

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma grande indústria metalúrgica está adaptando seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para a versão mais recente da norma ABNT NBR ISO 9001. Durante a auditoria interna, surgiu uma dúvida sobre a obrigatoriedade e a forma das informações documentadas. Com base nos requisitos de Informação Documentada, Liderança e Planejamento, assinale a afirmativa CORRETA:
A organização é obrigada por norma a manter um "Manual da Qualidade" estruturado e seis procedimentos documentados específicos para que o SGQ tenha validade jurídica e técnica.
A Política da Qualidade deve ser mantida como informação documentada, estar disponível para as partes interessadas pertinentes e ser comunicada internamente, não podendo ser alterada após a certificação inicial.
Ao determinar a extensão da informação documentada, a organização deve considerar a complexidade dos processos e a competência das pessoas, sendo que informações que comprovam que processos foram realizados como planejado devem ser retidas.
A responsabilidade por assegurar que os processos entreguem as saídas pretendidas é exclusiva do representante da direção (RD), cargo cuja manutenção permanece obrigatória para o estabelecimento do nexo de autoridade.
Os objetivos da qualidade devem ser coerentes com a política, porém, para garantir a agilidade operacional, a norma desobriga que tais objetivos sejam mantidos como informação documentada ou que sejam mensuráveis.
De acordo com a ABNT NBR 9050, nas edificações existentes, a acessibilidade deve ser:
exigida apenas em edificações novas
aplicada exclusivamente em áreas administrativas
dispensada quando houver limitações físicas da edificação
promovida por meio de adaptações possíveis, garantindo segurança, autonomia e uso adequado dos espaços
limitada à construção de rampas de acesso externo, desde que não haja alteração estrutural significativa no edifício
Assinale a alternativa que indica corretamente o limite de aceleração para ferramentas manuais vibratórias, a partir do qual os fabricantes devem informar a vibração emitida nas especificações técnicas, indicando as normas de ensaio utilizadas para a medição.
0,5 m/s² nas mãos dos operadores.
1,0 m/s² nas mãos dos operadores.
1,5 m/s² nas mãos dos operadores.
2,0 m/s² nas mãos dos operadores.
2,5 m/s² nas mãos dos operadores.
Conforme a ABNT NBR 7182, o principal objetivo do ensaio de compactação de solos é determinar a curva de compactação do material, da qual se obtêm a umidade ótima e a massa específica aparente seca máxima, parâmetros fundamentais para especificar o controle tecnológico de compactação em campo.
Certo
Errado
Qual a norma que regulamenta o funcionamento de um laboratório de análises clínicas?
NR-17.
NR-5.
RDC 302/2005.
NR-32.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Com base na ABNT NBR 16636-2:2017 — Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos — Parte 2: Projeto executivo arquitetônico, assinale a alternativa que apresenta exclusivamente os desenhos técnicos obrigatórios no projeto executivo arquitetônico, sem considerar qualquer item complementar ou pertencente a outros projetos técnicos:
Planta de elétrica, planta de iluminação, planta de layout interno, corte transversal e detalhes de mobiliário.
Planta geral de implantação com informações planialtimétricas e de locação; planta e cortes de terraplenagem; plantas e detalhes de coberturas; cortes longitudinais e transversais; elevações frontais, posteriores e laterais; plantas, cortes e elevações de ambientes especiais; detalhes construtivos em escalas compatíveis.
Planta baixa, fachada frontal, planta do telhado, perspectiva externa e planta de fundações.
Planta de locação, planta de layout interno, perspectiva em 3D, corte longitudinal e planta de paisagismo.
Planta de instalações hidráulicas, planta humanizada, fachada lateral, sistema de segurança e planta de sinalização.
Entre os principais organismos normalizadores em segurança e saúde do trabalho no Brasil, assinale a alternativa que não corresponde a um órgão envolvido na normalização oficial:
Ministério do Trabalho.
Ministério da Previdência Social.
Ministério do Meio Ambiente.
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
Considere a aplicação das normas técnicas ao manejo arbóreo:
I.A NR 35, que regula trabalho em altura, é essencial para podas e manutenção em árvores de grande porte.
II.A NBR 16246-1 recomenda inspeções visuais regulares em árvores urbanas, identificando sinais de risco como apodrecimento e inclinação excessiva.
III.A NR 12 aplica-se à operação de equipamentos motorizados usados no manejo arbóreo, como motosserras, garantindo a segurança do operador.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I, apenas.
A Norma ABNT NBR 6.493, que trata do emprego de cores para identificação de tubulações, é muito importante, principalmente na indústria química, refinarias e petroquímica que utilizam um número grande de tubulações. Assim sendo, para as tubulações de água industrial, eletrodutos, vácuo, vapor, piche, álcalis, água de incêndio e ar comprimido, as cores de identificação são, correta e respectivamente,
verde, cinza escuro, cinza claro, cor de alumínio, preto, lilás, vermelho e azul.
azul, cinza escuro, cinza claro, branco, marrom, lilás, vermelho e azul.
verde, cinza escuro, cinza claro, branco, preto, lilás, vermelho e azul.
verde, cinza claro, cor de alumínio, branco, preto, roxo, vermelho e azul.
verde, cinza claro, cinza escuro, branco, preto, lilás vermelho e azul.
Ao organizar os reagentes do laboratório, você se deparou com os pictogramas representados na imagem a seguir.

Com base nas imagens, analise as afirmativas que indicam o risco representado por cada pictograma, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A imagem A informa que o reagente químico pode ser inflamável em contato com chama ou faísca.
( ) A imagem B informa que o reagente químico pode ser corrosivo para metais e para a pele.
( ) A imagem C informa que o reagente químico é um asfixiante ou um gás pirofórico.
As afirmativas são, respectivamente,
F – V – F.
F – V – V.
V – F – V.
V – F – F.
F – F – V.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A figura a seguir mostra um rótulo de risco associado a um produto perigoso.

Este rótulo identifica
gases tóxicos.
materiais radiativos.
líquidos inflamáveis.
substâncias oxidantes.
substâncias infectantes.
Assinale corretamente a assertiva que representa uma medida adequada para garantir a segurança individual.
Usar um capacete enquanto anda de bicicleta.
Manter as portas e janelas abertas durante a noite.
Compartilhar informações pessoais em redes sociais.
Ignorar os sinais de trânsito ao atravessar a rua.
Assinale corretamente a função principal de um corrimão instalado em uma escada no ambiente de trabalho.
Servir como elemento decorativo.
Facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Aumentar o risco de quedas e proporcionar apoio durante a subida ou descida.
Substituir a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Em um local de armazenamento de produtos químicos, observou-se o seguinte sinal de segurança:

Esse sinal alerta sobre a presença de substâncias
radioativas.
tóxicas.
explosivas.
corrosivas.
inflamáveis.
De acordo com a Instrução Normativa 06 (Sistema Preventivo por Extintores − SPE), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), os extintores de incêndio devem ser instalados em locais acessíveis e disponíveis para o emprego imediato em princípios de incêndio. De acordo com a referida Instrução Normativa, a altura máxima que a alça de transporte dos extintores deve ficar, quando eles forem colocados em paredes ou divisórias, é de:
No máximo 1,40 m (um metro e quarenta) acima do piso acabado.
No máximo 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) acima do piso acabado.
No máximo 1,30 m (um metro e trinta centímetros) acima do piso acabado.
No máximo 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros) acima do piso acabado.
No máximo 1,20 m (um metro e vinte centímetros) acima do piso acabado.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A norma ABNT NBR 6493/1994 especifica as cores para tubulações. Assim, tubulações de eletrodutos, vácuo, gás não liquefeito, ar comprimido e combustíveis de alta viscosidade são identificadas, respectivamente, pelas cores:
cinza claro, cinza escuro, amarela, azul e marrom.
cinza claro, cinza escuro, amarela, azul e preta.
cinza escuro, cinza claro, amarela, azul e preta.
cinza claro, branca, amarela, verde e marrom.
cinza escuro, cinza claro, amarela, verde e preta.
Segundo a ABNT NBR 12188:2016 – Sistemas centralizados de suprimento de gases medicinais, de gases para dispositivos médicos e de vácuo para uso em serviços de saúde –, as redes de distribuição devem ser identificadas por cor específica para cada gás, sendo a cor azul-marinho utilizada para:
Óxido nitroso.
Ar medicinal.
Oxigênio medicinal.
Gás carbônico.
Vácuo.
Assinale a alternativa que apresenta como é denominado o grupo organizado, formado por pessoas voluntárias ou indicadas, treinado e capacitado para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, prevenção de acidentes e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na edificação, planta ou evento, conforme NBR 15.219/19.
brigada de emergência
brigadista de emergência
capacitação de emergência
coordenador de emergência
equipe de emergência
Observe os símbolos e responda à questão:

Fonte: Disponível em: http://falaquimica.com/?p=2232
Uma das opções não está representada acima.
Substância Inflamável.
Substância Corrosiva.
Todos as opções estão representadas.
Risco Explosivo.
Leia o texto a seguir:
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
“Gestão ambiental compreende as diretrizes e as atividades administrativas realizadas por uma organização para alcançar efeitos positivos sobre o meio ambiente, ou seja, para reduzir, eliminar ou compensar os problemas ambientais decorrentes de sua atuação e evitar que outros ocorram no futuro [...] Sistema de gestão ambiental é um conjunto de atividades administrativas e operacionais inter-relacionadas para abordar problemas atuais ou para evitar seu surgimento [...]”
Barbieri, José Carlos, Gestão Ambiental Empresarial - conceitos, modelos e instrumentos. 4ª ed. - São Paulo: Saraiva, 2016.
Os requisitos e orientações para o uso do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estão relacionados ao certificado ISO:
14001
14015
14040
14065


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.