

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando as transformações recentes no mercado de trabalho do arquivista e a ampliação de seus campos de atuação, assinale a alternativa correta.
A atuação do arquivista permanece concentrada nos espaços tradicionais, sendo limitada a arquivos públicos e institucionais, ainda que existam novas possibilidades em desenvolvimento.
A inserção do arquivista em áreas emergentes ocorre de forma independente das atividades organizacionais e das demandas informacionais das instituições.
A atuação do arquivista nos novos espaços organizacionais depende exclusivamente da substituição de práticas arquivísticas clássicas por abordagens tecnológicas.
O crescimento do mercado arquivístico decorre da redução da importância dos arquivos tradicionais frente às demandas informacionais contemporâneas.
A ampliação do mercado de trabalho do arquivista está associada à sua inserção em áreas como gestão documental, inteligência organizacional e governança, sem excluir os campos tradicionais de atuação.
São consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado as informações que ponham em risco a segurança dos familiares de altas autoridades nacionais.
Certo
Errado
Os sítios de Internet em que as instituições obrigatoriamente devem divulgar as informações especificadas na Lei de Acesso à Informação devem indicar local e instruções que permitam a interessados comunicar-se, por via eletrônica ou telefônica, com o órgão ou a entidade detentora do sítio.
Certo
Errado
O acesso aos documentos é necessário para o exercício da cidadania e o conhecimento dos atos e decisões, a fim de responsabilizar quem os pratica. A Arquivologia se ocupa de informações registradas em suportes diferenciados e se aplica a todos os processos que permitam sua sistematização, organização e disponibilização aos usuários em qualquer ambiente. Nesse sentido, o arquivista atua
protagonizando as pesquisas científicas, por ser o custodiador das informações institucionais.
realizando a mediação entre o indivíduo e a pesquisa, democratizando o acesso à informação.
organizando o acesso aos documentos, na medida em que é solicitado pelo usuário.
fazendo a intermediação entre os usuários, para que o acesso às informações seja pleno e compartilhado.
As políticas de acesso à informação e de difusão arquivística coexistem com normas de restrição, funcionando de forma complementar. O acesso aos documentos públicos é a regra, sendo o sigilo a exceção fundamentada em lei. Todavia, o tratamento das informações pessoais deve ocorrer de forma transparente e com respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. No âmbito da transparência e da difusão, assinale a alternativa correta.
A informação pessoal relativa à intimidade, vida privada, honra e imagem possui acesso restrito pelo prazo máximo de cem anos, contado da data de sua produção.
O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) é uma unidade física obrigatória apenas em órgãos do Poder Executivo Federal, sendo facultativa para os municípios com menos de cem mil habitantes.
Os documentos classificados como ultrassecretos possuem prazo de sigilo de trinta anos, podendo ser renovado por igual período uma única vez pela autoridade máxima do órgão.
A difusão arquivística consiste exclusivamente na entrega de cópias reprográficas de documentos mediante pagamento de taxas administrativas, sem caráter educativo.
O pedido de acesso à informação, de acordo com a legislação, pode ser feito por
cidadãos brasileiros, com identificação e a especificação da informação requerida, apenas.
qualquer interessado, com identificação e a especificação da informação requerida.
qualquer interessado, com identificação, motivo do pedido e a especificação da informação requerida.
qualquer interessado, de forma anônima e a especificação da informação requerida.
cidadãos que tenham CPF, apenas.
Uma das diretrizes da Lei de Acesso à Informação é divulgar informações de interesse público, desde que haja requerimento dos cidadãos.
Certo
Errado
Em virtude de negativa de pedido de acesso à informação, caberá recurso, inicialmente à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de:
20 dias
15 dias
10 dias
5 dias
A legislação sobre acesso determina que as instituições ofereçam determinadas informações de forma espontânea, o que é chamado de transparência ativa. Sendo assim, na hora de planejar o site para esse fim é necessário ter certos cuidados.
As seguintes informações devem constar necessariamente, entre outras:
Tramitação dos documentos nas unidades e contratos firmados.
Informações bancárias e estrutura organizacional.
Licitações em andamento e listas dos pedidos de acesso à informação.
Principais cargos e seus ocupantes e execução orçamentária e financeira.
Programas com indicação de unidades responsáveis e registros dos pedidos de acesso à informação.
Considerando as atribuições da Coordenação Geral de Gestão de Documentos do IFAM, assinaleaalternativa que representa uma ação compatível com as atribuições arquivísticas relacionadas aoacessoeà difusão documental institucional.
Elaboração de edital para contratação de empresa de vigilância patrimonial dos campi.
Promoção do acesso aos documentos públicos e orientação sobre consulta documental emconformidade com a Lei de Acesso à Informação.
Execução de atividades de manutenção predial e climatização das salas administrativas da Reitoria.
Planejamento da distribuição orçamentária anual entre os setores acadêmicos do IFAM.
Coordenação das atividades pedagógicas vinculadas aos cursos técnicos integrados, envolvendo práticas informativas.
A Lei n.º 12.527/2011, que regula o acesso a informações públicas, impõe obrigações específicas aos órgãos e entidades da administração quanto à gestão da informação e à promoção da transparência ativa. Segundo a estrutura dessa legislação, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE um dos mecanismos previstos para garantir seu cumprimento.
A Lei de Acesso à Informação estabelece que o sigilo de documentos deve ser definido exclusivamente pelo chefe do Poder Executivo.
Todos os documentos públicos são automaticamente classificados como reservados até avaliação por comissão permanente de arquivos.
Os órgãos devem promover acesso amplo à informação por meio de meios tecnológicos viáveis e garantir proteção aos dados pessoais.
As solicitações de acesso à informação não precisam ser respondidas caso envolvam dados financeiros de terceiros.
Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação, considera-se autenticidade a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto a origem, trânsito e destino.
Certo
Errado
A Lei de Acesso à Informação (LAI) expressa, no artigo 31, que “o tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais”. Desse modo, as informações pessoais terão
divulgação ou acesso por terceiros diante da autorização expressa pelo dirigente máximo da instituição.
acesso restrito, independentemente da classificação de sigilo, e pelo prazo máximo de 100 (cem anos).
divulgação ou acesso por terceiros diante da autorização expressa do controlador, conforme a LAI.
acesso restrito a depender da classificação em grau de sigilo atribuído ao conjunto documental.
No que diz respeito à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e ao seu decreto regulamentador (Decreto nº 7.724/2012), é CORRETO afirmar que:
os Municípios devem realizar a divulgação de informações de interesse público apenas mediante solicitações da sociedade civil.
os pedidos de acesso à informação que sejam considerados desproporcionais e desarrazoados não poderão ser negados.
os Municípios devem, em legislação própria, obedecidas as normas gerais estabelecidas na Lei de Acesso à Informação, definir regras específicas, especialmente quanto aos meios de acesso à informação e à interposição de recursos.
o tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. Terão seu acesso restrito pelo prazo máximo de 30 (trinta) anos.
aplica-se a observância da publicidade como preceito parcial e do sigilo como exceção.
De acordo com a norma internacional de descrições para funções, acesso é uma das áreas da ISDF.
Certo
Errado
A interoperabilidade entre sistemas públicos possibilita que diferentes plataformas e bases de dados compartilhem e processem informações de maneira integrada e eficiente, de maneira a evitar duplicação de esforços, melhorar a qualidade dos serviços prestados e tornar as ações governamentais mais coordenadas e responsivas às necessidades da população.
Certo
Errado
É garantido o acesso a pessoas físicas ou jurídicas a arquivos permanentes, inclusive com dados pessoais e sensíveis, como fontes de pesquisa científica.
Certo
Errado
O sistema de gestão arquivística precisa limitar ou autorizar o acesso a documentos por usuário e/ou grupos de usuários. O controle de acesso deve garantir, no mínimo, algumas funções. Assinale a alternativa que possui uma das funções CORRETAS.
Restrição de acesso aos documentos.
Exibição dos documentos, exclusivamente criptografados, e dos metadados somente aos usuários autorizados.
Uso e intervenção nos documentos somente por usuários autorizados ou não.
Registro de acesso em trilha de mentoria.
A política de acesso a documentos de arquivo possui uma abordagem interna que deve ser estruturada em um instrumento de gestão denominado esquema de classificação de acesso e segurança.
Certo
Errado
Nenhuma situação justifica a autorização de acesso à informação classificada em qualquer grau de sigilo a pessoa não credenciada ou não autorizada por legislação.
Certo
Errado