

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em uma instituição arquivística, foi solicitado aos técnicos de arquivo que verificassem os motivos que levaram ao desaparecimento de documentos de fundamental importância para o acervo, e que indicassem, em relatório formal, as suas conclusões. Após checagem de todo acervo, os técnicos concluíram que, entre os vários problemas enfrentados pelo pessoal do arquivo, o mais usual era a falta do indicador colocado no lugar das unidades ou itens documentais para sinalização da remoção temporária, que, em Arquivística, é denominado guia:
arquivo;
fora;
sinalética;
secundária;
fonte.
Quando os documentos já estão arquivados, o assistente administrativo não deve permitir mais o empréstimo desses documentos nem a consulta a eles, para que não sejam misturados, danificados ou perdidos.
A secretária da Diretoria retira uma pasta do arquivo para prestar informações ao Diretor Administrativo da empresa. Passados quatro dias, o chefe do Departamento de Pessoal solicita a mesma pasta. O técnico administrativo verifica que a pasta ainda não fora devolvida, pois no lugar de arquivamento da pasta havia uma ficha com informações sobre o empréstimo. Essa ficha, que ainda é muito utilizada nos arquivos, é a guia:
física
especial.
subsidiária.
dentro.
fora.
Um documento retirado temporariamente de uma pasta ou caixa deve ter assinalada a retirada mediante sua substituição pelo instrumento denominado:
A recuperação de informações através de arquivos é fundamental para uma boa administração, independen- temente do tipo de organização a que esse arquivo pertença. Assim, é imprescindível contar com um arquivo organizado de acordo com as regras de arquivística. Isto posto, assinale abaixo a alternativa correta:
em caso de sobrenomes iguais, é indiferente a seqüência dessas pastas no arquivo. Ex.: Roberto Silva, Renata Silva
partículas estrangeiras, mesmo escritas com inicial minúscula, são consideradas como parte integrante do nome. E.: de Oliveira, Carlos Santos.
títulos honoríficos são considerados na alfabetação. Ex.: Comendador Araújo, Paulo
quando uma empresa ou instituição for mais conhe- cida pela sua sigla do que pelo seu extenso, deve-se optar pela entrada que melhor atenda a necessidade dos seus consulentes, fazendo sempre uma remis- siva para a forma não adotada. Ex.: ADVB.... ou Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasi
as correspondências recebidas de seção, divisão ou departamento não devem ser arquivadas pelo nome da empresa, mas sim pelo setor que a encaminhou. Ex.: UFRGS – Depto de Pessoal
Ocorrendo o empréstimo de documentos do acervo, o profissional responsável pelo arquivamento e desarquivamento deve utilizar a guia-fora para indicar a retirada do documento.
O empréstimo de documentos realizado do arquivo para os setores internos da instituição deve ser devidamente registrado.
Ao atender a um pesquisador que pretende obter empréstimo de algum material para consulta, o arquivista deve:
solicitar e manter consigo algum tipo de identificação do consulente durante o período do empréstimo
solicitar do pesquisador a assinatura de um recibo referente à entrega dos documentos
solicitar a apresentação de um ofício no qual esteja claramente explicitado o uso a ser dado ao material.
procurar, pela natureza da sua profissão, controlar e proteger o pesquisador
Durante a fase de organização do acervo, o empréstimo de documentos é permitido.
Assinale a afirmação correta acerca de empréstimos de documentos.
Para facilitar seu manuseio, ao serem emprestados, os documentos avulsos devem ser retirados das pastas onde estão arquivado
A solicitação de empréstimo de documentos ao arquivo central poderá ser efetivada mediante a identificação do solicitante, do respectivo setor de trabalho e da data do empréstimo.
O responsável pela guarda dos documentos nos arquivos correntes não pode emprestá-los a outros setores do próprio órgão; por isso, deverá copiá-los quando houver algum pedido de informação.