Questões de Concurso sobre Cariologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.374 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa correta sobre a eficácia do flúor sistêmico na prevenção de cárie dentária.


A

Atualmente não há evidência científica de que essa forma de administrar flúor seja eficaz.


B

Ele apenas produz efeito quando ingerido por gestantes a fim de agir na formação dos dentes da criança.


C

O seu baixo custo-benefício financeiro contraindica seu uso em larga escala populacional.


D

Ele produz efeito preventivo nos adultos e idosos, independentemente da faixa etária da pessoa exposta, inclusive entre aqueles com 50 anos de idade ou mais.


E

Apesar de eficaz, o risco de fluorose é muito elevado e a exposição a flúor sistêmico é, atualmente, indicada apenas a grupos de alto risco de cárie.

Analise as informações abaixo sobre a cárie dentária e marque a alternativa correta:


A

É uma doença bacteriana não transmissível e não infecciosa.


B

É um processo localizado que destrói os tecidos dos dentes.


C

É uma doença sistêmica que ataca principalmente os dentes.


D

É uma doença viral não transmissível e infecciosa


E

É uma doença bacteriana localizada, transmissível e não infecciosa.

Considerando a toxicidade aguda do flúor, pode-se considerar a dose seguramente tolerada igual a


A

9 a 16 mg de F/Kg.


B

16 a 32 mg de F/Kg.


C

10 a 15 mg de F/Kg.


D

32 a 64 mg de F/Kg.


E

64 a 80 mg de F/Kg.

Por que os Streptococcus mutans são os principais micro-organismos envolvidos no processo da cárie?


A

Não são acidogênicos.


B

Sobrevivem em ph baixo.


C

Não são acidúricos.


D

São acidogênicos e não são acidúricos.


E

Sobrevivem em ph alto.

A alcalinidade da saliva se altera após a ingestão de açúcar. Seu pH aumenta à medida que a placa bacteriana converte o açúcar em ácido.


C
Certo

E
Errado

Pesquisas iniciadas na década de 50 levaram à criação dos dentifrícios fluoretados. A utilização dessa forma de fluorterapia mostrou-se eficaz em todas as faixas etárias. Com relação ao dentifrício fluoretado, é CORRETO afirmar:

I. O dentifrício de fluoreto estanhoso serviu como referência para o desenvolvimento dos atuais dentifrícios fluoretados.

II. A ação do flúor nos dentifrícios possibilita, entre outras, a diminuição da sensibilidade dentária.

III. O uso do dentifrício fluoretado é indicado principalmente aos pacientes da terceira idade, pois seu principal benefício é evitar a xerostomia.

Está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas as assertivas II e III.


B

Apenas as assertivas I e III.


C

Apenas as assertivas I e II.


D

Apenas a assertiva I.


E

Apenas a assertiva III.

Em relação à cárie dentária assinale a alternativa incorreta:


A

É uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e dieta cariogênica, que produz uma desmineralização das estruturas dentárias.


B

Podemos considerar como fatores etiológicos da cárie a suscetibilidade, o microorganismo e a dieta, sendo o tempo fator irrelevante mesmo que haja uma higienização precária.


C

Está intimamente ligada à introdução dos carboidratos refinados na dieta da população, principalmente a sacarose, que é considerada o dissacarídeo mais cariogênico, sendo este o mais presente na dieta familiar em quase todo o mundo.


D

Resulta de um processo dinâmico que ocorre devido ao desequilíbrio entre a superfície do dente e os ácidos provenientes do biofilme dentário, ou seja, ela ocorre como consequência de um desequilíbrio no processo de desmineralização-remineralização (Des-Re).

A sacarose é um dissacarídeo da glicose e frutose, e está contida na maioria das guloseimas. A sacarose é um dissacarídeo favorável ao estabelecimento da cárie porque


A

é dificilmente absorvida pelo Streptococcus mutans.


B

não produz polissacarídeo extracelular.


C

não produz polissacarídeo intracelular.


D

apresenta fácil difusibilidade no interior da placa bacteriana, por ser uma molécula pequena e sem carga elétrica.


E

o Streptococcus sanguis é o único micro-organismo que absorve a película formada pela ingestão de sacarose.

Observe as afirmações abaixo, levando-se em consideração a cárie dental:

I – É uma doença de etiologia multifatorial. O ambiente oral possui microorganismos, causadores da cárie que formam colônias aderentes à superfície dentária;

II – Sob condições favoráveis, os microorganismos cariogênicos podem metabolizar açúcares, produzindo ácido, o qual por sua vez atinge os tecidos dentais duros;

III – A cárie da coroa dental começa com a desmineralização da camada mais externa do esmalte e, se não for tratada, a dissolução do esmalte continua, atingindo a dentina e a polpa, com o aumento da cavitação e perda de tecido dental.

Quais afirmativas acima estão corretas?


A

apenas I


B

apenas II


C

apenas III


D

todas as afirmativas acima

O tratamento da doença cárie ativa tem como objetivo restabelecer o equilíbrio entre os processos de desmineralização e remineralização das estruturas dentárias, paralisar ou reduzir a progressão das lesões e promover a restauração/reabilitação quando necessário.

O tratamento deve ser individualizado e compreende:


A

Adequação do meio bucal, controle da atividade de doença, restauração/reabilitação e manutenção com verniz fluorado.


