Questões de Concurso sobre Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess - Página 25 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
623 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O processo de troca de calor entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas e se encontram separados por uma parede sólida ocorre em muitas aplicações da engenharia. O equipamento usado para implementar essa troca é conhecido por trocador de calor. Uma configuração comum é o trocador de calor casco e tubos. Em alguns deles são instaladas chicanas com a função de:


A

Diminuir a transferência de calor por convecção natural.


B

Induzir turbulência para aumentar a mistura entre os fluidos.


C

Aumentar o coeficiente condutivo no lado do tubo.


D

Diminuir a perda de carga.


E

Aumentar o coeficiente convectivo no fluido no lado do casco.

O metano é o hidrocarboneto simples e, quando se queima um hidrocarboneto, tanto o carbono como o hidrogênio são oxidados, transformando-se em dióxido de carbono e água. De acordo com o estado da água formada após a reação de combustão, em uma máquina térmica, determina-se dois valores para o Poder Calorifico. Como são denominados, tecnicamente, este dois PC:


A

Poder Calorifico Entálpico (PCH) e Poder Calorifico Entrópico (PCE).


B

Poder Calorifico Superior (PCS) e Poder Calorifico Inferior (PCI).


C

Poder Calorifico Adibático (PCA) e Poder Calorífico Isotérmico (PCI).


D

Poder Calorifico a Volume Constante (PCv) e Poder Calorífico a Pressão Constante (PCp).


E

Poder Calorifico Seco (PCS) e Poder Calorifico Úmido (PCU).

A principal característica de qualquer combustível é gerar calor. Esta propriedade é chamada de Poder Calorífico (PC) e é definida como sendo a quantidade de calor desprendida por uma combustão estequiométrica. O Poder calorífico é definido em unidades de energia por unidade de massa. No caso de combustíveis líquidos e gasosos, ele pode ser expresso em unidades de energia por unidades de volume. Porém, neste caso, deve-se fornecer a referência de densidade e/ou as condições de temperatura e pressão. Assinale a unidade de PC utilizada para especificar um gás natural, segundo o Sistema Internacional de Unidades – SI:


A

kJ / m3


B

kcal /m3


C

kW / kg


D

KJ / m3


E

kW / m3

O maior incêndio dos últimos anos ocorrido no Brasil, em 2012, na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, teve 240 mortes. O fogo teve início durante um show e se espalhou pela boate, a maioria das vítimas morreu asfixiada pela fumaça. Acerca disso, assinale a alternativa que apresenta os elementos que compõem o fogo:


A

Comburente, combustível, calor e reação em cadeia.


B

Comburente, combustível H²O e desagregação das matérias em cadeia.


C

Comburente, oxigênio, calor.


D

O², NaOH, calor e reação química.

Considere a reação hipotética: Na(s) + Cl2 (g) → NaCl2 (s) Sabendo que o produto contém os íons Na2. e Cl-, e considerando a energia de rede do NaCl2 igual a - 2180 kJ mol-1, assinale a alternativa CORRETA:


(Adaptado de Huhee, E. J., Keiter, E. A., Keiter, R. L. Inorganic Chemistry: principles of structure and reactivity. San Diego: Harper Collins College Publishers, fourth edition, 1993)


(dados: ΔH1, entalpia de sublimação do Na = + 108 kJ mol-1, ΔH2, primeira energia de ionização do Na = + 496 kJ mol-1, ΔH3, segunda energia de ionização do Na = + 4562 kJ mol-1, ΔH4, afinidade eletrônica do Cl = -349 kJ mol-1, ΔH5, Entalpia de dissociação do Cl = + 121 kJ mol-1 e Uo, energia de rede para formação do NaCl2 = - 2180 kJ mol-1).


A

A entalpia de formação do NaCl2 é igual 2758 kJ mol-1, e o composto existe.


B

A entalpia de formação do NaCl2 é igual 2758 kJ mol-1, e o composto não existe.


C

A entalpia de formação do NaCl2 é igual 2530 kJ mol-1, e o composto não existe.


D

A entalpia de formação do NaCl2 é igual 2530 kJ mol-1, e o composto existe.


E

A entalpia de formação do NaCl2 é igual 411 kJ mol-1, e o composto existe.

Entende-se por Poder Calorífico Superior (PCI) de um combustível como:


A

A quantidade de energia liberada na forma de calor, na combustão completa de uma quantidade definida de gás com o ar, a pressão constante e com todos os produtos de combustão retornando a temperatura e pressão iniciais dos reagentes, onde toda a água formada pela reação encontra-se na forma gasosa.


B

A quantidade de energia liberada na forma de trabalho, na combustão incompleta de uma quantidade definida de gás com o oxigênio.


C

A quantidade de energia liberada na forma de luminosidade, na combustão incompleta de uma quantidade definida de gás com o ar ambiente.


D

A quantidade de energia liberada na forma de calor, na combustão completa de uma quantidade definida de gás com o ar, a pressão constante e com todos os produtos de combustão retornando a temperatura e pressão iniciais dos reagentes, onde toda a água formada pela reação encontra-se na forma líquida.


E

A quantidade de energia perdida em forma de calor pelas paredes da câmara de combustão.

A figura abaixo representa o diagrama de fases (líquidos parcialmente miscíveis) de uma mistura de 50 g de hexano (0,6 mol de C6H14) e 50 g de nitrobenzeno (0,4 mol de C6H5NO2), preparada a 290 K e 1 atm. Com base no diagrama de fases, assinale a alternativa CORRETA que indica a temperatura da mistura para que a amostra tenha uma só fase:

Imagem associada para resolução da questão




A

Aproximadamente 290 K.


B

Aproximadamente 299 K.


C

Aproximadamente 297 K.


D

Aproximadamente 289 K.


E

Não é possível uma única fase.

O dióxido de nitrogênio e o óxido nítrico são poluentes primários considerados relevantes no que diz respeito à poluição atmosférica. Juntos, esses dois compostos são considerados as moléculas mais importantes da química da atmosfera.

Alguns autores também incluem nessa lista o N2O que, apesar de não ser importante enquanto poluente da troposfera, acaba por exercer grande influência na estratosfera, no que diz respeito ao desequilíbrio do efeito estufa.

As reações a seguir apresentam as reações de combustão de alguns óxidos de nitrogênio.

2NO(g) + O2 (g) → 2NO2 (g) ΔH1

2N2O(g) + 3O2 (g) → 4NO2 (g) ΔH2

A variação de entalpia da reação N2O(g) + 1/2O2 (g) → 2NO(g) pode ser determinada como


A

ΔH1 + ΔH2.


B

ΔH1 – 2 ΔH2.


C

2ΔH1 – ΔH2.


D

ΔH1 + ΔH2/2.


E

ΔH2/2 – ΔH1.

Para que uma reação química possa ocorrer é necessário que os reagentes recebam certa quantidade de energia, chamada energia de ativação (Ea). A reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, componentes do ar, por exemplo, não ocorre em condições ambientes, embora exista um grande número de choques entre suas moléculas. A reação entre esses gases ocorre na atmosfera apenas quando associada a descargas elétricas dos relâmpagos, em dias chuvosos, e também no interior dos motores de explosões internas, quando a vela do automóvel libera uma faísca elétrica. Nesses casos, a Ea é fornecida pelas faíscas.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o gráfico anterior, referente ao diagrama energético de uma reação química, qual o valor da energia de ativação e o ΔH da reação respectivamente?


A

50 kJ e + 50 kJ.


B

200 kJ e + 50 kJ.


C

250 kJ e + 50 kJ.


D

200 kJ e – 50 kJ.


E

250 kJ e – 50 KJ.

Para o grafite, ρ = 2250 kg/m3 , H0 = 0 e S0 = 5,7 x 10-3 kJ/(mol.K). Para o diamante, ρ = 3500 kg/m3 , H0 ≠ 0 e S0 = 2,4 x 10-3 kJ/(mol.K). Na conversão do grafite em diamante, ΔG0 = 2900 kJ/mol. Com base nestas informações, é correto afirmar que:


A

grafite e diamante são exemplos de carbono puro, mas não são formas alotrópicas de um mesmo elemento.


B

em altas pressões, o diamante é menos estável que o grafite.


C

o diamante pode se transformar, de forma espontânea, em grafite.


D

a conversão do grafite em diamante é exotérmica.


E

altas pressões favorecem a formação de grafite.

A definição de Entalpia está, corretamente, apresentada, em:


A

Energia Global de um sistema.


B

Reação exotérmica, sempre, possuindo um DH positivo.


C

Reação em cadeia, sem produção de energia.


D

Ligações químicas, entre elementos de baixo teor de energia.

Considere a formação de cloreto de sódio sólido a partir de sódio e cloro gasoso dividido em cinco etapas, como é mostrado no esquema a seguir:


Etapa

Processo

∆H, KJ/mol

A

Na(s) → Na(g)

+108

B

½ Cl2(g) → Cl(g)

+121

C

Na(g) → Na+ (g) + e-

+495

D

e- + Cl(g) → Cl- (g)

-348

E

Na+ (g) + Cl- (g) → NaCl(s)

-787


A partir destas informações, analise as seguintes afirmações:


I. A energia liberada por um mol de átomos de cloro ao ganhar elétrons é maior que a energia requerida para favorecer a perda dos elétrons de valência de um mol de átomos de sódio.

II. A transferência de um mol de elétrons de átomos isolados de sódio para um mol de átomos isolados de cloro é um processo energeticamente favorável, já que metais possuem baixa energia de ionização e não metais apresentam alta afinidade eletrônica.

III. A etapa E é altamente exotérmica, porque a ligação iônica forte formada entre os íons Na+(g) e Cl- (g) resulta numa grande liberação de energia.

