

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A hiperplasia prostática benigna se desenvolve na:
Zona anterior.
Zona periférica.
Zona central.
Zona de transição.
Zona posterior.
Um recém-nascido a termo apresenta microcefalia, hepatoesplenomegalia e petéquias difusas no exame físico inicial. A ultrassonografia transfontanela revela calcificações periventriculares e a avaliação laboratorial mostra trombocitopenia significativa. Qual exame específico deve ser solicitado para confirmar o agente etiológico mais provável?
Teste sorológico para toxoplasmose congênita (IgM e IgG neonatal).
Hemocultura para Listeria monocytogenes.
Pesquisa de anticorpos IgM contra rubéola no sangue do recém-nascido.
PCR para vírus Zika no sangue materno.
PCR para citomegalovírus em urina ou saliva.
Presume-se encontrar, nesse caso, realce tardio à ressonância magnética cardíaca com administração de contraste de gadolínio.
Certo
Errado
Um paciente de 30 anos, com histórico familiar de doença renal policística, apresenta hipertensão arterial de difícil controle e dor lombar recorrente. A ultrassonografia abdominal revela múltiplos cistos renais bilaterais.
Das seguintes afirmações sobre a doença renal policística, assinale a mais correta e informativa para o manejo desse paciente.
A presença de cistos renais bilaterais em um adulto jovem com histórico familiar sugere fortemente a forma autossômica recessiva (DRPAR), que tem progressão mais rápida e pior prognóstico em comparação com a forma autossômica dominante.
O diagnóstico de doença renal policística autossômica dominante (DRPAD) requer necessariamente a identificação de mutações nos genes PKD1 ou PKD2.
O controle rigoroso da pressão arterial é essencial no manejo da DRPAD.
O tratamento com tolvaptano é essencial no manejo da DRPAD.
A presença de cistos hepáticos associados aos cistos renais indica a forma autossômica recessiva da doença.
Em relação ao Doppler, é correto afirmar que
no sistema Doppler pulsátil a configuração do volume de sondagem exerce efeito significativo no conteúdo da transmissão ou sinal de Doppler.
o efeito Doppler depende da frequência de carregamento, do ângulo entre a velocidade da fonte de eco e o eixo do feixe e da refletividade do sangue.
a formação de imagens Doppler em cores é um termo usado para descrever uma nova técnica de formação de imagens com base em propagação de alta velocidade em partes moles.
a formação de imagens Doppler colorido produz uma imagem composta de tecidos estacionários em escala de cinza e sangue estacionário em cores.
o ultrassonografista deve posicionar um volume de sondagem na corrente ou jato principal dentro de um vaso e definir uma correção de ângulo paralela à parede do vaso para calcular a velocidade do sangue por meio da formação de imagens de fluxo colorido.
No que se refere à natureza do ultrassom e ao papel da impedância acústica nas interfaces entre diferentes tecidos, assinale a alternativa correta:
A impedância acústica de um tecido não influencia o coeficiente de reflexão das ondas ultrassônicas.
Quando há grande diferença de impedância entre dois meios, ocorre significativa reflexão e atenuação do sinal.
Tecidos com alta impedância acústica sempre apresentam alta condutividade elétrica, tornando o ultrassom mais penetrante.
A impedância acústica não afeta a atenuação da onda, apenas a velocidade de propagação.
Em transições entre tecidos de baixa diferença de impedância, a imagem é totalmente anecoica.
Na sala de emergência, o psiquiatra foi chamado para avaliação de quadro confusional agudo em paciente idoso, sem histórico de uso prévio de medicamentos. Após avaliação, o diagnóstico foi de Delirium. Nesse caso, a medida terapêutica mais importante é:
início imediato de antipsicóticos
início imediato de benzodiazepínicos
deixar o paciente isolado e afastá-lo dos familiares pelo risco potencial
investigar as causas orgânicas através de laboratório e exames de imagem
Mulher de 30 anos com nódulo mamário palpável, realizou ultrassonografia que demonstrou nódulo sólido, oval, paralelo ao tecido subcutâneo, hipoecogênico e circunscrito, com reforço acústico posterior e interface abrupta com o tecido adjacente, que não apresenta alterações.
O provável diagnóstico é de
carcinoma ductal invasivo.
carcinoma lobular.
carcinoma tubular.
fibroadenoma.
galactocele.
Observe a imagem a seguir.


(Arquivo pessoal; imagens usadas com autorização)
Levando-se em consideração que o paciente apresenta concordância ventrículo-arterial, qual é o diagnóstico da cardiopatia congênita segundo as imagens apresentadas do ecocardiograma?
Atresia da valva tricúspide.
Síndrome da hipoplasia do coração esquerdo.
Comunicação interatrial e comunicação interventricular.
Anomalia de Ebstein da valva tricúspide.
Estenose da valva pulmonar.
