Questões de Concurso sobre Defesa Sanitária

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
480 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com os testes para diagnóstico indireto reconhecidos como oficiais, segundo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT, marque a alternativa correta.


A

No diagnóstico da brucelose bovina, o teste do antígeno acidificado tamponado, que é muito sensível e de fácil execução, é o teste de triagem realizado por qualquer profissional da área desde que tenha experiência com grandes animais.


B

O teste do anel em leite, para detecção de brucelose bovina, poderá ser utilizado para monitoramento da condição sanitária de propriedades livres ou como ferramenta de diagnóstico em sistemas de vigilância epidemiológica, pode ser executado por médicos veterinários habilitados, por laboratórios credenciados ou por laboratórios oficiais credenciados.


C

O teste cervical simples é a prova de rotina, para diagnóstico de tuberculose bovina em gado de corte, devido a sua boa sensibilidade.


D

O teste da prega ano-caudal para diagnóstico de tuberculose bovina, pode ser utilizado como prova de triagem, tanto em gado de corte como gado de leite.

São passíveis de aplicação das medidas de defesa sanitária animal:


A

A peste bovina nos ruminantes, a febre aftosa nos ruminantes e suínos e as coccidioses nos mamíferos e aves.


B

O carbúnculo sintomático e peripneumonia nos bovinos e o mixoma e a encefalite em aves.


C

A cravagem nos equinos.


D

A encefalite enzoótica nos bubalinos.


E

A vaginite granulosa e a coriza gangrenosa em suínos.

O Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), zonifica o status sanitário dos estados da federação em relação à febre aftosa. O estado de Mato Grosso, que já passou por diferentes status sanitários em relação a essa doença, atualmente é considerado zona


A

livre sem vacinação.


B

tampão.


C

infectada.


D

livre com vacinação.

Segundo a lista atual da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), qual alternativa não apresenta uma doença de notificação obrigatória?


A

tricomonose.


B

infecção pelo vírus da febre aftosa.


C

tularemia.


D

mormo.

De acordo com a Lei estadual Nº 10.486/2016, que dispõe sobre a Defesa Sanitária Animal no Estado de Mato Grosso, analise as afirmativas.


I - É permitida a colheita de material biológico e vacinação de animais por profissional da iniciativa privada no recinto de aglomeração durante a realização do evento agropecuário.

II - É vedado o comércio ambulante de produtos de uso veterinário e outros insumos pecuários, cabendo ao INDEA/MT apreendê-los e dar destino a eles, conforme normas vigentes.

III - Não é exigida do estabelecimento comercial para revenda de animais vivos a obtenção de licença prévia expedida pelo INDEA/MT.

IV - Compete obrigatoriamente ao estabelecimento receptor e processador de leite in natura exigir do produtor de origem a comprovação da vacinação e/ou resultados de exames obrigatórios, para o recebimento do produto.


Estão corretas as afirmativas


A

II e IV, apenas.


B

I, III e IV, apenas.


C

I e IV, apenas.


D

II e III, apenas.

O abandono de cães e gatos gera impactos na saúde coletiva e compromete o bem-estar dos animais. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. As causas do abandono são multifatoriais, exigindo um conjunto de estratégias para o seu controle e prevenção.

2. Desconhecimento da biologia e comportamento do animal e questões financeiras são fatores de risco para o abandono.

3. A Política Pública Nacional de Manejo Populacional de Cães e Gatos inclui estratégias de prevenção do abandono.

4. O Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) possui dados relativos ao abandono de animais.

Assinale a alternativa correta.


A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

B
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

C
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A comissão do Codex Alimentarius da FAO/OMS tem por finalidade proteger a saúde dos consumidores e assegurar os padrões de referência realtivo à qualidade dos alimentos, sendo assim, deliberar as questões relativas aos resíduos de medicamentos veterinários em alimentos. O LMR, limite máximo de resíduo são estabelecidos com base na:


A

Probabilidade de aparecimento de efeito adverso e a magnitude desse efeito.


B

Fator de segurança baseado pela variação individual e sensibilidade.


C

Risco ou perigo que possa causar para a saúde humana.


D

Toxicologia e farmacocinética da substância química.


E

Todas as alternativas são corretas.

Do Sistema de defesa sanitária animal, são atribuições do serviço veterinário oficial estadual, EXCETO:


A

Controle do trânsito de animais e de seus produtos e subprodutos (intra e interestadual).


B

Educação sanitária, organização e estímulo à participação da comunidade.


C

Elaboração de estratégias de combate às doenças.


D

Capacitação de recursos humanos.


E

Inspeção de animais e de seus produtos e subprodutos.

O conjunto de ações sanitárias necessárias para impedir a disseminação e erradicação de um foco de enfermidade, no tempo mais curto possível e com um menor custo para o país, consiste no estado de Emergência Sanitária. Sobre as responsabilidades da equipe de emergência sanitária é incorreto:


A

Requerer, se necessário, a colaboração de outros setores vinculados para a implementação das ações.


B

Requerer, se necessário, a assistência e cooperação técnica de consultoria nacional ou internacional.


C

Implementar a política de defesa sanitária animal determinada pelo Plano de Contingência.


D

Assessorar a Coordenação Geral e a de Campo nos aspectos jurídicos e realizar todas as tramitações legais inerentes à emergência sanitária.

O esquema de vacinação a ser empregado em suídeos, segundo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Peste Suína Clássica (PSC), preconiza, para todo o território nacional:


A

a contraindicação da vacinação, à exceção das zonas delimitadas pelo Departamento de Defesa Animal.


B

a vacinação de leitões a partir dos três meses de idade, com repetição anual até o abate.


C

a vacinação do cachaço durante a quarentena, com repetição anual até o abate.


D

a vacinação de fêmeas reprodutoras aos 45 e 90 dias de gestação.

As principais doenças que acometem os suínos, os quais fazem parte da notificação do PNSS, são:


A

Varíola e Anemia aguda.


B

Peste Suína Clássica e Doença de Ausjeszky.


C

Raiva e Peste Suína Clássica.


D

Brucellamelitensis e Raiva.

Sobre as medidas a serem adotadas pelo Serviço Veterinário Estadual em uma propriedade com foco de Anemia Infecciosa Equina (AIE), analise os itens abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Estão CORRETOS


A
1, 3, 4 e 5, apenas.

B
2, 4, 5 e 6, apenas.

C
1, 2, 3 e 5, apenas.

D
2, 3, 4 e 6, apenas.

E
todos.

De acordo com a Instrução Normativa Nº6, de 16 de janeiro de 2018, o Mormo é uma doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholderia mallei, de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para qual não há tratamento eficaz para a eliminação do agente nos animais portadores.


Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Qualquer caso suspeito de mormo é de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial da Unidade da Federação onde se encontra o animal, em prazo não superior a 24 horas.


B

A desinterdição, onde se confirmou foco, ocorrerá após a obtenção de 2 resultados negativos consecutivos nos testes diagnósticos em todos os equídeos da unidade epidemiológica.


C

Equídeos que possuam vínculo epidemiológico com animais confirmados para Mormo, são considerados casos suspeitos.


D

Os casos suspeitos de Mormo são de notificação obrigatória e exclusiva do médico veterinário responsável.

De acordo com a Instrução Normativa 44/2007, O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) emprega as definições técnicas e científicas estabelecidas por órgãos e instituições internacionais dos quais o País é membro signatário, em especial a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Sobre a vacinação contra a febre aftosa, marque a alternativa incorreta.


A

Não cabe ao serviço veterinário oficial fiscalizar e controlar todas as etapas de produção, comercialização, distribuição, transporte e utilização da vacina contra a febre aftosa, bem como o seu descarte.


B

A vacina contra a febre aftosa somente poderá sair do estabelecimento revendedor em condições que permitam a adequada conservação de sua temperatura durante o transporte até a propriedade rural.


C

A vacinação sistemática e obrigatória, em áreas definidas pelo MAPA, deve ser realizada em bovinos e bubalinos de todas as idades.


D

É proibida a vacinação de caprinos, ovinos e suínos e de outras espécies susceptíveis, salvo em situações especiais com aprovação do MAPA.

Com a finalidade de impedir a introdução de doenças exóticas em suínos e controlar ou erradicar aquelas existentes no país, o surgimento ou diagnóstico de casos devem ser notificados as autoridades competentes. A doença que deve ter notificação imediata somente após a confirmação do diagnóstico é:


A

Triquinelose.


B

Peste suína clássica.


C

Doença de Aujeszky.


D

Brucelose.

Visando a promoção da saúde, algumas ações de defesa e vigilância sanitária dos animais devem ser organizadas, de acordo com a coordenação do poder público, em um sistema unificado de atenção à sanidade agropecuária, do qual participarão: Assinale a alternativa CORRETA.


I- Serviços e instituições oficiais;


II- Produtores e trabalhadores rurais, suas associações e técnicos que lhes prestam assistência;


III- Órgãos de fiscalização das categorias profissionais diretamente vinculadas à sanidade agropecuária;


IV- Entidades gestoras de fundos organizados pelo setor privado para complementar as ações públicas no campo da defesa agropecuária.


Assinale a alternativa correta:


A

Somente as alternativas III – IV .


B

Somente as alternativas estão corretas I – II – III .


C

Somente as alternativas II – III – IV.


D

Todas as alternativas estão corretas.

Em relação à colheita de material dos animais suspeitos de Raiva no PNCRH, é CORRETO afirmar:


A

A espera pela morte natural do animal é desnecessária, quando há a suspeita de raiva.


B

Tecidos de animais diferentes podem ser misturados no mesmo frasco, ainda que em suspeita da mesma doença, e os tecidos de cada animal devem ser devidamente identificados.


C

O profissional responsável pela colheita de amostras deve estar com adequada titulação de anticorpos para raiva, contar com suficiente equipamento e material para a colheita, além de estar devidamente treinado.


D

O vasilhame, no caso da amostra conservada em formol, não precisa ser completamente preenchido pelo fixador para excluir o ar de seu interior e amortecer os efeitos do movimento.

O mormo é uma importante zoonose, cuja letalidade dos casos clínicos humanos é alta. Em abril de 2015, no município de São Cristóvão do Sul em SC, um equino apresentou sintomatologia clínica compatível com mormo e o serviço veterinário oficial foi notificado. O foco foi confirmado laboratorialmente e desde então o estado vem tomando as medidas necessárias para controle e saneamento dos focos, evitando a sua disseminação. Até o dia 13 de maio de 2016 o órgão oficial estadual totalizava entre encerrados e em saneamento, 22 focos com 30 animais sacrificados, todos da espécie equina.


Fonte:

http://www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariaanimal/files/ 2012/08/Nota-Técnica-Mormo-13-05-2016.


Com relação ao mormo, assinale a alternativa correta.


A

A infecção humana ocorre por contato com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como através de objetos contaminados. A via de penetração do agente no ser humano envolve a pele e mucosas nasal e ocular


B

É uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus Burkholderiamallei.


C

O Mormo não está presente na Lista de Doenças de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial da Instrução Normativa/MAPA nº 50, de 24/09/2013.


D

Pode apresentar-se na forma aguda ou crônica, sendo que a primeira acomete mais os equinos e a forma crônica é mais comum em asininos e muares.

Cuidador sobrecarregado, resgatador e explorador de animais são classificações de:


A
crimes de crueldade contra os animais.

B
ações comuns nos abrigos animais.

C
acumuladores de animais.

D
protetores de animais.

E
voluntários temporários.

De acordo com a Instrução Normativa nº 45, de 15 de junho de 2004, quais medidas devem ser tomadas quando um equino é diagnosticado positivo para anemia infecciosa equina (AIE)?


A

O animal soro-reagente deve ser isolado e receber marcação permanente por meio da aplicação de ferro candente na paleta do lado esquerdo com um “P”.


B

Deve-se fazer a marcação permanente dos equídeos portadores da AIE, por meio da aplicação de ferro candente na paleta do lado direito com um “A”, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF.


C

A propriedade deve ser interditada e deve-se realizar exame clínico de todos os equídeos da propriedade.


D

Deverá ser realizado sacrifício do animal e o serviço oficial fará investigação epidemiológica de todos os animais que reagiram ao teste de diagnóstico de AIE, incluindo histórico do trânsito.


E

O animal doente deve ser identificado e deverá ser feita a interdição e a suspensão do trânsito de animais na propriedade.

   
Gerar simulado