

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito do direito à educação e do dever de educar, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante algumas garantias expressas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Analise os itens a seguir sobre essas garantias e assinale a alternativa correta:
I. Garantia de educação básica facultativa e gratuita dos 6 (seis) aos 18 (dezoito) anos de idade.
II. Garantia de educação infantil gratuita às crianças de até 6 (seis) anos de idade.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A cultura digital, no contexto das competências gerais da BNCC, não se restringe ao domínio técnico de ferramentas, mas envolve a compreensão crítica dos processos de produção, circulação e validação de informações em ambientes digitais, bem como a participação ativa em práticas mediadas por tecnologias que reorganizam modos de aprender, comunicar e produzir conhecimento.
Considerando o papel pedagógico das tecnologias digitais como mediações cognitivas nos processos de ensino e aprendizagem, identifique a alternativa CORRETA.
A incorporação pedagógica das tecnologias digitais se caracteriza pela ampliação dos recursos de apresentação de conteúdos, favorecendo a diversificação dos estímulos perceptivos envolvidos no processo de aprendizagem.
A integração curricular das tecnologias digitais se orienta pela substituição progressiva de materiais impressos por suportes digitais, ampliando a disponibilidade e a acessibilidade dos conteúdos escolares.
A inserção das tecnologias digitais no ensino se estrutura pela adaptação do ritmo de exposição dos conteúdos às possibilidades operacionais dos recursos tecnológicos disponíveis.
O uso pedagógico das tecnologias digitais se fundamenta na reorganização das formas de interação com o conhecimento, permitindo que os estudantes produzam, analisem e transformem informações em contextos colaborativos e culturalmente situados.
A utilização pedagógica das tecnologias digitais se organiza pela automatização de procedimentos de ensino, ampliando a eficiência dos processos de transmissão e fixação do conteúdo escolar.
O ensino médio é a etapa final da educação básica, na qual se aprofundam os conhecimentos desenvolvidos no ensino fundamental e se introduzem novas dimensões formativas.
Assinale a opção que indica uma característica do ensino médio que o distingue do ensino fundamental.
Organização dos conteúdos curriculares na forma de disciplinas.
Possibilidade de aprofundamento por meio dos itinerários formativos.
Articulação de saberes com foco na socialização do estudante.
Estruturação dos conteúdos conforme as diretrizes da base nacional comum.
Implementação de estratégias centradas no protagonismo estudantil.
Ao reformular a proposta pedagógica de um curso técnico integrado ao Ensino Médio, a equipe de um câmpus do IFSC revisou a articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM – Resolução CNE/CEB nº 2/2024) na organização da Formação Geral Básica (FGB) e dos Itinerários Formativos (IFs). Assinale a alternativa correta sobre esse tema.
A BNCC define os direitos e objetivos de aprendizagem em competências e habilidades; as DCNEM organizam o currículo em FGB e Itinerários Formativos, que devem consolidar e ampliar essas aprendizagens, sem fragmentação em componentes isolados.
A BNCC define os direitos e objetivos de aprendizagem em competências e habilidades; as DCNEM organizam o currículo em FGB e Itinerários Formativos, cabendo a estes a definição de marcos pedagógicos próprios, autônomos em relação à Base.
As DCNEM estabelecem carga horária mínima de 2.100 horas para a FGB, flexibilizada para 2.400 horas quando integrada aos Itinerários de Formação Técnica e Profissional, restrita a esse tipo de itinerário.
As DCNEM estabelecem carga horária mínima de 2.400 horas para a FGB, fixa e não sujeita a flexibilização, independentemente da organização adotada para os Itinerários Formativos.
As DCNEM permitem que os Itinerários Formativos sejam desenvolvidos de forma independente da FGB, cabendo à instituição avaliar, ao final do curso, se as competências da BNCC foram alcançadas.
A Lei nº 14.945/2024 alterou pontos da organização curricular do ensino médio brasileiro, buscando recompor o peso da formação comum e redefinir a oferta da parte flexível do currículo. Considerando essa mudança normativa, assinale a alternativa correta.
Os itinerários formativos foram substituídos por disciplinas comuns, e a formação geral básica passou a variar conforme a área escolhida pelo estudante.
A formação geral básica manteve a carga horária anterior, e os sistemas de ensino passaram a concentrar a ampliação curricular nos itinerários formativos.
A formação geral básica passou a ter maior carga horária, e os itinerários formativos foram mantidos com carga mínima reduzida no ensino médio regular.
A parte flexível do currículo recebeu maior carga horária, e a formação geral básica passou a ser organizada por escolha local das escolas.
A Lei nº 14.945/2024 alterou pontos da organização curricular do ensino médio brasileiro, buscando recompor o peso da formação comum e redefinir a oferta da parte flexível do currículo. Considerando essa mudança normativa, assinale a alternativa correta.
A parte flexível do currículo recebeu maior carga horária, e a formação geral básica passou a ser organizada por escolha local das escolas.
A formação geral básica manteve a carga horária anterior, e os sistemas de ensino passaram a concentrar a ampliação curricular nos itinerários formativos.
Os itinerários formativos foram substituídos por disciplinas comuns, e a formação geral básica passou a variar conforme a área escolhida pelo estudante.
A formação geral básica passou a ter maior carga horária, e os itinerários formativos foram mantidos com carga mínima reduzida no ensino médio regular.
Com base na Resolução CNE/CEB Nº 4, de 13 de julho de 2010, assinale a sequência correta quanto às afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F).
O Ensino Médio, como etapa final do processo formativo da Educação Básica, é orientado por princípios e finalidades que preveem:
( ) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
( ) A preparação básica para a cidadania e o trabalho, tomado este como princípio educativo, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores.
( ) O desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
( ) A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, dissociando a teoria da prática.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
Após aumento de indisciplina recorrente, cyberagressões, conflitos discriminatórios e sofrimento emocional entre estudantes, uma secretaria estadual decidiu rever as diretrizes de convivência para escolas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. À luz de uma concepção pedagogicamente qualificada de convivência escolar, assinale a alternativa correta:
Estruturar resposta institucional articulando: formação na prática, suporte técnico especializado, protocolo unificado de registro e encaminhamento para incivilidades, indisciplina, bullying e cyberagressões, para preservar coerência institucional, reduzir subnotificação e garantir isonomia no tratamento pedagógico das ocorrências.
Estruturar ações preventivas e formativas com participação estudantil, articulando assembleias, práticas restaurativas e projetos temáticos recorrentes sobre bullying, discriminação e cyberagressão, tomando campanhas de sensibilização coletiva como eixo suficiente para que mudanças culturais mais profundas se consolidem progressivamente.
Estruturar ações diferenciadas e complementares, integradas ao Projeto Político-Pedagógico, articulando via institucional, interpessoal e curricular com formação na prática, suporte técnico, participação estudantil e articulação com a rede de proteção, sustentadas pela eficácia coletiva dos profissionais e não pela soma de competências individuais.
Estruturar diagnóstico participativo ancorado nas percepções de docentes, gestores e estudantes e protocolo graduado por gravidade, inserindo ações curriculares e participativas de convivência após identificação compartilhada dos problemas prioritários, para ampliar adesão progressiva e coerência nas intervenções.
Estruturar plano institucional de convivência integrado ao Projeto Político-Pedagógico, com formação docente, suporte técnico e ações curriculares diferenciadas para cada tipo de manifestação, concentrando mediação, assembleias e apoio entre pares em equipe especializada para garantir unidade técnica e reduzir dispersão interventiva.
Sobre o conteúdo da cartilha denominada “Bullying: combater o bullying é uma questão de justiça: aprenda a identificar para prevenir e erradicar este terrível fenômeno social”, elaborada perlo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) (2010), material de utilidade pública e importante aliado dos profissionais que atuam na Educação, é correto afirmar que
há ainda uma longa distância percentual entre os praticantes de bullying por gênero, ou seja, quase a totalidade dos agressores são meninos, sendo que as meninas representam 10% dos agressores.
não há um perfil de vítimas de bullying bem definido, ou seja, os praticantes de bullying agridem todos da sala sem se focar em perfis favoráveis à agressão.
estudos comprovam que os agressores só são assim, por nítida falta de limites por parte dos educadores escolares.
há tipos de agressores que possuem motivações para a prática do bullying por carecerem de um modelo de educação que seja capaz de associar a autorrealização com atitudes socialmente produtivas e solidárias; tais agressores procuram nas ações egoístas e maldosas um meio de adquirir poder e status, e reproduzem os modelos domésticos na sociedade.
a maioria dos opressores (praticantes do bullying), mesmo sendo crianças e adolescentes, apresenta a transgressão como base estrutural de suas personalidades; falta-lhes o sentimento essencial para o exercício do altruísmo: a empatia.
Ao reformular a proposta pedagógica de um curso técnico integrado ao Ensino Médio, a equipe de um câmpus do IFSC revisou a articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM – Resolução CNE/CEB nº 2/2024) na organização da Formação Geral Básica (FGB) e dos Itinerários Formativos (IFs). Assinale a alternativa correta sobre esse tema.
A BNCC define os direitos e objetivos de aprendizagem em competências e habilidades; as DCNEM organizam o currículo em FGB e Itinerários Formativos, que devem consolidar e ampliar essas aprendizagens, sem fragmentação em componentes isolados.
A BNCC define os direitos e objetivos de aprendizagem em competências e habilidades; as DCNEM organizam o currículo em FGB e Itinerários Formativos, cabendo a estes a definição de marcos pedagógicos próprios, autônomos em relação à Base.
As DCNEM estabelecem carga horária mínima de 2.100 horas para a FGB, flexibilizada para 2.400 horas quando integrada aos Itinerários de Formação Técnica e Profissional, restrita a esse tipo de itinerário.
As DCNEM estabelecem carga horária mínima de 2.400 horas para a FGB, fixa e não sujeita a flexibilização, independentemente da organização adotada para os Itinerários Formativos.
As DCNEM permitem que os Itinerários Formativos sejam desenvolvidos de forma independente da FGB, cabendo à instituição avaliar, ao final do curso, se as competências da BNCC foram alcançadas.
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) baseia-se em três princípios norteadores. Assinale a alternativa correta sobre o princípio de "Múltiplos Meios de Ação e Expressão" e sua aplicação no currículo.
Este princípio foca no "como" da aprendizagem, prevendo diferentes formas de o aluno demonstrar conhecimentos além da prova escrita tradicional.
Este princípio determina que o professor deve agir de forma expressiva e teatral durante a aula expositiva, utilizando mímica para prender a atenção dos alunos, sem alterar a forma de avaliação.
Este princípio foca no "o quê" da aprendizagem, referindo-se apenas à diversificação dos materiais didáticos (livros, vídeos, áudios) para apresentar o conteúdo, sem relação com a forma como o aluno responde.
Este princípio refere-se exclusivamente à arquitetura da escola, exigindo rampas e elevadores para que o aluno possa entrar na sala de aula e agir fisicamente no ambiente.
Analise as afirmativas a seguir sobre os itinerários formativos do Ensino Médio, conforme a Base Nacional Comum Curricular.
I. Nas Linguagens e suas Tecnologias, a análise dos elementos que compõem os enunciados ocorre por meio do reconhecimento das diferentes semioses e de sua articulação na construção de significados.
II. Na Matemática e suas Tecnologias, a aprendizagem ocorre por meio de validações coletivas e do uso de diferentes representações, o que permite ao estudante compreender seu raciocínio e articulá-lo ao justificar conceitos e soluções.
III. Nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o desenvolvimento do pensamento científico envolve aprendizagens específicas voltadas à aplicação em diferentes contextos, reforçando a dicotomia entre natureza e sociedade.
IV. Nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o aprofundamento do conhecimento foca na assimilação de conteúdos e informações consolidadas e confiáveis sobre fatos, apresentadas como verdades históricas incontroversas.
Estão corretos os itens
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O Ensino Religioso, enquanto componente curricular, possui uma natureza específica que o diferencia de outras áreas do saber, segundo Fonseca (2025). É relevante destacar que as diretrizes contidas nos documentos do CNE (Conselho Nacional de Educação), como o Parecer CNE/CEB nº 08/97, buscam delimitar seu papel na escola pública. Considerando a natureza, os objetivos e as finalidades dessa disciplina, marque a alternativa correta.
O Ensino Religioso tem como natureza o estudo do fenômeno religioso como um fato cultural, social e histórico, objetivando o desenvolvimento do respeito à diversidade, a promoção da tolerância e o fomento à cultura da paz, sem a pretensão de converter o estudante.
Segundo a legislação vigente, o Ensino Religioso é obrigatório para todas as escolas, mas deve ser ministrado apenas por representantes de instituições religiosas credenciadas, que possuem a autoridade necessária para interpretar os dogmas corretamente aos alunos.
A finalidade principal do Ensino Religioso é a formação confessional, visando integrar o aluno à comunidade de fé específica de sua família, sendo, portanto, um espaço de catequese ou iniciação religiosa dentro da escola.
O objetivo central do Ensino Religioso é a transmissão de valores morais universais, podendo o professor substituir o conteúdo religioso por aulas de ética ou filosofia, caso a maioria dos alunos não pertença a nenhuma religião.
A disciplina de Ensino Religioso deve focar exclusivamente nos textos sagrados das religiões abraâmicas (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo), visto que são as bases formadoras da cultura ocidental, sendo desnecessário abordar outras matrizes religiosas.
Durante uma aula sobre o Cubismo, um professor de Arte utilizou a técnica "Todo Mundo Escreve", proposta por Doug Lemov em Aula Nota 10 3.0 (2023), como estratégia de escrita formativa com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Na primeira etapa, apresentou a obra Guernica , de Pablo Picasso.
Fonte: https://www.museoreinasofia.es/colecciones/obra/guernica
Após alguns minutos de observação silenciosa da imagem, o professor propôs uma pergunta disparadora, para que todos os estudantes registrassem individualmente suas ideias por escrito durante cinco minutos. Em seguida, algumas respostas foram compartilhadas com a turma, favorecendo a troca de ideias sobre a imagem observada.
Considerando os princípios da escrita formativa (Lemov, 2023), assinale a opção que apresenta a pergunta disparadora mais adequada para essa etapa inicial da atividade.
A obra confirma ou questiona interpretações históricas já produzidas sobre o acontecimento representado?
Como os elementos visuais presentes na composição da obra contribuem para a construção de sentidos? Justifique sua resposta com base em aspectos observáveis da imagem.
Qual é a principal mensagem transmitida pela obra? Fundamente sua resposta com evidências visuais.
Quais argumentos justificam considerar Guernica a principal obra de denúncia política do século XX?
Que perguntas, interpretações iniciais ou hipóteses podem ser formuladas a partir das figuras, formas, linhas e contrastes observados na obra?
No processo de reorganização do ensino médio, os estabelecimentos de ensino devem estruturar suas propostas pedagógicas em consonância com princípios definidos na legislação educacional vigente. Considerando essas orientações, analise as assertivas a seguir:
I. A promoção de metodologias investigativas no processo de ensino e aprendizagem constitui elemento estruturante das propostas pedagógicas do ensino médio.
II. A conexão entre os processos de ensino e aprendizagem e a vida comunitária e social do território é um dos princípios a serem considerados pelas instituições de ensino médio.
III. O reconhecimento do trabalho apenas como meio de inserção econômica, desvinculado de sua dimensão formativa, atende às diretrizes legais do ensino médio.
IV. A articulação entre diferentes saberes, organizada a partir das áreas do conhecimento e, quando pertinente, do currículo da formação técnica e profissional, integra as propostas pedagógicas do ensino médio.
À luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa correta.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
No que se refere às diretrizes nacionais vigentes para oferta do ensino médio, julgue os itens a seguir.
I A estrutura dessas diretrizes compõe-se dos termos itinerários formativos, formação integral, unidades curriculares, arranjo curricular e competências (direitos e objetivos de aprendizagem), excluindo-se a formação geral básica prevista na BNCC.
II Os itinerários formativos do currículo do ensino médio incluem ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e matemática e suas tecnologias.
III O ciclo de três anos de formação deverá conter, no mínimo, 2.400 horas, ressalvada a formação técnica e profissional, que deve alcançar 3.000 horas.
IV A formação integral se refere ao desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos estudantes.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
De acordo com as Competências Gerais da Educação Básica, definidas pela BNCC, a diretriz pedagógica que orienta o estudante a
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho.
tem como objetivo central permitir que ele faça escolhas alinhadas:
à subordinação produtiva e ao cumprimento de metas do mercado econômico globalizado.
à especialização técnica precoce e ao direcionamento exclusivo para o ensino superior.
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
à excelência individual no ambiente escolar e ao descarte de vivências culturais locais.
ao desenvolvimento individual e coletivo por meio da consolidação de ferramentas pessoais de cunho intelectual, emocional e fisiológico.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é dever:
Apenas da escola
Apenas da família
Do Estado e da família
Apenas dos professores
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa que NÃO representa uma finalidade do ensino médio, etapa final da educação básica.
a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
o aprimoramento do educando como pessoa humana, em detrimento da formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
a compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
A coordenação pedagógica de uma rede de ensino analisa situações ocorridas em suas unidades e precisa indicar, em cada caso, o diploma normativo cujo conteúdo fundamenta a providência adotada ou o pedido formulado. Relacione a Coluna I à Coluna II.
Coluna I
1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2. Estatuto da Criança e do Adolescente.
3. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
4. Base Nacional Comum Curricular.
Coluna II
(__) Estudante do ensino fundamental discorda dos critérios utilizados para avaliá-lo e recorre à instância escolar superior, invocando o direito de contestá-los.
(__) A proposta pedagógica da educação infantil é organizada em campos de experiências, de modo a assegurar às crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
(__) O regimento escolar passa a prever avaliação contínua e cumulativa do desempenho, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
(__) Candidato com deficiência inscrito em processo seletivo para curso de educação profissional técnica requer, com prévia solicitação e comprovação da necessidade, dilação do tempo de realização do exame.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
4, 2, 1, 3.
3, 4, 1, 2.
2, 4, 1, 3.
2, 1, 4, 3.
1, 4, 2, 3.