Questões de Concurso sobre NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.292 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Norma Regulamentadora 32, analise:

I. Em toda ocorrência de acidente envolvendo risco biológico, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente do Trabalho − CAT.

II. O uso de luvas de procedimento não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das luvas.

III. Em todo serviço de saúde deve existir um programa de controle de animais sinantrópicos, a ser comprovado sempre que exigido pela inspeção do trabalho.

Está correto o consta em


A

I, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I e II apenas.


E

I, II e III.

Conforme a Norma Regulamentadora (NR) 32, referente aos aspectos da biossegurança, ao trabalhador que realizar atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes é recomendável

I. em caso de gravidez, trabalhar no mesmo local até 15 dias antes da data provável do parto.

II. considerar dosímetro como sendo de uso coletivo, podendo ser revezado com outro colega de trabalho a cada 8 horas.

III. permanecer nessas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento.

IV. estar capacitado de forma continuada, em proteção radiológica.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:


A
I e II.

B
II e IV.

C
I, II e III.

D
II, III e IV.

E
III e IV.
De acordo com a NR 32, que contém disposições acerca da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, considere as seguintes afirmativas: 1. Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. 2. Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior. 3. O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas. 4. Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória, com a emissão de documento de liberação para o trabalho. Assinale a alternativa correta.

A
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

B
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

C
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

D
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

E
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Considerando a NR-32, a medida de proteção que recomenda o uso de técnica adequada para quebrar ampolas de medicamentos, previne acidentes de natureza


A

bacteriana.


B

mecânica.


C

química.


D

física.


E

térmica.

Com a construção da NR-32, intitulada Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde, procedimentos e medidas protetoras deverão ser realizadas com vistas a promover não só a segurança e a prevenção de acidentes de trabalho, mas também a prevenção de doenças ocupacionais. Em relação aos quimioterápicos antineoplásicos, a NR-32 compreende que os enfermeiros que os administram estão expostos a risco químico; e, com o intuito de prevenir acidentes de trabalho, traça condutas tanto para o empregador quanto para o funcionário. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.


A

Devem ser formulados manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPIs e materiais.


B

O enfermeiro deve dar continuidade às atividades de manipulação quando ocorrer interrupção do funcionamento da cabine de segurança biológica, desde que seja uma interrupção curta.


C

Compete ao empregador proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se.


D

Para o preparo de medicamentos antieméticos que são administrados antes da quimioterapia, é necessário o uso de EPI.


E

As trabalhadoras gestantes e nutrizes devem ser afastadas das atividades.

Conforme a classificação dos riscos biológicos no anexo I, da NR-32, assinale a sequência CORRETA dos riscos biológicos.

( ) Classe de risco: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.

( ) Classe de risco: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento. ·

( ) Classe de risco: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

( ) Classe de risco: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.


A

1 - 3 - 4 – 2.


B

3 - 2 - 1 – 4.


C

4 - 1 - 3 – 2.


D

2 - 1 - 4 – 3.


E

1 - 4 - 3 – 2.

De acordo com a NR32, que tem a finalidade de estabelecer diretrizes para implementar medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, é correto assegurar:

A
O empregador deve vedar: a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; o ato de fumar; o uso de calçados abertos e o uso de adornos nos postos de trabalho, inclusive tatuagens.

B
A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, hepatite B e meningite.

C
Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve, obrigatoriamente, ser afastada das atividades com radiações ionizantes e antecipar a licença maternidade.

D
Na ocorrência de acidente de trabalho envolvendo riscos biológicos, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser emitida após a confirmação do afastamento do trabalhador.

E
Com relação à exposição acidental aos agentes biológicos, a identificação dos responsáveis para a aplicação das medidas pertinentes deve estar registrada no PCMSO.

Os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem ser preenchidos até 80 % de sua capacidade de armazenamento e poderão ser deixados no local de uso por, no máximo, 24 horas após seu fechamento.


C
Certo

E
Errado
A hepatite B representa um risco para a saúde do trabalhador na área da saúde. Trata-se de um agravo que possui medidas de prevenção, entre elas a vacinação, que também é preconizada na NR 32. Sobre a vacina contra hepatite B, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Pode ser administrada em qualquer idade e simultaneamente com outras vacinas do calendário.

( ) Deve ser administrada em região glútea e não na região do deltoide. A adoção dessa recomendação está relacionada à diminuição na produção de anticorpos, pelo menos em adultos.

( ) Deve ser conservada entre -2 °C e -8 ºC, após ser aberta, e pode ser utilizada até o final das doses, desde que respeitado o prazo de validade indicado pelo fabricante.

( ) Tem o seguinte esquema de vacinação: as duas primeiras doses devem ser aplicadas com intervalo de um mês e a terceira seis meses após a primeira (esquema 0,1,6); o intervalo entre a segunda e a terceira doses deve ser de, no mínimo, dois meses.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – V – V – F.

B
F – F – F – V.

C
F – V – V – F.

D
F – F – V – F.

E
V – F – F – V.

Todos os trabalhadores dos serviços de saúde com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. Considera-se que, nessa situação,


A

o uso de luvas substitui a lavagem das mãos.


B

o uso dessa vestimenta não deve gerar ônus para o trabalhador.


C

o uso de máscaras permite o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho.


D

a utilização dessa vestimenta dispensa outras medidas de prevenção de acidentes.


E

os calçados abertos são permitidos para o conforto.

De acordo com o anexo I, da Norma Regulamentadora nº 32, do Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõe sobre segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, os agentes biológicos que tragam risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade, podendo causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento, pertencem à classe de risco:


A

1 (um).


B

2 (dois).


C

3 (três).


D

4 (quatro).


E

5 (cinco).

Norma regulamentadora que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Regulamenta as vacinas que devem ser providas pelas empresas e seguem as recomendações do ministério da Saúde e Programa Nacional de Imunizações, as medidas de proteção a serem adotadas, da classificação dos riscos biológicos, entre outros:


A

NR 15.


B

NR 16.


C

NR 30.


D

NR 32.


E

NR 33.

De acordo com NR-32, é obrigatório manter no local de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho o Plano de Proteção Radiológica - PPR, aprovado pela CNEN, e para os serviços de radiodiagnóstico aprovado pela Vigilância Sanitária. O Plano de Proteção Radiológica deve contemplar os pontos a seguir:

I. Estar dentro do prazo de vigência;

II. Identificar o profissional responsável e seu substituto eventual como membros efetivos da equipe de trabalho do serviço;

III. Fazer parte do PPRA do estabelecimento;

IV. Fazer parte do PCMSO do estabelecimento;

V. Ser apresentado na CIPA, quando existente na empresa, sendo sua cópia anexada às atas desta comissão.

Está INCORRETO o que se afirma APENAS em:


A

I e V


B

I e III


C

II e III


D

II e IV


E

IV

A medição contínua, periódica ou especial de grandezas radiológicas, no meio ambiente, para fins de radioproteção, segundo a NR 32, é uma situação de

A
monitoração de área.

B
monitoração de contaminação.

C
monitoração ambiental.

D
contaminação atmosférica.

E
contaminação de superfície.

Sabemos que a NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Dessa forma, podemos afirmar que:


A

O PCMSO deve contemplar apenas o reconhecimento e a avaliação dos riscos biológicos;


B

O PCMSO deve estar à disposição dos trabalhadores e não da inspeção do trabalho;


C

O PPRA deve ser reavaliado apenas uma vez ao ano e quando a análise dos acidentes e incidentes assim o determinar;


D

Os documentos que fazem parte do PPRA deverão estar disponíveis exclusivamente aos trabalhadores;


E

A vigilância médica dos trabalhadores potencialmente expostos deve estar contemplada no PCMSO.

A NR-32 estabelece diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Na classificação dos riscos biológicos, o PPRA deve conter


A

identificação, levantamento dos riscos químicos e físicos característicos da dosagem de exposição, radiação ionizante e não ionizante e controle de vetores.


B

identificação, localização, características do serviço de saúde e seus setores, considerando as fontes de exposição e as vias de transmissão.


C

avaliação do local de trabalho e do trabalhador, exposição de rotina, exposição acidental e de emergência, área controlada e descontaminação do local.


D

avaliação do local de trabalho e do trabalhador, organização e procedimento de trabalho, programa de imunização e descontaminação da área de trabalho.

A NR 32 estabelece diretrizes básicas para a implantação de medidas essenciais de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores, excluindo-se aqueles que exerçam atividades de promoção e assistência de saúde em geral.


C
Certo

E
Errado

Estão corretamente correlacionadas a proteção respiratória para o profissional de enfermagem, a patologia e a forma de transmissão em:


A


Proteção Respiratória

Patologia

Forma da transmissão

Máscara com filtro Hepa

Coqueluche

Gotículas


B


Proteção Respiratória

Patologia

Forma da transmissão

Máscara cirúrgica

Pneumonia Meningocócica

Gotículas


C

Proteção Respiratória

Patologia

Forma da transmissão

Máscara com filtro N 95

Escarlatina

Gotículas



D

Proteção Respiratória

Patologia

Forma da transmissão

Máscara cirúrgica

Crise aplástica transitória por Parvovírus B19

Aerossóis


E

Proteção Respiratória

Patologia

Forma da transmissão

Máscara com filtro PPF3

Pneumonia por mycoplasma

Aerossóis

O Plano de Proteção Radiológica (PPR), em serviços de saúde, deve estar de acordo com o disposto na NR-32 e nas normas específicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Sobre o PPR, analise as afirmativas abaixo.

I – Faz parte do PCMSO do estabelecimento.

II – Deve estar dentro do prazo de vigência.

III – Tem de ser apresentado na CIPA, quando existente na empresa.

IV – O profissional responsável e seu substituto eventual devem ser membros efetivos da equipe de trabalho do serviço.

Está correto APENAS o que se afirma em

A
I e II.

B
II e III.

C
II e IV.

D
I, III e IV.

E
II, III e IV.
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado