Questões de Concurso sobre Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.685 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com base nos Parâmetros para atuação dos Assistentes Sociais na saúde (2010), assinale Verdadeiro ou Falso e marque a alternativa CORRETA.

( ) Os (as) assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento individual aos trabalhadores da saúde; atividades socioeducativas em comunidades; assessoria, qualificação e atuação profissional; gestão de programas de saúde.

( ) O Serviço Social pode se utilizar no exercício de suas funções de terapias individuais, de grupo, de família ou comunitárias

( ) O/a Assistente Social atua no atendimento aos trabalhadores, seja individual ou em grupo, na pesquisa, no assessoramento e na mobilização dos trabalhadores

( ) Na área da saúde os/as Assistentes Sociais não desenvolvem ações voltadas a mobilização e participação social, pois essas atividades são desenvolvida pelos movimentos sociais e sindicatos.

( ) As ações sócio educativas devem se constituir em eixo central da atuação do profissional de Serviço Social e recebem também a denominação de educação em saúde.


A

V, F, V, F, V


B

V, V, V, F, F


C

F, F, V, V, F


D

F, F, V, F, V


E

F, V, F, V, F

Considerando que cabe ao Ministério da Saúde regulamentar as ações destinadas à redução de danos sociais e à

saúde decorrentes do uso de álcool e de outras drogas, o Art. 4º da Portaria nº 1028/2005 estabelece que as ações de

informação, educação e aconselhamento tenham por objetivo o estímulo à adoção de comportamentos mais seguros

no consumo de produtos, substâncias ou drogas, que causem dependência e nas práticas sexuais de seus

consumidores e parceiros sexuais. Sobre os conteúdos necessários das ações de informação, educação e

aconselhamento, analise os itens abaixo:


I. Informações sobre os possíveis riscos e danos relacionados ao consumo de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência.

II. Desestímulo ao compartilhamento de instrumentos utilizados para consumo de produtos, substâncias ou drogas que não causem dependência.

III. Tratamento das infecções pelo HIV, hepatites, endocardites e outras patologias de padrão de transmissão similar.

IV. Orientação para a prática do sexo seguro.

V. Divulgação dos serviços privados de interesse público nas áreas de assistência social e de saúde.


Estão CORRETOS apenas


A

I e II.


B

I e III.


C

I, II e III.


D

I e IV.


E

II e V.

Ano: 2019
Prova: Unifil - Prefeitura - Assistente Social - 2019

Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta.


A

O conjunto de ações e serviços de saúde prestados por instituições públicas de saúde federais e municipais, da Administração Direta e das fundações mantidas pelo Poder Público constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).


B

Fazem parte do SUS as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados e de equipamentos para saúde.


C

A iniciativa privada poderá participar do SUS em caráter complementar.


D

A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde é um dos objetivos do SUS.


E

Estão incluídas no campo de atuação do SUS a execução de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

Marque a alternativa CORRETA. Castro (2018) ao analisar documento do Banco Mundial de 2013 que avalia o SUS, afirma que neste é destacado que a melhoria da eficiência e qualidade dos serviços de cuidados de saúde está relacionada:


A

à ampliação dos gastos sociais


B

à universalidade do acesso aos serviços de saúde


C

aos novos modelos de prestação de serviços


D

à qualidade dos serviços prestados


E

às estratégias de humanização

Assinale a alternativa que apresenta uma característica do modelo saúde da família.


A

Prioriza a assistência individual, com ênfase na especialização e no uso de tecnologias do tipo material.


B

Organiza a assistência a partir da demanda espontânea.


C

Apresenta falta de comunicação e integração entre os serviços que compõem as redes.


D

Articula ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e de reabilitação.

De acordo com os Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Saúde (2009), as visitas domiciliares são importantes instrumentos a serem utilizados por assistentes sociais, porque favorecem uma melhor compreensão acerca das condições de vida dos usuários, que envolvem a situação de moradia e as relações familiares e comunitárias. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.


A

A partir do conhecimento da realidade do usuário, através da visita domiciliar, é possível ter mais elementos para buscar o alargamento dos direitos sociais que podem ser acessados por esse usuário. Nesse sentido, a visita domiciliar pode ser utilizada como meio de verificação de dados fornecidos pelo usuário.


B

Cabe ao profissional de Serviço Social utilizar, no exercício de suas funções, de terapias individuais, de grupo, de família ou comunitárias, e também potencializar a orientação social com vistas à ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.


C

Uma das principais ações a serem desenvolvidas pelo assistente social é construir o perfil socioeconômico dos usuários, evidenciando as condições determinantes e condicionantes de saúde, com vistas a possibilitar a formulação de estratégias de intervenção por meio da análise da situação socioeconômica (habitacional, trabalhista e previdenciária) e familiar dos usuários, bem como subsidiar a prática dos demais profissionais de saúde.


D

Alguns segmentos profissionais vêm se dedicando à terapia familiar e individual, reivindicando o reconhecimento do campo psíquico enquanto ampliação do espaço ocupacional do assistente social, qualificando-o de Serviço Social Clínico. Essa abordagem é anunciada como uma ressignificação do Serviço Social de Casos, apoiada numa visão holística do ser humano, e que deve ser praticada pelo Assistente Social atualmente para qualificar o atendimento deste usuário.

O trabalho do assistente social na saúde deve ter como eixo central a busca criativa e incessante da incorporação dos conhecimentos e das novas requisições à profissão, articulados aos princípios dos projetos da reforma sanitária e ético-político do serviço social. Assim, compreendese que cabe ao serviço social:


A

atuar no âmbito das políticas sociais, sedimentando sua ação na prática curativa, principalmente na assistência médica previdenciária.


B

capacitar continuamente os conselheiros de saúde para democratizar o acesso à informação, com ênfase na educação para a saúde.


C

formular estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços de saúde que efetivem o direito social à saúde, articulado ao projeto da reforma sanitária.


D

analisar estratégias para viabilização dos objetivos e das metas a serem alcançadas nos aspectos sociais, econômicos e culturais, os quais interferem no processo saúde-doença.

Sabemos que a saúde do trabalhador é um campo de atuação importante para os assistentes sociais, e que cada vez mais, os trabalhadores sofrem com as mudanças nas relações de trabalho, objetivando consequências à sua saúde. Sobre este tema é INCORRETO afirmar que:


A

As determinações sociais do processo saúde-doença representam as condições sociais objetivas de vida e de trabalho da população.


B

A legislação de saúde, estabelece que os níveis de saúde não são condicionados apenas ao processo saúde-doença-cura, mas também à alimentação, à moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.


C

A saúde mental do trabalhador está desvinculada das relações e processos de trabalho, pois o adoecimento psíquico é uma condição individual do sujeito


D

O contexto de precarização, flexibilização, polivalência de funções, redução dos postos de trabalho e aceleramento no ritmo da produção estão diretamente associadas ao adoecimento do trabalhador.

O caráter residual do sistema de saúde que vem se consolidando historicamente no Brasil, desde a década de 1980, provocou desdobramentos no campo da assistência privada à saúde e na expansão de novos mecanismos financeiros no setor. Essa conformação gerou na política de saúde:


A

um formato híbrido – público e privado – integrando agentes variados para a oferta de serviços e captação de clientes no mercado de saúde.


B

um formato público e universalizante no acesso aos serviços de saúde no âmbito da gestão e do controle social na rede assistencial.


C

a institucionalização da assistência pública de saúde com vistas à ampliação da cobertura do SUS no âmbito municipal.


D

a institucionalização do modelo bipartite de oferta dos serviços de saúde em decorrência das mudanças no pacto federativo pós constituição federal de 1988.

NÃO é uma etapa essencial do processo de monitoramento das políticas públicas de atenção à saúde,


A

elaborar indicadores que possam monitorar o progresso em relação às metas.


B

identificar os objetivos que o programa ou a estratégia busca alcançar.


C

realizar auditoria dos investimentos realizados na política.


D

fixar metas quantitativas e temporais para cada indicador.

O debate sobre a atuação de assistentes sociais na política de saúde passa pela discussão da suposta necessidade de construção de um saber específico da área, pautado na perspectiva da prática médica. A esse respeito, assinale a alternativa correta.


A

Os profissionais que atuam no espaço sócio ocupacional da saúde devem procurar conhecer as especificidades da área, especialmente por ocuparem exclusivamente o atendimento direto à população


B

Para atuar na política de saúde, os assistentes sociais devem possuir formação em Serviço Social Clínico


C

O Serviço Social deve desconsiderar a dimensão subjetiva dos usuários dos serviços de saúde, sendo esta competência de outros profissionais


D

Observados os objetivos da profissão e em articulação com o projeto de Reforma Sanitária, o assistente social também pode atuar nas áreas de gestão, assessoria e pesquisa na área da saúde

Considerando os dados sobre a mortalidade e morbidade do câncer no Brasil, é correto afirmar que


A

as neoplasias são a principal causa de mortalidade na maioria das cidades brasileiras.


B

dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontaram o câncer de pulmão como a principal causa de morte por câncer entre os homens desde 2015.


C

a distribuição da incidência por região geográfica do país aponta que 70% dos novos casos concentram-se na Região Nordeste devido ao menor nível de desenvolvimento sociocultural.


D

as transições demográficas e epidemiológicas globais, associados ao desenvolvimento impressionante do tratamento do câncer, sinalizam um impacto cada vez menor da carga de câncer nas próximas décadas.


E

o aumento da incidência dos casos de pacientes com câncer está relacionado principalmente ao envelhecimento da população, não demonstrando relação com a mudança dos hábitos de vida e melhoria dos métodos diagnósticos.

A concepção de saúde que deve guiar o trabalho do assistente social no NASF é consagrada na Constituição Federal e tem relação com a luta do Movimento de Reforma Sanitária.


Segundo essa concepção, a saúde deve ser compreendida


A

em sua dimensão biopsicossocial, pois precisa considerar não só as variáveis biológicas e psicológicas, mas também as estruturas sociais, como educação, moradia, trabalho e renda.


B

como resultado único da ausência de patógenos e doenças infecto-contagiantes que, biologicamente, indicam o indivíduo saudável.


C

tendo por foco o protagonismo individual em sua interação com o meio circundante, além de considerar também suas escolhas, atitudes e estilos de vida.


D

de forma subjetiva, uma vez que a experiência da doença e a forma de enfrentá-la varia de acordo com a força psíquica de cada pessoa.

O planejamento de ações profissionais no campo da saúde, espaço de intervenção da situação hipotética, garante que o processo de trabalho que se desenvolve na atenção sanitária seja individual, envolva uma uniformidade de fatores e determinantes e situe-se na lógica do usuário, o que confere características especiais em seu planejamento.


C

Certo


E

Errado

Nas argumentações de Ana Elizabete Mota, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios, essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e fundam a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. A respeito deste tema, analise os itens a seguir e assinale V para verdadeiros e F para falsos.


( ) Tendência de regressão das políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos, em prol de políticas compensatórias de combate à pobreza e de caráter seletivo e temporário;

( ) Emergência de novos protagonistas tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado, com suas práticas congêneres de desenvolvimento sustentável, ações em rede, empoderamento e empreendedorismo social que amparam a redefinição da intervenção social do Estado;

( ) Politização da sociedade quanto às desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão, cuja conotação temporal e transitória informa a possibilidade de estratégias de inclusão e de acesso aos bens civilizatórios e materiais, permitindo que o real e o possível se transformem em “ideal”;

( ) Tendência recente de algumas políticas de seguridade social sobre o mercado de trabalho que esvazia as medidas de enfrentamento à precarização e desproteção do trabalho, em prol de ações pontuais e de duvidosa eficácia contra o desemprego, a geração de renda e a formação de mão de obra.


Marque a opção que demonstra a sequência correta de cima para baixo:


A

V, V, V, F;


B

V, V, F, V;


C

F, F, F, F;


D

F, F, V, V.

De acordo com CFESS (2017): A portaria nº45/2007 instituiu como eixos norteadores dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde:


A

Integralidade que contemple todos os níveis da Atenção à Saúde; Ênfase na assistência curativa.


B

Descentralização e regionalização; Modelo biomédico de Saúde.


C

Concepção ampliada de saúde; Política nacional de educação e desenvolvimento no SUS; Articulação com a Residência Médica.


D

Cenários de educação em serviço representativos da realidade sócio-epidemiológica; Ênfase no trabalho individual de acordo com área de atuação profissional.


E

Integralidade em Saúde, Medicina curativa e trabalho em equipe multiprofissional.

