

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na fase de tormenta, o gestor deve mediar os conflitos interpessoais e as disputas de liderança, em vez de suprimi‑los, para que a equipe estabeleça as normas e os papéis claros necessários a seu amadurecimento.
Certo
Errado
Quando um gestor media um conflito entre departamentos, focando em soluções colaborativas e no bem comum, tem‑se, nesse caso, boa prática a ser difundida para a melhoria do clima e da cultura organizacional.
Certo
Errado
Um técnico de campo do serviço de água e esgoto sempre realizou suas rotas sozinho e com bom desempenho. Com a chegada de um novo colega para dividir as atividades, passou a apresentar queda na produtividade, atrasos nas ordens de serviço e conflitos frequentes com o novo parceiro. O supervisor, ao investigar, percebeu que o técnico mais antigo sentia que sua autonomia havia sido reduzida e que seu conhecimento acumulado estava sendo desconsiderado pelos colegas e pela chefia. Diante disso, o supervisor optou por realizar uma conversa individual com o técnico mais antigo, reconhecendo publicamente sua experiência em reunião de equipe e redistribuindo as rotas de forma que ele assumisse a orientação do novo colega. Os conflitos cessaram e a produtividade voltou a crescer. A respeito dessa situação, assinale a alternativa correta:
A intervenção do supervisor foi eficaz porque identificou que o conflito tinha origem na percepção de desvalorização do técnico mais antigo, atuando sobre a causa relacional do problema e não apenas sobre suas consequências disciplinares.
A conversa individual realizada pelo supervisor foi a única medida necessária, sendo o reconhecimento público em reunião um elemento irrelevante para a resolução do conflito interpessoal descrito.
O comportamento do técnico mais antigo era previsível e inevitável, pois servidores públicos estáveis tendem naturalmente a rejeitar qualquer alteração em suas rotinas de trabalho, independentemente da forma como a mudança é conduzida.
O resultado positivo obtido demonstra que conflitos no serviço público devem sempre ser resolvidos por meio de redistribuição de tarefas, independentemente da origem do problema entre os servidores envolvidos.
A queda de produtividade do técnico mais antigo antes da intervenção configurava descumprimento de dever funcional, e a solução correta seria a abertura de processo administrativo disciplinar antes de qualquer ação de mediação.
O estímulo intencional do conflito por parte do gestor é uma tática administrativa legítima para evitar que a equipe desenvolva uma concordância aparente e acrítica, fenômeno que compromete a qualidade da tomada de decisão.
Certo
Errado
A adoção de uma postura de negociação em que cada lado cede parcialmente para alcançar uma solução intermediária caracteriza o estilo de compromisso na gestão de conflitos, cuja aplicação é apropriada quando os gestores de distintas áreas enfrentam um impasse em que os objetivos de ambos são igualmente importantes.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Dentre os modelos de resolução de conflitos, o modelo que NÃO é assertivo, nem colaborativo, presente especialmente quando o assunto NÃO é muito importante ou de difícil ganho, é conhecido como de
razoabilidade.
equilíbrio.
acomodação.
competição.
evitação.
Com base no autor, analise a sentença abaixo, relacionada aos estilos de gestão de conflitos:
O estilo de competição reflete a assertividade para impor o seu próprio interesse, sendo utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta em ações importantes ou impopulares durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária ou indispensável (1ª parte). O estilo de abstenção reflete uma postura não assertiva nem cooperativa. É apropriado quando um assunto é trivial, quando não existe nenhuma possibilidade de ganhar, quando a demora para obter maior informação se torna necessária ou quando um desentendimento pode ser muito oneroso (2ª parte). O estilo de transigência reflete alto grau de cooperação e funciona melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante do que outro para cada lado, quando se pretende construir créditos sociais para utilizar em outras situações ou quando manter a harmonia é o mais importante (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Apenas a 1ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
Todas as partes.
Os conflitos são totalmente evitáveis em qualquer organização.
