

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Indicadores de desempenho possibilitam a criação de estratégias de planejamento mediante planejamento, desenvolvimento e implementação de intervenções de melhorias e de sistemas de avaliação e medição.
Além de ser empregado para medição e avaliação da qualidade de produtos e processos, um sistema de indicadores deve ser utilizado para controle de desempenho futuro.
Um sistema de gestão da qualidade deve enfatizar a importância tanto do entendimento quanto do atendimento dos requisitos, porém sem a necessidade de considerar os processos em termos de valor agregado, uma vez que o foco é obtenção e qualidade dos resultados.
No desenvolvimento de um sistema de qualidade, a organização deve seguir fielmente os processos já existentes em sua estrutura, não lhe cabendo, portanto, determinar a sequência e a interação desses processos; e isso porque, a partir dos processos já existentes, serão determinados critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle do sistema e dos processos sejam eficazes e com a qualidade desejada.
No desenvolvimento de software a qualidade deve ser aplicada de modo a criar um software útil que forneça valor mensurável para aqueles que o produzem e o utilizam. Com relação à qualidade de software é correto afirmar:
Não há problemas em entregar softwares com erros conhecidos aos usuários finais, mas que contêm a maioria das funções que os usuários desejam com alta qualidade, mesmo que esses softwares sejam embarcados para aplicações em tempo real ou integrados com o hardware.
A qualidade tem, efetivamente, um custo que pode ser discutido em termos de prevenção, avaliação e falha.
A aplicação de métodos de engenharia de software e testes são suficientes para atingir a qualidade de software.
As técnicas de revisão de software são aplicadas apenas após a programação do modulo ou incremento de software, para descobrir erros cometidos na programação.
Testes de unidade e de integração são suficientes para garantir a qualidade de software, pois garantem o perfeito funcionamento dos componentes de software e sua adequada integração na arquitetura do software.
O termo ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
A respeito desse modelo, considere as afirmações a seguir.
I - Sua adoção reduz o esforço de implantação da gestão da qualidade nas organizações, pois ele defi ne como os procedimentos e processos devem ser executados.
II - O trabalho realizado e os resultados são revisados uma vez ao ano.
III - Auditorias internas e externas são necessárias, pois ambas são insumos para o processo de melhoria contínua da qualidade.
É correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).
Escritório de Projetos (PMO).
Gerenciamento de Projetos do Negócio (BPM).
Call center.
Centro de Excelência BPM ou Escritório de Processos.
A adoção de Sistemas Integrados de Gestão cria a expectativa de benefícios para a operação empresarial. Diversas pesquisas com usuários desses sistemas identificaram não apenas esses benefícios, mas também algumas barreiras e dificuldades para uma implantação rápida e bem-sucedida.
Dentre esses benefícios e barreiras, a literatura cita, entre outros, respectivamente, a(o)reação à mudança e o uso de um mesmo banco de dados.
otimização da comunicação e a redução do retrabalho.
integração das informações que fluem pela empresa e a reação à mudança.
custo e o prazo elevados e a integração das informações que fluem pela empresa.
desinteresse gerencial e a otimização da comunicação.
Sobre os itens que devem ser incluidos em uma estrutura preliminar para um plano de qualidade de software, considere:
I. Uma introdução ao produto, contendo uma descrição do produto, seu mercado pretendido e as expectativas de qualidade do produto.
II. Planos do produto, com datas críticas de release e responsabilidades para o produto, junto com os planos para a distribuição e prestação de serviço do produto.
III. Descrições de processo. Os processos de desenvolvimento e serviço são padrões que devem ser usados para o gerenciamento e desenvolvimento de produto.
IV. Os riscos mais importantes que podem afetar a qualidade do produto e as ações que devem ser tomadas ao lidar com eles.
É correto incluir os itens:
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
De acordo com o PMI, são saídas do processo “Planejar a Qualidade” no gerenciamento da qualidade do projeto, EXCETO:
Solicitações de mudanças para a qualidade.
