Questões de Concurso sobre Características da Administração Pública

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
281 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O conceito de accountability é muito utilizado na gestão pública e se refere a um conjunto de mecanismos e de procedimentos que conduzem os dirigentes governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações à sociedade, garantindo-se, dessa forma, maior nível de transparência e exposição das políticas públicas. Há três tipos de accountability – a horizontal, a vertical e a societal. Com relação à horizontal, pode-se considerar que é realizada entre


A

a sociedade civil organizada e os agentes públicos, em que a primeira fiscaliza as atividades estatais.


B

população e o Estado, referindo-se ao controle que aquela exerce sobre os agentes públicos.


C

os órgãos estatais, ocorrendo quando um poder, órgão ou agência reguladora fiscaliza o outro.


D

as associações de cidadãos e as autoridades políticas, com o objetivo de expor os erros governamentais.


E

os meios de comunicação e os órgãos reguladores, visando à veracidade das informações prestadas pelos agentes públicos.

Em Administração Pública ______ é a capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos alocados nas atividades das instituições públicas, visando otimizar o processo decisório direcionado ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento anteriormente elaborado.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

atuação coletiva


B

atuação diretiva


C

atuação colaborativa


D

atuação de controle


E

atuação de plano

Analise as afirmativas a seguir:


I. A prestação de contas dos gestores públicos deve conter demonstrativos, informações e elementos que evidenciem a boa, eficiente e regular aplicação dos recursos públicos, como, por exemplo, o resultado das ações empreendidas pelos administradores e gestores públicos.

II. É mediante a prestação de contas que os administradores e gestores de órgãos, de entidades ou de fundos dos poderes da União divulgam as informações e apresentam as análises dos resultados da gestão operacional, orçamentária, financeira e patrimonial do exercício, com vistas ao controle social e ao controle institucional.


Qual (ais) afirmativas (s) está (ão) CORRETA (S)?


A

I e II.


B

I, apenas.


C

II, apenas.


D

Nenhuma.

A respeito da origem e características da denominada Administração gerencial, é correto afirmar que


A

seu modelo surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, buscando romper com o modelo anterior, patrimonialista.


B

seus procedimentos formais são executados por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico.


C

Max Weber foi o primeiro teórico desse modelo de administração, baseado na racionalidade, entendida como a adequação dos meios aos fins.


D

a sua idealização tinha como uma das características a previsibilidade do seu funcionamento contribuindo para a obtenção de maior eficiência organizacional.


E

a primeira tentativa de sua introdução no Brasil, deu-se em 1967, no Governo Castelo Branco, por meio do Decreto-Lei nº 200.

O Modelo de administração pública gerencial é definido por diversas características. Assinale a alternativa que traz uma característica que faz parte deste modelo.


A

Foco no processo, não no resultado.


B

Foco no particularismo e interesses pessoais.


C

Foco na hierarquia .


D

Foco na agregação de valor e bons resultados por meio da eficiência.


E

Foco no favorecimento de grupos específicos da instituição pública.

Sobre a gestão pública estratégica, no que tange à eficiência, eficácia e excelência nos serviços públicos, assinale a afirmativa correta.


A

A atuação do Estado na prestação de serviços públicos demanda atender ao princípio da eficiência, sendo a eficácia mais atinente à atuação das organizações de mercado.


B

A prestação dos serviços públicos pode ocorrer de forma descentralizada, visando ampliar os meios de acesso da população às comodidades e utilidades geridas pelo Estado.


C

A prestação de serviços públicos, por meio de parcerias entre a sociedade e o poder público, permite a descentralização de atividades importantes como a segurança pública.


D

Com a alteração do texto constitucional brasileiro, passando a constar como princípio fundamental a eficácia e não a eficiência, os serviços públicos tendem a ser mais efetivos.

As variáveis ligadas ao contexto político-institucional que aumentam o controle sobre as organizações da sociedade civil quanto à transparência, lealdade nas concorrências, instituição de normas não conflitantes, controles e facilitação da implementação de parcerias entre governo e sociedade são inerentes à


A

abertura do governo.


B

autonomia das organizações da sociedade civil.


C

regulamentação.


D

liderança e interações pessoais.


E

capacidade do governo.

Políticas públicas são as ações e os programas desenvolvidos pelo Estado para colocar em prática direitos positivados na Constituição Federal de 1998 ou em leis, de modo a garantir o bem-estar da população.

Acerca das políticas públicas, assinale a opção que apresenta o tipo de avaliação que é realizada de forma simultânea à implementação do programa.


A

Somativa.


B

Formativa.


C

Ex-ante.


D

Ex-post.


E

De impacto.

Desburocratizar é administrar de forma mais humana e eficaz, confiando mais e punindo os que não correspondem à confiança, dando mais valor às palavras e aos fatos do que aos documentos. A desburocratização pode ter vários propósitos. (BACHTOLD, 2008, p. 103)


A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.


I – Amplia os controles cujo custo seja superior ao custo do que é controlado.

