

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A depressão é um transtorno afetivo que se caracteriza por tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo e baixa auto-estima, por exemplo, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.
II. O comportamento humano não exige a adoção de um paradigma diferente de ciência. É preciso, sim, ampliar o conhecimento das variáveis que afetam o sistema inteiro e a criação de técnicas e tecnologias capazes de alimentar constantemente um banco de informações a ser usado na previsão de eventos comportamentais particulares.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Conforme Sartre, o homem é livre porque não é ele mesmo, mas a presença de si. O ser que é o que é não poderia ser livre. A liberdade é precisamente o nada, que é tendo sido no âmago do homem e obriga a realidade humana a fazer-se em vez de ser. Para a realidade humana, ser é escolher-se. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
I. A liberdade sartreana em nada equivale à vontade, pelo contrário; segundo o autor, a vontade não é senão uma anunciadora do que a liberdade já escolheu: “Quando delibero, os dados já estão lançados. Quando a vontade intervém, a decisão já está tomada, e a vontade não tem outro valor senão o de anunciadora”.
II. A escolha fundamental da liberdade sartreana é posterior à reflexão, é irrefletida e espontânea, constitutiva dos próprios caminhos da reflexão. Indica uma principialidade e uma autonomia do irrefletido em Sartre.
III. Escolhe-se simplesmente porque se é liberdade, esta é uma condição ontológica de ser, que significa a determinação por uma natureza substancial. Tal condição de natureza determinante indica, por si só, que cada traço do existir é uma escolha.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
O racismo pode ser considerado como uma
crença na existência de raça naturalmente hierarquizada pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto e o físico e o cultural.
forma de expressão de liberdade social.
onda vivenciada em países de regime ditatorial e que, portanto, não considera a hegemonia das raças.
tradição de países emergentes.
produção da filogenia amalgamada pela ontogenia.
No que se refere a preconceito, julgue os itens subsequentes.
I. Os preconceitos fazem parte de uma tradição cultural que se transmite de geração a geração.
II. O autoconceito é construído, nas relações sociais, por meio de um processo interativo que inclui família, amigos e organizações significantes.
III. A difusão da crença da inferioridade das pessoas negras pode provocar alienação e negação da identidade racial.
IV. Para evitar o alijamento do negro e do índio na sociedade, não se pode relacionar preconceito com questões étnico-raciais.
Assinale a alternativa correta.
Apenas os itens I, II e IV estão certos.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I, II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Conforme MCSHANE e VON GLINOW, considerandose os valores entre as culturas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Individualismo.
(2) Coletivismo.
(3) Distância do poder.
( ) Valor intercultural que descreve o grau em que as pessoas em uma cultura enfatizam seu dever em relação aos grupos aos quais pertencem e à harmonia do grupo.
( ) Valor intercultural que descreve o grau em que as pessoas em uma cultura aceitam a distribuição desigual de poder na sociedade.
( ) Valor intercultural que descreve o grau em que as pessoas em uma cultura enfatizam a independência e a singularidade pessoal.
1 - 2 - 3.
3 - 2 - 1.
2 - 3 - 1.
2 - 1 - 3.
No movimento teórico e metodológico conhecido por construcionismo social, encontram-se autores que classificam a escola construcionista como “light” e “dark”.
Certo
Errado
A branquitude, enquanto construção social e histórica, possibilita que os indivíduos se situem no interior de uma formação coletiva, sólida, uma comunidade de negação, que nega e exclui da realidade o que não a interessa. Essa dimensão profundamente ideológica da branquitude expressa e mascara a realidade e só tem sentido em sociedades divididas por conflitos sociais. Aí, sua função será ocultar o conflito, apregoar o povo unido e mascarar a dominação.
O texto acima, de Maria Aparecida Bento, aponta que o(a)
branquitude reflete uma visão de mundo que opera em localidades de características étnicas peculiares, em que domina o padrão branco de população.
mascaramento da realidade se dá a partir do encobrimento das diferenças sociais, deixando a entender que todos são iguais.
branquitude é um conceito social e histórico e, portanto, não encontrado na realidade.
mencionada dominação se refere à divisão de classes e à exploração dos trabalhadores pela burguesia.
branquitude reflete uma elaboração ideológica que valoriza esse padrão na sociedade e nega ou mascara o valor da cultura e da realização negra.
A respeito das relações humanas e o que a psicologia estuda, analise as afirmativas abaixo:
( ) Padrões de comportamento humano e as implicações subjetivas e constantes nele.
( ) Padrões de comportamento humano, apenas.
( ) Relações humanas baseadas em psicologia implicam subjetividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, F, F
F, V, F
V, V, F
V, V, V
F, F, F
Ideologia é um tema presente no contexto de imprensa e do senso comum no Brasil desde a deflagração do impeachment de Dilma Rousseff. Contudo, esse é um tema de estudo e pesquisa inerente à Psicologia Social seja de orientação Sociológica, seja de orientação Psicológica. Com base nisso, analise as proposições e o tipo de relação existente entre elas.
I. “A ideologia, enquanto produto histórico que se cristaliza nas instituições, traz consigo uma concepção de homem importante para a reprodução de relações sociais, as quais são fundamentais para manter as relações de produção da vida material da sociedade como tal. A história é dialética, cada sociedade, na organização da produção de sua vida material, dá origem a uma contradição basal, que, ao ser superada, produz uma nova sociedade, qualitativamente diferente da anterior.”
PORÉM
II. Para que a contradição não negue a todo instante a sociedade que se produz, é necessária a mediação ideológica, ou seja, valores, explicações tidas como verdadeiras que reproduzem as relações sociais necessárias para manter as relações de produção.”
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a relação é falsa.
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
A afirmativa I é verdadeira, a II é falsa e a relação inexistente.
A afirmativa I é falsa, a II é verdadeira e a relação é inexistente.
Assinale a alternativa que apresenta o significado do conceito “Estereótipo”.
Tensão que ocorre em uma relação que encontra-se em desequilíbrio.
Crenças atribuídas a pessoas ou grupos, opinião formada de acordo com os códigos culturais.
Base afetiva do preconceito, constituindo-se como uma maneira de simplificar e agilizar nossa visão de mundo.
Tendência inata a inferir sobre desigualdade social e de gênero.
Atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados em um julgamento prévio e que sempre se mantém, apesar de fatos que o contradigam.
Sobre inclusão e exclusão social, é correto afirmar que
a desinserção está diretamente relacionada a situações sociais desfavoráveis, em que o sistema social define aqueles que têm ou não valor e utilidade social.
desafiliação corresponde à ruptura de pertencimento e ausência completa de vínculos.
a desqualificação social facilita a integração com o Estado, uma vez que este é convocado a criar políticas para a regulação do vínculo social.
exclusão e pobreza são sinônimos de um mesmo fenômeno de desintegração social.
a naturalização da exclusão reforça e reproduz o ciclo de exclusão.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O conceito de desigualdade social refere-se a uma situação onde há um evidente equilíbrio no padrão de vida dos habitantes, seja no âmbito econômico ou profissional.
II. Para Piaget, a fala não é inata, mas construída na coletividade, a partir da experiência.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Analise as asserções a seguir:
I. A ___________ social pressupõe que exista, entre as pessoas, um sentido de que pertença a um espaço comum ou o grau de consenso dos integrantes/membros de uma comunidade;
II. Podemos entender a _____________ social como a pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo, manifestada por meio das leis e das normas sociais. Essas normas não necessariamente estão traduzidas em documentos legais, mas podem estar inseridas de forma simbólica na organização, na cultura e na estrutura da sociedade na qual convivemos.
As lacunas dos itens devem ser completadas, respectivamente, com os termos:
Resiliência (I) e Coesão (II).
Resiliência (I) e Coerção (II).
Coerção (I) e Coesão (II).
Coesão (II) e Coerção (II).
A medida socioeducativa para o adolescente necessita ser compreendida na perspectiva de que
ele é o único responsável pelo seu ato infracional e deve ser punido.
a redução da maioridade penal seria uma solução para a criminalidade.
há uma criminalização da juventude pobre e negra para ocultar a desigualdade social.
o adolescente é na sua natureza um ser turbulento e em constante crise.
A teoria social cognitiva de Albert Bandura apoia-se, dentre alguns pressupostos, em um modelo que inclui fatores comportamentais, ambientais e pessoais, através do qual as pessoas têm a capacidade de regular suas vidas, transformando eventos transitórios em formas relativamente habituais de avaliar e regular seu ambiente social e cultural. Esse modelo é denominado:
Modelo da perspectiva de agência.
Modelo da eficácia coletiva.
Modelo tripartite semiológico.
Modelo de causação recíproca triádica.
Modelo dos encontros casuais e eventos fortuitos.
Segundo (Alexandre, 2002), o processo de desenvolvimento do grupo proporciona a seus integrantes condição de evolução e crescimento pessoal. Participar de um grupo significa partilhar representações, crenças, informações, pontos de vista, emoções, aprender a desempenhar papéis de filho, estudante, profissional, dentre outros. Nesse sentido, é importante destacar alguns processo grupais:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira
1. Coesão
2. Status
3. Papel Social
4. Normas
5. Cooperação
(___) Padrões ou expectativas de comportamento partilhados pelos integrantes de um grupo
(___) Totalidade de modos de conduta que um indivíduo aguarda numa determinada posição no interior de um grupo
(___) É a ação conjunta de dois ou mais indivíduos a fim de influir nos resultados de uma ou mais pessoas
(___) É o prestígio desfrutado por um membro do grupo
(___) É a resultante das forças que agem sobre um membro para que ele permaneça no grupo
4, 5, 2, 3, 1
4, 3, 5, 2, 1
3, 4, 5, 2, 1
3, 5, 4, 2, 1
2, 3, 5, 4, 1
Interprete as imagens e responda à questão 33.
Imagem 1

Imagem 2

Em relação à influência dos meios de comunicação sobre o comportamento humano, podemos concluir que a Imagem 2 é reveladora de um posicionamento
passivo.
antagônico.
diplomático.
complacente.
Estudos críticos, acerca das relações entre trabalho e prisões, analisaram que o trabalho
é a melhor atividade para corrigir o crime.
sempre dignifica o homem.
é considerado a única atividade para a recuperação do preso.
é utilizado como uma prática punitiva que reproduz a lógica capitalista.
A partir do conceito de juventude como categoria social, afirma-se que:
I – A juventude como categoria social é definida a partir de uma faixa etária específica.
II – Essa perspectiva concebe a juventude como um grupo coeso.
III – A juventude é uma representação ou criação simbólica produzida pelos grupos sociais para significar uma série de comportamentos e atitudes a ela atribuídos.
IV – Trata-se de limites etários, e principalmente, de representações simbólicas e situações sociais com suas próprias formas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Estudos revelam que 75% da população carcerária brasileira, em média, é constituída por pessoas pardas e negras.
esses indicadores apontam um quadro de segregação racial das pessoas negras e pardas no nosso país.
o racismo contribui para a criminalização da população negra e parda no Brasil.
esses dados refletem o cenário de desigualdade racial na realidade brasileira.
a democracia racial no Brasil contribui para a justiça social no nosso país.