Questões de Concurso sobre Objetividade

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
185 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Medeiros (2014) aponta e observa as qualidades ou características da redação técnica.


Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas qualidades.


A

Concisão: um redator profissional deve observar o meio-termo: não deve ser prolixo nem excessivamente conciso.


B

Formalismo: a educação, cortesia e o tom agradável facilitam a comunicação. Deve-se evitar imprimir suspense indesejável e o uso excessivo de conjunções.


C

Coerência de ideias: enfatizar os pontos-chave de modo conveniente. Realizar a transição natural entre as frases que devem conter sujeito, predicado e complemento.


D

Exatidão: deve-se evitar palavras vagas, compridas, difíceis, além da capacidade do destinatário. Escapar sobretudo de alguns, quase todos, muito, poucos, há dias. Buscar palavras que quantificam e asseguram a compreensão. O mais importante da carta é o destinatário.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.” O exposto está materializado no enunciado:


A

Senhor diretor, solicitamos atenção especial para a implementação das novas baias para atendimento da população a partir da próxima semana.


B

Senhor diretor, é louvável sua preocupação com a implementação das novas baias para atendimento da população a partir da próxima semana


C

Senhor diretor, expresso aqui minha satisfação com a implementação das novas baias para atendimento da população a partir da próxima semana.


D

Senhor diretor, já havia surgido opiniões e detalhes e vê-se, então, o quanto se caminhou e já se chega à implementação das novas baias para atendimento da população a partir da próxima semana.


E

Senhor diretor, está valendo a pena a gente se esforçar para a implementação das novas baias para atendimento da população a partir da próxima semana.

“A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.” (BRASIL, 2018, p. 16)


Sobre as noções de clareza e de objetividade como alguns dos atributos da redação oficial, indique a única alternativa com afirmação falsa.


A

Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.


B

Sendo a transparência um requisito do próprio Estado de Direito, é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos.


C

A objetividade suprime a delicadeza de expressão e torna o texto rude e grosseiro.


D

Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.


E

A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem excessos de palavras e de ideias.

Analise as assertivas sobre a redação de correspondências oficiais e assinale a alternativa CORRETA:


I. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

II. As correspondências oficiais devem ser objetivas. Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.

III. É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto.

IV. As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico, quanto para os eventuais documentos impressos.


A

I, II e III são corretas e IV é incorreta.


B

I, III, e IV são corretas e II é incorreta.


C

I, II, e IV são corretas e III é incorreta.


D

Todas as assertivas são corretas.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, são atributos da redação oficial, EXCETO:


A

Clareza e precisão.


B

Objetividade.


C

Pessoalidade.


D

Formalidade e padronização.


E

Uso da norma padrão da língua portuguesa.

Uma redação oficial é a forma como o Poder Público redige as comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial deve caracterizar-se por:


  1. clareza e precisão;
  2. objetividade;
  3. concisão;
  4. coesão e coerência;
  5. impessoalidade;
  6. formalidade e padronização; e
  7. uso da norma padrão da língua portuguesa.


Considerando as características requeridas numa redação oficial, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa VERDADEIRA:


A

A coesão e coerência é o uso rígido da norma padrão da língua portuguesa, cuja formalidade e padronização são fundamentais para garantia a estrutura textual e a concisão dos fatos que estão sendo transcorridos.


B

A objetividade é a habilidade de escrever muitas laudas para contextualizar uma determinada situação. Assim, o leitor terá que ler o máximo de páginas para identificar o objeto ou objetivo do documento emitido.


C

A impessoalidade é quando um texto oficial deixa claro o sujeito que está redigindo o documento. Geralmente, é manifestado pelas palavras: entendemos, compreendemos, entendo, compreendo, etc.


D

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. São atributos da redação oficial:


I. Clareza.

II. Subjetividade.

III. Coesão e coerência.

IV. Pessoalidade.

V. Formalidade.

VI. Padronização.


A

Apenas duas assertivas estão incorretas.


B

Apenas três assertivas estão incorretas.


C

Apenas quatro assertivas estão incorretas.


D

Apenas cinco assertivas estão incorretas.

A redação oficial é um conjunto de normas utilizadas pelo Poder Público para redigir seus documentos — tanto os internos quanto os externos —, de forma que a mensagem seja compreendida por todos os cidadãos. Os princípios que regem a comunicação oficial são:


A

universalidade, padrão culto da Língua, coerência, coesão, informalidade e diversidade.


B

impessoalidade, uso do padrão culto da Língua, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.


C

pessoalidade, uso coloquial da Língua, clareza, subjetividade, concisão, informalidade e uniformidade.


D

impessoalidade, uso coloquial da Língua, subjetividade, coerência, informalidade e uniformidade.

O chefe de uma repartição pública leu uma correspondência oficial, e sua crítica principal, baseado na norma padrão da língua portuguesa, é a de que o texto continha pleonasmo, o que significa que o erro encontrado tinha a seguinte característica:


A

texto rebuscado, ou seja, uso excessivo de linguagem culta e formal.


B

pessoalidade, na medida em que se utilizava de expressões coloquiais.


C

redundância, ou seja, repetição de uma mesma ideia com palavras diferentes.


D

cacófato, pois a falta de clareza dificultava a mensagem principal.


E

paralelismo, ou seja, faltava objetividade na comunicação.

Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.


I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade.

II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:


A

III apenas.


B

II apenas.


C

I e III apenas.


D

I e II apenas.


E

I, II e III.

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:


A

A linguagem das comunicações oficiais não deve ser necessariamente uniforme, pois deve ser adaptada a cada situação comunicativa.


B

O emprego da impessoalidade e do padrão culto de linguagem favorecem à clareza textual e isso é garantia de um texto livre de ambiguidades.


C

A redação de textos oficiais segue regras tão rígidas que não necessitam de uma releitura a qual atrasa o serviço do servidor público.


D

As impressões individuais nas comunicações oficiais são permitidas desde que se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de determinada seção.


E

Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais da administração pública, estas devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais, sem exceção.

A redação oficial deve apresentar atributos que lhe permitam atender à sua finalidade básica, que é comunicar com objetividade e máxima clareza. Portanto, a redação oficial deve caracterizar-se por: clareza, precisão, objetividade, concisão, coesão, coerência, impessoalidade, formalidade, padronização e uso da norma padrão da língua portuguesa. Para que se redija um texto oficial, devemos observar algumas recomendações, sugestões ou dicas.


Escolha abaixo a alternativa que não apresenta uma recomendação aceitável na redação oficial:


A

Para a obtenção de clareza, sugere-se: não utilizar regionalismos e neologismos, pontuar adequadamente o texto, explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela.


B

Para um texto com precisão, escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto.


C

Para obter um texto objetivo, vá diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.


D

A consulta ao dicionário e à gramática é dispensável na redação de um bom texto.

A concisão é uma das qualidades essenciais da redação oficial. Para garantir um texto conciso, "deve-se mencionar apenas o estritamente indispensável, exprimindo o maior número de ideias com o mínimo possível de palavras. Mas há que ter cuidado de não pretender alcançar a concisão em detrimento da clareza" (LIMA, 2010, p. 3). Dessa forma, para melhor concisão na redação oficial, devem-se eliminar:

I. o uso abusivo da palavra "que".

II. as informações supérfluas.

III. o uso excessivo dos artigos indefinidos "um" e "uma".

IV. os pormenores desnecessários.

É CORRETO o que se afirma em


A

II e IV, apenas.


B

II, III e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

I, III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

Conforme KASPARY, são qualidades da redação oficial:


I. Objetividade.

II. Correção.

III. Precisão.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

Em relação às características da redação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Clareza e imprecisão.

( ) Subjetividade.

( ) Informalidade e padronização.

( ) Uso da norma padrão da língua portuguesa.


A

C - C - C - E.


B

C - E - E - C.


C

E - C - E - C.


D

E - E - E - C.

A linguagem dos documentos oficiais prima pela objetividade, para manter uma única interpretação textual. Por essa razão,


A

não se admite siglas para não prejudicar a comunicação e não provocar dúvidas.


B

podem-se usar figuras de linguagem, porém de forma moderada e de acordo com o tipo de texto.


C

o servidor pode imprimir marcas de pessoalidade, pois é impossível escrever sem interferência da individualidade.


D

os textos não precisam ser revisados, pois já são escritos dentro de um modelo definido.


E

deve ser estritamente impessoal, não se aceitando termos dúbios que possam comprometer o entendimento da mensagem expressa na correspondência.

Nos moldes descriminados pelo Manual de Redação da Presidência da República, relacione corretamente as colunas relevando-se os atributos da redação oficial.

1 — Clareza,

2 - Objetividade.

3 - Concisão.

4 - Coerência.

( ) Atributo que possibilita a imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

( ) Atributo que conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias.

( ) Atributo ligado a ideia de que o documento consiga transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve entendê-lo como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

( ) Atributo que favorece a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem este atributo quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.

A sequência correta encontrada é, de cima para baixo:


A

4,1,2,3.


B

1, 4, 2,3.


C

2, 3, 4, 1.


D

1, 2,3, 4.


E

1, 2, 4, 3.

   
Gerar simulado