Em um exame de mama por ultrassom identifique a característica que apresenta maior probabilidade de apontar malignidade.
Sombra acústica posterior.
Iso ou anecoica.
Forma ovalada (mais curta que larga).
Pseudocápsula ecogênica fina.
Espessura normal da pele.
A ultrassonografia mamária atua como método complementar à mamografia na investigação de lesões. Assinale a alternativa que descreve adequadamente esse papel.
Destina-se somente a gestantes, pois as mamas sofrem variação hormonal.
Demanda substituição integral da mamografia, inutilizando o método radiográfico.
Identifica microcalcificações e define tratamento oncológico sem biópsias.
Diferencia nódulos císticos de sólidos, orienta punções e apresenta importância em mamas densas, auxiliando na detecção de lesões suspeitas.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o adequado posicionamento das extremidades inferior e superior para ultrassonografia direcionada ao mapeamento venoso de substituto arterial.
Ortostase; veias de membros superiores não são utilizadas como substituto.
Ortostase; decúbito dorsal horizontal com garrote proximal em braço.
Decúbito dorsal horizontal; sentado com membro pendente.
Decúbito dorsal horizontal; decúbito dorsal horizontal com garrote proximal em braço.
Ortostase; sentado com membro pendente.
O diâmetro interno máximo do ducto pancreático principal de um paciente adulto jovem corresponde a
2 mm.
4 mm.
6 mm.
8 mm.
10 mm.
Uma mulher de 38 anos, com dor pélvica crônica e suspeita de endometriose, apresenta no ultrassom transvaginal lesões em fundos de saco e ovários. Há dúvida sobre possível invasão intestinal. Ela deseja aprofundar a investigação. Marque a conduta apropriada no serviço municipal.
Repetir ultrassonografia especializada, aplicar doppler colorido para avaliar vascularização e, se dúvida persistir, associar RM ou referenciar a ginecologia para possível abordagem cirúrgica.
Permitir somente anamnese, pois exames de imagem pouco contribuem no manejo de endometriose.
Declarar ausência de doença, pois as lesões ecográficas não têm relevância clínica.
Conduzir laparoscopia diagnóstica imediata, sendo contraindicado correlacionar achados de imagem ou história.
Durante um exame ultrassonográfico, é identificada uma formação cística que se estende desde a pelve renal até a cápsula renal, esse achado corresponde a
hidronefrose grau II.
um sistema coletor duplo.
cisto parapiélico.
pelve extrarrenal.
aneurisma da artéria renal.
Em relação à utilização da ultrassonografia com contraste de microbolhas na pediatria, assinale a afirmativa correta.
A ultrassonografia com contraste de microbolhas é contraindicada para avaliação de lesões hepáticas em crianças devido à baixa sensibilidade.
O uso de microbolhas em ultrassonografia pediátrica é limitado exclusivamente à avaliação de perfusão renal.
A ultrassonografia com contraste de microbolhas não pode ser utilizada para diferenciar tumores malignos de benignos em pacientes pediátricos.
A ultrassonografia com contraste de microbolhas é amplamente utilizada como método de triagem em neonatos assintomáticos.
A ultrassonografia com contraste de microbolhas é útil para avaliação de lesões hepáticas focais em crianças, proporcionando informações dinâmicas sobre vascularização e perfusão.
A área localizada posteriormente ao lobo hepático direito e anteriormente ao rim direito é denominada como
saco maior.
saco menor.
espaço de Morrison.
bolsa de Hartmann.
espaço de Douglas.
Dentre das alternativas a seguir, relacionadas à ultrassonografia fetal, é correto afirmar que
o ultrassom fetal tem condições de prognosticar com precisão a deficiência da criança em casos de espinha bífida.
a estenose do aqueduto é o tipo mais comum de obstrução que provoca a ventriculomegalia.
a gravidade da deficiência de uma criança com hidrocefalia pode ser prognosticada pela gravidade da hidrocefalia fetal que ela apresentar.
o risco de aneuploidia aumenta em casos de cistos do plexo coroide múltiplos, bilaterais e/ou grandes.
os higromas císticos são sempre associados a anomalias cromossômicas.
Qual das características abaixo, observadas ao ultrassom mamário, está mais associada a um nódulo suspeito para malignidade?
Nódulo hipoecogênico, com margens irregulares e fluxo vascular aumentado ao Doppler.
Lesão oval, com margens bem definidas e ecotextura homogênea.
Nódulo anecoico, com paredes finas e sombra acústica posterior.
Lesão hiperecogênica sem sombra acústica.
Nódulo com bordas lisas e compressível à pressão do transdutor.
Qual dos artefatos abaixo é caracterizado pela amplificação do sinal acústico posterior a uma estrutura com baixa atenuação, resultando em uma área hiperecoica abaixo da estrutura?
Sombra acústica posterior.
Reforço acústico posterior.
Artefato de reverberação.
Artefato de espelhamento.
Artefato de aliasing.