

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na relação entre Psicologia e Desenvolvimento, são considerados 3 fatores fundamentais. Assinale a alternativa que os apresenta adequadamente.
Desenvolvimento afetivo; desenvolvimento cognitivo-cultural; desenvolvimento comportamental.
Desenvolvimento cognitivo-cultural; desenvolvimento emocional; desenvolvimento comportamental.
Desenvolvimento afetivo; desenvolvimento cognitivo-cultural; desenvolvimento motor.
Desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento emocional; desenvolvimento social.
Observe o enunciado abaixo e assinale a alternativa que apresenta o termo que preenche corretamente a lacuna:
O desafio de compreender e explicar o processo de construção do conhecimento vem permeando a preocupação dos filósofos desde os tempos mais remotos. Os limites de atribuir sentidos a esse fenômeno mobilizou a comunidade científica, especialmente a partir do início do século XX, para a ampliação de olhares e perspectivas diferenciadas, dando origem aos novos campos de conhecimento como a psicologia e as ciências __________ – na metade do século XX –, por exemplo.
avaliativas
curriculares
cognitivas
educacionais
experimentais
A ampliação dos estudos sobre o desenvolvimento humano tem favorecido a comparação entre padrões de desenvolvimento típicos e atípicos, contribuindo para a compreensão de diferentes condições do neurodesenvolvimento e para a elaboração de estratégias educacionais mais adequadas aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Sobre o TEA, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
(__) Na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde − CID-10 (Organização Mundial da Saúde - OMS, 2008), o TEA é classificado como um transtorno psiquiátrico.
(__) O TEA é considerado um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por atrasos e desvios sociocomunicativos, bem como pela manifestação de comportamentos restritos e repetitivos.
(__) No TEA, um dos critérios diagnósticos, refere-se aos comportamentos comunicativos não verbais utilizados na interação social. Pode existir a variação desde a comunicação verbal e não verbal pouco integrada, anormalidades no contato visual e na linguagem corporal, até déficits na compreensão e no uso de gestos ou ausência de expressões faciais e de comunicação não verbal.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
F, V, V.
F, V, F.
V, F, F.
V, V, V.
V, F, V.
O desenvolvimento humano resulta da interação dinâmica entre fatores diversos. Sob essa perspectiva, diferentes teóricos da educação e da psicologia do desenvolvimento defendem que a aprendizagem é influenciada pelas experiências vivenciadas. Dessa forma, compreender as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano possibilita ao pedagogo planejar intervenções mais adequadas às necessidades dos estudantes. Nesse contexto analise as afirmativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( )O desenvolvimento cognitivo pode ser favorecido pelas interações sociais, pelas experiências culturais e pelas oportunidades de aprendizagem proporcionadas em diferentes ambientes educativos.
( )Aspectos emocionais influenciam a aprendizagem, podendo favorecer ou dificultar a participação, a construção do conhecimento e as relações estabelecidas no ambiente escolar.
( )O desenvolvimento humano caracteriza-se por um processo contínuo, influenciado por fatores biológicos, históricos, culturais e sociais que interagem entre si ao longo da vida.
( )As diferenças culturais exercem pouca influência sobre os processos de aprendizagem, uma vez que o desenvolvimento ocorre predominantemente em função da maturação biológica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F, V, V, F.
V, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
A Psicologia do Desenvolvimento busca compreender a criança e o adolescente por meio da descrição e análise das transformações psicológicas que ocorrem ao longo do tempo, investigando como essas mudanças podem ser explicadas e interpretadas. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir:
I. O tempo, por si só, constitui uma variável psicológica.
II. A essência da Psicologia do Desenvolvimento está no estudo das mudanças que ocorrem em função da idade cronológica.
III. O foco da Psicologia do Desenvolvimento está nas mudanças de comportamento decorrentes dos processos intraindividuais e das influências ambientais.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
III apenas.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona autores da Psicologia da Educação a formulações conceituais centrais de suas teorias do desenvolvimento e da aprendizagem:
Primeira coluna: autor
1. Jean Piaget
2. Lev Vygotsky
3. Henri Wallon
Segunda coluna: formulação conceitual
(__) O desenvolvimento psíquico resulta de um processo dialético no qual a constituição do sujeito ocorre pela internalização de relações sociais mediadas simbolicamente, reconfigurando funções psicológicas inicialmente externas.
(__) A gênese do conhecimento decorre de reorganizações sucessivas das estruturas cognitivas, produzidas pela tensão entre ação do sujeito e resistência do meio, em um movimento contínuo de equilíbrio dinâmico.
(__) A construção da personalidade articula dimensões motoras, afetivas e cognitivas, cuja predominância varia ao longo do desenvolvimento, sem que uma dessas dimensões possa ser compreendida de forma isolada.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
2, 3, 1.
1, 2, 3.
3, 1, 2.
2, 1, 3.
Antes da alfabetização é necessário que a criança tenha em seu corpo a experiência da cor, da espessura, da longitude, da latitude, da trajetória, do ângulo, da forma, da orientação e da projeção espacial. Nesse sentido, a educação psicomotora é válida para todos, pois parte do pressuposto que:
a aprendizagem inicial acontece exclusivamente por meio de exercícios de memória visual e auditiva, sem relação com o corpo.
o desenvolvimento psicomotor depende apenas de habilidades motoras finas, não envolvendo percepções espaciais ou corporais.
a experiência corporal é importante apenas para crianças com dificuldades de aprendizagem, não sendo necessária para todas.
o ponto de partida da aprendizagem é a noção do próprio corpo, sua classificação e tomada de consciência que constituem o esquema corporal.
a noção de espaço se desenvolve de forma natural e automática, independentemente de estímulos corporais e educacionais.
Os fundamentos teóricos do desenvolvimento infantil são essenciais para compreender as diferentes etapas de crescimento. Nesse contexto, analise as assertivas:
I.O desenvolvimento infantil resulta da interação dinâmica entre fatores biológicos e contextos ambientais, influenciando a constituição de habilidades ao longo do tempo.
II.As experiências sociais e culturais exercem papel significativo na organização dos processos de aprendizagem e na construção de significados pela criança.
III.No período da Educação Infantil, a criança começa a desenvolver pensamentos abstratos e dedutivos, mesmo mantendo as relações de interdependência com as interações sociais estabelecidas.
IV.O brincar configura-se como uma atividade relevante, contribuindo para a elaboração de aspectos cognitivos, emocionais e sociais no desenvolvimento infantil.
É CORRETO o que se afirma em:
Apenas I, II e IV.
Apenas I e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas II e III.
As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas ao desenvolvimento infantil porque:
O desenvolvimento da criança não interfere na aprendizagem;
Apenas fatores escolares influenciam a aprendizagem;
O desenvolvimento cognitivo, emocional e social influencia diretamente a aprendizagem;
A aprendizagem depende somente da idade da criança.
Os conhecimentos relacionados à psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento são estudos científicos de como os indivíduos mudam e adquirem conhecimento ao longo da vida, auxiliam o professor na compreensão das características presentes no processo educativo. Nesse contexto, analise as afirmativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(__)O desenvolvimento infantil envolve aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais que interagem durante o processo educativo.
(__)As experiências sociais e culturais influenciam o desenvolvimento da aprendizagem das crianças no ambiente escolar.
(__)As dificuldades de aprendizagem podem relacionar-se a fatores pedagógicos, emocionais, sociais e cognitivos.
(__)Os estudantes pertencentes à mesma faixa etária apresentam processos de aprendizagem semelhantes independentemente das experiências vivenciadas.
(__)As interações sociais favorecem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
F, V, F, V, V.
V, F, V, V, F.
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
F, F, V, V, V.
Partindo da constatação de que distúrbio de aprendizagem, também denominado Transtorno Específico de Aprendizagem (TA), e Dificuldade de Aprendizagem (DA) não são termos sinônimos - embora possam apresentar manifestações sintomatológicas semelhantes -, correlacione as duas colunas a seguir, associando cada conceito à sua respectiva definição. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta:
COLUNA 1
TA. Transtorno de Aprendizagem
DA. Dificuldade de Aprendizagem
COLUNA 2
( ) Decorre de causas predominantemente exógenas, geralmente relacionadas a obstáculos de ordem pedagógica, cognitiva ou sociocultural.
( ) Possui etiologia neurobiológica, estando associada ao funcionamento cerebral.
( ) Encontra-se formalmente reconhecida nos sistemas classificatórios internacionais, como o DSM-5-TR e a CID-11.
TA-TA-DA-DA.
DA-DA-TA-TA.
DA-TA-DA-TA.
TA-DA-DA-TA.
TA-DA-DA-TA
A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem constitui um campo fundamental para a compreensão dos processos de constituição do sujeito ao longo da vida, bem como dos mecanismos envolvidos na apropriação do conhecimento em contextos educativos formais e não formais. As diferentes abordagens teóricas desse campo — como o construtivismo piagetiano, o behaviorismo e a perspectiva histórico-cultural — oferecem referenciais distintos para a interpretação das relações entre desenvolvimento, aprendizagem, mediação pedagógica e intervenção educativa, influenciando diretamente a organização do ensino, do currículo e das práticas pedagógicas.
À luz dessas abordagens e de suas contribuições para o trabalho pedagógico na Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.
I. Para Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo organiza-se em estágios sucessivos, universais e invariantes, sendo a aprendizagem condicionada às estruturas mentais já constituídas, o que implica reconhecer limites e possibilidades pedagógicas conforme o nível de desenvolvimento do sujeito.
II. Na perspectiva histórico-cultural, especialmente nos estudos de Lev Vygotsky, a aprendizagem é compreendida como processo social e mediado, capaz de impulsionar o desenvolvimento por meio das interações, da linguagem e da atuação intencional do outro, conceito expresso na Zona de Desenvolvimento Proximal.
III. O behaviorismo, ao centrar-se no estudo dos comportamentos observáveis e no papel dos estímulos e reforços, contribuiu para a formulação de práticas pedagógicas sistematizadas, embora apresente limitações ao desconsiderar os processos cognitivos internos.
IV. As teorias contemporâneas da Psicologia da Aprendizagem defendem que os processos afetivos, sociais e culturais são secundários no desenvolvimento humano, devendo o ensino priorizar exclusivamente a transmissão eficiente de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Na construção do sujeito do conhecimento e de aprendizagem, a Psicopedagogia observa como cada pessoa organiza sentido para o que vive na escola, na família e em outros espaços. Leia as afirmativas a seguir.
I. O sujeito do conhecimento constitui-se nas interações com pessoas, objetos e situações culturais, e elabora maneiras próprias de se relacionar com o aprender.
II. A história de vínculos com figuras de referência, com professores e com colegas influencia a forma como o sujeito encara desafios escolares e lida com erros.
III. As experiências que envolvem brincadeiras, jogos, leitura de mundo e participação em decisões do cotidiano colaboram para a construção da posição de sujeito que aprende.
IV. O olhar psicopedagógico considera que estratégias de estudo, hábitos de atenção e modos de pedir ajuda fazem parte do jeito singular de cada sujeito se relacionar com o conhecimento.
V. A posição de sujeito de aprendizagem define-se por traços herdados e permanece praticamente idêntica ao longo da vida, independentemente das experiências escolares ou familiares.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – II – III.
I – II – III – IV.
II – III – V.
II – III – IV.
I – II – III – IV – V.
Bossa (2009) analisa as dificuldades de aprendizagem sob uma ótica multicausal, diferenciando o que são problemas de escolarização de transtornos específicos que exigem diagnóstico clínico. A autora enfatiza que a escola deve estar atenta aos sinais que indicam obstáculos no desenvolvimento cognitivo ou emocional, promovendo uma abordagem que integre os aspectos psicopedagógicos. O transtorno de aprendizagem que se caracteriza especificamente por dificuldades acentuadas no reconhecimento de palavras, na decodificação e na soletração é a:
Discalculia.
Disgrafia.
Dislexia.
Dislalia.
Quanto à apresentação da obra Formação Social da Mente (2007), pode-se afirmar que
é dividida em duas partes sendo que a primeira trata da “teoria básica e dados experimentais” e a segunda das “implicações educacionais”.
é dividida em três partes respectivamente: aspectos cognitivos, histórico social e metodologia.
“O instrumento e o símbolo no desenvolvimento” e “Problemas de método” estão contidos na segunda parte dedicada à implicações educacionais.
“O papel do brinquedo no desenvolvimento” é tema central da primeira parte dedicada à teoria básica e dados experimentais.
não é subdividida, mas dedicada ao tema do aprendizado e desenvolvimento.
Sobre os fundamentos teóricos da educação e os aspectos psicológicos do desenvolvimento humano, analise as afirmações e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__) O desenvolvimento humano ocorre por meio de interações sociais e culturais.
(__) As teorias de aprendizagem consideram o aluno como sujeito passivo no processo educativo.
(__) A perspectiva histórico-cultural valoriza o papel do contexto social na aprendizagem.
(__) O processo educativo pode ser compreendido independentemente das influências históricas e sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
F, F, V, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
A diferenciação entre dificuldades e distúrbios de aprendizagem constitui um dos campos mais complexos da interface entre educação e saúde, exigindo abordagens que articulem fatores neurobiológicos, processos subjetivos e práticas pedagógicas. Ainda que ambas as categorias envolvam prejuízos significativos no processo de aquisição do conhecimento escolar, suas naturezas, diagnósticos e intervenções demandam referenciais distintos.
À luz dessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
Distúrbios de aprendizagem são resultantes da exposição prolongada a práticas pedagógicas pouco responsivas, caracterizando-se por um quadro de baixo desempenho escolar reversível mediante reorganizações curriculares.
Dificuldades de aprendizagem configuram transtornos estruturais do desenvolvimento cognitivo, sendo definidas por alterações permanentes na arquitetura sináptica, cuja identificação demanda exames neurofisiológicos especializados.
Dificuldades de aprendizagem, por apresentarem manifestações específicas no processamento fonológico e na fluência verbal, exigem avaliações neuropsicológicas para confirmação de sua natureza orgânica.
Distúrbios de aprendizagem decorrem de disfunções neurológicas de base, independentemente da qualidade das práticas escolares, sendo necessário que o diagnóstico diferencie tais quadros das dificuldades ocasionadas por fatores ambientais.
A análise etiológica realizada pelo psicopedagogo busca distinguir entre dificuldades de aprendizagem (fatores externos) e transtornos de aprendizagem (fatores intrínsecos de base biológica). No contexto das perturbações do desenvolvimento psicomotor e da linguagem, assinale a alternativa correta.
Estrutura a distinção entre dificuldades de aprendizagem e transtornos a partir de fatores contextuais e biológicos, organizando a avaliação conforme procedimentos definidos sem integração entre dimensões do desenvolvimento.
Baseia a distinção entre dificuldades de aprendizagem e transtornos em fatores contextuais e biológicos, conduzindo a avaliação a partir de sinais isolados sem articulação entre aspectos psicomotores e de linguagem.
Orienta a distinção entre dificuldades de aprendizagem e transtornos por fatores contextuais e biológicos, estruturando a avaliação conforme critérios operacionais sem integração com o contexto do desenvolvimento do sujeito.
Diferencia dificuldades de aprendizagem associadas a fatores contextuais de transtornos de base biológica, considerando manifestações no desenvolvimento psicomotor e da linguagem a partir de avaliação integrada.
"A compreensão do desenvolvimento humano como processo relacional, histórico e cultural deve-se, em grande parte, à influência da __________, cujas proposições superaram concepções inatistas e mecanicistas, ao enfatizar a mediação simbólica e a interação social como elementos constitutivos da aprendizagem."
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
Antropologia estrutural
Sociologia funcionalista
Psicologia Construtivista
Psicologia histórico-cultural
Sobre o transtorno do desenvolvimento intelectual (TDI), assinale a alternativa incorreta.
O TDI pode surgir em diferentes níveis (leve, moderado, grave e profundo), proceder de modo independente, ou ter associado outro transtorno mental ou físico.
O TDI manifesta-se ao longo do desenvolvimento humano, por meio de alterações intelectuais, cognitivas e adaptativas.
Com relação à escola, as dificuldades dos alunos com TDI podem aparecer claramente nas aprendizagens acadêmicas, por meio de déficits nas funções intelectuais que envolvem o raciocínio, a resolução de problema, o planejamento e organização de ideias, os pensamentos abstratos e as alterações na coordena-ção ou função motora.
O aluno com TDI precisa, acima de tudo, ser identificado e caracterizado por suas limitações significativas, sendo facultativo o apoio educacional e social.
A escola deve propor modificações de forma que possibilite ao aluno um ensino de qualidade, promovendo medidas que o auxiliem no acesso e compreensão do conhecimento, de acordo com suas capacidades.