

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação aos aspectos relacionados à gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.
O conhecimento explícito é altamente pessoal, subjetivo, informal e experimental.
As organizações são as grandes interessadas em obter vantagem competitiva, logo não existem barreiras organizacionais à criação do conhecimento, e sim individuais.
O capital intelectual representa o inventário de conhecimentos gerados pela organização, e que não podem ser expressos como tecnologia.
Os administradores precisam controlar a criação do conhecimento, o que se chama promoção do conhecimento, ou seja, o conjunto geral de atividades organizacionais que afetam positivamente o controle do conhecimento em seus cinco subprocessos.
Quando o conhecimento para de evoluir, transforma- se em uma opinião ou dogma.
Considere as seguintes afirmativas no processo de transformação organizacional na concepção de gestão de pessoas por competências:
I. O sistema gerado deve ter legitimidade que é obtida e conservada na medida em que ele atenda às necessidades das pessoas e da empresa.
II. Deve-se adequar, continuamente, o sistema às necessidades e expectativas das pessoas e da empresa ao longo do tempo; assim, o sistema nunca é uma obra acabada.
III. O sistema deve dar suporte ao desenvolvimento da empresa e das pessoas, portanto, deve valorizar aspectos positivos da cultura organizacional.
IV. O processo de transformação organizacional sistematizado deve ter um começo, um meio e um fim, para que se possa avaliar seus resultados.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
I e II.
I e III.
I, II e III.
I, III e IV.
Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.
A tipologia de competência indica o grau de complexidade dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes exigido no desempenho do trabalho.
Apenas o conhecimento procedimental ou estruturado pode ser assimilado por meio da combinação de dados, informações e experiências.
As competências organizacionais são classificadas de acordo com seu papel ocupacional.
Os espaços de interação para compartilhamento de conhecimentos devem ser ambientes sobre os quais a organização mantenha estrito controle.
A denominada abordagem de processo social é uma das mais utilizadas para a compreensão e gestão do conhecimento organizacional.
Um conceito moderno de entrevista que propicia que a entrevista de seleção deixe de ser apenas uma etapa para tornar-se uma ferramenta na gestão de recursos humanos é a entrevista:
centrada no cliente.
com foco nas competências.
interativa.
de desempenho.
Na acepção atual vinculada à gestão por competências, o significado de competência está associado a características individuais observáveis capazes de predizer ou causar desempenho superior ou efetivo no trabalho ou em outra situação de vida.
No modelo de gestão por competências, percebe-se uma tendência de redução da oferta de treinamento pelo processo formal e pontual, do tipo cardápio, em favor da prática de se incentivar o despertar constante das necessidades de autodesenvolvimento e da aplicação de técnicas de aprendizado no local de trabalho (on the job).
O conceito de competência individual citado na obra de Megatrends 2000 refere-se a:
Articulação do conhecimento associado a sua contextualiza-ção e adequação de ferramentas que separem e acusem o conhecimento permanente.
Processo de aprender a lidar com o estranho, o diferente e vê-lo exatamente e apenas diferente, isentando esta visão de va-lores e moralismos.
Tarefa quase sagrada que o indivíduo tem de buscar inces-santemente seu desenvolvimento.
Desenvolvimento de habilidades muito antigas, que imersa no modernismo, perdeu as suas características, mas retorna a-madurecida e abrangente.
Qual o conceito de Modelo Sinérgico para os grupos poderem estabelecer pontos fracos e fortes, em termos de competência e interação?
Momento final do trabalho em que se faz a devolutiva do processo.
Levar o grupo a perceber os aspectos baixos, analisando as suas forças e fraquezas, não só internamente como também em relação às outras equipes da organização com as quais interage.
Levar o grupo a distinguir o modelo clássico de estruturação de equipes por meio da divisão de tarefas, da hierarquização, normatização, controle e informações mínimas.
Compreensão do papel da equipe após aderir a missão e aos objetivos da organização.