IV. A força motriz responsável pela formação de NaCl sólido a partir de seus elementos é a alta energia reticular do cloreto de sódio representada pela etapa E, a qual contribui de forma significativa para que o processo final tenha como energia líquida liberada 411 KJ/mol.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas III.


B

Apenas III, IV.


C

Apenas II, III.


D

Apenas I, II, IV.


E

I, II, III, IV.

Considere o quadro a seguir:


Sistema

A

B

C

Volume inicial (L)

200

200

400

Volume final (L)

400

400

400

Temperatura inicial (K)

100

100

100

Temperatura final (K)

100

200

200

Pressão inicial (Pa)

1

2

1

Pressão final (Pa)

2

2

2


Marque a alternativa que apresenta os sistemas na seguinte ordem: isotérmico, isobárico e isométrico.


A

A – C – B.


B

B – A – C.


C

B – C – A.


D

A – B – C.


E

C – B – A.

Acerca da Lei de Hess e de entalpias de formação, assinale a opção correta.

A
Ao se considerar o múltiplo de uma reação, deve-se utilizar o mesmo múltiplo para calcular a variação de energia, haja vista ser a entalpia uma propriedade intensiva.

B
A entalpia de formação dos elementos em seu estado padrão sempre é negativa.

C
A termoquímica estuda as variações de energia das reações químicas em termos de calor e velocidade de reação.

D
Novas transformações químicas podem derivar da combinação de reações químicas conhecidas, haja vista ser a entalpia da equação global resultante da soma das entalpias das reações individuais.

E
Na determinação da equação global, o sinal da variação de energia da reação é mantido quando uma das reações é invertida, em razão de a entalpia ser uma função de estado.

A nitroglicerina é um explosivo poderoso que ao detonar forma quatro gases diferentes, conforme apresentado na reação não balanceada:


C3H5(NO3)3 (ℓ) → N2 (g) + O2 (g) + CO2 (g) + H2O (g)


Determine a energia liberada (kJ/mol) na detonação de 100 g de nitroglicerina, a partir da tabela abaixo e considerando que H = 1u; C = 12u; N = 14u; O = 16u:


Substância

Hfo (kJ/mol)

CO2 (g)

- 393,5

H2O (g)

- 241,8

C3H5(NO3)3 (ℓ)

- 364,0



A

625.


B

62,5.


C

2.842.


D

312.


E

1250.

Para realizar qualquer experimento químico, é necessário selecionar a parte do universo de interesse e isolá-la de qualquer possível interferente. A esse objeto, cujas propriedades deseja-se estudar, é dado o nome de sistema. Os sistemas são descritos termodinamicamente por funções de estado. A esse respeito, assinale a alternativa correta.


A

Uma função de estado depende das maneiras como as transformações foram efetuadas.


B

A energia livre de Gibbs independe da entalpia e da entropia, e está inversamente relacionada ao equilíbrio químico.


C

A energia livre de Gibbs independe da entalpia e da entropia, e está diretamente relacionada ao equilíbrio químico.


D

Uma função de estado independe do caminho pelo qual o estado foi alcançado.


E

A entalpia não é uma função de estado.

A reação de síntese da amônia em fase gasosa

3H2 (g) + N2 (g) → 2NH3 (g)

é acompanhada por variações de entalpia e de entropia do sistema.

As variações de entalpia (kJ) e entropia (J.K–1 ) em função da temperatura são apresentadas nas figuras a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Utilizando os dados apresentados, o valor da energia livre de Gibbs, em kJ, a 400 K é de


A

114.


B

84.


C

–12.


D

–248.


E

–306.

Suponha que 1000 gramas de um líquido hipotético, quando é mantida constante sua temperatura de ebulição, seja submetido a uma pressão constante de 100 KPa e à adição de 2500 KJ de calor, convertendo o líquido em vapor. Nessa condição os volumes específicos do líquido e do vapor são 0,001 e 1,001 m3kg-1 respectivamente. Baseado nessas informações, o valor de ΔU é:


A

2600 KJ.


B

-2600 KJ.


C

2500 KJ.


D

2400 KJ.


E

-2400 KJ.

A figura esquemática abaixo representa um sistema isolado. No recipiente 3 são misturadas as duas substâncias contidas nos recipientes 1 e 2, as quais são totalmente miscíveis entre si. Pode-se concluir que a temperatura (X) do recipiente 3 após o equilíbrio:

Imagem associada para resolução da questão


A

Atingirá o valor de temperatura do recipiente que apresenta maior temperatura.


B

Atingirá o valor de temperatura do recipiente que apresenta menor temperatura.


C

Apresentará a média do valor de temperatura entre a maior e a menor temperatura.


D

Não poderá ser determinada, após a mistura dos dois recipientes.


E

Alcançará um determinado valor que permanecerá constante com o passar do tempo.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado