Questões de Concurso sobre Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.676 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O conceito que expressa “um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”, conforme a Lei n.º 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), é a Vigilância


A

preventiva em saúde.


B

sanitária.


C

epidemiológica.


D

ambiental.

Ainda sobre o Projeto Terapêutico Singular (PTS) julgue as afirmativas a seguir e, logo depois, marque a alternativa correta.


I. O PTS é um trabalho realizado por uma equipe interdisciplinar de saúde com vistas ao acompanhamento de um caso específico de apenas um sujeito singular.

II. Os quatro momentos ou passos cujo PTS se desdobra são movimentos não são sequenciais e pode haver necessidade de serem revistos ou repetidos.

III. Em geral, a escolha dos casos para reuniões do TPS remete aos casos de usuários ou famílias em situações mais graves ou difíceis.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas I e III estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

I, II e III estão corretas.

Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a, exceto:


A

Manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.


B

Dispor de banco de leite humano ou unidade de coleta de leite humano.


C

Manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos.


D

Fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.


E

Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.

Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I.O SUS real está completamente alinhado com o SUS constitucional.


PORQUE


II.Apesar das diversas mudanças e inovações, existe uma grande diferença entre o SUS idealizado pela Reforma Sanitária, que visa um sistema de saúde universal, arbitrário e fragmentado, e a prática do sistema público de saúde vigente.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


A

As asserções I e II são proposições falsas.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


D

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Ao compreender o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma estratégia, o Projeto de Reforma Sanitária tem como base o Estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde. Diante disso, são alguns dos fundamentos dessa proposta:


I.A democratização do acesso.

II.A universalização das ações.

III.A melhoria da qualidade dos serviços, com a adoção de um novo modelo assistencial pautado na integralidade e equidade das ações.


Fonte: Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde. Brasília: CFESS/CRESS, 2010.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II e III apenas.


C

I e II apenas.


D

I e III apenas.

O documento “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde” é apresentado pelo CFESS com a finalidade de referenciar a intervenção dos/as profissionais de Serviço Social na área da saúde. Diante do conjunto de atribuições a serem realizadas pelo profissional de Serviço Social na saúde, analise as afirmativas.


I. Criar estratégias e rotinas de ação, como fluxogramas e protocolos, que visem à organização do trabalho, à democratização do acesso e à garantia dos direitos sociais.

II. Montar processo e preencher formulários para viabilização de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), medicação de alto custo e fornecimento de equipamentos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), bem como a dispensação destes.

III. Implantar os serviços de ouvidoria nas unidades de saúde, estabelecendo a comunicação entre os usuários e a gestão pública de saúde.

IV. Formular estratégias de intervenção profissional e subsidiar a equipe de saúde quanto às informações sociais dos usuários por meio do registro no prontuário único.


Está correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

II, III e IV, apenas.


C

I e IV, apenas.


D

I, III e IV, apenas.

A assistência social, segundo a Lei Orgânica de Assistência Social, LOAS rege-se pelos seguintes princípios, EXCETO:


A

Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis


B

A supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.


C

A universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.


D

Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a beneficios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.


E

Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, a NOB- SUS/96, explicita orientações operacionais no SUS. Entre elas conceitua que “A atenção à saúde, que encerra todo o conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos os níveis de governo, para o atendimento das demandas pessoais e das exigências ambientais, compreende três grandes campos”. Esses campos são


A

das entidades privadas/filantrópicas, da assistência e da Farmacêutica.


B

da Farmacêutica, das intervenções sociais e das políticas externas ao setor saúde.


C

da assistência, das intervenções ambientais, das políticas externas ao setor saúde.


D

da Regulação em saúde, das políticas externas ao setor saúde e das entidades privadas/filantrópicas.

O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui:


A

A Estratégia Saúde da Família.


B

O Centro de Atenção Psicossocial.


C

O Sistema Único de Saúde (SUS).


D

A Atenção Básica.

O conceito de saúde contido na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.080/1990 ressalta as expressões da questão social, ao apontar que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (CF, 1988, Art. 196) e indicar como fatores determinantes e condicionantes da saúde, “entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País” (Lei nº 8.080/1990, artigo 3º). Ao defender essa concepção de saúde, o movimento de Reforma Sanitária salientou a importância da determinação social sustentada nas categorias de trabalho e reprodução social da vida.


Nessa concepção, é fundamental o entendimento do contexto e das condições sociais que impactam o processo saúde-doença.


Essas expressões da questão social devem ser compreendidas, segundo Iamamoto (1982), como


A

questões individuais e /ou coletivas na sociedade capitalista madura que se expressam por meio das determinações econômicas.


B

o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista, que se expressam por meio das determinações econômicas, políticas e culturais que impactam as classes sociais.


C

questões presentes desde o período pré-capitalista, tendo, contudo, seu reconhecimento na era que se denomina de capital fetiche.


D

questões coletivas resultantes da sociedade capitalista madura, em sua expressão ultraneoliberal, expressas nos cenários políticos e culturais.


E

conjunto de questões que surgem com o declínio da sociedade salarial e ascensão do modelo neoliberal na economia mundial.

Em conformidade com o Decreto nº 7.508/2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e aos serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:


I. Garantir a ocultação, a fragmentação e a desigualdade no acesso às ações e aos serviços de saúde.

II. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.

III. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.


Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas no item I.


B

Apenas no item III.


C

Apenas nos itens II e III.


D

Em todos os itens.

Com base no conhecimento assistencialista, qual das alternativas a seguir NÃO representa um dos desafios da atuação do Assistente Social em equipes interprofissionais na Saúde Pública:


A

Superar a divisão social e técnica do trabalho: Buscar a integração e a colaboração entre diferentes saberes e áreas de atuação, reconhecendo o valor de cada profissão.


B

Ampliar os conflitos entre capital e trabalho: Manter a ordem social e garantir a dependência do capital, mesmo em detrimento dos direitos dos trabalhadores e da população em geral.


C

Enfrentar as contradições do capitalismo: Defender os direitos dos usuários e lutar contra as desigualdades sociais que impactam na saúde da população.


D

Atender às demandas da classe trabalhadora em tempos de crise: Ampliar o acesso à saúde e buscar soluções para os problemas sociais que afetam a qualidade de vida da população.

A seguridade social no Brasil é estruturada com base em três pilares principais. Em relação à organização e financiamento desses pilares, assinale a alternativa correta.


A

A saúde é um direito universal e gratuito, porém o seu financiamento é proveniente de contribuições diretas dos trabalhadores formais.


B

A assistência social é voltada para a proteção de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, sendo financiada de modo apartada pelo orçamento da seguridade social, sem necessidade de contribuições individuais.


C

A saúde no Brasil é financiada através de impostos gerais e contribuições sociais específicas, garantindo acesso universal e gratuito, com a participação de entidades públicas e privadas na prestação de serviços.


D

A previdência social no Brasil é um sistema de repartição simples, onde os benefícios são financiados pelos contribuintes ativos, garantindo que os recursos sejam suficientes com o envelhecimento da população.


E

A previdência social é um sistema que inclui todos os brasileiros, inobstante de contribuição, assegurando benefícios como aposentadoria e pensão por morte.

De acordo com Nunes e Mangini, em seu artigo "Crise em saúde mental : possibilidades para o manejo e a intervenção crítica da/o assistente social"(2022), a atenção à crise em saúde mental é um importante dispositivo de intervenção de cuidado dos serviços de saúde mental, que faz parte da demanda cotidiana recebida pelas/os assistentes sociais e demais profissionais que compõem a equipe multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de urgência e emergência e atenção básica. Porém, não somente nos serviços de saúde mental, mas também no âmbito de outras áreas de políticas públicas e sociais, como os serviços de assistência social, podem ocorrer situações de crise que desafiam os profissionais, visto que a saúde mental tem um caráter transversal. Podemos afirmar que:


I- Cabe aos profissionais que lidam com a demanda de situações de crise em saúde mental em seu cotidiano conhecer os serviços para os quais encaminhar e tomar as primeiras medidas para a intervenção na crise.

II- Diante da crise, é fundamental tanto a necessidade de resolutividade da atenção às demandas que se apresentam no cotidiano quanto de uma intervenção comprometida ética e socialmente.

III- A crise em saúde mental é um fenômeno biológico que envolve um processo de sofrimento intensificado que pode se manifestar de diferentes formas, sempre perceptíveis, no qual o usuário não consegue se autorregular.

IV- O profissional também pode ter que intervir na crise quando se situa como técnico de referência. Esse é um profissional designado pela equipe para atuar como principal responsável por uma determinada situação objeto de atendimento e acompanhamento.


A

Somente as alternativas III e IV estão corretas.


B

Somente as alternativas I e III estão corretas.


C

Somente as alternativas II e III estão corretas.


D

Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

As Normas Operacionais da Assistência à Saúde (NOAS-SUS 01/2001 e 01/2002) representaram uma tentativa do Ministério da Saúde de equacionar o problema de acesso da população brasileira aos serviços de saúde nos níveis de maior complexidade sob a perspectiva territorial, tendo como fulcro: ____________________________.


(https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/10360/217.pdf?sequence=1#) – (P.16)


Marque a alternativa com a expressão correta para completar o enunciado.


A

“a Equidade”.


B

“a macroestratégia da regionalização”.


C

“a Integralidade”.


D

“a macroestratégia da Universalização”.


E

“a Hierarquização”.

Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O Sistema Único de Saúde baseia-se no princípio da universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

( ) A regionalização e a hierarquização dos serviços de saúde são duas das características da descentralização político-administrativa.

( ) O direito à saúde no Brasil expressa-se a partir de um modelo bismarckiano de proteção social. ( ) Compete ao município planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e serviços de saúde, de acordo com as demandas de âmbito nacional.

( ) A política de saúde sustenta-se no princípio da focalização das ações direcionadas à população mais pobre.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima pra baixo.


A

F, V, V, F, V.


B

V, V, F, F, F.


C

V, F, F, V, F.


D

F, V, V, F, V.


E

V, V, F, V, V.

São princípios e diretrizes constitucionais e legais de funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS


A

A universalização do acesso, a integralidade da atenção, a eqüidade, a descentralização da gestão, a hierarquização dos serviços e o controle social.


B

A individualidade do acesso, o atendimento parcial, a equidade, a descentralização da gestão, a hierarquização dos serviços e o controle social.


C

A universalidade do acesso, a integração da atenção, a equidade, a centralidade da gestão, a hierarquização dos serviços e o controle social.


D

A universalização do acesso, a integralidade da atenção, a equidade, a descentralização da gestão, a hierarquização dos serviços e sem controle social.


E

O SUS não tem princípios.

Ao final do ano de 2000, a habilitação nas condições de gestão previstas na NOB-SUS 01/96 atingia mais de 99% do total dos municípios do país. A disseminação desse processo possibilitou o desenvolvimento de experiências municipais exitosas e a formação de um contingente de profissionais qualificados _________________________.


(Ministério da Saúde (saude.gov.br))


Marque a expressão que completa corretamente o sentido do enunciado.


A

“em saúde pública”.


B

“e especialistas para exercer funções no SUS”.


C

“para a área de saúde pública junto ao SUS”.


D

“para a regionalização da área de saúde pública coletiva”.


E

“em diferentes áreas da gestão do SUS”.

Sobre a constituição do sistema de seguridade social brasileiro, é correto afirmar que


A

o modelo de seguridade social no Brasil é de inspiração beveridgiana, considerando o caráter contributivo da política de previdência social no país.


B

no Brasil, a lógica do seguro estruturou a política de saúde e previdência social desde 1923 até 1988, enquanto na maioria dos países capitalistas prevalece, atualmente, a lógica socioassistencial nos sistemas de seguridade social.


C

a seguridade social brasileira, instituída a partir da Constituição de 1988, constitui-se como sistema híbrido de proteção social, que envolve e articula direitos atinentes ao trabalho, direitos seletivos e direitos universais.


D

o reconhecimento e a defesa da Política de Assistência Social como garantidora do bem-estar social no capitalismo, de forma plena, implicam a luta pela instituição de uma sociedade de assistidos, fundada no direito social.


E

as políticas de seguridade social no Brasil independem da organização social do trabalho na sociedade de classes, dada a lógica mercantil que orienta os sistemas de proteção social nos países periféricos.

As Ações e Serviços Públicos de Saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único De Saúde (Sus), são desenvolvidos de acordo com as di- retrizes previstas no art. 198 da constituição federal, sobre Os princípios e diretrizes, É Correto afirmar:


I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

II. Participação da comunidade;

III. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

IV. Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação pro- gramática;

V. A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.


Assinale a alternativa correta:


A

I, II, III, IV e V;


B

II, III e V;


C

I, IV e V;


D

IV e V;


E

I, II, III e IV.

   
Gerar simulado