Certo
Errado
A interdependência entre unidades organizacionais influencia diretamente o potencial de conflito em situações de negociação interna. Quanto maior o grau de interdependência, maior a probabilidade de atritos relacionados a entregas, fluxos de informação ou dependência mútua entre departamentos. Essa interdependência pode assumir diferentes formas, variando em complexidade e intensidade das interações.
Considerando as principais formas de interdependência de tarefas, aquela que apresenta o maior potencial de gerar conflitos é a interdependência
conjunta, caracterizada por unidades que operam de maneira autônoma e com pouca interação.
sequencial, em que a saída de uma unidade se torna a entrada da outra em ordem linear.
paralela, na qual atividades são realizadas simultaneamente, porém sem troca estruturada de informações.
distributiva, marcada pela divisão equilibrada de recursos entre departamentos independentes.
recíproca, definida por fluxos que ocorrem nos dois sentidos e dependência mútua contínua entre as unidades.
O emprego do estilo de evitação é adequado para a gestão de um conflito em que os objetivos das partes nele envolvidas sejam igualmente importantes e elas devam chegar a uma solução temporária, sem pressão de tempo.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O modelo de Thomas-Kilmann (2004) é uma das ferramentas mais utilizadas para a resolução de conflitos e baseia-se em duas dimensões: assertividade e cooperativismo. Além disso, identifica cinco maneiras de responder a situações de conflito: competir, colaborar, comprometer-se, evitar e acomodar-se. Considerando a habilidade de administrar conflitos como uma importante função do administrador, analise as afirmativas a seguir.
I. No estilo colaborativo de gerenciar conflitos, o objetivo é encontrar uma solução “ganha-perde”, ou seja, trabalhar em conjunto para encontrar uma solução que satisfaça ambos os lados. Pode ser eficaz na construção de confiança ou na criação de sinergias, mas também pode ser demorado e desafiador.
II. A competição é assertiva e não cooperativa, um modo orientado pelo poder. Ao competir, o indivíduo busca satisfazer suas próprias preocupações à custa das outras pessoas, recorrendo ao tipo de poder que lhe parecer apropriado para conquistar sua posição.
III. Para desenvolver ainda mais suas habilidades nessa área, o administrador precisa praticar e aprimorar diversas habilidades, como o autoconhecimento. Isso inclui estar ciente das próprias emoções, gatilhos, vieses e valores, e como eles afetam seu comportamento em situações de conflito.
IV. A Evasão é não assertiva e não cooperativa. Ao evitar, o indivíduo não procura satisfazer imediatamente suas preocupações ou as da outra pessoa. O indivíduo não aborda o conflito. Evitar pode assumir a forma de desviar-se diplomaticamente de um problema, postergá-lo para uma melhor ocasião ou simplesmente esquivar-se de uma situação ameaçadora.
Está(ão) correta(s)
I e II, apenas.
III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
No caso em apreço, para enfrentar os conflitos, seria adequada a realização de uma capacitação a distância, de caráter expositivo, sobre conflitos, bem como a aplicação de avaliação de reação, no terceiro nível de Kirkpatrick, a fim de demonstrar os resultados obtidos com o programa de capacitação, após o retorno dos funcionários ao trabalho.
Certo
Errado
Para se administrar um conflito dentro de uma organização pode-se empregar alguns estilos, tal como o estilo de
compensação, evitando-se o conflito de pronto, direcionando a disputa para outro foco de atenção e/ou preocupação.
colaboração, que visa resolver os pontos de menor divergência e deixar problemas maiores para frente.
acomodação, empregado em uma situação de ganha/ganha, utilizando-se de uma solução ampla.
compromisso, que ocorre quando as partes envolvidas aceitam perdas e ganhos para os envolvidos.
competitivo, que é utilizado quando os conflitantes são deixados à disputa, verificando-se quem prevalece.
A percepção de conflitos no trabalho gera envolvimento emocional, aumentando a ansiedade, a tensão, a frustração ou a hostilidade nas relações interpessoais.
