Questões de Concurso sobre Aspectos gerais da redação oficial

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
687 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A redação oficial exige que o texto reflita a posição institucional do órgão que comunica, observando a finalidade, o assunto e o destinatário.


Sobre a elaboração de documentos como pareceres, notas técnicas e ofícios, considerando essas características, assinale a afirmativa correta.


A

O emissor é identificado pela autoridade signatária, que representa a posição funcional do servidor responsável pelo documento.


B

O conteúdo pode considerar temas correlatos ao interesse público, ainda que não estejam diretamente vinculados às competências do órgão que comunica.


C

A impessoalidade permite que o redator adote escolhas estilísticas próprias, desde que mantenha coerência com o padrão institucional.


D

A comunicação é realizada pelo serviço público, devendo tratar de assunto pertinente às atribuições do órgão emissor.


E

O destinatário é definido como o órgão, a entidade ou a pessoa diretamente relacionado à tramitação administrativa do documento.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, entende-se por redação oficial a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Para cumprir sua finalidade, essa modalidade de texto deve preencher alguns atributos, entre os quais está a clareza e o seu complemento, ambos relacionados à precisão do texto. No que diz respeito a essa precisão, pode-se dizer que ela é caracterizada:


A

pela pontuação adequada do texto


B

por não utilizar regionalismos e neologismos


C

pela busca da uniformidade do tempo verbal em todo o texto


D

pela escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto


E

por utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis

Julgue o seguinte item, relativo à redação oficial.


A redação oficial deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa, o que significa que no texto se deve privilegiar o uso de expressões rebuscadas e jargão burocrático.


C

Certo


E

Errado

Em auditoria realizada em órgão público, verificou-se que memorandos, ofícios e comunicações eletrônicas apresentavam inconsistências quanto à estrutura, linguagem e identificação de elementos formais. Embora os documentos transmitissem a informação pretendida, constatou-se desconformidade com padrões normativos de redação oficial. Considerando os fundamentos do Manual de Redação da Presidência da República e a finalidade institucional da correspondência oficial, assinale a alternativa correta:


A

A exigência de padronização aplica-se apenas aos documentos destinados ao público externo, sendo flexível nos documentos internos.


B

A comunicação eletrônica institucional possui natureza menos formal que os demais instrumentos, podendo afastar-se parcialmente dos padrões de redação oficial.


C

A correspondência oficial deve priorizar a compreensão da mensagem, sendo os aspectos formais e estruturais recomendáveis, porém dispensáveis quando não comprometerem o sentido do texto.


D

A observância da clareza, da impessoalidade, da formalidade e da padronização constitui requisito de validade da correspondência oficial, ainda que a mensagem seja compreendida pelo destinatário.

Em comunicações oficiais dirigidas a autoridades estrangeiras ou a organismos internacionais, o redator deve, obrigatoriamente, utilizar o fecho Atenciosamente, independentemente do nível hierárquico entre as partes, para garantir a padronização do documento.


C

Certo


E

Errado

Em documentos oficiais dirigidos a usuários externos, recomenda‑se o uso predominante de linguagem coloquial e informal, com expressões típicas do cotidiano, para tornar o texto mais próximo do cidadão, ainda que isso implique certa flexibilização das normas gramaticais e do padrão culto.


C

Certo


E

Errado

Documentos oficiais precisam de comunicação eficiente e eficaz, ou seja, livre de vícios de linguagem que prejudicam a real compreensão sobre a mensagem de um texto. Dentre os tipos de vícios existentes aplicados à comunicação oficial, assinale a alternativa CORRETA que nomeia o vício que se refere a problemas relacionados ao conteúdo das leis aprovadas e que entram em conflito com a Constituição Federal, as Constituições Estaduais, a Lei Orgânica do Município ou outros preceitos legais superiores.


A

Vícios materiais.


B

Vícios de iniciativa.


C

Vícios de forma.


D

Vícios de procedimento.


E

Vícios de publicidade.

Um secretário escolar precisou encaminhar um ofício à Secretaria Municipal de Educação solicitando manutenção urgente na rede elétrica da escola. Na tentativa de demonstrar conhecimento técnico, elaborou um documento com períodos extensos, excesso de informações secundárias e múltiplos sinônimos para se referir ao mesmo problema. Para adequar o texto, conforme o Manual de Redação da Presidência da República (2018), qual procedimento está mais alinhado ao atributo da precisão na redação oficial?


A

Diversificar parcialmente o vocabulário técnico do documento, mantendo a repetição apenas nos trechos considerados mais sensíveis administrativamente.


B

Reorganizar o texto de modo a priorizar as informações principais, preservando detalhes relevantes para contextualizar a solicitação administrativa.


C

Manter terminologia uniforme e escolher palavras que evitem ambiguidades ou interpretações duplas.


D

Inserir esclarecimentos complementares ao longo do texto para reforçar a gravidade da situação e prevenir interpretações equivocadas pelo destinatário.

No Manual de Redação da Presidência da República, capítulo III, que trata dos “Elementos de Ortografia e Gramática”, há várias recomendações sobre o uso e o não uso do hífen, recomendações coincidentes com o estabelecido pela norma padrão do idioma. Levando em conta o que se lê nesse manual, assinale a alternativa em que o emprego do hífen NÃO está correto:


A

A Advocacia-Geral-da-União cuida dos interesses jurídicos do Governo Federal.


B

A primeira circum-navegação da Terra foi realizada por Fernão de Magalhães.


C

Emitir papel-moeda será desnecessário no futuro, devido ao PIX e aos cartões.


D

Quem nasce em Natal ou Mossoró é um rio-grandense-do-norte.


E

Radicado na capital mineira, Mauro hoje se considera um belo-horizontino.

Assinale a alternativa que apresenta um enunciado totalmente correto, de acordo com as normas da redação técnica oficial.


A

É sabido que Vossa Excelência e seus ministros são rápidos no atendimento.


B

Segue anexa as declarações relativas ao imposto de renda dos colaboradores da firma.


C

Vossa Senhoria e vossos auxiliares estão sempre à disposição dos nossos atendimentos.


D

Os abaixo-assinado trabalhadores da empresa solicitam uma rápida intervenção.


E

Solicitamos vossa intervenção rápida, senhor Prefeito, a fim de sanar as dificuldades.

Para o Manual de Redação da Presidência da República, "a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicaÇôes oficiais e atos normativos". Portanto, os documentos que emanam do Poder Público, segundo o manual, devem


A

omitir, obrigatoriamente, se a autoridade que assina o texto é titular, interina ou substituta.


B

priorizar o uso da primeira pessoa para tornar clara a autoria do texto.


C

obedecer a certas regras formais em qualquer suporte de comunicação.


D

evitar o uso do vocativo para impedir que o interlocutor seja colocado em evidência.


E

evitar a objetividade para que não resulte em textos rudes e grosseiros.

Em uma comunicação oficial que trate de assunto técnico, o redator deve privilegiar a demonstração de domínio especializado, utilizando vocabulário rebuscado e construções sintáticas complexas sempre que isso conferir maior formalidade ao texto.


C

Certo


E

Errado

Em um órgão público, um assistente administrativo foi encarregado de elaborar um ofício destinado a outro setor da Administração, solicitando informações sobre determinado procedimento administrativo. Ao revisar o documento, a chefia identificou alguns problemas na redação, como o uso de expressões informais, frases excessivamente longas e opiniões pessoais que não estavam relacionadas diretamente ao objetivo da comunicação institucional.

Diante dessa situação, o servidor foi orientado a revisar o texto para adequá-lo aos princípios da redação oficial, garantindo maior clareza, objetividade e padronização no documento encaminhado.


Considerando os conceitos básicos da redação oficial no âmbito da Administração Pública, assinale a alternativa correta.


A

A redação oficial deve adotar linguagem clara, objetiva e formal, evitando opiniões pessoais e garantindo que a comunicação administrativa seja padronizada e compreensível.


B

A redação oficial permite o uso de expressões coloquiais quando o objetivo for tornar o texto mais próximo da linguagem utilizada pelos destinatários do documento.


C

A elaboração de documentos administrativos dispensa padronização formal, desde que o conteúdo transmitido seja compreendido pelo destinatário.


D

Os documentos oficiais podem incluir comentários pessoais do redator quando contribuírem para explicar o contexto do assunto tratado.

No exercício das atividades de Recepcionista, a comunicação clara e adequada envolve tanto a expressão oral quanto a escrita, especialmente no atendimento ao público e no registro de informações. Considerando a pronúncia correta das palavras e os princípios da redação oficial, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A pronúncia adequada das palavras contribui para a compreensão da mensagem e para a credibilidade do atendimento prestado.


B

A redação oficial deve pautar-se pela clareza, objetividade, impessoalidade e correção gramatical.


C

A linguagem utilizada em documentos oficiais deve evitar ambiguidades e expressões coloquiais.


D

A redação oficial admite o uso de opiniões pessoais e linguagem subjetiva, desde que facilite o entendimento do destinatário.


E

A comunicação oral no atendimento ao público exige articulação adequada da fala e uso de vocabulário compatível com a situação comunicativa.

A redação oficial organiza a comunicação no âmbito da Administração Pública, buscando assegurar clareza, impessoalidade e padronização dos atos administrativos, conforme orientações consolidadas em manuais normativos contemporâneos (BRASIL, 2018).


Considerando os aspectos gerais da redação oficial, assinale a alternativa correta.


A

A redação oficial admite marcas de subjetividade para reforçar o ponto de vista do redator e conferir maior expressividade ao texto administrativo.


B

A formalidade da redação oficial decorre do uso recorrente de linguagem rebuscada e construções sintáticas complexas, como forma de assegurar autoridade ao texto.


C

A redação oficial privilegia clareza, impessoalidade e padronização na comunicação administrativa.


D

A padronização na redação oficial limita-se à diagramação dos documentos, sendo flexíveis as escolhas linguísticas e estruturais do texto.

“É uma realidade tradicional e costumeira que a diversão popular – e ela abrange várias modalidades circunscritas a épocas ou regiões diversas – geralmente é oferecida ao povo (podemos remontar à Roma Antiga), visando não ao objetivo precípuo da diversão (dar lazer a quem dele necessite), mas sim visando a uma alienação dos seres pensantes à situação política vigente, para que eles não pensem na fome, na miséria e na injustiça, suas companheiras de infortúnio e dor.”

Assinale a alternativa em que todos os problemas de textualidade listados se aplicam ao enunciado apresentado, de acordo com as características da comunicação oficial.


A

Uso exagerado da palavra “que”; uso abusivo de intercalações; junção de palavras sinônimas acarretando repetição de ideia.


B

Emprego de período longo; uso exagerado da palavra “que”; junção de palavras sinônimas acarretando repetição de ideia.


C

Emprego de período longo; uso abusivo de intercalações; junção de palavras sinônimas acarretando repetição de ideia.


D

Emprego de período longo; uso abusivo de intercalações; uso exagerado da palavra “que”.


E

Inversão recorrente entre o sujeito e o predicado; inversão recorrente entre o verbo e seu complemento; incorreções no emprego da vírgula.

Suponha que um Analista tenha sido designado para redigir a minuta de um novo regulamento interno para o CISCOPAR. Para tornar o texto mais dinâmico e evitar repetições, o agente público decidiu utilizar sinônimos variados para se referir a um mesmo procedimento técnico ao longo dos artigos da norma. Considerando as regras formais de técnica legislativa para a redação de atos oficiais, a conduta do Analista está INCORRETA e o texto precisa ser corrigido porque:


A

O uso de metáforas e termos informais é obrigatório para aproximar a linguagem técnica do cidadão comum.


B

A variação de termos técnicos em leis e regulamentos é recomendada para evitar o cansaço visual do leitor.


C

A criação de neologismos jurídicos confere maior erudição e robustez formal às decisões da instituição.


D

A clareza normativa exige expressar a mesma ideia sempre com a mesma palavra, evitando sinônimos que gerem dupla interpretação.

A redação oficial distingue-se por características específicas que refletem os princípios constitucionais da administração pública. Considerando os fundamentos técnicos da comunicação administrativa e as normas estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República, analise as assertivas a seguir.


I. A impessoalidade na redação oficial manifesta-se não apenas no emprego da terceira pessoa verbal, mas também na supressão de adjetivações valorativas que expressem juízos subjetivos do redigente, uma vez que o texto deve representar a instituição como ente despersonalizado.

II. Embora a formalidade seja princípio basilar da redação oficial, ela não se confunde com arcaísmo linguístico, sendo tecnicamente inadequado o emprego de expressões obsoletas como "outrossim", "destarte" e "vimos por meio desta", que violam simultaneamente os princípios da clareza e da concisão.

III. Os pronomes de tratamento "Vossa Excelência" e "Vossa Senhoria", por se referirem à dignidade do cargo e não à pessoa que o ocupa, exigem concordância verbal e nominal na terceira pessoa, razão pela qual são corretas construções como "Vossa Excelência analisará" e "Solicito que Vossa Senhoria encaminhe".

IV. O parecer técnico, por constituir manifestação fundamentada de servidor qualificado sobre questão específica, vincula a decisão da autoridade administrativa superior, especialmente quando emanado de órgãos de assessoramento jurídico.

V. A primeira menção a órgão ou entidade em documento oficial deve apresentar o nome por extenso seguido da sigla entre parênteses, prática que assegura inteligibilidade para destinatários não familiarizados com jargões administrativos setoriais específicos.


Está correta o que se afirma em:


A

I, II e III, apenas.


B

I, III e V, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II, III e V, apenas.


E

II, IV e V, apenas.

Considerando as recomendações do Manual de Redação da Presidência da República quanto ao emprego adequado de determinadas expressões na redação oficial, assinale a alternativa correta.


A

Chamei a secretária para a reunião, mas a mesma não compareceu.


B

O projeto foi revisto na medida em que surgiram novas demandas educacionais.


C

O relatório foi encaminhado junto ao Ministério da Educação para análise técnica.


D

A lei onde se estabelece o programa de leitura foi publicada no Diário Oficial do Município.


E

Os secretários não analisaram o projeto, nem tampouco apresentaram sugestões de alteração.

Na redação de documentos oficiais, deve-se seguir determinadas normas para as formas de tratamento. Analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).


( ) Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor.

( ) Quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

( ) Em comunicações oficiais com particulares, recomenda-se o uso de Digníssimo Senhor e Ilustríssima Senhora.

( ) O tratamento por meio de Senhor não confere a formalidade desejada, por isso, na redação oficial, deve-se utilizar “doutor” no tratamento com o particular, por exemplo: “Excelentíssimo Doutor”.


Assinale a alternativa correta.


A

V – F – F – F


B

V – V – F – F


C

F – V – V – V


D

F – F – F – V


E

F – F – F – F

   
Gerar simulado