Questões de Concurso sobre Uso de drogas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
43 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Ao realizar uma busca ativa em um território de vulnerabilidade social, uma equipe de pedagogos sociais deparou-se com um grupo de adolescentes que faz uso frequente de solventes (cola e lança-perfume) em uma praça pública. Alguns profissionais, novos na equipe, demonstraram desilusão e defenderam que a intervenção pedagógica só deve começar após os jovens concordarem com o encaminhamento para a internação voluntária em um serviço de desintoxicação, argumentando que “dialogar com os jovens sob efeito de drogas legitima o uso”.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta, quanto ao posicionamento do pedagogo, coordenador do trabalho, em relação à orientação para sua equipe, tendo como fundamento as estratégias de redução de danos e as práticas socioeducativas da pedagogia social de rua.


A

estabelecer uma aproximação respeitosa e progressiva, construindo um vínculo por meio da escuta ativa e da oferta de estratégias para reduzir riscos à saúde (como a hidratação e a alimentação), respeitando o tempo de adesão de cada adolescente sem impor a abstinência como barreira


B

condicionar a distribuição de materiais informativos e o convite para as oficinas artísticas do projeto à assinatura de um termo de compromisso individual onde o jovem se comprometa a não fazer uso de nenhuma substância a partir daquele momento, mostrando seu interesse pessoal


C

suspender os deslocamentos à praça até que os adolescentes parem de usar as substâncias em público, como estratégia da equipe, evitando que a ação da equipe passe uma imagem de convivência com atos infracionais e de desordem urbana


D

acionar o policiamento local, por segurança, para dispersar os jovens e realizar o acolhimento institucional compulsório de todo o grupo, considerando a negligência familiar e o risco social agudo


E

concentrar o trabalho de rua no monitoramento à distância, catalogando as atividades dos jovens para fornecer relatórios detalhados ao sistema de justiça e subsidiar argumentos para a aplicação de ação socioeducativa de internação compulsória

Durante uma reunião pedagógica, a escola identificou que alguns estudantes apresentavam dúvidas sobre o uso de drogas, enquanto outros já demonstravam comportamentos relacionados, possivelmente, ao consumo. A equipe escolar decidiu organizar ações educativas, orientar os estudantes e estabelecer parcerias com serviços especializados quando necessário. Considerando os níveis de prevenção ao uso de drogas no contexto escolar, assinale a alternativa correta.


A

A prevenção secundária ocorre antes de qualquer contato do estudante com drogas, tendo como principal objetivo impedir que o consumo venha a acontecer.


B

A prevenção primária é direcionada aos estudantes que já apresentam dependência química, com ações voltadas ao tratamento e à recuperação.


C

A prevenção terciária envolve estudantes que já desenvolveram dependência, cabendo à escola encaminhar, apoiar a recuperação e contribuir para a reintegração do aluno, sem assumir o papel de tratamento especializado.


D

A prevenção ao uso de drogas é responsabilidade da escola, que deve conduzir todas as etapas de orientação, acompanhamento e tratamento dos estudantes.

Em uma escola pública situada em um território de alta vulnerabilidade social, uma equipe formada por pedagogos do CREAS e profissionais da atenção primária à saúde planejou uma ação intersetorial. A proposta era abordar a prevenção e o uso de substâncias psicoativas entre adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Em um diálogo com o grupo de professores da escola, no planejamento, um docente sugeriu palestras com ex-dependentes químicos para detalhar as consequências físicas e morais do uso de drogas. O argumento era o de que “mostrar o fundo do poço poderia produzir impacto, medo e afastar os jovens das substâncias”. Um pedagogo da equipe intersetorial, entretanto, interveio e argumentou sobre a intervenção pedagógica, considerando o referencial da redução de danos no contexto da escola promotora de saúde.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a argumentação e a ação metodologicamente coerentes com a redução de danos.


A

propor a substituição das palestras diretivas e moralistas por oficinas dialógicas e participativas para debater a relação dos jovens com o território, com a cultura e com as drogas, favorecendo o autocuidado, o acesso à informação qualificada e a autonomia dos adolescentes


B

manter as palestras com relatos sobre experiências de pessoas com a dependência, pois a pedagogia do impacto psicológico sensibiliza os adolescentes quanto às consequências do consumo e provoca a abstinência imediata dos adolescentes. Dessa forma, será possível implementar medidas socioeducativas


C

sugerir que a escola terceirize a temática das drogas para a área de segurança pública e de justiça, cabendo aos pedagogos das equipes e professores da escola a identificação e a exclusão sumária das atividades pedagógicas coletivas dos jovens que apresentem sinais de consumo para evitar a influência em outros jovens


D

defender a adoção de uma abordagem focada na padronização comportamental individual, prescrevendo regras bem definidas e objetivas de conduta e sanções administrativas para quem não atingir a abstinência, eximindo o debate sobre as vulnerabilidades sociais que afetam o território


E

realizar intervenções com dinâmicas lúdicas que evitem tocar diretamente no tema das substâncias ou nas realidades vivenciadas pelos jovens, garantindo uma neutralidade institucional que anule as tensões cotidianas do território

No contexto escolar, a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, como ação educativa e contínua, deve, prioritariamente:


A

Aplicar medidas disciplinares, associadas a regras rígidas, como eixo central da prevenção.


B

Realizar campanhas e palestras esporádicas com especialistas, concentradas em datas específicas, para não estimular muito o assunto entre os alunos.


C

Instituir ações preventivas restritas aos casos identificados como “de risco” e apenas quando houver suspeita ou confirmação de uso.


D

Restringir as ações da escola a manter a família e os serviços de saúde informados sobre possíveis ocorrências, evitando o envolvimento excessivo da instituição.


E

Fomentar a participação articulada de toda a comunidade escolar (estudantes, famílias, docentes, gestão e equipe de apoio), com ações integradas ao cotidiano e ao projeto pedagógico.

Diante de uma relação de uso abusivo ou dependente de substância psicoativa que acarreta danos físicos ou psicológicos, incluindo o comprometimento do julgamento, analise as afirmativas a seguir sobre Projeto Terapêutico Singular (PTS) no contexto do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).


I- Tem como finalidade padronizar protocolos de atendimento, garantindo que os usuários de um mesmo serviço com uso abusivo ou dependente de substância psicoativa recebam o mesmo conjunto eficiente e eficaz de intervenções terapêuticas.

II- Como ferramenta clínica e, ao mesmo tempo, plano de cuidado de vida para usuários, pode oportunizar uma fissura, no sentido de brecha, em uma relação de certeza presentificada pela droga, único sentido na vida de algumas pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas de forma dependente.

III- As etapas operacionais incluem diagnóstico biopsicossocial, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação periódica.

IV- Um dispositivo de integração e organização das equipes de profissionais da saúde no CAPS.

V- Em situações de crise aguda de uso abusivo ou dependente de substância psicoativa tem a reavaliação como etapa opcional a ser realizada.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II, III, IV e V.


B

II, III e V, apenas.


C

I, III e IV, apenas.


D

I, III, IV e V, apenas.


E

II, III e IV, apenas.

Leia os objetivos transcritos abaixo.


1- Criar e implantar uma rede de clinicas especializadas, com profissionais altamente capacitados, para internamento e tratamento compulsório de dependentes de drogas lícitas e ilícitas.

2- Conhecer, sistematizar, divulgar e apoiar iniciativas, ações e campanhas de prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas em uma rede operativa, com a finalidade de ampliar sua abrangência e eficácia.

3- Promover e apoiar novas formas de abordagens e cuidados e o uso de tecnologias, ferramentas, serviços e ações digitais e inovadoras, que inclusive proporcionem redução de custos para o Poder Público.

4- Reduzir as consequências negativas sociais, econômicas e de saúde, individuais e coletivas, decorrentes do uso, do uso indevido e da dependência de drogas lícitas e ilícitas.


De acordo com o que dispõe o Decreto nº 9.761 de 11 de abril de 2019 (aprova a Política Nacional sobre Drogas), são objetivos da Política Nacional sobre Drogas somente aqueles indicados pelos números


A

2, 3 e 4.


B

1, 2 e 3.


C

1 e 4.


D

1 e 3.

Sobre os aspectos da dependência química, analise as alternativas e assinale a assinale a INCORRETA:


A

A síndrome de abstinência manifesta-se quando ocorre a interrupção ou redução do uso de uma substância, causando sintomas físicos e psicológicos.


B

O sistema dopaminérgico mesolímbico é responsável pela sensação de recompensa e prazer associada ao uso de substâncias psicoativas


C

A tolerância ocorre quando o organismo responde mais intensamente às mesmas doses de droga, aumentando os efeitos colaterais.


D

O tratamento da dependência química deve ser multidisciplinar, envolvendo ações farmacológicas, psicológicas e sociais.


E

A dependência psicológica está relacionada ao desejo compulsivo pelo uso da substância, mesmo na ausência de sintomas físicos.

Em uma escola municipal de Ensino Fundamental, a equipe pedagógica percebeu que alguns alunos acumulavam muitas faltas e, quando compareciam, costumavam chegar bastante atrasados. Ao analisar os registros, constataram que o índice de ausência já ultrapassava 30% do limite permitido por lei, o que gerou grande preocupação. Buscando compreender as razões desse comportamento, a direção investigou a situação e encontrou indícios de uso de drogas entre parte desses estudantes. Diante da gravidade do problema, a diretora decidiu chamar os pais e responsáveis para conversar, informar sobre as faltas e apresentar um plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas que seria implementado na escola. Apesar da iniciativa da escola, alguns pais se mostraram resistentes, afirmando que esse tipo de questão deveria ser resolvido apenas pela família, sem a interferência da escola.


A partir deste contexto, à luz das disposições recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as assertivas a seguir.


I- Cabe à escola notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentam uma quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido por lei.

II- Os pais e responsáveis têm razão ao afirmar que problemas relacionados ao uso de drogas devem ser resolvidos por eles próprios, sem a intervenção da escola.

III- A direção da escola decidiu informar aos pais e responsáveis sobre a frequência dos estudantes envolvidos na situação, porém esse não constitui um dever dos estabelecimentos de ensino.

IV- É incumbência da escola garantir um ambiente escolar seguro, razão pela qual se torna fundamental a implementação do plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas elaborado pela direção.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I e II.


B

I, III e IV.


C

I e IV.


D

III e IV.


E

II e III.

A Rede de Atenção Psicossocial foi instituída pela Portaria nº 3.088/2011 com a finalidade de criar, ampliar e articular pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Um de seus objetivos específicos é promover a reabilitação e a reinserção dessas pessoas na sociedade, por meio:


A

do retorno à escola para conclusão do ensino fundamental ou médio


B

da oferta de benefício de prestação continuada (BPC)


C

do acesso ao trabalho, à renda e à moradia solidária


D

da internação compulsória

Em relação ao uso das drogas e seus efeitos, assinale a alternativa INCORRETA.


A

As drogas psicoativas equilibram e reduzem as variações de humor.


B

As drogas chamadas psicoativas ou psicotrópicas têm ação no sistema nervoso central, alterando o funcionamento cerebral.


C

As drogas psicoativas induzem sensações de calma ou excitação.


D

A palavra droga, em linhas gerais, pode ser compreendida como qualquer substância que exerce um efeito sobre o organismo.


E

As drogas psicoativas alteram a percepção de realidade.

As relações entre corpo e psiquismo foram apontadas por Freud em seus estudos e hoje ajudam a compreender a drogadição como uma possível resposta do sujeito à:


A

permanência da psiquê infantil no corpo adolescente, sendo necessária apenas uma intervenção no aspecto psicológico


B

ausência de atividade psíquica, baixa autoestima e traumas vividos na infância, sendo recomendada, por isso, a terapia cognitivo-comportamental


C

presença perturbadora, em seu psiquismo, de elementos intraduzíveis, inassimiláveis, exigindo, portanto, um tratamento complexo de suas causas


D

alternância de sentimentos experienciados nas relações que estabelece em diferentes espaços de interação social, validando, assim, um procedimento terapêutico com foco no comportamento

Segundo consta no Estatuto da Criança e do Adolescente quando se vende, fornece, serve, ministra ou entrega, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, de qualquer forma, a criança ou ao adolescente configura-se como um crime que tem como pena, além da multa:


A

a detenção de 3 (três) a 5 (cinco) anos.


B

a detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.


C

a reclusão de 3 (três) a 5 (cinco) anos.


D

a reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

O pediatra Daniel Becker, em sua coluna “O Globo”, de 02 de abril de 2024, enfatizou sobre como os/as pais/mães podem reduzir o uso das telas por parte das crianças, considerando que a utilização excessiva pode trazer uma certa “toxicidade” (o “lixo” que se dissemina no mundo digital). Afinal, “Quem está educando seus filhos? Youtubers, Publicitários, Tiktokers? Se eles passam 04 horas na escola, 01 hora em interação com a família e uma média de 06 horas nas telas. Nesse sentido, no aspecto do desenvolvimento cerebral infantil, as crianças estão suscetíveis ao:

I- Atraso cognitivo, aumento da impulsividade e diminuição da habilidade de regular às emoções;

II- Atraso cognitivo, comprometimento na memória e na atenção focada, diminuição da habilidade de regular às emoções e afetam o sistema de recompensa do cérebro;

III- Comprometimento na memória e na concentração, alterações anatômicas do córtex pré-frontal, aumento na habilidade do controle emocional e obesidade infantil.

Considerando as afirmativas acima, quais delas são verdadeiras:


A

I, II e III


B

I e III


C

I e II


D

Somente a I


E

II e III

Dentre as diferentes abordagens feitas sobre a drogadição, tem predominado aquela na qual sobressai uma leitura relacionada às características da sociedade contemporânea, visto que nela:


A

predomina o apego a verdades absolutas, sobre as quais o homem constrói seu sistema de crenças


B

domina a ideia de que a tradição deve ser difundida para as novas gerações, a fim de perpetuar a cultura de um povo


C

impera a busca pela satisfação imediata e constante que poderia ser encontrada nos objetos de consumo, como a droga


D

prevalece a concepção de saúde como estado de bem-estar físico, que se concretiza quando os desejos mais profundos do ser se satisfazem

De acordo com Tavares, Béria e Lima (2005); Abramovay e Castro (2005), em relação ao que as drogas podem representar para alguns jovens, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Uma espécie de identidade.

( ) Pertencimento a um grupo de iguais.

( ) Mudança no linguajar e vestimentas.

( ) Fator de aproximação para entrada em determinado grupo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – F – F.


B

V – V – V – V.


C

F – F – V – V.


D

F – V – F – V.


E

V – F – V – F.

Os Depressores da Atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), referem-se ao grupo de substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas. Esse grupo de substâncias é também chamado de psicolépticos.

As substâncias que compõem o grupo de Depressores do SNC são, EXCETO:


A

Álcool.


B

Inalantes/solventes.


C

Ansiolíticos.


D

Barbitúricos.


E

Anfetamina.

O abuso de substâncias químicas tem sido encontrado cada vez mais em adolescentes que começam a ter comportamentos suicidas. Portanto, faz-se necessário conhecer a dimensão toxicológica de cada droga. Aquelas que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem seu funcionamento, fazendo com que o usuário pareça “desligado”, “devagar”, desinteressado pelas coisas, chamam-se:


A

drogas perturbadoras


B

drogas estimulantes


C

drogas depressoras


D

alucinógenos

“A esquizofrenia é caracterizada por sintomas psicóticos, que incluem delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados e comportamento bizarro e inadequado. Os sintomas psicóticos envolvem uma perda do contato com a realidade. Os sintomas podem ser desencadeados ou agravados por eventos estressantes da vida, como perda de um emprego ou término de uma relação amorosa. O uso de drogas, incluindo o uso de maconha, também pode desencadear ou piorar os sintomas. Em geral, os sintomas da esquizofrenia pertencem a quatro categorias principais: Sintomas Positivos, Sintomas Negativos, Desorganização e Comprometimento Cognitivo. A pessoa pode ter sintomas de uma ou de todas as categorias”.


São Sintomas Negativos, EXCETO:


A

Redução das demonstrações de emoções.


B

Pobreza discursiva.


C

Alucinações.


D

Anedonia.


E

Insociabilidade.

No Art. 243, o ECA estabelece pena à pessoa que “Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”. Segundo o ECA, a pena prevista nesse caso é:


A

Detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.


B

Detenção de 3 (três) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.


C

Detenção de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.


D

Detenção de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

Aquele que vende, fornece, serve, ministra ou entrega, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica:


A

Comete crime punível com detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.


B

Comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 2 (anos) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.


C

Comete crime punível com detenção de 1 (um) a 2 (anos) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.


D

Comete crime punível com reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.


E

Não comete nenhum ato ilícito passível de punição.

   
Gerar simulado