Questões de Concurso de Interdisciplinaridade - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1181219

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 54

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de interdisciplinaridade e globalização, assinale a opção correta.

  • A.

    Com a globalização, o debate acerca do direito à diferença foi enfraquecido e, consequentemente, o debate a respeito da diversidade cultural foi anulado

  • B.

    A maior vantagem gerada pela globalização é a concentração da produção e do poder econômico, o que coloca à margem um grande contingente da população mundial.

  • C.

    No plano cultural, a globalização cria grupos de identidades voltados para a produção intelectual e também para a afirmação cultural de diferentes segmentos sociais.

  • D.

    No plano educacional, o processo de globalização cria uma homogeneização cultural, de modo que a luta do campo educacional inclui a abertura para que a cultura dos grupos excluídos do currículo escolar seja representada.

  • E.

    No plano econômico, a globalização tem acentuado o processo de dependência cultural, mas tem evidenciado a igualdade financeira crescente entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento.

Questão de Concurso - 1177774

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 5

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Um dos motivos que justifica essa orientação é

  • A.

    a etapa final da educação básica em que não é necessário criar dificuldades aos estudantes com os rigores disciplinares para evitar a evasão e a repetência.

  • B.

    o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos que responde pelo desinteresse e até mesmo pela deserção em nossas escolas.

  • C.

    a flexibilidade irrestrita de escolha dos conteúdos de ensino e a possibilidade de redução de atividades avaliativas por disciplina e área de conhecimento.

  • D.

    o contexto de dificuldades das escolas em manterem no seu quadro de pessoal professores habilitados para todas as disciplinas do currículo.

  • E.

    o modelo que garante uso da metodologia expositiva e o aprendizado das mesmas coisas para todos, ao mesmo tempo, e de modo eficaz.

Questão de Concurso - 1177837

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 36

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

São dilemas e desafios na formação dos profissionais com vistas à interdisciplinaridade a

  • A.

    consistência dos aprofundamentos teórico-pedagógicos das escolas.

  • B.

    formação disciplinar característica também dos formadores.

  • C.

    exígua carga horária de estágios específicos nos cursos de formação de professores.

  • D.

    variedade de escolas orientadas por essa visão.

  • E.

    literatura abundante a seu respeito, que confunde suas possibilidades práticas.

Questão de Concurso - 1177838

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 37

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere o poema abaixo, de Gregório de Matos:


O todo sem a parte não é todo;

A parte sem o todo não é parte;

Mas se a parte o faz todo sendo parte,

Não se diga que é parte, sendo todo.


Na relação disciplina e currículo pode se afirmar que, tal como diz o poema de Matos, a interdisciplinaridade relaciona disciplinas (partes) e currículo (todo), exigindo:


I. A colaboração das várias ciências e artes para o estudo de determinados temas que orientam o trabalho escolar.

II. A especialização de um grupo de professores nas diferentes disciplinas.

III. O diálogo inteligente com o mundo e cuja gênese encontra-se na história do conhecimento.

IV. A determinação para superar visões fragmentadas.

V. Materiais e equipamentos especiais para viabilizar sua realização.


Está correto o que se afirma APENAS em


  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I e V.

Questão de Concurso - 1177846

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 39

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere a seguinte relação de palavras:


I. Competência técnica.

II. Estudo local.

III. Estudo global.

IV. Currículo padronizado.

V. Formação e treinamento.

VI. Pesquisa e formação.

VII. Superação e disponibilidade.

VIII. Disciplina e repetição.


Integram o contexto de uma proposta interdisciplinar:


  • A.

    II, III, VI e VII.

  • B.

    I, III, V e VII.

  • C.

    II, IV, VI e VII.

  • D.

    I, II, III e VIII.

  • E.

    II, III, IV e V.

Questão de Concurso - 1139243

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 5

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

A interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Um dos motivos que justifica essa orientação é

  • A.

    a etapa final da educação básica em que não é necessário criar dificuldades aos estudantes com os rigores disciplinares para evitar a evasão e a repetência.

  • B.

    o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos que responde pelo desinteresse e até mesmo pela deserção em nossas escolas.

  • C.

    a flexibilidade irrestrita de escolha dos conteúdos de ensino e a possibilidade de redução de atividades avaliativas por disciplina e área de conhecimento.

  • D.

    o contexto de dificuldades das escolas em manterem no seu quadro de pessoal professores habilitados para todas as disciplinas do currículo.

  • E.

    o modelo que garante uso da metodologia expositiva e o aprendizado das mesmas coisas para todos, ao mesmo tempo, e de modo eficaz.

Questão de Concurso - 1139263

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 18

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Licenciaturas interdisciplinares são cursos de

  • A.

    complementação ao bacharelado que adaptam conteúdos pedagógicos para formar o professor a partir de metodologias interdisciplinares.

  • B.

    licenciaturas específicas que consideram o preparo interdisciplinar dos futuros professores pelas áreas presentes na Base Nacional Comum Curricular.

  • C.

    formação em nível superior para professores, que podem ser organizados por áreas do conhecimento, por temas ou eixos temáticos.

  • D.

    licenciatura que se dividem entre parte comum e parte diversificada caracterizando a interdisciplinaridade entre as partes.

  • E.

    formação de professores generalistas destinados exclusivamente às escolas indígenas, quilombolas e do campo.

Questão de Concurso - 1139858

Concurso SEDUC GO Professor - Área Biologia 2018

Questão 35

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a

  • A.

    multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, envolve o intercâmbio de conhecimentos e métodos de uma disciplina a outra. Possui um grau de aplicação, um grau epistemológico e um grau de geração de novas disciplinas.

  • B.

    interdisciplinaridade diz respeito ao estudo de um fenômeno de uma única disciplina por diversas disciplinas ao mesmo tempo, sem integração nem complementaridade dos conhecimentos.

  • C.

    transdisciplinaridade ocorre a partir da interseção dos conhecimentos de várias disciplinas por meio da compreensão de processos, provocando o reconhecimento de vários níveis de realidade e remetendo ao sentido de interação.

  • D.

    transversalidade se refere a um conjunto de conhecimentos especializados e focados em um domínio específico e homogêneo, isto é, o fenômeno em estudo é observado sob a ótica de apenas uma disciplina do conhecimento.

  • E.

    disciplinaridade envolve conhecimentos que integrem áreas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, e que sejam orientadores também do convívio escolar.

Questão de Concurso - 1139295

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 36

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

São dilemas e desafios na formação dos profissionais com vistas à interdisciplinaridade a

  • A.

    consistência dos aprofundamentos teórico-pedagógicos das escolas.

  • B.

    formação disciplinar característica também dos formadores.

  • C.

    exígua carga horária de estágios específicos nos cursos de formação de professores.

  • D.

    variedade de escolas orientadas por essa visão.

  • E.

    literatura abundante a seu respeito, que confunde suas possibilidades práticas.

Questão de Concurso - 1139298

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 37

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere o poema abaixo, de Gregório de Matos:



O todo sem a parte não é todo; 

A parte sem o todo não é parte; 

Mas se a parte o faz todo sendo parte, 

Não se diga que é parte, sendo todo. 



Na relação disciplina e currículo pode se afirmar que, tal como diz o poema de Matos, a interdisciplinaridade relaciona disciplinas (partes) e currículo (todo), exigindo:



I. A colaboração das várias ciências e artes para o estudo de determinados temas que orientam o trabalho escolar. 


II. A especialização de um grupo de professores nas diferentes disciplinas. 


III. O diálogo inteligente com o mundo e cuja gênese encontra-se na história do conhecimento. 


IV. A determinação para superar visões fragmentadas. 


V. Materiais e equipamentos especiais para viabilizar sua realização.





Está correto o que se afirma APENAS em

  

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I e V.