

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As estratégias grupais têm sido amplamente utilizadas na prática profissional do psicólogo nas mais variadas áreas e contextos de atuação (educação, saúde e trabalho), nem sempre acompanhadas de uma teoria que sustente a prática.
São condições indispensáveis para o trabalho grupal
a verificação da compatibilidade entre os objetivos da estratégia utilizada, as necessidades dos participantes do grupo e as condições do contexto no qual a prática está ocorrendo.
a avaliação da compatibilidade entre as metas e a estratégia utilizada, independentemente, do contexto.
a avaliação da compatibilidade entre as metas e a estratégia utilizada, independentemente, do contexto.
a análise do contexto, a estratégia utilizada e a necessidade dos coordenadores.
Intervenções utilizadas por psicólogos no âmbito da atenção terciária do SUS geralmente têm uma interface grupal, a exemplo dos grupos operativos.
A utilização da estratégia de psicoterapia de grupo com pacientes esquizofrênicos
é recomendável quando o paciente está passando pela fase aguda da doença e fica mais sensível aos estímulos externos.
pode ser útil quando os sintomas positivos se estabilizaram por meio da intervenção medicamentosa.
é desaconselhável para qualquer forma da doença e em qualquer momento de sua manifestação.
pode ser indicada nos casos em que o uso da medicação foi suspenso ou considerado ineficaz.
é altamente eficaz em qualquer momento do tratamento, quer seja na fase aguda ou na fase crônica da doença.
Sobre as características de grupos psicoterápicos ou operativos descritas por Zimerman (1998), assinale a alternativa incorreta.
Ter no máximo 10 integrantes para não colocar em risco a preservação da comunicação, tanto visual como auditiva e conceitual do grupo.
Reunir todos os integrantes em torno de uma tarefa e objetivo comum.
Construir um campo dinâmico no qual circulam ansiedades, fantasias, fenômenos transferenciais, além de outros fenômenos específicos dos grupos.
Haver uma constante interação e mútua dependência entre cada indivíduo separadamente e o grupo como um todo.
A respeito de psicoterapia de grupo, assinale a alternativa correta.
A literatura aponta abordagens e modelos teóricos distintos e específicos para utilização em processos psicoterapêuticos grupais relativamente àqueles individuais, uma vez que os propósitos e os métodos de condução da psicoterapia em cada um dos casos é frontalmente diferente.
Os processos psicoterapêuticos grupais possuem como premissa básica a adoção do método de trabalho com grupo fechado e heterogêneo, de modo a impedir que o tempo definido para o tratamento seja despendido para novas apresentações sempre que um novo integrante ingressar no grupo.
Processos psicoterapêuticos grupais devem contar com pelo menos 20 integrantes, uma vez que grupos muito pequenos se tornam inibidos e improdutivos. Estudos evidenciaram ser esse quantitativo adequado para a livre expressão de sentimentos, emoções e feedback entre seus integrantes.
A realização concomitante de psicoterapia individual e de grupo é contraindicada pela grande maioria dos psicoterapeutas, especialmente se for conduzida pelo mesmo profissional, tendo em vista que o indivíduo tenderá a se expressar com maior detalhe no espaço individual e a boicotar o processo grupal.
Grupos psicoterapêuticos homogêneos são úteis no tratamento de pacientes para os quais educação, identificação e apoio recíproco são os elementos importantes da terapia. Porém, mesmo nesses grupos poderá haver heterogeneidade em alguma dimensão, por exemplo, o nível socioeconômico e cultural e ainda o estilo de vida dos seus integrantes.
A modalidade de atendimento em grupo no hospital é uma forma de trabalho que permite interação e troca entre os participantes, caracterizando-se como espaço de acolhimento às angústias frente a um quadro clínico. Sobre as vantagens do atendimento grupal no contexto hospitalar, é correto afirmar, EXCETO:
Permite conhecer um maior número de pacientes ao mesmo tempo.
Podem-se selecionar aqueles que serão acompanhados individualmente, ou que mereçam alguma investigação complementar.
Criam-se ou facilitam-se laços entre os pacientes que conviverão naquela unidade (e também entre seus familiares/acompanhantes).
Pode-se conhecer quais assuntos os pacientes gostariam de abordar com relação a todos os aspectos da internação e, a partir disso, agir para que as condições sem modificadas.
A recomendação é que a preferência não seja por atendimentos grupais no contexto hospitalar, haja vista eles desqualificarem a profundidade dos atendimentos em comparação com os atendimentos individuais.
O psicanalista inglês Wilfred R. Bion ficou conhecido por criar conceitos originais acerca das dinâmicas grupais, por exemplo:
grupo com líder e ECRO.
aparelho psíquico grupal e gestalt de grupo.
ressonância e ilusão grupal.
espaço transicional e pré‐tarefa.
mentalidade grupal e supostos básicos.
Segundo Fernandes (2003), os grupos com finalidades terapêuticas são formas de _________________ em que, além da meta terapêutica, como alívio ou eliminação de sintomas, desenvolvimento de comportamentos mais saudáveis etc., existe também a procura do ____________________ e do ____________________.
Os termos que preenchem corretamente a frase acima são, respectivamente:
psicoterapia grupal - autoconhecimento - desenvolvimento pessoal.
psicanálise - insight - atendimento psicológico.
psicologia coletiva - saber fazer - eu interior.
atendimento psicológico - inconsciente - novo ser.
coaching - desenvolvimento profissional - saber empresarial.
Qual das alternativas é incorreta quanto à Psicoterapia Psicodinâmica de Grupo?
Quanto às características pessoais que possam prever uma participação exitosa em Grupo, a motivação é a principal delas.
É mais econômica do que a Psicoterapia Individual e estimula a capacidade para desenvolver relacionamentos mais satisfatórios.
Os testes Psicológicos padronizados, como o Teste de Roschach, o Minnesota Multiphasic Personality Inventory (MMPI) e o Teste de Apercepção Temática (TAT) produzirão percepções bastante úteis para este tipo de Terapia.
O Grupo é superior ao tratamento individual em prevenção de recaída para pacientes com transtorno de uso de substâncias (álcool e drogas) por melhorar o apoio social.
A entrada ou saída de pessoas em qualquer tipo de Grupo é sempre um momento de impacto, que evoca fortes sentimentos nos integrantes.
A Teoria de Desenvolvimento do grupo de Bion (1961) afirma que os grupos funcionam em dois níveis, o nível da manifestação e o nível
latente.
consciente.
abstrato.
concreto.
inconsciente.
Atualmente, intervenções grupais têm sido uma alternativa de atendimento psicológico em diversos contextos, sobretudo, na Atenção Primária à Saúde. Nessa modalidade de prática assistencial, entende-se que
o profissional deve estar consciente do seu papel no cuidado dos usuários, atentando para a detecção de doenças e comportamentos de risco.
o grupo é um importante espaço para detecção de doenças e para orientação sobre a prática de hábitos saudáveis pelos usuários.
o atendimento grupal é uma possibilidade de envolvimento entre usuários e profissionais de saúde, acolhendo os saberes populares.
o psicólogo deve evitar que o conhecimento técnico seja influenciado pela proximidade afetiva com os usuários, prezando pela neutralidade das relações.
“Excluindo os grupos psicoeducacionais, todos que fazem parte deste tipo de grupo psicoterapêutico compartilham de muitos aspectos comuns, lutando por eficiência. Fazem um contrato para um conjunto discreto de objetivos e tentam se manter focados no cumprimento dos objetivos; tendem a permanecer no presente, com um foco no aqui-e-agora; lidam com pressões temporais e o final eminente da terapia; enfatizam a transferência de habilidades e aprendizagem do grupo para o mundo real; sua composição costuma ser homogênea para o mesmo problema, síndrome sintomática ou experiência de vida; concentram-se mais em questões interpessoais do que intrapessoais.” (Yalom, Irvin D. - Psicoterapia de grupo, teoria e prática. Porto alegre, artmed, 2006, p. 232-233).
A abordagem terapêutica que tem esses pressupostos é:
Terapia comportamental em grupo.
Terapia de grupo analítica.
Terapia de grupo breve.
Terapia de grupo cognitivo-comportamental.
Para Zimerman (1998), são orientações teóricas referentes à dinâmica de funcionamento dos grupos psicoterápicos, exceto:
Cognitivo-comportamental.
Psicanalítica.
Institucional.
Psicodramática.
Acerca de transferência e contratransferência em processos grupais segundo Zimerman (1997), julgue os itens a seguir.