II – Melhora o atendimento aos usuários ou consumidores.

III – Agiliza o processo administrativo, por meio da descentralização de autoridade.

IV – Amplia os custos com procedimentos, papéis e atividades inúteis.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I.


B

II.


C

II e III.


D

I, II e IV.


E

I, II, III e IV.

A consagração do retorno à democracia, assegurando direitos sociais importantes, mas dissociados da capacidade que o Estado tinha de provê-los; a constitucionalização de uma série de medidas que beneficiavam grupos específicos de funcionários públicos e o enrijecimento de regras relativas a pessoal, compras e contratações públicas trouxeram graves dificuldades ao enfrentamento de uma crise econômica em curso, foram algumas características assumidas pela Administração Pública brasileira ocorreram durante a(o):


A

Promulgação da CF de 1988.


B

Governo Bolsonaro.


C

Reforma administrativa de 1967.


D

Estado Novo.


E

Redemocratização em 1946.

Assinale a opção que apresenta o módulo do SIASG, utilizado pelas unidades em âmbito nacional, que tem por finalidade registrar os dados referentes aos contratos administrativos e efetuar o cronograma físico-financeiro dos contratos.


A

SIDEC


B

SISRP


C

SICON


D

SICAF


E

SISME

Para a qualidade na execução dos serviços públicos, é necessário buscar a melhoria contínua dos processos, com a eliminação total dos desperdícios, com mais qualidade e com menores custos. Esse aprimoramento contínuo é descrito como


A

Jobbing.


B

Keiretsu.


C

Kaizen.


D

Joint Venture.

Considerando a sustentabilidade, no projeto de processos do serviço do órgão, devem ser incluídas as seguintes ações: minimizar o uso de energia, manter estoques e reduzir o impacto na comunidade local.


C

Certo


E

Errado

Considerando os conceitos de governança corporativa no setor público, analise as afirmativas a seguir.


I. A governança corporativa no setor público refere-se à administração das agências do setor público, por meio dos princípios de governança corporativa do setor privado, que são totalmente aplicáveis no setor geral do Estado, em que as agências de serviços públicos são agrupadas.

II. O conceito de governança corporativa está relacionado à accontability – entendido como a responsabilidade em prestar contas.

III. A organização do setor público deve estar comprometida em assegurar a integridade do que faz, ou seja, não deve aguardar até que os seus dirigentes sejam investigados, mas adotar medidas imediatas para coibir o comportamento não ético por parte desses dirigentes.

IV. A governança corporativa no setor público deve ser entendida como a proteção ao inter-relacionamento entre a administração, o controle e a supervisão, feita pela organização governamental pela situação organizacional e pelas autoridades do governo, visando relacionar os objetivos políticos eficaz e eficientemente.


Está correto o que se afirma em


A

I, II, III e IV.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e IV, apenas.


E

III e IV, apenas.

Pedro Henrique poderá desenvolver uma Folha de Verificação, que é uma ferramenta utilizada para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados.


C

Certo


E

Errado

Seguindo os princípios da GQT, Ana Paula deve considerar necessidades, desejos, percepções e preferências dos usuários do serviço público. Essas informações podem ser traduzidas em objetivos de qualidade.


C

Certo


E

Errado

As transformações da administração pública, vistas sob a ótica das reformas administrativas, evidenciam historicamente alterações dos paradigmas orientadores da gestão pública, acompanhados de mudanças no contexto institucional do Estado. A partir dessa constatação, e tendo em conta os modelos de gestão pública no Brasil, é correto afirmar que


A

o modelo racional-legal extirpou o patrimonialismo na administração pública nacional em 1937, promovendo o formalismo nas estruturas e processos da gestão pública sob a égide do DASP.


B

o paradigma pós-burocrático é característico do Estado Empresa no Brasil e institucionalizou-se na Administração Direta da União com a reforma administrativa de 1967.


C

as disfunções do modelo racional-legal no Brasil são suplantadas com o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995 e com o design de um Estado regulador.


D

a gradual institucionalização do paradigma pós-burocrático coexiste com o formalismo do modelo racional-legal e com gramáticas políticas patrimonialistas no setor público brasileiro desde meados da década de 1990.


E

a descontinuidade do Estado patrimonial e do modelo racional-legal na União ocorre, respectivamente, com as reformas administrativas de 1937 e 1995.

Relaciona-se diretamente ao mecanismo de controle e governança o ato de mensurar o desempenho de uma administração com o propósito de verificar se ela está atendendo à sua finalidade básica.


C

Certo


E

Errado

A capacidade política do Estado de governar e decidir tem origem na sua legitimidade democrática e política apresentada à sociedade — a credibilidade do exercício do poder, o que contribui para o desenvolvimento e o emprego dos princípios da boa governança, como


A

equidade, legitimidade, eficiência e probidade.


B

accountability, eficácia, legitimidade e responsabilidade.


C

eficácia, transparência, legitimidade e accountability.


D

democracia, eficiência, probidade e transparência.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado