

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a alternativa correta.
Os procedimentos descrevem como devem ser executados os processos, orientando as pessoas que os executam.
O Sistema de Gestão da Qualidade baseia-se na estrutura hierárquica da organização e nas funções executadas em cada uma de suas áreas.
O manual da qualidade encontra-se no nível mais básico da hierarquia da documentação do SGQ, trazendo instruções de como executar as atividades que compõem cada processo.
O objetivo da documentação do SGQ é descrever em detalhes todos os processos de forma a evitar que eles sejam copiados pela concorrência.
A política e os objetivos da qualidade da organização devem ser de conhecimento apenas da alta administração, cabendo aos demais níveis hierárquicos apenas seguir os procedimentos.
No que tange a qualidade e custo para garanti-la, assinale a alternativa correta.
Não há incompatibilidade entre qualidade e custo; há vários casos que evidenciaram que mais qualidade acabou acarretando menor custo.
É certo que para obter maior nível de qualidade há de se investir mais em recursos, de modo que há de se pagar o preço pela qualidade.
O Trade-off qualidade versus custo é objeto de estudo há vários anos e vem evoluindo.
Há hoje produtos de alto valor agregado e elevada tecnologia que são úteis e portanto caros, o que torna claro que a tendência é cada vez mais qualidade e custo.
Qualidade e custo são atributos separados e não devem ser relacionados.
Qual é o principal benefício esperado da implantação de um sistema de garantia da qualidade em uma empresa?
Produtos de maior qualidade e consequentemente de maior valor.
Aumento no custo das falhas devido a maior índice de rejeição.
Diminuição do custo total do produto.
Maior garantia de que os requisitos do cliente serão atendidos.
Maior lucratividade para a empresa.
Abordagem sistêmica para gestão e abordagem factual em tomada de decisão constituem dois dos princípios da gestão de qualidade.
É uma técnica, a partir da experiência da Toyota, que se disseminou por outras empresas japonesas, originando um conjunto de soluções que se tornou conhecido como “o modelo japonês de administração”.
Produção Enxuta.
Árvore de Decisão.
Diagrama de Pareto.
Administração por Objetivos.
Todas as assertivas são corretas.
Somente as assertivas II e III são corretas.
Somente as assertivas I e III são corretas.
Todas as assertivas são falsas.
O diagrama de Ishikawa, o princípio de Pareto e os modelos estatísticos são instrumentos de gestão utilizados pelo departamento de qualidade, que deve ser o responsável único pelos programas de qualidade da organização.
É INCORRETO afirmar com relação aos princípios básicos que caracterizam a visão japonesa sobre qualidade:
Não se trata de corrigir erros ou desvios apenas, mas antes de tudo, melhorar para evitar e prevenir sua repetição no futuro.
Se a organização melhora o desenho do produto e do processo produtivo, reduz desperdícios, rejeições e economiza dinheiro na produção.
A qualidade repousa no princípio da melhoria contínua por meio de melhorias incrementais nos produtos e processos.
A responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade é responsabilidade exclusiva dos gerentes e dirigentes.
O método de análise e solução de problemas (MASP) é um método gerencial utilizado tanto na manutenção quanto na melhoria dos padrões, fundamental para o controle da qualidade. Com relação ao MASP, assinale a alternativa correta.
O MASP propõe-se formar um grupo específico de pessoas da organização para resolver os problemas de cada setor.
O MASP possibilita a solução de problemas de acordo com a percepção de cada um dos indivíduos designados para a respectiva tarefa.
Na aplicação do MASP, trata-se de enquadrar cada problema apontado em uma classificação previamente adotada.
O planejamento da ação é um dos processos que constituem o MASP e destina-se a bloquear as causas do problema identificado.
O processo de padronização adotado no MASP consiste em aplicar as mesmas soluções anteriores a problemas considerados idênticos.
O paradigma que apresenta o cliente como foco da qualidade depara-se com a subjetividade de conceitos, como os da rapidez, confiabilidade, precisão e validade, além das peculiaridades desses conceitos quando entendidos sob a ótica de cada indivíduo. Assim, o encantamento do cliente — que no setor privado já é um desafio árduo e contínuo se compreendido no contexto financeiro — muito mais complexo vem a ser quando se dá no contexto do lucro social, foco das organizações do setor público.
Na visão do marketing, qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores.
João, membro de uma equipe de trabalho, fala muito nas reuniões e, várias vezes, interrompe a fala dos outros antes que tenham acabado de apresentar suas idéias. Quando confrontado com esse tipo de comportamento, apontado pelos demais membros do grupo, irrita-se e entra em conflito com eles. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes, acerca de relações interpessoais no trabalho em equipe.
I Na situação apresentada, João, ao falar demasiadamente, mantém uma comunicação ineficaz com os demais membros da equipe.
II Uma maneira de João superar as divergências com os demais membros do grupo seria aprender a receber as observações sobre o seu comportamento sem uma reação emocional intensa.
III Os membros do grupo devem permanecer agindo da mesma forma em relação a João, mesmo que a convivência não seja pacífica.
IV A interferência da chefia no relacionamento entre João e os demais membros da equipe dificultaria o entendimento entre eles.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Uma unidade organizacional que fixe quotas claras e mensuráveis para avaliar o desenvolvimento do seu pessoal de atendimento ao público vai ao encontro do que pressupõem os princípios de qualidade propostos por Deming.
O melhoramento revolucionário adota uma abordagem de melhoramento de desempenho que presume mais e menores passos de melhoramento incremental.
Considerando a linha evolutiva da gestão da qualidade nas organizações, é correto afirmar que o controle estatístico da produção constitui etapa posterior ao controle total da qualidade.
Equipes de trabalho, no decorrer de seu desenvolvimento, tendem a passar por mudanças que podem desencadear dificuldades de relações humanas. Em relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.
Em um grupo com bom funcionamento e união, a saída de um membro não provoca desequilíbrio na vida grupal, em nenhuma circunstância.
Um grupo no qual seja praticada a solidariedade entre seus membros pode ter dificuldade em aceitar a inclusão de um novo elemento no grupo.
Quando são raros os contatos entre chefias e subordinados, os problemas de relações humanas nas equipes de trabalho podem aumentar.
Uma atitude construtiva para solucionar os problemas de relações no trabalho é procurar esclarecer as dificuldades e buscar as soluções em conjunto.