brasil. Ele teve como um dos objetivos estimar a proporção da população brasileira que apresentava anticorpos para o SARS-CoV-2. Os indivíduos eram entrevistados em seus domicílios uma única vez e realizavam testes rápidos dos anticorpos SARS-CoV-2 IgG/IgM. A quarta fase do estudo, realizada ainda em agosto de 2020, indicou que o maior percentual de infecção foi observado nas Regiões Norte (2,4%) e Nordeste (1,9%).
A partir do exposto é possível indicar que o delineamento desse estudo é do tipo:
Coorte.
Ecológico.
Caso-controle.
Longitudinal.
Transversal.
É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem a doença das seguintes formas:
I- Sexo, desde que se use corretamente a camisinha.
II- Masturbação a dois.
III- Beijo no rosto ou na boca.
Está correto o que se afirma em:
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
Todas as afirmativas
As doenças sexualmente transmissíveis podem ser causadas por diferentes agentes, tais como fungos, vírus, bactérias e protozoários. Entre as doenças abaixo, marque a única causada por um protozoário.
Aids.
Tricomoníase.
Hepatite.
Candidíase.
O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns, como por exemplo:
I- período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença;
II- infecção das células do sangue e do sistema nervoso;
III- supressão do sistema imune.
Está correto o que se afirma em:
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
Todas as afirmativas
A donovanose foi descrita pela primeira vez em 1882, na cidade de Madra, Índia. No ano de 1905, um médico irlandês chamado Charles Donovan relatou a presença de microrganismos intracelulares em amostras de úlceras, sendo que a doença recebeu esse nome em sua homenagem.
Esta bactéria possuiu um período de incubação que varia de 3 dias a 6 meses, apresentando uma média de ______________ do período de exposição até o surgimento das lesões. Estas últimas são semelhantes em ambos os sexos. Inicialmente observa-se uma lesão nodular localizada no subcutâneo que progride para ulceração com fundo granulomatoso, aspecto vermelho intenso, com borda plana ou hipertrófica, bem delimitada. Por conseguinte, pode tornar-se vegetante ou ulcero-vegetante; pode ser uma lesão isolada ou múltipla.
Qual das alternativas melhor preenche a lacuna acima?
3 a 30 dias
7 a 30 dias
15 a 30 dias
20 a 30 dias
O HIV é o vírus causador da AIDS. Essa doença ataca o sistema imunológico, deixando a pessoa mais suscetível a doenças chamadas de oportunistas. As células mais atingidas por esse vírus são:
Linfócitos B.
Macrófagos.
Hemácias.
Linfócitos T.
D.G, 72 anos, sexo feminino, foi admitida no hospital com diagnóstico de neutropenia febril pós-quimioterapia para tratamento de leucemia mieloide aguda. Apresentava insuficiência renal aguda com diálise diária, quadro de sepse de foco pulmonar, permanecendo pancitopênica com piora do quadro respiratório e óbito. O preenchimento das condições e causas do óbito foram preenchidas da seguinte maneira:
Parte I
a) Sepse grave.
b) Neutropenia febril.
c) Leucemia mieloide aguda.
d) ----------------------------
Parte II
Insuficiência renal aguda.
Aplasia de medula pós-quimioterapia.
Sobre o preenchimento da Declaração de Óbito, é correto afirmar:
A parte I foi preenchida corretamente, pois a causa básica foi a leucemia mieloide aguda, mas a parte II está incorreta.
Tanto a parte I quanto a parte II foram preenchidas corretamente.
A parte I foi preenchida incorretamente, pois a causa básica do óbito foi a neutropenia febril, devendo a leucemia mieloide aguda ser mencionada apenas na parte II.
A aplasia de medula pós-quimioterapia, mencionada na parte II, é uma causa externa prevista como evento adverso do tratamento e, dessa forma, deveria ser a causa básica e ser mencionada na parte I.
A insuficiência renal aguda é consequente à sepse grave e deveria ser registrada na letra “b” da parte I, enquanto a causa terminal deveria ser a neutropenia febril e deveria ser registrada na letra “d”.
Como funciona a PEP para o HIV?
I- Como profilaxia para o risco de infecção para o HIV, a PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.
II- Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 12 horas. A duração da PEP é de 80 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde.
III- Recomenda-se avaliar todo paciente com exposição sexual de risco ao HIV para um eventual episódio de infecção aguda pelos vírus das hepatites A, B e C.
Está correto o que se afirma em:
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
Todas as afirmativas
Cláudia retorna após 3 meses referindo melhora de corrimento vaginal, mas apresentando dor pélvica moderada progressiva há 5 dias associada a sangramento vaginal. Data da última menstruação foi há cerca de 1 mês e meio e ela tem usado preservativo, mas não em todas as relações. Ao exame, apresenta-se em bom estado geral, corada, hidratada, FC 72, PA 120x70, FR 18; exame abdominal evidencia abdome plano, ruídos hidroaéreos presentes, flácido, com dor à palpação de hipogástrio; o exame especular evidenciou vagina trófica, com corrimento fisiológico, colo uterino fechado, sem sangramentos; toque vaginal com dor à palpação do útero e anexos, sem massas anexais. Você deseja fazer teste rápido de gravidez, porém não está disponível na unidade. A conduta mais adequada para o caso seria:
Solicitar Beta-HCG e ultrassonografia transvaginal e orientar retorno com os exames ou antes se houver piora do quadro.
Prescrever anti-inflamatório não esteroide e orientar retorno em 48 horas para novo exame físico, uma vez o diagnóstico está incerto.
Prescrever ceftriaxona injetável com doxiciclina e metronidazol oral, pois o diagnóstico mais provável é de doença inflamatória pélvica.
Encaminhar à emergência para avaliação diagnóstica e com exames complementares de urgência.
Paciente, 22 anos, procura seu Médico de Família para acompanhamento ao pré-natal. Nega patologias prévias ou uso de medicamentos, G1P0A0, IG 13 semanas. Sobre a suplementação de ferro para essa paciente, qual a conduta mais adequada?
Iniciar suplementação na primeira consulta, mesmo com valores de hemoglobina normais.
Iniciar suplementação a partir de 20 semanas, mesmo com valores de hemoglobina normais.
Iniciar suplementação de ferro desde o início da gravidez até o terceiro mês pós-parto.
Iniciar suplementação de ferro, se a hemoglobina for inferior a 12 g/dl.
Rose, 49 anos, empregada doméstica, portadora de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e obesidade (IMC 37,5), é moradora da comunidade que você atende e vem a uma consulta de retorno trazendo o controle de pressão arterial (PA) solicitado pela equipe. Hoje na consulta ela está assintomática e sua PA está em 190x110. No controle, sua PA sistólica varia de 180 a 150 e a diastólica de 110 a 100. Você revisa o esquema medicamentoso prescrito, em que consta hidroclorotiazida 25mg/dia, enalapril 20mg 12/12h e anlodipino 10mg/dia. Ao explorar o contexto social de Rose, ela conta sobre conflitos com o marido, preocupações com o filho que foi preso recentemente, além do consumo frequente de industrializados e sedentarismo. No contexto de HAS de difícil controle desta paciente, a conduta inicial mais adequada seria:
Aumentar a dose de anlodipino para 10mg 12/12h, solicitando retorno breve com novo controle de PA.
Encaminhar a paciente para um serviço de emergência, pois tais valores de PA já são classificados como uma urgência hipertensiva.
Verificar adesão aos medicamentos anti-hipertensivos prescritos, para depois definir sobre introdução de novo fármaco ou encaminhamento.
Referenciar para seguimento em serviço especializado, pelo risco de tratar-se um caso de hipertensão secundária.
Júlia, 25 anos, G1P0, teve diagnóstico de sífilis em sua primeira consulta de pré-natal após realização de teste rápido. Na época negava qualquer sintoma, realizou a primeira aplicação de penicilina benzatina 2.400.000U e no mesmo dia realizou VDRL, que teve como resultado 1:128, tendo completado as outras duas aplicações nas semanas seguintes. Seu parceiro também foi adequadamente tratado, com três aplicações de penicilina benzatina 2.400.000U. Antes de atendêla, você revisa o prontuário e vê um registro de VDRL de 1:64 um mês após o tratamento e hoje ela traz o VDRL de 2 meses, também no valor de 1:64. Na avaliação clínica, Júlia nega nova exposição sexual de risco. Com relação ao manejo clínico de sífilis em gestantes neste caso, a conduta mais adequada seria:
Seguir solicitando VDRL mensalmente para o monitoramento de sífilis tratada em gestante.
Realizar novo tratamento com penicilina benzatina 2.400.000U em uma única aplicação, por provável tratamento inadequado ou reinfecção.
Realizar novo tratamento com penicilina benzatina 2.400.000U em três aplicações, por provável tratamento inadequado ou reinfecção.
Solicitar FTA-abs para excluir tratamento inadequado ou reinfecção antes de considerar novo tratamento.
Paciente do sexo masculino, 48 anos, assintomático, realiza exames de rotina e apresenta a dosagem de ácido úrico 8 mg\dl. Qual a conduta mais adequada?
Iniciar alopurinol.
Prescrever AINES.
Iniciar colchicina e alopurinol.
Orientar mudanças de estilo de vida e acompanhamento periódico.