Para Silveira e Silva (2018), como as profissões que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são essencialmente técnicas, baseadas no modelo biomédico assistencial, se configura, de um lado, uma relação entre profissionais com forte identidade baseada na técnica e na ação emergencial curativa como os médicos, nutricionistas, enfermeiros e, do lado oposto, o Serviço Social, com atuação ligada não à especialidade técnica, e sim às determinações sociais presentes na saúde dos usuários internados nessa unidade. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.


A

O profissional de Serviço Social tem um fazer completamente distinto dos demais profissionais da área médica. O trabalho profissional é realizado com uma perspectiva de totalidade, e também considerado como parte de processos individuais.


B

Os Assistentes Sociais, como categoria, se preocupam com os elementos que trouxeram o usuário ao hospital/UTI e as condições de retorno do mesmo ao seu local de moradia. Já os profissionais com formação biomédica analisam o usuário como um sistema em que alguma parte está em desequilíbrio. Deve-se a isso, uma formação baseada na totalidade e na formação generalista, enquanto a formação do Serviço Social é baseada em um plano cartesiano voltado a mecanismos fechados.


C

O Serviço Social carrega em seu lastro, apesar das mudanças das legislações em vigor, um significado subalterno perante os demais profissionais da saúde. A atribuição de um significado subalterno ao Serviço Social na saúde tem a ver, com a concepção de saúde e o embate entre os projetos sanitários e societários nos serviços de saúde, ou seja, com o próprio modelo de atenção à saúde, que define quais necessidades são consideradas de saúde, bem como que profissões são consideradas importantes para a assistência à saúde.


D

O trabalho do Serviço Social na prestação da assistência aos usuários que estão internados na UTI não é demandado a ser orientado por padrões de burocratização, protocolos de atuação fixos e requisições imediatas.

De acordo com a biblioteca virtual em saúde do Governo Federal, a Clínica Ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ou seja, ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde da família e da comunidade. Além disso, possui relação com a integração da equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e de um tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também pela consideração da história de quem está sendo cuidado. Em virtude da conceituação anterior, assinale o que pode ser apontado como diferencial na Clínica Ampliada para o usuário.


A

O serviço de assistência social pode acolher a queixa do usuário somente por meio da fala e esta necessariamente deve apresentar relação com o diagnóstico e com o tratamento, já que essa escuta irá auxiliar o próprio usuário a descobrir os motivos de seu adoecimento;


B

A ampliação da clínica trabalha os danos e os benefícios gerados pelas práticas de saúde e aposta nas equipes de diferentes especialidades, compartilhando a responsabilidade com os usuários e seu entorno;


C

A escuta dirá exatamente o que o usuário busca junto ao trabalhador da clínica, sendo do primeiro a responsabilidade de buscar por si mesmo a solução dentro da instituição;


D

É importante estar atento para os afetos entre os trabalhadores e os usuários, uma vez que os últimos não possuem autonomia diante do seu tratamento, ao mesmo tempo em que seu caso é tratado na coletividade;


E

A equipe de saúde deve se deixar guiar pelos próprios valores adquiridos em sua área profissional para contribuir no processo de tratamento do usuário.

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O trabalho do NASF é orientado pelo referencial teórico-metodológico do apoio matricial.


B

O NASF desenvolve trabalho compartilhado e colaborativo em pelo menos duas dimensões: clínico-assistencial e técnico-pedagógico


C

O NASF faz parte da atenção básica, e se constitui como um serviço com espaço físico independente.


D

Existem hoje, três modalidades de NASF financiados e reconhecidos formalmente pelo Ministério da Saúde.


E

As ações desenvolvidas pelo NASF têm, via de regra, dois principais públicos-alvo: as equipes de referência apoiadas (eSF, eAB para populações específicas – consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde.

Baseado na descrição abaixo, marque a alternativa correspondente:

[…] envolve um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, direcionadas a um indivíduo, família ou coletividade. Tem como objetivo traçar uma estratégia de intervenção para o usuário, contando com os recursos da equipe, do território, da família e do próprio sujeito e envolve uma pactuação entre esses mesmos atores (…) A construção de um (…) exige a presença e colaboração de sujeitos comprometidos com propostas e condutas terapêuticas articuladas, envolvendo quatro pilares: hipótese diagnóstica, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação […] (HORI e NASCIMENTO, 2014).


A

Projeto Social


B

Parecer Clínico Social


C

Projeto Terapêutico Singular


D

Parecer Terapêutico Multidisciplinar

   
Gerar simulado