

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base na obra de Ana Elizabete Mota, "Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional" (2009), sobre o papel do assistente social no Sistema Único de Saúde (SUS), é CORRETO afirmar que o profissional de Serviço Social deve:
Agir dentro de um modelo de assistência meramente pontual e direcionado, evitando interferências no desenvolvimento de políticas sociais.
Promover ações que considerem a integralidade do cuidado e a promoção da saúde como um direito social.
Priorizar a análise das políticas públicas de saúde, deixando as questões de assistência social para outras políticas setoriais.
Direcionar a sua atenção às questões de saúde mental e benefícios financeiros por serem mais emergenciais.
Analise as informações a seguir:
I. Entende-se por assistência toxicológica o conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas, medicamentos e toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas.
II. Entende-se por saúde bucal o conjunto articulado de ações, em todos os níveis de complexidade, que visem a garantir promoção, prevenção, recuperação e reabilitação odontológica, individual e coletiva, inseridas no contexto da integralidade da atenção à saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Segundo ao que dispõe o guia “Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos” é correto afirmar quanto a utilização da comunicação não verbal, exceto:
Sentar no mesmo nível e próximo.
Remover barreiras físicas como mesas ou outros objetos.
Prestar atenção, evitar se distrair e mostrar que está ouvindo.
Não apressar a conversa e não olhar para o relógio.
Utilizar palavras que sejam “coloridas” e ricas em significado, desde que possam ser compreendidas pelo ouvinte.
Os direitos assegurados aos idosos a partir do Estatuto da Pessoa Idosa abordam diversas dimensões da vida pública e privada. O direito à liberdade aborda diversos aspectos, EXCETO:
Buscar refúgio, auxílio e orientação.
Estar nos logradouros públicos.
Faculdade de ir e vir.
Prática de esportes e de diversões.
Prioridade no atendimento.
Um pesquisador começou uma pesquisa qualitativa interrogando quais os fatores que contribuem para o aumento da contaminação do vírus da imunodeficiência humana (HIV) em mulheres no Brasil, chegando à conclusão de que muitas mulheres contaminadas por HIV possuem relacionamentos heterossexuais e acreditam que a contaminação atinge somente homossexuais masculinos. A partir disso, o pesquisador realizou outra pesquisa para investigar se a crença das mulheres na transmissão do HIV nas “populações-chave” está determinando a ausência de procedimentos preventivos por parte delas.
Isso mostra que o ciclo da pesquisa é um processo em espiral que tem início com uma
coleta de dados e informações e tem como ponto de chegada a análise teórica do material coletado.
pergunta e termina com uma resposta ou produto que, por sua vez, dá origem a novas indagações.
variável empírica, cujas descobertas e achados são apresentados, de modo conclusivo, na análise final.
solução prática ao problema de estudo, cuja proposição, ao final, pode ser declarada verdadeira ou falsa.
observação do objeto de investigação e termina com uma certeza sobre ele, mediante evidência científica.
De acordo com o texto “Envelhecimento, família e políticas públicas: em cena a organização social do cuidado” (TEIXEIRA, 2020), o envelhecimento humano passou a ser compreendido como um fenômeno biopsicossocial, entretanto, há uma dificuldade dos profissionais da área de conduzirem o cuidado de forma dialética. Segundo o texto:
O envelhecimento deve ser compreendido pela ótica biológica devido aos determinantes específicos dessa fase do ciclo vital.
A singularidade no processo do envelhecimento é um conjunto de aspectos psicológicos e biológicos.
Os aspectos socioeconômicos são singularidades que não incidem na totalidade de cada pessoa no envelhecer.
O envelhecimento é fragmentado e departamentalizado entre as áreas do saber sem uma visão de sua totalidade.
A expectativa de vida e a longevidade aumentarão entre toda população mundial, a despeito das particularidades de cada contexto social.
As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam o conceito generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. O enfoque na dimensão social da saúde aponta para os seus determinantes imediatos, como a educação, habitação, emprego, segurança alimentar, proteção social e cuidados universais de saúde, e para os determinantes estruturais mais profundos, incluindo as relações de poder e o acesso desigual aos recursos e
aos postos de comando.
às especialidades médicas.
à tratamentos alternativos.
às tomadas de decisão.
à reabilitação pessoal.
Ainda sobre o papel do Assistente Social, este profissional sabe que a Responsabilidade Sanitária envolve não apenas ações reativas, mas também a prevenção de riscos à saúde da população. Nesse contexto, qual é o órgão vinculado ao Ministério da Saúde responsável por monitorar, avaliar e controlar produtos e serviços que apresentam risco à saúde, como medicamentos, alimentos, entre outros?
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Instituto para Produtos Perigosos à Saúde (IPPS).
Em relação ao papel do Assistente Social na Política de Saúde no contexto das políticas públicas brasileiras, marque a opção INCORRETA.
Contribuir para a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, por meio de ações individuais e grupais.
Atuar na gestão e planejamento de unidades de saúde, coordenando equipes multiprofissionais.
Fornecer tratamento médico direto aos pacientes em hospitais públicos.
Articular demandas da comunidade, participar de equipes interdisciplinares e garantir o acesso aos serviços de saúde para grupos vulneráveis.
No que diz respeito à Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde, assinale a opção que apresenta um de seus eixos estruturantes.
A regionalização dos serviços de atenção especializada em saúde.
O fortalecimento e a atuação integrada à Atenção Primária.
O serviço de transplante do Sistema Nacional de Transplantes.
A economia de escala e a definição de escopo.
O monitoramento, a avaliação e o controle de estruturas, processos e resultados assistenciais.
Acerca do Controle Social e dos Conselhos de Saúde, tendo por base o texto “Conselhos de Saúde e Serviço Social: luta política e trabalho profissional”, assinale a alternativa incorreta.
Os conselhos de saúde são compostos por usuários, gestores da saúde, prestadores de serviços públicos e privados, e trabalhadores em saúde, de caráter permanente, deliberativo e paritário. Ou seja, têm que ser compostos por 50% de usuários e os outros 50% compostos por gestores e trabalhadores em saúde.
Os conselhos de saúde, nos três níveis, nacional, estaduais e municipais, foram criados no início da década de 1980, após as Leis Orgânicas da Saúde. Esta pode ser considerada uma das poucas ou a única iniciativa democrática de um governo militar no Brasil.
São mecanismos que também, se acionados, devem ser entendidos como espaços de controle social: o Ministério Público, os órgãos de defesa do consumidor, os meios de comunicação e os conselhos de profissionais.
Os conselhos podem ser considerados como um dos novos institutos democráticos, resultado da auto-organização que compõe a sociedade civil, além dos partidos de massa, sindicatos, associações profissionais, comitês de empresa e de bairro.
No texto “Conselhos de Saúde e Serviço Social: luta política e trabalho profissional”, Maria Inês Bravo e Rodriane Souza citam alguns impasses colocados ao controle social exercido pelos conselhos paritários.
Não é um impasse apontado por profissionais assistentes sociais que trabalham nessa política:
A falta de capacitação dos conselheiros.
A não execução, por parte do poder público, das deliberações dos conselhos
A falta de assessoria técnica para os conselhos.
A falta de interesse dos profissionais de saúde em serem conselheiros.
Foi a partir da Constituição de 1988 que as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas com novos princípios e diretrizes passando a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Sobre a Lei nº 8.212, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social, é correto afirmar:
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à educação, à previdência e à assistência social.
A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem o aumento do risco de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.
A Assistência Social é a política social contributiva que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência, independentemente de contribuição à Seguridade Social.
A contrarreforma deflagrada pelo Estado brasileiro a partir de 1990 resultou, no cotidiano da política de saúde, na disputa de dois projetos políticos antagônicos – o privatista e o da reforma sanitária –, que colocam diferentes demandas para o Serviço Social. O projeto de reforma sanitária vem apresentando, como demanda, que o assistente social trabalhe, entre outras questões, com
a subjetivação e psicologização das demandas sociais dos usuários.
o debate sobre o SUS possível e a mercantilização da saúde.
a individualização e a patologização da vida social.
o acesso democrático às informações e estímulo à participação cidadã.
Em todo território brasileiro, os hospitais devem oferecer às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando ao controle e ao tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual, e encaminhamento, se for o caso, à serviços de assistência social. Neste prisma, as primeiras 72 horas são fundamentais para o atendimento. Quanto mais precoce a vítima chegar no serviço de saúde, mais rapidamente ela será acolhida e cuidada. Avalie as afirmações a seguir sobre elementos de devem ser considerados quando da necessidade de tais atendimentos e, em seguida, marque a alternativa verdadeira.
I. As mulheres que já passaram pela menarca, não correm risco de gravidez.
II. A contracepção de emergência deve ser ofertada, bem como os antiretrovirais, pelo risco de contaminação pelo HIV.
III. É necessário verificar a vacinação contra hepatite B (providenciar a vacina ou imunoglobulina, se for o caso), além de considerar a prevalência de infecções bacterianas como gonorreia e clamídia.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
I, II e III estão corretas.
O termo seguridade social é um conceito estruturante das políticas sociais cuja principal característica é expressar o esforço de garantia universal da prestação de benefícios e serviços de proteção social pelo Estado. Considerando os conhecimentos sobre a Política de Seguridade Social, assinale a afirmativa INCORRETA.
A base de financiamento da seguridade social é mais ampla do que a do seguro social, abrangendo políticas universais financiadas com recursos tributários, políticas de seguro social contributivas e políticas de assistência social não contributivas.
Uma das características de seguridade no campo da saúde é que universalizou-se o acesso aos serviços, dependendo da capacidade de pagamento dos indivíduos, assim como afirmou-se a integralidade como princípio organizador do sistema de saúde.
A política de assistência social opera benefícios monetários não contributivos para combater a pobreza, além de oferecer serviços para enfrentar vulnerabilidades associadas a diversos problemas sociais, como violência, exploração sexual, trabalho infantil, dentre outros.
Dentro da seguridade social, o Programa Bolsa família (PBF) vem se afirmando como uma iniciativa que amplia o sistema de garantia de renda da proteção social brasileira, atendendo a um público até então excluído e cumprindo um papel específico e complementar na seguridade social.
Analise as informações a seguir:
I. Os CAPS assumem papel secundário na articulação da Rede de Atenção Psicossocial, pois não objetiva cumprir funções na assistência direta e na regulação da rede de serviços de saúde mental.
II. Os CAPS são atualmente regulamentados pelas Portarias nº 336/02, 3088/2011 e pela PT 130/2012. A portaria 336/2002 reconheceu e ampliou o funcionamento e a complexidade dos CAPS, estabelecendo tipos de CAPS por cobertura populacional, tipo de problema e faixas etárias.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Como a saúde se distingue em sua relação com o serviço social?
A saúde se distingue em sua relação com o serviço social ao integrar o cuidado com o bem-estar biopsicossocial dos indivíduos, garantindo o acesso a direitos e promovendo a inclusão social por meio de políticas públicas que atendem às necessidades de saúde da população
O serviço social atua de forma independente das políticas de saúde, sem considerar o impacto das condições sociais na saúde dos indivíduos.
A saúde e o serviço social não se relacionam, pois o serviço social se concentra apenas na distribuição de benefícios financeiros, sem lidar com questões de saúde.
O serviço social está vinculado exclusivamente ao atendimento de emergências sociais e não tem participação em políticas de saúde públicas.
A relação entre saúde e serviço social é mínima, pois o serviço social apenas encaminha pacientes para tratamento médico, sem desenvolver um trabalho integrado.
Analise as assertivas abaixo conforme os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde (CFESS, 2010) e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Ao defender uma concepção de saúde, o movimento de Reforma Sanitária salientou a importância da determinação social sustentada nas categorias de trabalho e reprodução social da vida.
( ) Na defesa do projeto de emancipação da classe trabalhadora, ressalta-se a mercantilização da saúde e da previdência e a ampliação do assistencialismo.
( ) Ao garantir direitos sociais, as políticas sociais podem contribuir para melhorar as condições de vida e trabalho das classes que vivem do seu trabalho, podendo alterar estruturalmente o capitalismo e superá-lo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F.
V – F – V.
V – F – F.
F – V – V.
F – F – V.
Quintino et.al (2012) verificam que o assistente social tem integrado equipes multiprofissionais na área da saúde, sobretudo a partir das contribuições teóricas da área para o movimento de Reforma Sanitária. Sua compreensão sobre a importância dos fatores sociais como aspecto integrante das condições de vida e saúde o coloca como um dos profissionais com maior adequação para identificar riscos potenciais e assim agir de maneira preventiva, valendo-se ainda do arsenal de ações no campo da promoção da saúde como recurso importante na prestação da assistência. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir quanto à compreensão sobre Promoção da Saúde.
I. A Promoção de Saúde vem se consolidando enquanto espaço de reflexão da história social do processo saúde-doença, como campo de implementação de estratégias que aliem o conhecimento às práticas, incorporando e analisando os determinantes biopsicossociais, econômicos, culturais, políticos e ambientais.
II. A Promoção de Saúde utiliza, como principal estratégia, a ampliação do conceito de saúde e de qualidade de vida, propondo a articulação com outros setores, como habitação, urbanismo, meio ambiente, educação, cultura, trabalho, economia, justiça, transporte e lazer, entre outros.
III. Além do trabalho intersetorial, é necessária também a observância dos determinantes sociais, de modo a favorecer uma maior mobilização social na implementação de ações que promovam a sustentabilidade, a defesa pública da saúde (advocacy), a equidade e a justiça social.
IV. A promoção de saúde está relacionada diretamente ao conceito biomédico de saúde, na medida em que considera a biologia humana e suas doenças como determinante do processo saúde-doença.
V. A promoção de saúde, no âmbito individual, está implicada com a reorientação de hábitos e comportamentos, desenvolvimento de “habilidades pessoais” e de estilos de vida saudáveis, envolvendo componentes educativos e sob o controle maior dos indivíduos, a partir da identificação de riscos.
Está CORRETO o que se afirma em
II, III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.