I É consenso entre os psicoterapeutas que o fenômeno essencial em que se baseia o processo de qualquer terapia psicanalítica é o da transferência. Particularmente nas grupoterapias, as transferências aparecem de forma múltipla e cruzada.
II Na atualidade, acredita‐se que, em todo processo terápico, haja transferência, mas nem tudo deva ser entendido e trabalhado como sendo transferência.
Assinale a alternativa correta.
Os dois itens estão certos e relacionados.
Os dois itens estão certos, mas não estão relacionados.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Nenhum item está certo.
Pode-se afirmar que a intervenção da psicóloga sobre a questão de R., que lhe foi endereçada ao final do grupo, é condizente com a seguinte descrição:
Interpretação de base psicanalítica com vistas à elucidação do sonho.
Retificação subjetiva com vistas à implicação do sujeito em sua queixa.
Acolhimento de base humanista com vistas à escuta da queixa do sujeito.
Construção de base psicanalítica com vistas a suprir as lacunas da memória dos sonhos.
Método ativo centrado nas técnicas das psicoterapias breves de base psicanalítica
O processo grupal se caracteriza por:
Coerência, características, sentimentos, metas e autonomia.
Coesão, padrões grupais, motivações individuais, liderança.
Coerência, objetivos, autonomia e união.
Coesão, padrões grupais, motivações individuais e objetivos do grupo, liderança.
Admitindo-se que em qualquer grupo constituído forma-se o que conhecemos como campo grupal, uma estrutura composta de múltiplis fenômenos e elementos do psiquismo articulados entre si.
A esse respeito, é correto afirmar:
Inexiste, no campo grupal, a interação afetiva, a distribuição hierárquica de posições e de papéis.
Elementos intersubjetivos estão presentes de tal forma que a alteração em um componente repercute sobre os demais em constante interação.
Um grupo pode ser definido como o mero somatório de indivíduos, e, ao não constituir uma nova entidade, pressupõe regras próprias.
Coexistem forças coesivas e disruptivas no campo grupal que impedem as interações intra ou intersubjetivas.
Em função de não representar uma entidade nova, não constitui uma identidade particular, prevalecendo exclusivamente as identidades particulares.
Sobre grupos de terapia especializados para pacientes internados com tempo limitado, é correto afirmar:
1. O objetivo e a tarefa do grupo devem ser claros para os pacientes e os terapeutas, apropriados à situação clínica e alcançável dentro do tempo disponível.
2. Não é produtivo adotar uma postura de que o grupo no ambiente hospitalar irá durar apenas uma sessão e nela o profissional deve se esforçar para oferecer algo útil para o máximo de pacientes presentes no grupo.
3. O desafio do terapeuta de grupo com pacientes internados é a rápida rotatividade e heterogeneidade de suas psicopatologias.
4. A importância da interação no “aqui e agora” ajuda a aprender muitas habilidades interpessoais: comunicação com clareza, expressar sentimentos positivos, ouvir, oferecer apoio, formar amizades, porém não deve ser o “aqui e agora” o foco para grupos de pacientes internados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
É correta apenas a afirmativa 4.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
Uma das características da Dinâmica de Grupo é o desempenho de “papéis”, que são adotados, temporária ou permanentemente, pelos membros do Grupo. Alguém pode assumir a função de zelar pela moral e os bons costumes, e o seu exagero tende a obstruir qualquer movimento de criatividade inovadora. Essa é a função do:
vestal.
líder.
sabotador.
bode expiatório.
porta-voz
As grupoterapias psicanalíticas demandam dos coordenadores um conhecimento contemporaneamente alargado, em relação à tradicional fórmula centrada no id, ego e superego.
Na prática clínica atual, operam também os conceitos de ...................................... que corresponde a uma parte do superego resultante da introjeção, sem conflitos, dos necessários valores normativos e delimitadores dos pai; .................................... que implica no que o sujeito realmente é em contraposição ao que imagina ser, e .................................... herdeiro direto do narcisismo que corresponde a uma perfeição de valores que o sujeito supõe possuir, porém de fato não possui, estabelecendo um conflito.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
instinto • pulsão • consciência
ideal do ego • ego real • ego auxiliar
ego auxiliar • ego real • ideal do ego
imaginário • consciência do eu • ego real
função ego ideal • função espelho • função ego real