

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito dos temas da assessoria e da consultoria, e da supervisão de estágio em Serviço Social, analise as assertivas a seguir:
I. É vedado ao(à) assistente social permitir ou exercer a supervisão de aluno(a) de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao(à) aluno(a) estagiário(a).
II. Constitui atribuição privativa do(a) assistente social o treinamento, a avaliação e a supervisão direta de estagiários de Serviço Social.
III. Compete às Entidades Privadas de Assistência Social prestar assessoria técnico-consultiva em matéria de Serviço Social.
IV. Constituem competência do(a) assistente social prestar assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
Quais estão corretas?
Apenas IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Considerando o Código de Ética do(a) assistente social, analise as proposições a seguir que trazem violações profissionais:
I - Permitir ou exercer supervisão de aluno(a) de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao(a) aluno(a) estagiário(a).
II - Substituir profissional que tenha sido exonerado(a) por defender os princípios de ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência.
III - Compactuar com o exercício ilegal da profissão, inclusive nos casos de estagiários(as) que exerçam atribuições específicas, em substituição aos(às) profissionais.
IV - Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código de Ética do Assistente Social e com erros técnicos praticados por assistente social e qualquer outro profissional.
V – Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social/usuário(a) para obter vantagens pessoais ou para terceiros.
Para efeito de fixação da pena são consideradas especialmente graves e que autorizam a aplicação de penalidade sem o cumprimento do princípio da gradação, as violações descritas nas proposições:
I, II e III.
II, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III, IV e V.
Os valores contidos no Código de Ética profissional são orientadores das opções, dos posicionamentos e dos julgamentos de valor realizados cotidianamente. No entanto, para que se materializem, é preciso que ganhem efetividade, seja na direção de um atendimento realizado, de uma necessidade respondida ou de um direito adquirido. Corroborando com esse entendimento, dentre os princípios fundamentais explicitados no Código de Ética, destaca-se a defesa do aprofundamento da democracia, enquanto riqueza socialmente produzida e a socialização da participação
política.
ampla.
consequente.
específica.
genérica.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Segundo a PNAS, o conceito de família inclui obrigatoriamente um casal de pais unidos em matrimônio religioso.
II. Realizar o planejamento de serviços sociais e de Unidade de Serviço Social é uma atividade vedada ao Assistente Social.
III. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
No cotidiano, os assistentes sociais devem promover estratégias técnico-políticas nos diversos espaços sócioinstitucionais que concretizem princípios. Sobre essas estratégias, todas abaixo estão corretas, EXCETO:
ampliação da liberdade, concebida como autonomia, emancipação e pleno desenvolvimento dos indivíduos.
defesa intransigente dos direitos humanos contra todo tipo de arbítrio e autoritarismo.
defesa, aprofundamento e consolidação da cidadania e da democracia (socialização da riqueza socialmente produzida e da participação política).
defesa da justiça social, particularizando o acesso a bens e serviços relativos a programas e políticas sociais e a sua gestão democrática.
compromisso com a qualidade na prestação dos serviços, competência profissional e articulação com outros profissionais e trabalhadores.
Assinale a opção que NÃO constitui uma atribuição privativa do Assistente Social:
Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.
Dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social.
Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
De acordo com o Código de Ética é vedado ao/à assistente social:
Denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os/as usuários/as ou profissionais;
Participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a defesa e a fiscalização do exercício profissional;
Denunciar, no exercício da Profissão, às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas, ausência de condições mínimas de sobrevivência, discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão ou falta 35 Código de Ética de respeito à integridade física, social e mental do/a cidadão/cidadã;
Intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro/a profissional, salvo a pedido desse/a profissional; em caso de urgência, seguido da imediata comunicação ao/à profissional; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada;
Ainda sobre as infrações analise as informações abaixo:
I. A advertência reservada, ressalvada a hipótese prevista no artigo 33 será confidencial, sendo que a advertência pública, suspensão e a cassação do exercício profissional serão efetivadas através de publicação em Diário Oficial e em outro órgão da imprensa, e afixado na sede do Conselho Regional onde estiver inserido/a o/a denunciado/a e na Delegacia Seccional do CRESS da jurisdição de seu domicílio;
II. A punibilidade do assistente social, por falta sujeita a processo ético e disciplinar, prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data da verificação do fato respectivo;
III. Na execução da pena de advertência reservada, não sendo encontrado o/a penalizado/a ou se este/a, após duas convocações, não comparecer no prazo fixado para receber a penalidade, será ela tornada pública;
IV. A pena de multa variará entre o mínimo correspondente ao valor de uma anuidade e o máximo do seu décuplo;
Assinale a alternativa correta:
Todas as informações apresentadas estão corretas;
Todas as informações apresentadas estão incorretas.
Apenas uma das informações apresentadas está correta;
Três das informações apresentadas estão incorretas;
Analise as assertivas abaixo acerca do tema do Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho:
I. É somente com o Código de Ética do/a assistente social e a Lei nº 8.662/1993 que vimos o Serviço Social se afirmar como uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e na técnica do trabalho social.
II. O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos.
III. Os estudos de Marilda Villela Iamamoto possibilitaram a superação da necessidade de aprofundamento da pesquisa sobre as vertentes teórico-metodológicas que têm marcado presença no debate profissional a partir do período 1980-1990.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.