

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre as situações clínicas que podem levar à perda de consciência durante o atendimento odontológico, assinale (V) verdadeiro ou F (falso):
(__) Hipotensão ortostática e epilepsia.
(__) Síncope vasodepressora.
(__) Reação hipoglicêmica e insuficiência adrenal aguda.
(__) Hiperventilação.
Agora, assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA.
V-V-F-V.
V-F-F-V.
V-V-V-V.
F-V-F-V.
A dificuldade respiratória constitui um dos principais sintomas apresentados pelos pacientes em algumas das situações de emergência na clínica odontológica. Outros sintomas podem estar associados e sua apresentação pode variar, de acordo com a condição sistêmica do paciente e o quadro clínico apresentado. Acerca das situações de emergência médica na rotina clínica ambulatorial, assinale o item correto.
Em pacientes com história de angina do peito ou arritmias cardíacas são pacientes ASA 2 e requerem cuidados semelhantes aos dispensados aos pacientes com hipertensão arterial moderadamente controlada, quando da realização de procedimentos cirúrgicos de urgência ou eletivos.
A crise aguda de asma caracteriza-se pelo estreitamento das vias aéreas devido ao espasmo da musculatura lisa dos brônquios. Para pacientes asmáticos, deve-se evitar prescrever ácido acetilsalicílico ou anti-inflamatórios não esteroidais, pois há relatos de crise aguda de asma relacionada ao uso desses fármacos.
A síndrome de hiperventilação consiste no aumento da frequência respiratória (FR) e pode estar associada a situações de estresse durante o atendimento. No adulto, o valor normal da FR é de 10 a 15 movimentos respiratórios por minuto. Acima deste valor, o paciente poderá estar evoluindo para a síndrome respiratória.
Em pacientes com histórico de convulsões, o atendimento clínico deve ser idealmente realizado com o paciente em jejum, para menor risco de aspiração de conteúdo gástrico diante de um episódio convulsivo, e deve-se evitar administrar óxido nitroso e oxigênio a estes pacientes, devido o relato de associação com novos episódios de crise convulsiva.
Toda a equipe de saúde deve estar preparada para agir no caso de uma emergência médica.
Assinale a alternativa correta sobre a avaliação e condução de uma ocorrência no consultório odontológico.
Na hiperventilação, deve-se posicionar o paciente em posição supina.
Na hiperventilação, deve-se fazer o paciente respirar em um saco de papel.
A ressuscitação cardiopulmonar consiste em 30 massagens cardíacas e 1 ventilação, alternadamente.
Na hipoglicemia aguda o paciente deve ingerir sal.
A paralisia de um dos lados é um sinal característico de enfarto do miocárdio.
A crise hipotensiva é caracterizada por uma queda brusca da pressão arterial, compressão sistólica sistematicamente abaixo de 80 mmHg. A forma de intervenção se dá em:
Colocar o paciente na posição de Trendelemburg reversa, oxigenoterapia, e administração de cloridrato de etilefrina (Efortil) 2mg por via sublingual.
Colocar o paciente na posição de Trendelemburg reversa, oxigenoterapia, e administração de cloridrato de etilefrina (Efortil) 5mg por via sublingual.
Colocar o paciente na posição de Trendelemburg, oxigenoterapia, e administração de cloridrato de etilefrina (Efortil) 2mg por via sublingual.
Colocar o paciente na posição de Trendelemburg, oxigenoterapia, e administração de cloridrato de etilefrina (Efortil) 5mg por via sublingual.
Colocar o paciente na posição de Fowler, oxigenoterapia, e administração de cloridrato de etilefrina (Efortil) 2mg por via sublingual.
A causa mais comum de perda de consciência durante atendimento odontológico é a síncope vasovagal. Quanto a essa intercorrência, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
Há aumento do fluxo sanguíneo cerebral.
Está associada com medicamentos utilizados no pré-operatório, descartando a possibilidade de fatores emocionais.
A pressão sanguínea sobe de forma brusca.
O paciente pode se sentir nauseado.
Há diminuição da frequência cardíaca e respiratória.
Algumas condições clínicas predispõem os pacientes a emergências médicas no consultório odontológico. Essas condições mais provavelmente se transformarão em emergências quando o paciente estiver fisiológica ou emocionalmente estressado. Assinalar a alternativa CORRETA, que indica as condições mais comuns desencadeadas ou afetadas pela ansiedade:
Angina pectoris, crise tireoideana, infarto do miocárdio, choque insulínico.
Broncoespasmo asmático, hiperventilação, pericoronarite, traumatismo dentário.
Insuficiência suprarrenal (aguda), epilepsia, luxação da articulação temporomandibular, alveolite purulenta.
Hipertensão grave, fratura coronária, diarreia persistente, dor abdominal.
Os profissionais de saúde e a equipe auxiliar devem ter conhecimentos básicos de primeiros socorros. Com relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os primeiros socorros se referem ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente.
( ) No caso de um paciente que sofra um infarto durante a consulta odontológica, se o mesmo recebe primeiros socorros adequadamente, torna-se desnecessário acionar o serviço de resgate médico (SAMU) ou procurar assistência médica hospitalar.
( ) No caso de pacientes que apresentem obstrução das vias aéreas por engasgo, deve ser feita a manobra de Heimlich.
As afirmativas são, respectivamente
V – V – V.
V – V – F.
V – F – V.
F – V – V.
F – F – V.
Toda a equipe que assiste o cirurgião-dentista, deve estar preparada para reconhecer os sinais e sintomas de uma emergência e saber atuar, em conjunto, quando necessário. Nesse contexto, qual opção abaixo constitui uma emergência médica comum no consultório odontológico que se caracteriza por palidez, suores frios, vertigens, zumbidos e sensação de desmaio?
Síncope
Convulsão
Lipotímia
Hipoglicemia
Crise Hipertensiva
Ferimentos provenientes de trauma sofrido direto nas vias aéreas são dinâmicos e necessitam de avaliação. A norma de abordagem “olhar, ouvir e servir” geralmente é utilizada para identificar dificuldades na respiração do paciente. Segundo Fonseca (2013), quais são os sinais diretos de comprometimento das vias aéreas?
Dispneia, som estridente, sinais de hematomas no pescoço causados por lesão profunda na laringo-traqueia.
Dor ao engolir, trismo, desvio da traqueia, emissão de baba.
Dispneia, emissão de baba, dor ao engolir.
Dispneia, som estridente, emissão de baba.
Sobre a prevenção e o controle de acidentes hemorrágicos que acontecem na rotina clínica do cirurgião-dentista, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Pacientes em uso contínuo de aspirina apresentam uma coagulopatia que requer suspensão da medicação previamente à realização de cirurgias odontológicas eletivas.
( ) O uso de ácido tranexâmico via oral é uma alternativa no manejo de acidentes hemorrágicos em pacientes que não fazem uso de anticoagulantes.
( ) Pacientes com hemofilia A e usuários de dupla medicação anticoagulante/antiplaquetária apresentam maior risco de hemorragia pós-cirúrgica.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
V – V – V.
F – V – V.
F – F – V.
F – V – F.
V – F – V.
As convulsões podem ser definidas como reações físicas ou mudanças no comportamento, temporárias e reversíveis, que ocorrem após um episódio de atividade elétrica anormal do cérebro. Estes eventos podem estar presentes em atendimentos da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:
I. O início de uma convulsão pode ser precedido por sensações incomuns de natureza visual, olfatória, gustativa ou auditiva, ou ainda, pela forte premonição de que a crise convulsiva está prestes a ser desencadeada.
II. As convulsões com duração menor que 03 minutos, ou repetitivas, podem se constituir em uma situação de risco ao indivíduo devido à hipotermia e acidose tecidual.
III. fase clônica é caracterizada por movimentos alternados de relaxamento muscular e contrações violentas, acompanhadas de uma respiração ruidosa.
IV. Na fase pós-convulsiva, com a cessação dos movimentos tônico-clônicos e o retorno da respiração normal, o paciente recupera lentamente a consciência.
Assinale a alternativa CORRETA.
I, II e IV estão incorretas, e III está correta.
I e II estão corretas, e III e IV estão incorretas.
I, II, III e IV estão corretas.
I, III, IV estão corretas, e II está incorreta.
I e IV estão corretas, e II e III estão incorretas.
A hiperventilação é uma emergência bastante comum nos consultórios odontológicos e, quase sempre, é resultado da ansiedade extrema. São sinais e sintomas da hiperventilação, EXCETO
taquicardia.
alteração de consciência.
dificuldade respiratória.
globus histericus.
aumento da salivação.
Segundo o conhecimento a respeito de situações de urgência e emergência odontológica, analise:
I.Urgência: são situações que potencializam o risco de morte ao paciente.
II.Emergência: são situações que determinam prioridade para o atendimento, mas não potencializam o risco de morte ao paciente.
III.São situações de emergência, procedimentos com finalidade preventiva.
IV.Traumatismo envolvendo os ossos da face, com potencial comprometimento da via aérea do paciente, representam uma situação de urgência.
V.Ajuste ou reparo de próteses removíveis que estejam causando dor ou com a função mastigatória comprometida, representam uma situação de emergência.
Está (ão), CORRETO (S):
Todas as alternativas estão incorretas.
Somente a alternativa III está incorreta.
Somente as alternativas IV e V estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Convulsão é um distúrbio que se caracteriza pela contração muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele, provocada por aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais ou funcionamento anormal do cérebro. Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos. Caso o paciente tenha uma convulsão no consultório, como medida de primeiros socorros o dentista não deverá:
Colocar a vítima deitada e lateralizar a cabeça.
Oferecer água e alimentos doces após a crise.
Proteger a cabeça da vítima com algo macio.
