

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação aos agravos à saúde decorrentes do abuso de álcool é correto afirmar que:
O álcool não causa dependência.
O álcool atua apenas no sistema nervoso periférico.
O álcool é a substância psicoativa menos consumida no Brasil.
O álcool não tem qualquer relação com a hepatite ou com problemas cardíacos.
O álcool tem efeito generalizado nos sistemas do corpo, impactando quase todos eles, sendo uma substância legalizada e culturalmente aceita torna-se um dos principais agravantes de saúde no mundo.
Sobre a Psicologia Institucional é correto afirmar.
Para o psicólogo, uma instituição interessará como organismo específico e concreto, mas sem perder de vista que seu objetivo é o de “estudar os fenômenos humanos que se dão em relação com a estrutura, a dinâmica, as funções e os objetivos da instituição”.
A postura de permanente integração e compreensão é condição fundamental para o aperfeiçoamento da Psicologia institucional, como disciplina e como método clínico.
Objetivando o trabalho institucional, cabe ao psicólogo detectar os pontos de urgência a serem trabalhados a partir de técnicas grupais, pontuando que, em todos os grupos, há “um tipo de relação que é, paradoxalmente, uma individuação, que se impõe como matriz ou como estrutura básica de todo conflito grupal”.
A decisão de um psicólogo em trabalhar em uma instituição implica, antes de mais nada, um levantamento dos objetivos específicos do mesmo e os meios pelos quais ele busca alcançar tais objetivos. Mas, é necessário estudar os objetivos institucionais, suas dinâmicas e as consequências que levaram a instituição a solicitar a intervenção profissional de um psicólogo. Torna-se necessário investigar as fantasias que a instituição constrói acerca daquilo o psicólogo faz ou poderá fazer em suas dependências, pois a atuação desse profissional promove ansiedades de tipos e graus variados, que implicarão um manejo específico no sentido de ultrapassar as resistências que tentarão impedir a sua ação, posto que “ o psicólogo é um agente de mudança e um catalisador ou depositário de conflitos, e, por isso, as forças operantes na instituição irão agir no sentido de anular ou amortizar suas funções e sua ação”.
Sobre os aspectos que envolvem a análise da situação de saúde analise as asserções a seguir:
I - A estratificação socioeconômica e a saúde: apresenta a situação atual e tendências da situação de saúde no país, destacando as desigualdades de saúde segundo variáveis de estratificação socioeconômica, como renda, escolaridade, gênero e local de moradia.
II - Condições de vida, ambiente e trabalho: inclui evidências existentes no Brasil sobre condutas de risco como hábito de fumar, alcoolismo, sedentarismo, dieta inadequada, entre outros, segundo os diferentes estratos socioeconômicos da população.
III - Redes sociais, comunitárias e saúde: inclui evidências sobre a organização comunitária e redes de solidariedade e apoio para a melhoria da situação de saúde, destacando particularmente o grau de desenvolvimento dessas redes nos grupos sociais mais desfavorecidos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
Nenhuma das alternativas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A utilização de instrumentos não esterilizados que cortam não é um fator de risco para a transmissão do HIV.
II. A violência psicológica contra a pessoa idosa inclui ações como humilhação e desvalorização.
Marque a alternativa CORRETA:
A assistência terapêutica, prevista pela Portaria no 1.261 de 5 de maio de 2010, que institui os princípios, as diretrizes e ações para o atendimento às necessidades e expectativas de saúde dos servidores públicos federais, deve
priorizar os atendimentos individuais voltados à reinserção social e à capacitação dos profissionais para uma atuação produtiva.
eliminar, no ambiente de trabalho, qualquer fator ou variável que possa provocar o adoecimento em saúde mental.
contemplar diferentes modalidades de atenção direta, priorizando o atendimento grupal em equipe multidisciplinar.
evitar qualquer situação de desordem no ambiente de trabalho, instaurando processos éticos quando ocorrerem conflitos.
proteger os servidores diagnosticados com transtornos mentais, evitando esclarecer outros profissionais sobre a sua situação.
A proposição da Clínica Ampliada engloba eixos fundamentais identificados na primeira coluna. Relacione-os com a coluna da direita.
I. Compreensão ampliada do processo saúde-doença
II. Construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas
III. Ampliação do objeto de trabalho
IV. A transformação dos meios ou instrumentos de trabalho
( ) Busca evitar uma abordagem que privilegie excessivamente algum conhecimento específico. Traduz-se ao mesmo tempo em um modo diferente de fazer a clínica, na busca de resultados eficientes, com necessária inclusão de novos instrumentos.
( ) As doenças, as epidemias, os problemas sociais acontecem em pessoas e, portanto, o foco de qualquer profissional de saúde deve ser a pessoa ou grupos de pessoas, por mais que o núcleo profissional (ou especialidade) seja bem delimitado.
( ) Refere-se à necessidade de arranjos e dispositivos de gestão que privilegiem uma comunicação transversal na equipe e entre equipes (nas organizações e rede assistencial). Entretanto, são necessárias, principalmente, técnicas relacionais que permitam uma clínica compartilhada
( ) A complexidade da clínica requer a partilha na identificação de problemas e propostas de solução. Diante de uma compreensão ampliada do processo saúde-doença, aposta-se que aprender a fazer algo de forma compartilhada é infinitamente mais potente do que insistir em uma abordagem pontual e individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
I – III – IV – II
IV – II – III – I
II – IV – III – I
I – III – II – IV
III – IV – II – I
“O Apoio Matricial em saúde objetiva assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde, de maneira personalizada e interativa” (CUNHA; CAMPOS, 2011, p. 964).
Considerando as ações benéficas dirigidas aos usuários de saúde, a partir do trabalho das equipes de referência e do apoio matricial em saúde, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Consolidar a hegemonia clínica.
( ) Limitar o cuidado interdisciplinar.
( ) Limitar a fragmentação da atenção.
( ) Contribuir para a regulação das redes assistenciais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Sobre a atuação da psicologia na Saúde Pública é correto afirmar.
O psicólogo é convocado a desenvolver ações para a adaptação de seu instrumental teórico?prático, viabilizando a reintegração e a ressocialização dos usuários por meio do cuidado contínuo. Faz?se indispensável desenvolver abordagens colaborativas, onde o usuário, junto com a sociedade sejam reconhecidos como atores, cooperando com a gestão de políticas de saúde, motivando a geração de serviços descentralizados, adaptados e apropriados aos interesses da clientela.
Cabe ao psicólogo modificar suas práticas, adaptando as atividades referentes à promoção de saúde, agrupando a seus objetivos dados sobre a comunidade, desempenhando o projeto de programas conforme as demandas da população, colaborando e adquirindo conhecimento de outros profissionais envolvidos na área.
O trabalho do psicólogo nos serviços de Atenção Primária à Saúde também deve estar voltado para atividades de promoção da saúde, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
No contexto da saúde pública, os psicólogos comunitários podem buscar informações acerca da realidade comunitária, das redes de serviços, do modo como funcionam, das suas potencialidades e dificuldades, trabalhando, assim, de forma assertiva na prevenção e promoção da saúde.
A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental. Quais diretrizes tem direcionado as ações dessa Política em prol do modelo de atenção em saúde mental?
Incorporação e implementação do uso de práticas integrativas e complementares para o tratamento dos pacientes submetidos a períodos intermitentes de hospitalização.
Substituição dos hospitais psiquiátricos por uma rede de serviços de saúde, articulada à atenção básica; redução e progressiva desativação de leitos em instituições psiquiátricas.
Articulação com diferentes projetos de assistência social, visando proteger às famílias em situação de vulnerabilidade social; e investimento em projetos de desospitalização dos pacientes internados.
Complementação ou suplementação da formação escolar do paciente por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
A Política de Humanização parte de conceitos e dispositivos que visam à reorganização dos processos de trabalho em saúde, propondo centralmente:
transformações nas formas de prestar serviços à população em geral.
transformações nas relações sociais que envolvem trabalhadores e gestores, em suas experiências cotidianas de organização e condução de serviços.
supressão de instâncias colegiadas que promovam a horizontalização das "linhas de mando" e valorizem a participação dos atores.
diminuição do trabalho em equipe, a chamada "comunicação lateral".
interrupcão do processo de democratização dos processos decisórios, com corresponsabilização de gestores, trabalhadores e usuários.
Psicólogo foi contratado para trabalhar em uma instituição pública, com o objetivo de promover a saúde dos profissionais dessa instituição. Uma das ações que pode atender a essa demanda, e que revela consonância com as diretrizes da política de saúde no território nacional, é a de
realizar o psicodiagnóstico preventivo de todos os profissionais que atuam na instituição sob sua responsabilidade.
acolher os profissionais do grupo em sofrimento psíquico, compensando a falta de suporte que recebem de suas famílias e da comunidade.
convidar os profissionais da instituição a participarem de um grupo para reflexão sobre hábitos saudáveis.
elaborar programas de saúde fundamentados em informações epidemiológicas que consideram indicadores nacionais sobre vulnerabilidade em saúde.
elaborar e executar programas para prevenção de acidentes e agravos à saúde, fora do horário de trabalho.