Certo
Errado
A gestão de conflitos com parceiros comerciais, diante de uma falha de processo interno como um pagamento não autorizado, exige uma postura profissional. Nessa situação, a ação que equilibrará a satisfação do parceiro e o respeito às normas internas será a de
dizer ao fornecedor que a culpa é do seu superior hierárquico.
ignorar qualquer tentativa de contato por parte do fornecedor e esperar que o problema se resolva sozinho.
efetuar o pagamento de imediato, mesmo que ainda esteja pendente de autorização superior, com o propósito de resolver a situação prontamente.
sugerir ao fornecedor que proteste o título para forçar o pagamento.
reconhecer a falha junto ao fornecedor, desculpar‑se pelo transtorno e informar os próximos passos para a resolução do problema.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Os conflitos são inerentes ao funcionamento das organizações. Assinale a opção CORRETA em relação às implicações gerenciais dos conflitos:
Evite analisar a estrutura organizacional, pois isso não é necessário para identificar fontes de conflito em potencial.
Se o conflito não puder ser eliminado, a prontidão para intervir rapidamente não é essencial.
Procure sempre alcançar um desfecho positivo em situações de conflito, de maneira que atitudes cooperativas possam ser sustentadas na organização ao longo do tempo.
Evite mudar ou recriar a estrutura organizacional, pois eliminar o potencial para o conflito não é sempre necessário.
Adote uma estratégia de gestão do conflito que não leve em conta sua causa subjacente.
Uma importante iniciativa para a gestão de conflitos, ao se empregarem técnicas de negociação, é a escuta ativa e a compreensão das necessidades das pessoas e não necessariamente aquilo que expressam em um determinado momento. Desse modo, os conflitos ocorrem em razão do desentendimento entre as partes sobre um tema de interesse
divergente; a escuta ativa diz respeito ao esforço para compreender a perspectiva das partes; deve-se manter o distanciamento dos interesses e proximidade das posições.
comum; a escuta ativa diz respeito ao esforço para impor a melhor perspectiva para as partes; deve-se manter o foco nas posições, não nos interesses.
divergente; a escuta ativa diz respeito ao esforço para compreender a perspectiva das partes; deve-se manter o foco nos interesses e nas posições.
comum; a escuta ativa diz respeito ao esforço para compreender a perspectiva das partes; deve-se manter o foco nos interesses e não nas posições.
divergente; a escuta ativa diz respeito ao esforço para impor a melhor solução para as partes; deve-se manter o foco nas opiniões, não nos interesses.
Considere que, durante uma reunião na Defensoria Pública do Estado X, diferentes departamentos estejam em desacordo sobre a alocação de um orçamento destinado a obras de revitalização. Diante do impasse, um dos gestores, ao perceber a complexidade da situação, adota uma postura altamente assertiva e pouco cooperativa.
Nessa circunstância, evidencia-se que o gestor adotou uma postura de resolução de conflito caracterizada como
competitiva.
de evitação.
colaborativa.
de acomodação.
de compromisso.
O gerenciamento de conflitos é uma competência essencial para gestores, pois os conflitos, se não forem bem administrados, podem prejudicar o clima organizacional e a produtividade. As abordagens para lidar com conflitos variam de acordo com a situação e os interesses das partes envolvidas. Sobre as diferentes abordagens ou estilos de gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir.
I.O estilo de "competição" ou "forçar" é caracterizado por uma postura assertiva e não cooperativa, na qual uma das partes busca satisfazer seus próprios interesses a qualquer custo, resultando em uma situação de "ganha-perde".
II.O estilo de "acomodação" ou "suavização" envolve alta cooperação e baixa assertividade, onde uma parte cede aos interesses da outra para manter o relacionamento, o que pode gerar ressentimento a longo prazo se usado excessivamente.
III.O estilo de "colaboração" é considerado o mais eficaz para resolver conflitos complexos, pois busca uma solução "ganha-ganha" por meio da integração dos interesses de todas as partes, embora demande mais tempo e esforço.
Está correto o que se afirma em:
II e III apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
I apenas.
I e III apenas.
O estágio do conflito manifesto trata do estágio em que o conflito é externado, sendo claramente percebido pelos envolvidos e, muitas vezes, também por terceiros. As tensões deixam de ser ocultas e tornam‑se visíveis no ambiente.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.