

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define os diferentes contextos em que a educação se desenvolve. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
A educação ocorre exclusivamente nas instituições escolares, sem relação com outras dimensões da vida social.
A LDB reconhece que os processos formativos se desenvolvem apenas nas escolas públicas e privadas.
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
O trabalho e a convivência humana não são considerados espaços de formação na LDB.
A educação é restrita aos processos formais de ensino e pesquisa científica.
De acordo com o art. 1º, § 2º, da Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa correta.
A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
A educação básica deverá articular-se à formação profissional e à participação social.
O ensino escolar deverá relacionar-se às atividades produtivas e às práticas comunitárias.
A educação nacional deverá integrar a preparação para o trabalho e o exercício da cidadania.
O processo educativo deverá associar a formação acadêmica à experiência profissional.
De acordo com a Constituição Federal, ratificado pela LDB, o ensino é ministrado com base em determinados princípios. Um deles retrata sobre as concepções pedagógicas que devem ser pautadas em qual dos atributos abaixo?
Pluralismo.
Especificidade.
Unicidade.
Tolerância.
Formalismo.
A Lei N° 9.394/96 dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação brasileira. Em seu Art.1° destaca que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem em diversos aspectos. Acerca desse artigo, é correto afirmar que a educação escolar deverá se vincular:
ao mundo corporativo e à prática laboral;
ao sistema integrado de ações afirmativas;
aos processos culturais e às atividades individuais;
ao mundo do trabalho e à prática social;
aos processos industriais e formação profissional.
No que diz respeito ao princípio do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, previsto no Art. 3º, inciso III, da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), é CORRETO afirmar que:
O ensino no Brasil deve respeitar e promover a diversidade de pensamentos, valores, abordagens educacionais e metodologias pedagógicas.
As escolas são proibidas de debater ou incluir conteúdos que representem diferentes culturas, crenças ou perspectivas.
Os professores não podem utilizar diferentes métodos pedagógicos, sendo obrigados a seguir exclusivamente um modelo de ensino determinado pelo governo.
Apenas uma visão ideológica e pedagógica deve ser adotada em todas as escolas do país.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que a Educação Infantil tem como finalidade:
O desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A preparação das crianças para o Ensino Fundamental, priorizando a alfabetização precoce.
A estruturação de um currículo baseado na memorização de conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos.
O desenvolvimento de habilidades exclusivamente cognitivas, sem a necessidade de considerar os aspectos afetivos e sociais.
Com base nos artigos 22 e 23 da Lei nº 9.394/1996 (LDB), incluindo suas alterações recentes, analise as afirmativas a seguir:
I A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercicio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II. São objetivos precípuos da educação básica o desenvolvimento de habilidades exclusivamente técnicas, deixando de lado a formação de leitores e a alfabetização plena.
III. A organização da educação básica deve obrigatoriamente seguir séries anuais e periodos semestrais, sem possibilidade de adotar ciclos, alternância de períodos de estudo ou grupos não-seriados.
IV. A escola poderá reclassificar alunos, inclusive em transferências entre estabelecimentos situados no Pais e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
V. O calendário escolar não precisa considerar peculiaridades locais, inclusive climáticas ou econômicas, podendo reduzir o número de horas letivas previstas na Lei.
Assinale a alternativa correta:
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas Il e V.
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Todas as afirmativas estão corretas.
De acordo com as legislações nacionais, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, além disso deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assim sendo, para atender a tais finalidades no âmbito da educação escolar, reconhece-se a necessidade de que sejam "fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais" (BRASIL, 1988). Diante disso, existem marcos legais que fundamentam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue-os:
I. Lei que estabelece o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei Federal n° 8.112/1990).
II. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei Federal n° 9.394/1996).
III. Constituição Federal de 1988.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
II apenas.
Conforme a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, constituída por pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todas as pessoas, excluídas aquelas que não os concluíram na idade própria.
vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar cinco anos de idade.
alfabetização plena e capacitação gradual para a leitura ao longo do ensino superior como requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos.
educação digital, sem a garantia de conectividade de todas as instituições públicas de educação básica e superior à internet em alta velocidade, adequada para o uso pedagógico, com o desenvolvimento de competências voltadas ao letramento digital de jovens e adultos, criação de conteúdos digitais, comunicação e colaboração, segurança e resolução de problemas.
A educação brasileira é prevista pela Constituição Federal de 1988 (Arts. 205 a 208) como direito de todos e dever do Estado e da família. A LDB (Lei nº 9394/1996) apresenta normativas que organizam o sistema educacional. Em relação ao dever do Estado, conforme estabelece a LDB, assinale a alternativa INCORRETA.
Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
É assegurado atendimento educacional aos alunos durante o período de internação para tratamento de saúde hospitalar ou domiciliar.
Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
Atendimento Educacional Especializado de baixo custo na rede regular de ensino aos educandos com deficiência.
Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência.
A Lei Federal nº 9.394/1996 estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que organiza a educação básica obrigatória conforme o Art. 4º, inciso I, sem considerar jurisprudência ou doutrina. Sobre essa organização da educação, assinale a alternativa CORRETA.
Creche, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
Pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, ensino médio técnico e ensino de jovens e adultos.
Pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
Creche e pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
O dispositivo legal que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica foi
a Lei no 13.146/ 2015.
a Lei no 9.394/96.
o Decreto no 7.611, de 17 de novembro de 2011.
a Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001.
a Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001.
Com base no disposto no Título Ida LDB, assinale a alternativa CORRETA.
A educação, segundo a LDB, restringe-se à formação acadêmica oferecida pelas instituições escolares, sendo a educação informal de responsabilidade exclusiva das famílias.
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem exclusivamente nos estabelecimentos de ensino público e privado, segundo currículos oficiais estabelecidos nacionalmente.
A educação escolar é facultativa no âmbito do Ensino Fundamental, devendo prevalecer as orientações familiares quanto à formação básica do indivíduo.
educação, nos termos da LDB, compreende os processos formativos desenvolvidos na vida. familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e em manifestações culturais, sociais e científicas.
Conforme o Art. 1º da LDB, qual das alternativas apresenta, de forma mais completa, os espaços ou contextos em que se desenvolvem os processos formativos abrangidos pela educação?
A vida familiar, o trabalho, instituições de ensino, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e manifestações culturais.
O ambiente escolar e os cursos técnicos e superiores regulamentados.
Apenas as instituições formais de ensino e pesquisa, devidamente reconhecidas pelo poder público.
Os espaços formais e certificados de aprendizagem, como escolas e universidades, e que contemplam estrutura física e recursos adaptados para pessoas com deficiência.
De acordo com a Lei 9.394/96, a educação escolar deverá vincular-se a quais fatores?
mundo do trabalho e prática social
interesse dos alunos e professores
realidade social e realidade econômica
política pública e diretrizes educacionais
subjetividade e objetividade
Com base nos dispositivos expressos na Constituição Federal de 1988, na LDB (Lei nº 9.394/1996) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), analise as assertivas a seguir sobre os direitos da criança e do adolescente à educação:
I.A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
II.Ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, é assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, independentemente de prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades.
III.É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Está correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
De acordo com a LDB (Lei nº 9.394/1996), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem:
na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e nas manifestações culturais.
apenas nas escolas públicas e privadas reconhecidas pelo MEC.
exclusivamente nas instituições de ensino formal.
somente na educação básica e superior.
apenas nas atividades escolares supervisionadas pelo Estado.
De acordo com o disposto sobre a Educação no Brasil, assinale a alternativa correta quanto à sua finalidade e fundamentos.
A Educação é responsabilidade exclusiva do Estado, tendo por objetivo apenas a formação profissional do indivíduo.
A Educação deve limitar-se ao desenvolvimento intelectual, não abrangendo aspectos relacionados à cidadania.
A Educação, dever da família e do Estado, deve orientar-se pelos princípios de liberdade e pelos ideais de solidariedade humana, visando ao pleno desenvolvimento do educando, à sua preparação para o exercício da cidadania e à sua qualificação para o trabalho.
A Educação é livre de qualquer finalidade social, cabendo exclusivamente ao mercado definir sua função.
A Educação deve priorizar a competitividade no mercado de trabalho em detrimento da formação cidadã.
De acordo com o Art. 24 da LDB nº 9.394/1996, a classificação em qualquer série ou etapa pode ser feita
em todas as séries do ensino fundamental e médio.
nos primeiros anos do ensino fundamental.
exceto no ensino médio.
exceto a primeira do ensino fundamental.
no percurso da Educação Infantil.
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelece os princípios, fins e estrutura da educação brasileira. Essa legislação define as responsabilidades dos entes federativos, os níveis e modalidades de ensino, bem como as bases para a gestão democrática e a valorização dos profissionais da educação. Além disso, a LDB reforça o direito de todos à educação e a necessidade de garantir igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
Com base nesses fundamentos, analise as assertivas a seguir:
I.A LDB assegura que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida com base na igualdade de condições de acesso e permanência na escola.
II.O ensino deve ser ministrado sob o princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
II.A gestão democrática do ensino público é facultativa e restrita apenas às instituições de ensino superior privadas.
IV.A valorização dos profissionais da educação inclui formação continuada, plano de carreira e remuneração condigna.
V.A LDB determina que a educação escolar se desenvolve predominantemente no lar, dispensando a atuação institucional do Estado.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, III e V, apenas.
I e IV, apenas.
II e V, apenas.
I, II e IV, apenas.