Não tentar parar os movimentos de pernas e braços, devido ao risco de trauma.
Verificar respiração e pulso.
A hipertensão arterial (HA) é uma condição multifatorial que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais. Ela pode não ser diagnosticada por se tratar de condição frequentemente assintomática. Desta forma, a HA pode evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, tais como: coração, cérebro, rins e vasos. Com base no exposto, é possível afirmar:
Níveis elevados de pressão arterial geram sintomas específicos e de fácil identificação: tremores, confusão mental, formigamento e palidez nos lábios e secura bucal.
O atendimento de pacientes com HA estágio 2 requer a profilaxia antibiótica para prevenir a ocorrência da endocardite infecciosa e suas complicações.
O emprego de anestésico local sem vasoconstritor é preconizado para o atendimento odontológico de pacientes com HA, mesmo com a doença controlada.
Pacientes com HA tratados com drogas anti-hipertensivas apresentam sialorreia e ardência bucal que podem prejudicar a realização dos procedimentos clínicos.
A principal preocupação durante a realização do tratamento odontológico do paciente com HA é a prevenção de uma crise hipertensiva e suas consequências.
As situações de urgência e emergência no ambiente odontológico podem apresentar graus distintos de gravidade, exigindo o diagnóstico precoce e as intervenções adequadas de acordo com o quadro clínico. Sobre este tema, é correto afirmar.
A síncope mais frequente no ambiente odontológico tem etiologia cardiogênica, representando uma condição autolimitante, em que o paciente recupera-se espontaneamente.
Os benzodiazepínicos representam uma classe de medicamentos depressores do sistema nervoso central, apresentando utilidade em crises epilépticas prolongadas e quadros de hiperventilação.
A dor torácica envolve um espectro amplo de etiologias, incluindo as isquemias coronárias que podem evoluir para infarto agudo do miocárdio (IAM). Na suspeita de IAM, está contraindicado o uso de ácido acetil salicílico, pelo risco de sangramento cardíaco.
O manejo da obstrução aguda das vias aéreas por corpo estranho envolve a aplicação da manobra de Heimlich até que o paciente perca a consciência. Nesse momento, recomenda-se posicionar o paciente em decúbito dorsal e prosseguir com as compressões abdominais.
As alterações da glicemia são mais frequentes nos pacientes com Diabetes Mellitus. Em situações de hipoglicemia, não há necessidade de acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e a reposição de carboidratos é realizada exclusivamente por via oral.
Quando um paciente possui um histórico de asma, o cirurgião-dentista deve determinar primeiramente, através de mais perguntas, se ele realmente tem asma ou outro problema respiratório. A asma verdadeira envolve um episódio de estreitamento de pequenas vias aéreas inflamadas, que produzem sibilos e dispneia como resultado de estimulações químicas, infecciosas, imunológicas ou emocionais, ou a combinação de todas. Sobre a condução do paciente com asma, é correto afirmar:
O uso de estetoscópio para ausculta torácica não é recomendado prévio ao atendimento.
É aconselhável o adiamento do tratamento odontológico para quando a asma estiver bem controlada e o paciente não tiver mais nenhum sinal de infecção no trato respiratório.
O uso de teofilina e epinefrina para controle de crises agudas de asma pode ser iniciado assim que o paciente se submeter ao atendimento odontológico.
O uso de anti-inflamatórios não-estereoidais deve ser evitado pois geralmente precipitam ataques de asma em indivíduos suscetíveis.
“A fase convulsiva ou ictal tem início com extensão rígida da musculatura de extremidades e tronco; dificuldade respiratória e cianose, esta é a fase tônica da (10 a 20 segundos). Em seguida ocorre movimentos alternados de relaxamento e violentas contrações, além de respiração ruidosa, secreção de espuma da boca (por vezes com sangue), sendo esta a fase clônica (2 a 3 minutos). Em seguida há cessação dos movimentos, perda da memória recente, apesar da confusão mental, cefaleia, esta é a fase pós-convulsiva: A frase esta:
Totalmente errada;
Há dois erros;
Completamente correta;
Há um erro.
As emergências médicas em odontologia são eventos raros, no entanto, em cirurgias ambulatoriais, a ocorrência é mais frequente em função do maior número de medicamentos usados e pelo estresse gerado pelo procedimento.
Sendo assim, a alternativa que NÃO apresenta sinais e/ou sintomas da Síncope Vasovagal é:
Deglutição frequente.
Espasmo muscular.
Náusea e engasgo.
Sensação de Ansiedade.
Sensação de calor.
O cirurgião dentista deve estar atento durante o atendimento clínico e as cirurgias para prevenir acidentes operatórios que possam por em risco o paciente, bem como estar preparado para realizar as manobras necessárias para reverter complicações.
No caso de engasgo com bloqueio das vias aéreas, por exemplo, o profissional deve realizar a manobra de
Valsalva.
Epley.
Hamilton.
Chompret.
Heimlich.