Questões de Concurso sobre Teorias da Personalidade

 
 
Disciplina 1
Assunto 10
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.181 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Admitindo-se a veiculação da interioridade enquanto uma substância inerente à subjetividade, é CORRETO afirmar que seja


A

valorizada por Skinner, em sua concepção da modelagem pelo reforçamento.


B

desvalorizada por Freud, por sua concepção do determinismo inconsciente.


C

valorizada por Roger, a partir da vontade e autodeterminação individual.


D

desvalorizada por Reich, enquanto superdimensionada pela materialidade (corpo).


E

valorizada por Vygostky, enquanto independente do contexto sócio-histórico.

“A personalidade não é o ‘eu’ enquanto diferente dos outros ‘eus’ e refratário à socialização, mas é o indivíduo se submetendo voluntariamente às normas de reciprocidade e de universalidade. Como tal, longe de estar à margem da sociedade, a personalidade constitui o produto mais refinado da socialização. Com efeito, é na medida em que o ‘eu’ renuncia a si mesmo para inserir seu ponto de vista próprio entre os outros e se curvar assim às regras da reciprocidade, que o indivíduo torna-se personalidade [...]” O texto faz parte dos pressupostos de


A

Hans Eysenck.


B

Albert Bandura.


C

Julian Rotter.


D

Jean Piaget.


E

Gordon Allport.

Lev Vygotsky, autor da teoria do desenvolvimento cognitivo, considera que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. De acordo com esse pensador, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A linguagem é o principal instrumento de intermediação do conhecimento entre os seres humanos, além de ter relação direta com o desenvolvimento psicológico. O conhecimento é construído em parceria com outras pessoas, que são as mediadoras.

II. A distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com outros é chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal.

III. A linguagem é a forma inicial de interação com o meio e a motivação primeira do movimento. À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções.

IV. A afetividade em sua evolução é marcada por três momentos: A emoção onde predomina a ativação fisiológica, o sentimento o predomínio da ativação representacional e a paixão a ativação do autocontrole.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas I, II e III estão corretas.


C

Apenas III e IV estão corretas.


D

Todas estão corretas.

A Teoria da Personalidade, desenvolvida através de Sigmund Freud, foi um marco importante para a psicanálise. Para Freud, a personalidade é regida por três grandes sistemas: id, ego e superego, e a interação dinâmica desses sistemas resulta nos comportamentos de cada indivíduo. Sobre essa temática, julgue as afirmativas.

I. A teoria da Personalidade proposta por Freud pode ser considerada como desenvolvimentista, haja vista que ela relaciona a formação da personalidade ao processo de desenvolvimento do instinto sexual, que se iniciaria no primeiro ano de vida do indivíduo.

II. O id é o polo psicobiológico da personalidade, fundamentalmente constituído pelas pulsões. Ele regido, às vezes, pelo princípio do prazer e às vezes pelo princípio de realidade, sendo inconsciente.

III. O ego é a instância mediadora, integradora e harmonizadora entre as pulsões do id e as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior. Os autores da psicanálise, de Melanie Klein até os mais modernos, são convictos de que o ego é inato, tem energia própria e, ainda que de forma rudimentar, desde recém-nascido, o ego do bebê já está interagindo com a mãe.

IV. O superego é uma estrutura que normatiza e delimita a conduta de cada sujeito, como também, ele, habitualmente, refere-se a uma instância psíquica resultante de introjeções e identificações que a criança faz com aspectos parciais dos pais, com suas proibições, exigências, ameaças, mandamentos, padrões de conduta e o tipo de relacionamento desses pais entre si.

Assinale a opção correta.


A

A assertiva IV é falsa.


B

A assertiva III é falsa.


C

A assertiva II é falsa.


D

A assertiva I é falsa.

Considere a teoria do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança adotada pela teórico Jean Piaget (1952), leia o excerto abaixo.


No _____, iniciado desde o nascimento até aproximadamente os dois anos de idade, a evolução cognitiva da criança nesse período pode ser descrita em seis sub estágios nos quais estabelecem-se as bases para a construção das principais categorias do conhecimento, que possibilitam ao ser humano organizar a sua experiência na construção do mundo: objeto, espaço, causalidade e tempo.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

estágio sensório motor


B

estágio pré-operatório


C

estágio operatório concreto


D

estágio de assimilação

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado