

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Atente para o seguinte trecho:
“A documentação pedagógica permite que os processos de aprendizagem sejam registrados e analisados, tornando visíveis práticas e construções do conhecimento. Esse recurso possibilita reflexão crítica, diálogo e tomada de decisões fundamentadas” (Cruz, 2020). Tomando por base essa citação, analise as seguintes afirmações:
I. A documentação pedagógica amplia a compreensão sobre as práticas educativas ao revelar aspectos do ensino e da aprendizagem que podem ser interpretados e reestruturados.
II. O registro de atividades pedagógicas gera evidências do processo educacional, sendo essencial para a adaptação e aprimoramento das estratégias docentes.
III. A construção de registros pedagógicos favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo que educadores e alunos participem da avaliação da aprendizagem de forma reflexiva.
IV. A documentação na escola deve ser utilizada como instrumento de registro, sem a necessidade de interpretação ou reelaboração de práticas, pois seu objetivo é apenas descritivo.
É correto o que se afirma em
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
O processo didático-pedagógico (aprender, desaprender, reaprender) que trata da apreensão do conhecimento científico na escola, por meio das três fases do método dialético de elaboração do conhecimento que se expressam no processo prática-teoria-prática, é denominado
processo histórico-cultural.
processo sociolibertador.
processo tradicional.
processo construtivista.
processo escolanovista.
A pesquisa-ação, conforme Thiollent (1986), caracteriza-se pela participação ativa dos sujeitos no processo investigativo, visando não apenas compreender uma realidade, mas transformá-la. No campo da didática, essa modalidade possibilita que o professor se torne pesquisador de sua própria prática, produzindo conhecimento articulado à intervenção pedagógica.
Assinale a proposição correta.
A pesquisa-ação integra investigação e intervenção, permitindo ao professor produzir conhecimento ao transformar a própria prática pedagógica.
A pesquisa-ação corresponde a método exclusivamente quantitativo, desprovido de participação ativa dos sujeitos envolvidos.
A pesquisa-ação limita-se à coleta de dados neutros, sem intenção de transformação da realidade investigada.
A pesquisa-ação exclui o professor do processo de investigação, concentrando-se apenas em pesquisadores externos.
A pesquisa-ação reduz-se à análise estatística de resultados de avaliações, sem vínculo com práticas pedagógicas.
As teorias contemporâneas da aprendizagem têm destacado a importância da interação entre o conteúdo a ser aprendido e os processos psicológicos envolvidos no ato de aprender. Essa perspectiva valoriza o modo como o estudante capta, seleciona, interpreta e transforma as informações, construindo ativamente o próprio conhecimento. Estudos recentes indicam que é possível favorecer o desenvolvimento da autonomia do aprendiz por meio do ensino de procedimentos que o ajudem a refletir sobre como aprende e a exercer maior controle sobre esse processo. Assim, reconhece-se a relevância dessas práticas para uma aprendizagem mais eficaz e autorregulada, bem como a necessidade de investigar os fatores que favorecem ou dificultam seu uso pelos estudantes.
Fonte: BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: reflexão e crítica, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999.
O texto aborda procedimentos que permitem ao estudante planejar, monitorar e avaliar suas ações cognitivas, promovendo a autonomia e a eficácia no processo de aprender. Ao que o texto se refere? Assinale a alternativa CORRETA.
Métodos de ensino.
Estratégias de aprendizagem.
Avaliação da aprendizagem.