Em 2017, o Ministério Público Federal, o Conselho Federal de Psicologia e outros mecanismos realizaram uma inspeção nacional e comunidades terapêuticas, que resultaram em um relatório publicado no segundo semestre de 2018, que traz um retrato do modo de atuação dessas instituições. Sobre essa inspeção, analise as afirmativas abaixo:
I. O relatório tem como prerrogativa verificar e analisar as condições de tratamento de pessoas internadas com comunidades terapêuticas para servir como base de dados à inclusão destas na Rede de Atenção Psicossocial.
II. Em mais da metade dos locais inspecionados, foram identificadas situações de sanções e punições por meio do trabalho, via restrições, via isolamento ou confinamento e via agressão física.
III. A retenção de documentos, de dinheiro e cartões de banco, violação de correspondências, controle de contatos telefônicos pela administração das comunidades terapêuticas ratificam a impossibilidade de saída sem autorização da coordenação.
IV. 20 das 28 comunidades terapêuticas visitadas informaram basear a atenção oferecida no modelo de redução de danos, e 7 delas fizeram referência a práticas religiosas, seja com base em uma religião específica, inclusive pelo uso de metodologias que incluem essa perspectiva.
V. Ausência de projeto terapêutico singular, violação de liberdade religiosa, laboraterapia, ausência de protocolos, violação da norma sobre período de internação, indícios de violações éticas no trabalho de psicólogas e psicólogos, sanções e indícios de tortura e mulheres forçadas a pedir doações em lugares públicos foram algumas das irregularidades encontradas durante as inspeções nas comunidades terapêuticas.
Estão CORRETAS
I, II, III, IV e V.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III e V, apenas.
II e III, apenas.
A Resolução CFP nº 011/2012 regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância e o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental. Esta Resolução reconhece alguns serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da (o) psicóloga (o) e esta Resolução. Qual dos serviços psicológicos abaixo não é regulamentado:
Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos.
Processos prévios de Seleção de Pessoal.
Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial.
Atendimento regular de clientes em trânsito e/ou de clientes que preferem atendimento exclusivo à distância mesmo que se encontrem possibilitados de comparecer ao atendimento presencial.
Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente.
“Um organismo comporta, pelo simples fato de ser um organismo, um sistema de mecanismos de correção e de compensação de desvios ou dos danos sofridos, em relação ao mundo no qual ele vive, em relação ao seu meio, meio a respeito do qual a existência desses mecanismos de regulação lhe permite levar uma existência relativamente independente” (CANGUILHEM, 2005). Considerando as proposições de Canguilhem sobre corpo e adoecimento, dadas as afirmativas,
I. O corpo não existe apenas no meio vivo, mas se insere no meio cultural.
II. Chama-se subjetividade a capacidade que o corpo tem de se adaptar ao meio, de criar as próprias normas para existir.
III. A vida de um corpo demanda regulações e adaptações.
IV. O estado normal de um corpo é estabelecido por padrões criados pela medicina e pela psicologia.
verifica-se que estão corretas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
Imunógenos comportamentais são emitidos por um indivíduo com o objetivo de manter ou recuperar a saúde. Nesse caso, sua motivação é exaustivamente estudada pelos teóricos da psicologia da saúde, com a criação de diversos modelos. O modelo de crença de saúde postula que
o comportamento de saúde está sob controle volitivo e é emitido como consequência de uma avaliação objetiva das informações disponíveis.
a comparação entre a percepção do individuo sobre sua capacidade de expressar determinado comportamento, autoeficácia, e sobre a eficiência da resposta, impacto positivo do comportamento para a saúde, são determinantes da ação.
a ação é determinada pela suscetibilidade e gravidade da ameaça percebidas, os benefícios e empecilhos para o tratamento e dicas para ação que implicam em opiniões de entes relevantes e fatores sociodemográficos.
o grupo social do indivíduo é relevante na formulação de sua concepção de saúde e doença e na avaliação do peso de seus hábitos em sua condição de saúde, sendo a aprovação do grupo importante fator para a ação.
Sobre Atuação Psicológica Coletiva (APC), Lima (2005) discute a postura do profissional em seu fazer psicológico frente aos problemas de saúde e psicossociais enfrentados cotidianamente nos serviços públicos de saúde. Neste artigo, a autora, apresenta uma estratégia para o trabalho do psicólogo em saúde coletiva: atuação psicológica coletiva.
Sobre a APC, é INCORRETO afirmar que
exige uma escuta psicológica cautelosa, ou seja, aposta em uma conduta profissional socioculturalmente orientada.
reafirma a importância da subjetividade no processo de saúde-doença-cuidado.
deve estar orientada pelo compromisso social no sentido de incorporar e avançar em proposições que alimentem práticas socialmente contextualizadas para o psicólogo como profissional de saúde.
busca-se aproximar dos aspectos positivos do emprego da clínica tradicional como eixo orientador da prática psicológica oferecida para uma finalidade que não se esgota no indivíduo.
O importante papel dos psicólogos na saúde física para melhorar os resultados dos tratamentos médicos está estabelecido de maneira firme. Quanto à participação da psicologia nos cenários de atendimento à saúde, assinale a alternativa incorreta.
Um número crescente de programas de residência médica encoraja o uso de atendimento cooperativo, no qual médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde juntam suas forças para melhorar o atendimento ao paciente.
Novas diretrizes nesse campo de atuação orientam que os psicólogos devem conhecer, cada vez mais, sobre o atendimento primário, de maneira que compreendam o trabalho do médico. Por outro lado, ainda não é exigido que os médicos conheçam as ciências epidemiológicas e sociocomportamentais e sejam capazes de aplicar esse conhecimento no atendimento ao paciente.
A mensagem fundamental da psicologia da saúde é a de que o atendimento não é atingido por meio de responsabilidades separadas de pacientes e profissionais de saúde, mas por sua interação harmoniosa.
Na era de participação mútua entre pacientes e profissionais, cada um é encorajado a adotar um papel mais ativo em relação à própria saúde.
A psicologia da saúde informa sobre o papel de cada pessoa envolvida nos atendimentos em saúde por meio de achados de pesquisas sobre fatores socioculturais envolvidos no comportamento em relação à doença, nos relacionamentos entre pacientes e profissionais e nos estilos de enfrentamento do tratamento de saúde e da hospitalização.
O trabalho de psicólogos na área da saúde vem desenvolvendo-se de forma constante e crescente nos últimos anos, e, em função disso, torna-se fundamental conhecer como foi a construção dessa trajetória. Para tal, é necessário entender:
I. as evoluções referentes ao conceito de saúde que vêm ocorrendo já há muito tempo no Brasil e no mundo;
II. a Organização Mundial da Saúde (OMS) conceituou saúde, inicialmente, como ausência de enfermidade ou de invalidez, que por ser mais restritivo e diretamente associado com aspectos negativos, não tem sido aplicado nas pesquisas psicológicas;
III. a partir da carta constitucional da OMS, em 1964, saúde passou a ser definida como um “estado de completo bemestar físico, mental e social”. Desse modo, o aspecto físico do ser humano passou a não ter mais o único papel de destaque, passando a dividir espaço com as áreas mental e social;
IV. as mudanças com relação aos padrões das doenças (diminuição de doenças infecciosas e aumento das doenças crônicas ou funcionais) nas últimas décadas, tornou mais claro o papel desempenhado pelos aspectos psicológicos e sociais com relação às práticas de saúde.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
Constituem-se ferramentas assistenciais de um PTS, EXCETO,
acolhimento em saúde mental.
oficinas e grupos terapêuticos.
reuniões de equipe.
assembleias e atividades fora da unidade de saúde.
Os autores DIAS E OLIVEIRA (2013) apontam que o conceito de saúde tem mudado radicalmente nos últimos anos. Antigamente, saúde significava apenas a ausência de doença, mas logo se percebeu que não apresentar nenhuma doença física aparente, não significava ter saúde.
Atualmente, para além deste conceito, qual alternativa resulta no entendimento de um sentido maior e mais abrangente deste processo?
Através um olhar direcionado às relações interpessoais, que se estabelecem no encontro entre pessoas, no reconhecimento do outro como legítimo em suas singularidades e diferenças. Vislumbrar a possibilidade de um cuidar associando vários saberes e compreendendo o sentido de saúde como a capacidade de instruir novas normas em vários tipos de situações.
Um modelo centrado no ato prescritivo e na produção de procedimentos.
Na individualização do normal e do patológico ao nível do corpo do homem-biológico.
Saúde-doença são semelhantes individualmente e coletivamente na população.