Questões de Concurso sobre Química Cinética

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.861 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O técnico recebeu a tarefa de determinar o teor de vitamina C (C6H8O6 – MM=176,12 g mol-1) em amostra de comprimidos. Após pulverização e homogeneização pesou uma amostra de 0,1852 g do pó, transferiu para erlenmeyer e dissolveu com cerca de 20,0 mL de água destilada. Completada a dissolução adicionou 2,0 g de iodeto de potássio (KI) e 5 mL de ácido sulfúrico (H2SO4) 0,5 mol L-1. Titulou com solução padrão de iodato de potássio (KIO3) 0,0250 mol L-1, utilizando como indicador solução de amido a 1%, o volume da solução de iodato de potássio gasto foi de 13,2 mL. Considere a sequência de reações abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações conclui-se que o teor de vitamina C no comprimido é de aproximadamente:


A
80%

B
85%

C
95%

D
90%

Imagem associada para resolução da questão


A

A constante de velocidade para essa reação é 10-2.


B

O aumento de duas vezes na concentração de H2 quadruplica a velocidade da reação.


C

Se as concentrações de H2 e NO aumentam duas vezes a velocidade inicial da reação é quadruplicada.


D

Se a concentração de H2 é mantida inalterada e a concentração de NO dobrada a velocidade inicial da reação cresce duas vezes


E

Se a concentração de H2 for dobrada e a concentração de NO diminuída pela metade a velocidade inicial da reação cai pela metade.

Aloína é um composto químico encontrado na planta do aloe vera que é muito usada em dermatologia. O composto é constituído de carbono, hidrogênio e oxigênio. Sabe-se que a combustão completa de uma amostra de 4,18g de aloína produz 1,98g de água e que o carbono está presente em 60,3% (m/m) do composto. Assinale a alternativa que representa a massa de oxigênio contida na amostra de aloína antes da combustão.


A

1,18


B

1,33


C

1,44


D

1,80


E

2,44

O álcool coniferílico tem fórmula molecular igual a C10H12O3. O composto pode ser isolado de pinheiros, sendo um intermediário na biossíntese de eugenol e dos estilbenoides e da cumarina. Uma solução de Br2 em CCl4 é descorada quando adicionada ao álcool coniferílico que forma A (C10H12O3Br2). Após ozonólise redutiva, o álcool coniferílico produz vanilina (4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído) e B (C2H4O2). Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a fórmula estrutural correta para o álcool coniferílico.


A

Imagem associada para resolução da questão


B

Imagem associada para resolução da questão


C

Imagem associada para resolução da questão


D

Imagem associada para resolução da questão


E

Imagem associada para resolução da questão

   
Gerar simulado