

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A categorização apresentada pela doutrina acerca dos tipos de decisão, classificando-as como “programadas” ou “não programadas”, leva em conta como um dos fatores de diferenciação entre ambas
o tipo de assunto ou problema subjacente, eis que problemas técnicos demandam decisões programadas, baseadas na especialização e inovação do gestor, enquanto as não programadas são destinadas a temas em que impera o senso comum.
a eficiência do gestor, eis que um grande número de decisões não programadas denota falta de comprometimento e laniência na gestão de riscos.
o grau de dificuldade da decisão ou solução a ser adotada, sendo as não programadas destinadas apenas a problemas de baixa complexidade, enquanto as programadas envolvem processos mais sofisticados e destinam-se a questões complexas.
a utilização de soluções já disponíveis no acervo da entidade, aplicável apenas às decisões programadas, sendo que as não programadas demandam soluções individualizadas.
a natureza da solução alcançada, eis que as decisões não programadas oferecem soluções precárias e temporárias, que devem ser substituídas por outras, definitivas, obtidas a partir de um processo programado.
O processo decisório no âmbito das organizações comporta diferentes abordagens, incluindo a classificação dos tipos de decisões dele decorrentes. Uma dessas categorizações classifica as decisões em “programadas” e “não programadas”, sendo que
as programadas somente podem ser aplicadas em organizações com processos de trabalho estratificado ou planificado, por isso são consideradas precursoras das decisões não programadas.
ambas decorrem do processo de identificação das alternativas aplicáveis à situação-problema, com a diferença de que as decisões programadas dizem respeito a ações já incluídas no planejamento estratégico da organização.
as programadas são consideradas superiores, pois decorrem de um processo de avaliação individualizado para solução de uma situação-problema inédita na organização.
as não programadas prestam-se apenas a situações contingentes ou de emergência e, portanto, possuem natureza precária e provisória.
não há uma hierarquia entre as duas modalidades, mas sim aplicabilidade a situações diversas, sendo as programadas as adotadas com base no acervo de soluções disponíveis na organização e aplicáveis a situações não extraordinárias.
O princípio da administração científica que determina que tudo o que ocorre dentro dos padrões normais não deve ocupar em demasia a atenção dos administradores e, como decorrência, que as decisões que ocorrem com mais frequência devem ser transformadas em decisões rotineiras e, assim, serem delegadas aos subordinados, deixando os problemas extraordinários e importantes para os superiores, refere-se ao princípio:
de preparo
do controle
da exceção
da execução
de planejamento
As decisões estruturadas destinam-se àqueles problemas que tendem a ser singulares e que não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros.
Certo
Errado
A tomada de decisão é um processo através do qual escolhemos uma dentre várias alternativas de ação que se oferecem, visando alcançar determinado propósito. No que compete ao processo decisório, avalie as afirmações a seguir:
I- Em uma organização, o ato de decidir está ligado exclusivamente ao nível estratégico, cabendo ao nível tático seu desdobramento e ao nível operacional sua execução.
II- As decisões programadas, preestabelecidas e já utilizadas anteriormente, estão relacionadas com situações rotineiras e repetitivas, comuns em ambientes estáveis e previsíveis.
III- Apesar de sua importância para as organizações, os diferentes tipos de estrutura organizacional não exercem influência alguma no processo de tomada de decisão dos integrantes da organização.
Tendo em vista as proposições apresentadas, assinale a alternativa que indica apenas as afirmativas CORRETAS:
I e II.
II.
II e III.
I e III.
I.
Entre as classificações apresentadas pela literatura acerca dos tipos e modelos de decisões no ambiente corporativo, tem-se que as decisões denominadas “não programadas”
resultam sempre de processos de tomada de decisão consultiva, em procedimento conhecido como brainstorm, no qual se priorizam soluções inovadoras.
dizem respeito a situações nas quais não é possível valer-se de soluções padronizadas existentes no acervo disponível na organização.
são as mais democráticas, por resultarem de um processo de tomada de decisão consensual, que busca o ponto médio das propostas apresentadas.
possuem baixa qualidade técnica e, embora resultem de um processo decisório democrático, não apresentam uma boa relação custo-benefício.
não resultam de um processo decisório estruturado, constituindo soluções de curto prazo que devem ser sucedidas por decisões programadas.
Uma das categorizações correntes sobre a tipologia das decisões tomadas no âmbito das organizações as classifica em programadas e não programadas, sendo estas últimas
de natureza disruptiva, ensejando soluções que alteram os paradigmas presentes na organização e demandando, portanto, um processo democrático.
um indicativo de que a organização possui gestores deficientes em termos de capacidade técnica ou de legitimidade.
expressão de um processo decisório desestruturado, que não percorreu as etapas necessárias de identificação do problema e mapeamento de alternativas possíveis.
adotadas em situações não recorrentes na organização e nas quais não é possível valer-se do acervo de soluções disponíveis.
próprias de organizações que adotam o modelo autocrático, em que as decisões são impostas sem a participação de todos os envolvidos no processo.
Considere um cenário em que um funcionário do IBGE se torne responsável pela seção de impressão do seu departamento, tendo como funções de rotina a reposição do papel e da tinta quando atingirem o nível mínimo, e de entrar em contato com especialistas para o reparo, em caso de problemas técnicos na impressora.
À luz dos estudos sobre processo decisório, é correto afirmar que as decisões tomadas pelo funcionário são:
Incomuns.
Imprevistas.
Acidentais.
Improvisadas.
Programadas.
A categorização apresentada pela doutrina quanto aos tipos de decisão no âmbito das organizações, diferenciando as denominadas “programadas” daquelas ditas “não programadas”, considera como fator de diferenciação entre ambas
a qualidade da decisão, sendo as não programadas consideradas inferiores por não levarem em conta todas as alternativas possíveis.
o grau de maturidade do tomador da decisão, sendo as programadas aquelas emanadas de gestores mais preparados e bem formados.
a estruturação do processo, na medida em que as programadas são tomadas com antecedência e as não programadas em caráter de urgência.
o grau de efetividade, sendo as programadas dotadas de maior grau de resolutividade em comparação às não programadas, sendo preferíveis para situações complexas e não recorrentes.
a possibilidade de uso de soluções padronizadas disponíveis do acervo da organização, aplicável quando se trate de decisões programadas, enquanto as não programadas demandam soluções específicas.
Uma organização que apresente um percentual de decisões não programadas significativamente superior ao de decisões programadas, considerando os conceitos que permeiam tal categorização corrente na doutrina,
provavelmente possui pouca recorrência de situações e problemas semelhantes em que seria possível utilizar o acervo de soluções padronizadas presente na organização.
situa-se em um estágio embrionário de gestão de pessoas, com elevado grau de amadorismo daqueles que tomam as decisões.
caracteriza-se como uma organização mecanicista em que não há estímulo à inovação, utilizando fórmulas simplistas para problemas complexos.
não é dotada da necessária especialização funcional que permitiria um maior número de decisões programadas, estas sempre superiores qualitativamente.
costuma tomar decisões de forma extemporânea, resultando em soluções ultrapassadas ou inadequadas para os problemas apresentados.
Segundo Herbert Simon, a organização pode ser entendida como um sistema de decisões, sendo a tomada de decisão uma das tarefas mais características do administrador. A literatura destaca, ainda, que as decisões podem ser tomadas tanto para solucionar problemas, como para aproveitar oportunidades. Fixadas essas premissas gerais, emerge a conhecida categorização das decisões como “programadas” e “não programadas”, tomando por base
a natureza da situação, eis que a solução de um problema somente pode ser alcançada por uma decisão programada, enquanto o aproveitamento de oportunidades demanda, necessariamente, uma decisão não programada.
o grau de experiência do administrador, sendo a presença de decisões não programadas um indicativo clássico de baixa capacidade gerencial.
a complexidade da situação posta, sendo as decisões programadas aquelas adequadas para situações desafiadoras e inéditas para a organização.
o grau de ineditismo ou recorrência da situação, sendo as decisões programadas aquelas que fazem parte do acervo de soluções da organização e as não programadas as destinadas a situações não usuais.
o tipo de organização, eis que as organizações com processos estruturados adotam apenas decisões programadas, enquanto aquelas com menor grau de maturidade acabam se valendo de decisões não programadas.
Suponha que uma consultoria especializada tenha avaliado a qualidade da gestão organizacional de determinada instituição e, entre os vários aspectos abordados no relatório de diagnóstico, tenha apontado um maior número de decisões “não programadas”, comparativamente àquelas ditas “programadas”. Considerando os conceitos correntes sobre tal categorização, referida instituição
encontra-se em um estágio ainda embrionário de gestão organizacional, com possíveis lacunas entre diagnóstico dos problemas, seu endereçamento e respectiva resolução.
possui evidente falha em seus processos de avaliação e resolução de problemas, valendo-se de soluções precárias na maior parte das decisões adotadas em seu processo de gestão.
adota um modelo de decisões intuitivas, em detrimento de decisões racionais, o que, não necessariamente, indica menor eficácia das decisões ou falha de processo decisório.
defrontou-se com um maior número de situações em que não foi possível valer-se de soluções padronizadas e disponíveis em seu acervo, demandando soluções individualizadas.
tem por escopo atividades eminentemente operacionais e poucos processos de natureza intelectual.
A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede, existindo dois extremos no processo decisorial, as decisões programadas e as não programadas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica da decisão programada.
Certeza
Inovação
Dados adequados
Dados repetitivos
Considere que o CEO de um hospital na cidade de Fortaleza é responsável por tomar decisões de longo prazo, envolvendo distintas áreas da organização, que se relacionam com aspectos do ambiente externo, como, por exemplo, concorrentes diretos no setor.
É correto afirmar que o CEO deve tomar decisões
estratégicas.
operacionais.
táticas.
rotineiras.
programadas.
Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com
dados repetitivos e adequados.
dados únicos.
condições estatísticas.
certeza.
previsibilidade.
Leia atentamente o texto abaixo, que trata da tomada de decisão nas organizações.
Nas decisões estratégicas, há mais distinção entre os instantes da decisão e da implementação, enquanto que, nas decisões ____________________, a ação e a decisão praticamente se confundem. Na estrutura organizacional, os problemas complexos se apresentam mais nos níveis ___________________ e estratégico, uma vez que, nas operações, as decisões costumam ser ____________________ ou simplesmente podem ser tomadas com o suporte de ____________________, voltados(as) para as operações da organização.
Assinale a alternativa em que os itens completam corretamente as lacunas acima, respectivamente.
de longo prazo; tático; difusas; de consultores.
operacionais; tático; rotineiras; de sistemas de informações.
de planejamento; inferior; estratégicas; de manuais.
de longo prazo; da base; imprevisíveis; de pesquisas de mercado.
em grupo; de planejamento; consensuais; de consultores.
Um diretor de uma construtora recém-empossado no cargo se depara com a falta de materiais ocasionada pelo atraso na entrega pelo fornecedor, sendo informado pelos subordinados que a situação é recorrente e que existem, no contrato de compras firmado entre as partes, protocolos e medidas a serem executados. Do ponto de vista do processo decisório, estão envolvidas nesta situação as
decisões programadas, que fazem parte do acervo de soluções prontas da organização.
decisões não-programadas, que admitem diferentes formas de serem resolvidas.
reativas, que admitem a solução proativa e imediata dos problemas.
intuitivas, que fazem parte das experiências prévias de situações recorrentes.
São vantagens da organização centralizada, exceto:
Maior facilidade de controle.
Uniformidade de procedimentos.
Funcionários autônomos e responsáveis por suas decisões.
Rapidez na comunicação vertical e acesso rápido à informação.
Um sistema de informações bem-estruturado oferece apoio ao processo de tomada de decisões nas organizações, resolve problemas e alcança objetivos. Porém, existe a relação custo-benefício, para implantação do sistema de informação, que deve ser analisada de acordo com a estratégia da empresa e o investimento a ser realizado. Com relação à implantação, pode-se identificar impactos positivos (desempenho) e negativos (custo).
Considerando esse contexto, assinale a alternativa que indica um impacto negativo.
Componentes da tecnologia.
Qualidade na decisão.
Complexidade do problema.
Tempo no processo de decisão.
Situação hipotética: Um estabelecimento comercial decidiu sempre negar atendimento a qualquer cliente que não apresente documento de identidade no ato de pagamento com cartão de crédito. Assertiva: O estabelecimento comercial está adotando uma decisão programada.
Certo
Errado