

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Código de Processo Ético Odontológico inclui, no capítulo VI, a possibilidade de realização de prova pericial. Quanto à perícia administrativa no âmbito dos Conselhos Regionais de Odontologia, assinale a alternativa correta.
A perícia não poderá ser executada quando a sua realização for impraticável.
O perito será prioritariamente designado pelo magistrado da comarca na qual foi aberto o processo ético.
A perícia administrativa não prevê a indicação de assistentes técnicos, nem a apresentação de quesitos.
A perícia não poderá ser realizada fora da cidade sede do Conselho Regional de Odontologia.
O pagamento da perícia administrativa isenta o perito da necessidade de apresentação de recibo.
Quais informações devem obrigatoriamente constar em uma publicidade produzida por um consultório odontológico de um cirurgião-dentista?
Nome do profissional, número de inscrição no CRO e nome da profissão.
Nome do responsável técnico, número de inscrição no CRO e telefone.
Nome do profissional, descrição das especialidades atendidas e endereço.
Número de inscrição no CRO, valor da consulta e horário de atendimento.
Leia o caso clínico a seguir.
Um paciente pagou três mil reais em um tratamento de clareamento dentário. Ao conversar com seu vizinho, que havia feito o mesmo tratamento, com o mesmo profissional e na mesma semana, descobriu que dele foi cobrado apenas mil reais, desconto recebido porque este havia encaminhado outros três novos pacientes ao dentista. Por se sentir lesado, o paciente que pagou mais pelo tratamento procurou o Conselho Regional de Odontologia para abrir processo ético contra o cirurgião-dentista.
Considerando o Código de Ética Odontológica, sabe-se que, nesse caso, a falta ética
se dá pelo valor abusivo do tratamento cobrado do primeiro paciente.
se fundamenta na discriminação da qual o primeiro paciente foi vítima.
decorre do abuso da confiança, submetendo o paciente a um tratamento de custo inesperado.
é tipificada pelo dentista dar gratificação (desconto) por encaminhamento dos três novos pacientes.
Deferida a instauração da ação ética, o presidente da comissão de ética designará dia e hora para audiência de conciliação e instrução, que se realizará em prazo não inferior a noventa dias, determinada a citação do acusado e a intimação do denunciante, encaminhando‑lhe cópia da denúncia ou representação, desde logo, tipificando a infração a ele imputada.
Certo
Errado
De acordo com o Código de Ética Odontológica, sobre sigilo profissional, assinale a opção correta.
Não constitui infração ética negligenciar na orientação de seus colaboradores quanto ao sigilo profissional.
Não constitui quebra do sigilo profissional a comunicação ao Conselho Regional e às autoridades sanitárias sobre as condições de trabalho indignas, inseguras e insalubres.
Constitui quebra de sigilo profissional a declinação do tratamento empreendido, na cobrança de honorários profissionais.
Constitui infração ética fazer referência a casos clínicos identificáveis em qualquer meio de comunicação, mesmo quando o cirurgião-dentista estiver no exercício da docência e com autorização do paciente ou de seu responsável legal para exibição da imagem ou prontuários com finalidade didático-acadêmica.
Constitui infração ética revelar, nos casos de notificação compulsória da doença, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício da sua profissão.
Recebido o processo, o presidente do Conselho dará conhecimento às partes, pessoalmente, mediante recibo ou protocolo, ou por meio do Correio, com aviso de recebimento, do parecer final da Comissão ou da câmara de instrução, concedendo‑lhe o prazo de quinze dias para, querendo, apresentar razões finais.
Certo
Errado
O processo ético odontológico será sigiloso, estendendo-se o dever de sigilo não só à Comissão de Ética e aos Conselheiros, como também a todos aqueles que dele tomarem conhecimento em razão de ofício. Além disso, todos os processos éticos deverão ser concluídos nos Conselhos Regionais no período máximo de
05 anos.
01 ano.
03 anos.
04 anos.
02 anos.
As comissões de ética terão caráter permanente e deverão ser constituídas, por meio da indicação do presidente do Conselho, por três conselheiros efetivos e suplentes, cabendo a presidência a conselheiro efetivo.