B

Instrução de higiene bucal, remoção profissional de placa, adequação do meio bucal, controle da atividade de doença, restauração/reabilitação e manutenção.


C

Instrução de higiene bucal, adequação do meio bucal, controle da atividade de doença, restauração/reabilitação e manutenção com ionômero de vidro.


D

Instrução de higiene bucal, remoção profissional de placa, controle da atividade de doença e restauração/reabilitação com prótese dentária.


E

Remoção profissional de placa, adequação do meio bucal, controle da atividade de doença, restauração/reabilitação e manutenção com verniz fluorado.

Sobre a utilização sistêmica do uso do flúor na prevenção da cárie é correto afirmar que


A

a quantidade de flúor no sangue nos jovens é menor que nos adultos.


B

a maior quantidade de flúor no corpo humano se deposita nos tecidos moles.


C

como o período de maturação pré-eruptiva do dente permanente é menor do que o do dente decíduo, os níveis de flúor nos dentes permanentes são sempre menores do que nos decíduos.


D

dentes recém-erupcionados têm mais flúor na região cervical.


E

dentina e cemento têm menor quantidade de flúor do que o esmalte.

Acerca da manutenção de fluoreto no meio ambiente bucal, considere as assertivas abaixo:

I. Todos os métodos preventivos baseados no emprego de flúor promovem aumento de sua concentração na cavidade bucal para interferir no processo de desmineralização e remineralização, independentemente da forma de utilização, seja sistêmica ou tópica.

II. Quando ingerimos água fluoretada ou comemos alimentos preparados com água fluoretada, além do aumento transitório da concentração de flúor salivar, o flúor ingerido é absorvido e, do sangue, retorna à cavidade bucal pela secreção salivar.

III. Indivíduos que bebem regularmente água fluoretada têm uma concentração de flúor na saliva, ligeiramente elevada em relação àqueles que não a ingerem.

IV. Muitos, inadvertida e erroneamente, deduzem que se o mecanismo de ação do flúor é local, então os métodos mais apropriados seriam aqueles cujo modo de aplicação é tópico.

Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

O melhor preditor para o risco da ocorrência de lesões de cárie num individuo é:


A

A presença de placa bacteriana;


B

A ausência de contato com fluaretos;


C

O alto consumo de açúcar;


D

A má higiene oral;


E

A experiência passada de cavidades de cárie.

De acordo com a teoria ecológica do biofilme dental, o desenvolvimento da cárie deve-se à mudança ambiental que, ocorrida na placa dental, provoca o desequilíbrio da microbiota residente, o que favorece a proliferação de espécies gramnegativas.


C
Certo

E
Errado

Como parte de ações educativas em saúde, o aconselhamento dietético à paciente, com objetivo de redução da atividade de cárie, deve incluir restrições quanto ao consumo de


A

suco de laranja às refeições.


B

frutas frescas durante as refeições.


C

ketchup e mostarda.


D

frutas frescas após as refeições.


E

bebidas isotônicas.

Entre os objetivos do estímulo ao controle do biofilme dental, destacam-se

I. tornar a paciente responsável por sua saúde, educando- a para desempenhar a parte das tarefas que lhe cabe na promoção de saúde.

II. encorajar o autocuidado, ainda que isto desfavoreça a abordagem de doenças crônicas dependentes do estilo de vida.

III. eliminar completamente o biofilme, visando à prevenção de cárie.

IV. obter níveis de limpeza capazes de prevenir o início e o desenvolvimento de doenças bucais.

Está correto o que se afirma APENAS em


A

I e II.


B

I e IV.


C

II e IV.


D

II e III.


E

I e III.

No planejamento do preparo cavitário para as lesões de cárie proximais incipientes, deve-se priorizar


A

a escolha de material que resista ao elevado desafio cariogênico, como o amálgama.


B

o acesso palatino, devido ao comprometimento estético.


C

o acesso estritamente proximal visando à inserção de compósito.


D

a escolha de material que libere flúor para o meio bucal.


E

o risco de cárie do paciente e realizar apenas o acompanhamento das lesões.

Quanto às situações em que se indica a aplicação de flúor, podemos afirmar que:


A
em situações de alta atividade de cárie, recomenda-se a “associação de métodos”, como flúor na água de abastecimento público e realização de bochechos fluorados;

B

um método de aplicação tópica deve ser introduzido em populações com CPOD maior que 5 aos 12 anos de idade;


C

a utilização de dentifrícios fluoretados que contêm em sua composição NaF e CaCo3 é bastante efetiva no que diz respeito à liberação do flúor para a cavidade bucal;


D

a frequência da escovação dental supervisionada indireta, sugerida pelo Ministério da Saúde, pode ser semestral ou trimestral;


E

o uso de géis de flúor é indicado para ser usado com moldeiras com necessidade de profilaxia prévia.

A avaliação da dieta


A

denota a necessidade de orientação alimentar.


B

resulta em um padrão aceitável sob o aspecto nutricional.


C

mostra um aspecto característico do nível educacional.


D

reflete a ineficácia de informações relativas à obesidade.


E

demonstra que a quantidade de açúcar é mais relevante que a frequência de ingestão.

   
Gerar simulado