Plano de gerenciamento da qualidade.
Métricas de qualidade.
Lista de verificação da qualidade.
Uma das estratégias que podem ser utilizadas por uma empresa para que possa realizar atividades de uma forma diferente de uma concorrente e aumentar sua competitividade no mercado é estratégia de nicho, que consiste em
trabalhar com parceiros de negócio em alianças, joint ventures ou empresas virtuais.
aumentar a fatia de mercado, adquirir mais clientes ou vender mais produtos.
selecionar um segmento de curto alcance e ser o melhor em qualidade, velocidade ou custo nesse mercado.
introduzir novos produtos e serviços, adicionar novos recursos aos produtos e serviços existentes ou desenvolver novas maneiras de produzi-los.
produzir produtos e/ou serviços com o custo mais baixo na indústria.
São processos de TI do domínio Planejamento e Organização (PO) do CobiT 4.1:
Gerenciar a qualidade e Gerenciar Mudanças.
Gerenciar os recursos humanos e Identificar soluções automatizadas.
Comunicar Objetivo e direcionamentos gerenciais e Adquirir Recursos de TI.
Definir um plano estratégico para TI e Definir a arquitetura da informação.
Gerenciar Projetos e Adquirir e manter infraestrutura tecnológica.
Os objetivos principais da adoção de Sistemas Integrados de Gestão (ERP) são facilitar a identificação da ação dos concorrentes e acompanhar os principais índices de atividade econômica da área de atuação da empresa adotante.
PORQUE Os Sistemas Integrados de Gestão são construídos com as melhores características dos sistemas de informação executiva e dos sistemas especialistas. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se queas duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
São fatores que afetam a qualidade de um software, EXCETO:
Tamanho
Integridade.
Segurança
Consistência.
A garantia de qualidade de software possui padrões, entre eles os padrões de processo, que se aplicam ao produto do software em desenvolvimento e que incluem a estrutura de documentos de requisitos.
No processo de gerenciamento de software, a qualidade, elemento não mensurável, somente pode ser avaliada qualitativamente, por meio do atendimento das necessidades do cliente em contraste com as possibilidades de desenvolvimento e orçamento disponíveis.
A empresa XYZ deseja implantar um sistema de gestão de qualidade (SGQ), baseado na Norma ISO 9001:2000. Para isso, criou um manual de qualidade que contém:
I - o alcance do sistema do SGQ, com uma lista das exclusões ao SGQ, mas não as justifi cativas dessas exclusões;
II - as referências a todos os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, mas não os procedimentos propriamente ditos;
III - uma descrição da interação entre os processos do SGQ.
A respeito dessas informações especificamente, o manual está em conformidade com a Norma?
Sim e contém informações adicionais não exigidas.
Sim, porque contém todas as informações relevantes.
Não, pois deveria conter as justificativas dessas exclusões.
Não, pois deveria conter os procedimentos propriamente ditos.
Não, pois deveria conter as justificativas das exclusões e os procedimentos propriamente ditos.
De acordo com a ISO 9001:2008, as informações recebidas como entradas para a revisão do sistema de gerenciamento de qualidade pela gerência de alto nível, incluem
mudanças no desempenho do processo e nas recomendações de auditoria
recomendações de melhorias e status das auditorias
resultado das auditorias e necessidades de recursos
status das ações de auditoria e recomendações de mudanças no sistema de gerência de qualidade
status das ações preventivas e corretivas e resultado das auditorias
A verificação da aderência do software aos requisitos deve ser avaliada pela garantia da qualidade de software, antes de o software ser entregue e durante o seu processo de desenvolvimento.
Para se assegurar a integridade das configurações de software e de hardware de um serviço de TI, é adequado estabelecer uma ferramenta de suporte que contenha as configurações e os perfis básicos dos itens de configuração.