Certo
Errado
Aplicada a pena de cassação do exercício profissional, o Conselho Regional recorrerá, de ofício, de sua decisão ao Conselho Federal, sendo vedado às partes aduzirem razões em abono de suas teses.
Certo
Errado
Os Conselhos de Odontologia poderão criar, a fim de agilizar as instruções processuais, tantas câmaras de instrução quantas forem necessárias, possuindo estas as mesmas atribuições da comissão de ética.
Certo
Errado
As audiências de instrução do processo ético terão caráter público, e os atos praticados serão publicados no site do conselho regional competente, bem como, ainda, será permitida a participação de qualquer cidadão nesse evento.
Certo
Errado
O processo ético poderá ser instaurado pelo presidente do Conselho Regional competente, de ofício ou mediante representação ou denúncia, após parecer inicial da Comissão de Ética, que deverá apontar o enquadramento da infração no Código de Ética Odontológica.
Certo
Errado
Caberá à comissão de ética ou à câmara de instrução a tomada de depoimentos testemunhais que forem requeridos e admitidos como necessários. Além disso, as partes terão a obrigação de conduzir suas testemunhas, em número máximo de três, sob pena de renúncia à prova.
Certo
Errado
Nas questões em que o Conselho Federal é a instância originária para processar e julgar, a instrução do processo será feita diretamente pelo presidente da entidade.
Certo
Errado
O sistema processual ético dos Conselhos de Odontologia se divide em duas instâncias: a primeira é constituída pelos Conselhos Regionais; e a segunda − e última − é representada pelo Conselho Federal.
Certo
Errado
O trecho do TCLE que garante que o tratamento seguirá de acordo com o previsto, caso o participante não concorde ou desista de participar da pesquisa, garante o princípio da bioética da
autonomia.
não maleficência.
beneficência.
justiça ou equidade.
Sobre as normas do Código de Processo Ético Odontológico, aprovado pela Resolução CFO-59/2004, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As Comissões de Ética terão caráter permanente e deverão ser constituídas, por meio da indicação do presidente do Conselho, por três conselheiros efetivos e suplentes, cabendo a Presidência a conselheiro efetivo.
( ) A Comissão de Ética terá assessoramento da Procuradoria Jurídica do Conselho que poderá, inclusive, se solicitada, manifestar-se por escrito em qualquer fase do processo.
( ) O processo ético terá a forma de auto judicial recebendo um número de ordem que o caracterizará, e todos os atos praticados serão, obrigatoriamente, certificados por funcionário do Conselho, que rubricará e numerará todas as peças processuais.
( ) Caberá à Comissão de Ética ou à Câmara de Instrução a tomada de depoimentos testemunhais que forem requeridos e admitidos como necessários, ficando as partes obrigadas à condução de suas testemunhas, em número máximo de seis, sob pena de renúncia à prova.
Assinale a sequência correta.
F F F V
V F V V
V V V F
F V F F
O ato processual não será declarado nulo caso, da nulidade, não haja prejuízo para as partes.
Certo
Errado
O código de ética odontológico classifica como direitos fundamentais, EXCETO:
Contratar serviços de outros profissionais da Odontologia, por escrito, de acordo com os preceitos deste Código e demais legislações em vigor.
Diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional.
Guardar sigilo a respeito das informações adquiridas no desempenho de suas funções.
Não manter vínculo com entidade, empresas ou outros desígnios que os caracterizem como empregado, credenciado ou cooperado quando as mesmas se encontrarem em situação ilegal, irregular ou inidônea.
Do relacionamento profissional paciente, o código de ética odontológico define como infração ética:
I.Discriminar o ser humano de qualquer forma ou sob qualquer pretexto.
II.Aproveitar-se de situações decorrentes da relação profissional/ paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou política.
III.Exagerar em diagnóstico, prognóstico ou terapêutica.
IV.Deixar de esclarecer adequadamente os propósitos, riscos, custos e alternativas do tratamento.
V.Executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado.
É CORRETO o que se afirma em:
Os itens I, II, III, IV e V estão corretos.
Os itens I, II, III, IV e V estão incorretos.
Apenas os itens I, II, III e V estão corretos.
Apenas os itens II, IV e V estão incorretos.