Estilos cognitivos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, são três os eixos articuladores do processo de ensino e aprendizagem em Arte: a Produção em Arte, a Fruição e a Reflexão. Por fruição, pode-se entender
a decodificação dos signos das linguagens da arte, o estudo de seus elementos, sua composição, técnica, organização formal, qualidades. É uma “conversa” entre o apreciador e a obra, em que estão presentes também a intuição, a imaginação, a percepção.
os momentos em que a criança desenha, pinta, esculpe, modela, recorta, cola, canta, toca um instrumento, compõe, atua, dança, representa, constrói personagens, simboliza.
o panorama social, político, histórico-cultural em que a obra de arte foi produzida, como ela se insere no momento de sua produção e como esse momento se reflete nela.
a apropriação do fazer artístico, o reconhecimento e a utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando por imagens.
a interpretações de composições dos próprios alunos (individual e grupal) baseados nos elementos da linguagem musical, experimentação, seleção e utilização de instrumentos.
A pesquisa-ação é uma metodologia que envolve a participação ativa dos sujeitos no processo de investigação, buscando transformar a realidade educacional por meio da prática reflexiva. Sobre a aplicação da pesquisa-ação no contexto educacional, assinale a alternativa correta:
A pesquisa-ação, conforme definida por Kurt Lewin, é destinada a contextos educacionais em que há necessidade de intervenção imediata, sendo evitável em estudos de longo prazo devido à exigência de resultados rápidos.
Uma das características fundamentais da pesquisa-ação é a separação entre os pesquisadores e os participantes do estudo, garantindo que as análises sejam conduzidas de forma imparcial e distanciada, sem influência mútua.
Na pesquisa-ação, o processo de coleta de dados e a intervenção são realizados de forma simultânea e contínua, permitindo que o educador pesquise sua própria prática e faça ajustes com base nas reflexões e no feedback obtido dos participantes.
A aplicação da pesquisa-ação em contextos educacionais deve se limitar à análise de desempenho acadêmico, uma vez que questões de comportamento e relações interpessoais não são consideradas no escopo desse tipo de pesquisa.
Os resultados da pesquisa-ação não são passíveis de publicação científica, uma vez que sua natureza aplicada e prática impede a elaboração de relatórios com validade acadêmica.
A prática do professor é marcada por momentos de ação e reflexão. A partir desse contexto, o plano de trabalho do professor:
I. é organizado em um processo de reflexão sobre a ação, na ação e para a ação.
II. é executado dentro de um contexto de ação-reflexão-ação.
III. a execução do plano pressupõe, exclusivamente, a ação.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
I e III apenas.
III apenas.
II apenas.
I apenas.
I e II apenas.
Araújo, Arantes e Pinheiro (2020) propõem algumas reflexões finais sobre sua discussão em torno das práticas educativas e do trabalho do professor com projeto de vida. A esse respeito, leia o excerto a seguir, adaptado da obra:
Os resultados de nossas pesquisas apontam para a necessidade de reconhecimento, compreensão e valorização de ________________, assim como de suas causas e manifestações, o que parece colaborar para o processo de (re)dimensionamento de ações, escolhas e planos relacionados com a construção dos projetos de vida. De um modo ou de outro, esses elementos parecem impulsionar (ou não) os jovens à ação, aspecto fundamental para a construção dos projetos de vida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
processos avaliativos e de desempenho
sentimentos e emoções
metas e resultados
conteúdos do currículo comum e diversificado
tecnologias de comunicação e informação
Em uma escola que adota princípios de reflexividade e colaboração, a professora do 4º ano percebe que suas estratégias expositivas, antes eficientes, perderam impacto no engajamento dos estudantes. Diante desse cenário, a ação pedagógica do professor na reorientação do processo didático precisa contemplar:
Proposição de sequências investigativas em que a turma analisa e discute, em conjunto, os resultados das atividades, permitindo ajustes de rotas metodológicas e acolhendo as sugestões dos estudantes na construção coletiva do conhecimento.
Priorização de questionários sistemáticos para averiguar o conteúdo assimilado, realocando as unidades de ensino em função das médias de rendimento e buscando manter a fluidez no cumprimento do programa.
Transferência do planejamento para comissões internas, que revisam as propostas pedagógicas com base em indicadores de desempenho previamente mapeados, preservando os mesmos recursos e critérios de avaliação adotados pelo corpo docente.
Manutenção do arcabouço de aulas expositivas, entremeadas por rápidas sessões de troca de ideias, equilibrando o uso de recursos digitais e atividades de observação para reforçar a aderência ao plano inicial.
Sodré e Kishimoto (apud Almeida, Placco e Souza, 2024) abordam os caminhos e obstáculos, percebidos por professores e coordenadores, para sustentar uma cultura de reflexão dentro da escola. Sabe-se que as condições de trabalho podem favorecer ou dificultar a prática reflexiva na escola. Segundo os autores, quais são as condições propícias para uma postura reflexiva?
Informação, práxis, diálogo e responsabilidade.
Responsabilidade, informação e tempo.
Práxis, tempo, diálogo, cultura colaborativa e informação.
Cultura reflexiva, diálogo e participação.
Tempo, espaço, informação, cultura participativa e colaborativa.
Em um processo de orientação vocacional, a etapa de autoconhecimento envolve, em maior medida, a reflexão sobre:
o histórico familiar e as influências de amigos
as expectativas salariais e os benefícios de uma futura carreira
os valores, interesses, habilidades e traços de personalidade
as habilidades técnicas e as experiências profissionais anteriores
A mediação pedagógica caracteriza-se como um processo de intervenção intencional e reflexiva do professor, que orienta e potencializa as aprendizagens das crianças.
Nesse contexto, o coordenador pedagógico deve:
Restringir sua atuação à elaboração de relatórios administrativos e registros burocráticos.
Assumir postura fiscalizadora, limitando-se a verificar o cumprimento de metas e planejamentos.
Direcionar as ações pedagógicas apenas à transmissão de conteúdos curriculares, desconsiderando o contexto sociocultural das crianças.
Acompanhar e apoiar o trabalho docente, promovendo momentos de estudo, observação e diálogo que fortaleçam práticas pedagógicas mediadoras e contextualizadas.
Delegar a responsabilidade de mediação exclusivamente ao professor regente, sem acompanhamento ou avaliação das práticas em sala de aula.
Nas aulas de língua inglesa, a ação reflexiva é construída a partir da repetição de métodos pré-elaborados para avaliar competências linguísticas dos estudantes.
Certo
Errado
Assinale a proposição que expressa, com clareza, o ciclo ação-reflexão-ação no planejamento participativo escolar.
Elaborar plano anual fixo e seguir roteiro rígido, finalizando com relatório conclusivo no encerramento do período.
Definir objetivos, agir em projetos, analisar evidências e ajustar rotas com novos compromissos assumidos pelo coletivo.
Contratar consultoria externa para produzir metas e indicadores, aplicando o mesmo pacote para todas as turmas.
Distribuir tarefas por ordem alfabética, priorizando cumprimento de prazos sobre análise dos resultados educativos.
Transferir o planejamento para conselhos esporádicos, comunicando decisões já tomadas à comunidade escolar.
O uso das metodologias ativas, recomendadas por estimularem processos de ação-reflexão-ação em que o estudante tem uma postura ativa em relação ao seu aprendizado, provocam mudanças no modo de ensinar, porque:
o professor deixa de ser necessário
a sala de aula ganha uma remodelagem, sendo equipada com itens de alta performance tecnológica
o tempo e o espaço de interação entre professor e alunos passam a ser regulados por um supervisor
o conteúdo não é transmitido, mas problematizado a partir de experiências que fazem parte da vida dos estudantes
Ao sistematizar algumas conclusões acerca do trabalho docente, da pedagogia e do ensino, Tardif (2012) reforça que “o trabalho dos professores não pode ser visto mera ou exclusivamente como a tarefa de um técnico ou um executor”. No capítulo 3 da obra Saberes Docentes e Formação Profissional, Tardif (2012) afirma que a análise do trabalho docente permite recolocar e enraizar a pedagogia em seu próprio espaço de produção, que é
a epistemologia científica.
o ofício do professor.
a pesquisa universitária.
o campo das políticas públicas educacionais.
os currículos de formação inicial.
Quando o Coordenador Pedagógico propõe a um professor a observação mútua de aulas, seguida de um feedback estruturado, ele está utilizando a prática pedagógica como o próprio objeto de estudo. Esta estratégia promove a formação continuada baseada na:
Punição.
Competição.
Reflexão-ação.
Hierarquia.
A Tecnologia da Informação e a Digitalização mudaram definitivamente a forma como as pessoas trabalham, estudam e se comunicam. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem passou a contar com novas práticas e formas de abordagem. É o que observamos com as metodologias ativas de aprendizagem. Considerando as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.
As metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.
Nessa abordagem, os alunos são protagonistas de sua própria aprendizagem, trabalhando em equipe e desenvolvendo habilidades importantes como resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação e colaboração.
Com as metodologias ativas de aprendizagem, o ensino é feito por meio de práticas que trabalham com diferentes conceitos de maneira repetida — de várias maneiras e com feedback imediato. O intuito é que o conhecimento possa realmente se firmar nas mentes dos estudantes.
Essa metodologia de ensino valoriza a disciplina, o foco na memorização e a transmissão de conteúdo. Nela, a aprendizagem ocorre de maneira formativa, enquanto o professor apresenta a teoria, o aluno absorve a informação. O objetivo é que o conhecimento possa realmente se fixar nas mentes dos estudantes.
A produção e a elaboração do conhecimento acontecem na interação de experiências práticas e teóricas, com finalidade de encontrar respostas aos mais diversos desafios sociais. Atitudes fundamentais na curiosidade e crítica dos estudantes definem a pesquisa como base pedagógica para encontrar soluções e respostas às demandas contemporâneas. Nesta perspectiva, é importante reconhecer a importância do romper o eixo da transmissão-assimilação dos conteúdos para um processo de ensino que altere, na prática suas relações básicas na direção da sistematização coletiva do conhecimento. Desse modo, é necessário estimular a reflexão do aluno, questionando-o de forma crítica e contextualizada, para uma educação problematizadora. Acerca desta abordagem, que gira em torno da ação-reflexão-ação, a metodologia de sistematização coletiva do conhecimento, entendida no contexto da didática como estratégias de ensino:
I. Será por meio de técnicas de problematização, trabalhos de grupo/individual, projetos, casos, aprendizagem por pares, plenários, aulas expositivas e outras tantas, que haverá a transposição do conhecimento (compreensão) para a transformação dos problemas reais.
II. Considera que o centro do processo não está no professor, como na abordagem transmissão-assimilação, nem no aluno como na abordagem aprender a aprender, nem no planejamento, como na abordagem do aprender a fazer. O centro do processo desloca-se para a práxis social de ambos.
III. Nessa visão, entende-se o aluno como ser histórico, ou seja, sujeito do processo de aprendizagem ao se ver inserido de modo sistemático e coletivo nas práticas sociais.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Segundo ALARCÃO (2004, p. 84), a escola configura-se não mais como um amontoado de pessoas, mas como um todo coeso, organizado, com objetivos coletivos e professores reflexivos.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Atualmente a escola, assim como em concepções anteriores, é considerada um espaço privilegiado para a formação de profissionais reflexivos.
A base da escola reflexiva não compreende a formação em serviço, visto que a avaliação constante das práticas conduz ao aprendizado.
Uma escola reflexiva não é uma comunidade de aprendizagem, antes sim um local onde se consome conhecimento sobre educação que foi produzido fora da escola.
O supervisor pedagógico surge como figura essencial, pois a ele cabe a criação de contextos favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento de professores reflexivos.
Gerir uma escola reflexiva, formar professores reflexivos não se apresenta como meta para aqueles que acreditam na mudança a partir da escola.