Questões de Concurso sobre Fundamentos da Saúde Ocupacional

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
748 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As condições inseguras são aquelas inerentes ao ambiente e à ferramenta de trabalho, as quais oferecem perigo ou risco ao:


A

produto.


B

ambiente.


C

trabalhador.


D

equipamento.


E

empregador.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador tem como objetivos as seguintes alternativas, EXCETO:


A

estabelecer relação entre o quadro clínico/diagnóstico e a atividade desenvolvida no trabalho.


B

identificar potenciais casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho.


C

investigar a relação de doenças e agravos com o trabalho.


D

notificar os casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho.


E

identificar os grupos ocupacionalmente expostos a maior risco.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A farmacodinâmica é o ramo da farmacologia que estuda o movimento do medicamento dentro do organismo nas fases de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação. Ou seja, descreve a ação do organismo sobre o medicamento.

II. Desenvolver o controle e a avaliação da qualidade dos serviços e dos programas de saúde do trabalhador, nas instituições públicas e privadas, é uma forma de fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

A exposição normal ou potencial de um indivíduo, em decorrência de seu trabalho ou treinamento em práticas autorizadas ou intervenções, excluindo-se a radiação natural do local, é a exposição:


A

ocupacional


B

ambiental


C

anômala


D

média

O nível de dose evitável que leva à implementação de uma ação remediadora ou protetora específica em uma situação de emergência ou de exposição crônica é o nível de:


A

ação


B

intervenção


C

investigação


D

referência

Leia o excerto abaixo:


Tecnicamente existem duas causas de acidentes: atos inseguros e condições inseguras. De acordo com a Norma Brasileira NB-18 da ABNT (Associação Brasileira de Normas (Técnicas) existem vários aspectos que decorrem dessas causas, dentre eles podemos destacar:


1.Imprudência.

2.Negligência

3.Imperícia.


Acesso em: https://www2.fab.mil.br ? cfc_cg_nocoesbasicas


Com base nas informações do texto acima, relacione as colunas abaixo dos conceitos dos aspectos que decorrem dessas causas:


(__)É a falta de aptidão, habilidade, experiência, ou de previsão no exercício de determinada função.

(__)É a omissão voluntária do cuidado - falta de atenção.

(__)É a falta de observação das medidas de precauções e segurança, previsível, necessárias no momento para evitar um mal - excesso de confiança.


Após análise, assinale a opção que possui a sequência da correlação CORRETA de cima para baixo:


A

1, 2, 3.


B

3, 1, 2.


C

1, 3, 2.


D

2, 1, 3.


E

3, 2, 1.

Quanto à apresentação da documentação de segurança operacional (DSO), a matriz de correlação (MC) e a descrição da unidade marítima (DUM) devem compor os respectivos processos administrativos que serão entregues à Agência Nacional do Petróleo (ANP).


C

Certo


E

Errado

Sobre os sistemas de proteção individual contra quedas (SPIQ), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Os SPIQ são constituídos pelo sistema de ancoragem, equipamento de proteção individual e elemento de ligação.

( ) Nos SPIQ de retenção de queda e no sistema de acesso por cordas, o equipamento de proteção individual deve ser o cinturão de segurança tipo paraquedista.

( ) Os SPIQ deve ser selecionado de forma que a força de impacto transmitida ao trabalhador seja de, no máximo, 1 kN quando de uma eventual queda.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,


A

V – V – V.


B

V – F – V.


C

V – V – F.


D

F – V – V.


E

F – F – F.

Sobre Segurança do Trabalho, analisar a sentença abaixo:


Todos os colaboradores têm direito de trabalhar em um ambiente seguro e saudável, com condições adequadas de trabalho baseadas nos princípios de segurança, organização e limpeza (1ª parte). Os colaboradores não devem contribuir para a criação e a preservação de um ambiente saudável, visto que é responsabilidade exclusiva da empresa e/ou órgão em que atua (2ª parte).


A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em sua 1ª parte.


C

Correta somente em sua 2ª parte.


D

Totalmente incorreta.

O grau de incapacidade laborativa que gera impossibilidade de desempenhar as atribuições do cargo, não permitindo atingir a média de rendimento alcançada em condições normais pelos servidores detentores de cargo, função ou emprego, determina o a incapacidade de grau:


A

Temporário.


B

Permanente.


C

Total.


D

Parcial.

O que significa a sigla PCMAT?


A

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.


B

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.


C

Programa das Características e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria Alimentícia.


D

Programa das Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.


E

Atestado de Saúde Ocupacional.

A área de segurança do trabalho é de fundamental importância para todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Sua atuação é de suma importância para o bem-estar de todos aqueles que desenvolvem uma atividade dentro da organização.

A função principal de um profissional de segurança do trabalho é a de


A

liberar o acesso, apenas, às áreas de segurança da empresa.


B

defender a integridade mental e física dos trabalhadores.


C

estabelecer um canal de comunicação entre a gestão e os colaboradores.


D

criar dificuldade de acesso aos locais de segurança da empresa.


E

cuidar das áreas nas fábricas que utilizam produtos químicos, apenas.

A produção de bens e serviços para satisfazer as necessidades humanas ocorre por meio da realização de atividades que, quando realizadas sem um planejamento adequado, podem acarretar riscos à saúde ou à vida do trabalhador e da população de comunidade próxima ao empreendimento e degradar o meio ambiente. A história contemporânea tem nos mostrado grandes tragédias em diversas regiões do planeta, cuja origem tinha estreita relação com falhas no processo de trabalho e na forma de organização adotada.

Fonte: Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos; Francisco Soares Másculo. Higiene e segurança do trabalho: O acidente de trabalho e seu impacto socioeconômico-ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier / ABREPO, 2011.

Assim, a Segurança do Trabalho tem o poder de atuar positivamente no processo descrito no texto. Marque a alternativa abaixo que representa uma forma de atuação da Segurança do Trabalho?


A

Prevenir e/ou controlar os fatores de riscos que possam gerar eventos não desejáveis, como os acidentes e as doenças ocupacionais.


B

Capacitar os funcionários em formas de melhorar a oralidade e o ato de falar em público.


C

Agir intuitivamente prezando por diminuir o tempo de realização das atividades e ser mais produtivo.


D

Contribuindo para diminuir as desigualdades sociais que acontecem nas relações humanas no trabalho.

Um programa de segurança no trabalho, conforme Chiavenato (2010), requer as seguintes etapas:


A

Prevenção de acidentes / Prevenção de incêndios / Prevenção de roubos.


B

Prevenção de acidentes / Prevenção de incêndios / Prevenção de adoecimento.


C

Prevenção de acidentes internos / Prevenção de acidentes externos / Evacuação de área.


D

Prevenção de acidentes internos / Prevenção de acidentes externos / Promoção à saúde.

Considerando as doenças relacionadas ao trabalho, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).


(_) Situações variadas como um fracasso, um acidente de trabalho, uma mudança de posição (ascensão ou queda) na hierarquia frequentemente determinam quadros psicopatológicos diversos, desde os chamados transtornos de ajustamento ou reações ao estresse até depressões graves e incapacitantes, variando segundo características do contexto da situação e do modo do indivíduo responder a elas.

(_) O processo de comunicação dentro do ambiente de trabalho, moldado pela cultura organizacional, não é considerado fator importante na determinação da saúde mental.

(_) Ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, a manifestação de insatisfações, as sugestões dos trabalhadores em relação à organização ou ao trabalho desempenhado provocarão tensão e, por conseguinte, sofrimento e distúrbios mentais. Frequentemente, o sofrimento e a insatisfação do trabalhador manifestam-se não apenas pela doença, mas nos índices de absenteísmo, conflitos interpessoais e extratrabalho.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V - V - V


B

F - F - F


C

F - V - V


D

V - F - V


E

V - F - F

O agente de serviços gerais Luciano, ao se deparar em seu ambiente de trabalho com uma placa de advertência semelhante à representada abaixo, entendeu rapidamente sua mensagem, isto é, que devia ficar atento ao perigo de:


Imagem associada para resolução da questão


A

Substância explosiva.


B

Alta tensão.


C

Piso escorregadio.


D

Irradiação de calor.


E

Substância inflamável.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Nas áreas cobertas da instituição, se for necessária a limpeza seca, esta deve ser feita pelo profissional de limpeza, com o uso de vassouras e panos úmidos, exclusivamente.

II. O Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho é um documento elaborado pela Segurança do Trabalho com a finalidade de gerar informações relativas à presença de agentes nocivos no ambiente de trabalho.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Assinale a alternativa correta:


I - A primeira lei criada a respeito da legislação brasileira sobre acidentes do trabalho foi o Decreto Legislativo no 3.724, de 15 de janeiro de 1919, que introduziu o conceito de risco profissional e determinou o pagamento de indenização ao segurado ou à família, proporcional a gravidade das sequelas do acidente.

II - A Lei no 6.367, de 19 de outubro de 1976, regulamentada pelo Decreto no 79.037, de 24 de dezembro de 1976, ao lado dos acidentes de trabalho, contemplava as chamadas doenças profissionais ou doenças do trabalho.

III - O Decreto-Lei no 7.036, de 10 de novembro de 1944, estabeleceu que a empresa é responsável pela adoção das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador. Assegurou a estabilidade no emprego do segurado que se incapacitar para o trabalho por mais de 150 dias.


A

Apenas o Item I está correto.


B

Apenas o Item II está correto.


C

Apenas o Item III está correto.


D

Apenas os Itens I e II estão corretos.


E

Apenas os Itens I e III estão corretos.

A comunicação é deveras importante na gestão da segurança e da saúde no trabalho praticada nas organizações, de maneira que a linguagem utilizada deve ser incontroversa. Assim, é necessário que se uniformize a compreensão de alguns conceitos comuns na engenharia de segurança do trabalho, como o de


A

perigo relacionado ao trabalho ou ao fator de risco ocupacional, que deve ser entendido como a combinação da probabilidade de ocorrência de eventos ou exposições perigosas a agentes nocivos relacionados aos trabalhos e da gravidade das lesões e outros agravos à saúde que podem ser causados pelo evento ou exposição.


B

acidente de trabalho, que vem evoluindo do antigo conceito ligado à fatalidade para um modelo moderno, que parte da premissa de que o acidente é causado por uma condição de trabalho insegura ou por um ato inseguro do trabalhador e, assim, atende às demandas atuais das normativas internacionais dos sistemas integrados de gestão.


C

risco de acidente de trabalho, cuja adequada acepção é tratar-se de atributo intrínseco ou acessório de um agente químico, físico ou mecânico, que o torna, na ausência de identificação e adequado tratamento, por falha cognitiva dos operadores, uma fonte de lesão, de perdas de tempo, materiais ou produção.


D

acidente de trabalho, que está definido, no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como uma ocorrência imprevista e indesejável, abrupta, relacionada com o exercício do trabalho e de que resulte lesão pessoal, distinguindo-se da doença por esta ter caráter insidioso e não traumático.


E

incidente, que vem sendo tratado em normas internacionais, afetas aos sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho, como evento relacionado ao trabalho no qual ocorreu ou poderia ter ocorrido lesão ou doença (não importando a severidade) ou morte, de forma que se refere ao acidente como um incidente que ocasionou lesão, doença ou morte.

De acordo com os principais conceitos da Segurança do Trabalho, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

-

(1) Acidente.

(2) Incidente.

(3) Perigo.

-

(_) É o evento que tem o potencial de levar a um acidente ou que deu origem a um acidente.

(_) É a fonte ou a situação com potencial para provocar danos ao homem, à propriedade, ao meio ambiente ou a combinação destes.

(_) É o evento não programado nem planejado que resulta em lesão, doença ou morte, dano ou outro tipo de perda.


A

1 - 2 - 3.


B

3 - 2 - 1.


C

2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 3.

   
Gerar simulado