

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o texto.
Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e seis, de acordo com o Calendário Escolar, aprovado pelo Parecer n. seis, de vinte e um de agosto do ano de dois mil, que determina a oferta de duzentos dias letivos para o corrente ano, iniciaram-se as atividades do ano letivo de dois mil e seis, com adoção da(s) grade(s) curricular(es) aprovada(s) pelo Parecer n. oito, do ano de dois mil. A instituição de ensino funcionará no corrente ano letivo no Ensino Fundamental – Segunda Fase, de quinta a oitava série. Nada mais tendo a relatar, eu, Maria da Glória Campos Peixoto, Secretária, (...) que será assinado(a) por mim e pelo Diretor desta instituição de ensino.
São Pedro, 28 de fevereiro de 2006.
João Ribeiro Costa
Direto
Maria Campos Peixoto
Secretária
Esse texto, extraído e adaptado do Profuncionário (caderno 13), exemplifica
Diretor
um ofício.
um memorando.
uma ata de encerramento.
uma ata de abertura.
O nome dado às marcas de autenticidade de um documento é
metadados.
sinais de validade.
carimbos.
sinais de validação.
selos.
Gonçalves (1998) pontua que a identificação dos documentos de arquivo é considerado o passo inicial para sua organização e guarda apropriadas, sendo essencial ter como referência os elementos característicos dos documentos.
Conforme a definição técnica dos elementos mencionada pela autora, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os elementos característicos dos documentos com um dos seus exemplos correspondentes.
COLUNA I
1. Formato
2. Espécie
3. Tipo
COLUNA II
( ) Relatório de atividades
( ) Declaração
( ) Livro
( ) Boletim de frequência e rendimento escolar
( ) Cartaz
( ) Certidão
Assinale a sequência correta.
2 1 3 2 3 1
1 2 3 1 2 3
3 2 1 3 1 2
2 1 2 1 3 3
Marque a alternativa que apresenta respectiva e corretamente um exemplo de espécie e formato documental.
Minuta e ata.
Cópia e filme.
Boletim e planta.
Original e secreto.
Rascunho e boletim escolar.
Em relação à numeração de páginas em documentos padrão ofício, assinalar a alternativa CORRETA:
É obrigatória em todas as páginas.
Não é obrigatória a numeração de páginas.
É obrigatória e sempre alinhada à esquerda.
É obrigatória a partir da segunda página e centralizada.
Um formato do documento é um conjunto das características de apresentação e das técnicas de registro de um documento digital. Esse conceito não se aplica a documentos físicos ou impressos.
Certo
Errado
De acordo com a classificação pelo formato do documento, assinale a alternativa que contém um formato de documentos de texto.
.xlsx
.docx
.xls
.pptx
.ppt
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
“A (o) ________________ é um instrumento fundamental na vida de todo profissional. Para o/a secretário/a, ela é um misto de memória auxiliar e instrumento para planejar, organizar e controlar os próprios compromissos e os da chefia.”
Agenda.
Arquivística.
Vestimenta.
Calendário.
Protocolo.
Sobre os documentos denominados relatórios, analise as afirmativas a seguir.
I. Fornecem à administração informações que possibilitam avaliar-se o desempenho de departamentos ou unidades de trabalho.
II. Existem diversos tipos de relatórios: dissertativos, narrativos, descritivos, vocacionais, interrogativos, integrativos e situacionais.
III. O objeto do relatório será predominantemente o problema básico em que o relatório se concentrou e este deve ter sua exposição logo ao início da redação do documento.
Estão corretas as afirmativas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas
I, II e III.
Cópia, diapositivo, documentação textual, certidão e declaração de Imposto de Renda são, respectivamente, exemplos de:
suporte, formato, espécie, gênero e tipo.
forma, formato, gênero, espécie e tipo.
espécie, tipo, formato, suporte e gênero.
formato, forma, gênero, tipo, espécie.
Avalie se são associados a (1) Elementos intrínsecos ou (2) Elementos extrínsecos, os seguintes itens
( ) Anotações
( ) Linguagem
( ) Texto
( ) Protocolo
( ) Selos
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
2, 2, 1, 1 e 2.
1, 1, 2, 2 e 1.
2, 1, 1, 1, e 2.
1, 2, 2, 2 e 1.
1, 1, 1, 1 e 2.
Sobre documentos, analise as afirmativas abaixo.
I. Relatório é o documento de certa forma legal, em que se fazem pedidos às autoridades competentes.
II. Requerimento é o documento em que se expõe à autoridade superior o desenvolvimento de trabalhos relativos a certos serviços especiais.
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas I e II não estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta
Apenas a afirmativa II está correta
Especialistas definem relatório como sendo uma exposição verbal ou escrita, circunstanciada relativa a um assunto ou fato. A estrutura de um relatório deve conter:
I. preâmbulo, identificação do requerente.
II. título, autor e destinatário.
III. introdução, desenvolvimento e conclusão.
IV. narrativas detalhadas de fatos.
Estão CORRETAS apenas:
I, II e III.
II e III.
III e IV.
I e III.
II, III e IV.
Considerando a base conceitual expressada por Heredia Herrera (2017), no que se refere à forma e formato dos documentos de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(_) O conceito de tipologia documental herdada pela diplomática é identificado como sendo um conjunto de fórmulas que permitiam a manifestação de uma informação concreta referida a uma ação determinada.
(_) O tipo documental não nos permite reconhecer as cláusulas ou fórmulas do documento para identificá-lo e nos aproximarmos do conteúdo genérico, sendo papel primordial das espécies documentais.
(_) O formato, diferentemente da forma documental, tem relação com o conjunto de características externas ou físicas de um documento, tal como as suas medidas, extensão e suporte.
(_) Tipo documental, forma e formato são termos semelhantes que ao longo do tempo foram sendo utilizados pelas instituições como sendo diferentes, prejudicando o trabalho de identificação e constituição dos fundos de arquivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F – F.
F – V – F – V.
F – F – V – V.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
No que se tange à formatação dos documentos no padrão ofício, pode-se afirmar como CORRETO, EXCETO:
Tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm).
Margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura; margem lateral direita: 1,5 cm; e margens superior e inferior: 2 cm.
Área de cabeçalho: na primeira página, 5 cm a partir da margem superior do papel e área de rodapé: nos 2 cm da margem inferior do documento.
Na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho).
Para destaques no texto deve-se utilizar demasiadamente o negrito e itálico, além do uso sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou e outras maneiras de formatação, pois não afeta a sobriedade e a padronização do documento.
O documento utilizado para indicar o ato cuja prática se requisita de outro juiz é a carta
de guia.
de partilha.
de sentença.
rogatória.
precatória.
Analise o trecho abaixo:
“_____ representam os materiais nos quais as informações são registradas, sendo _____ um de seus exemplos”.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Os gêneros – o rascunho.
Os formatos – o dossiê de evento.
As espécies – os textuais.
Os suportes – o pergaminho.
As formas – o audiovisual.
Boletim, mapa, relatório de fiscalização e cartaz são exemplos de documentos que ressaltam, respectivamente, as seguintes características:
suporte, forma, formato e gênero.
espécie, formato, tipo e formato.
espécie, tipo, forma e formato.
tipo, formato, formato e tipo
“Documento pelo qual o agente público, com base em texto legal, autoriza ou declara ficar assegurado a um particular o exercício de uma determinada atividade, como comércio, mineração, construção, dentre outras, em razão de despacho ou de resolução administrativa.” Trata-se de:
Ata.
Alvará.
Atestado.
Ato declaratório.
Os documentos podem assumir características distintas quanto aos aspectos físicos e de apresentação.
“Configuração física de um suporte, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado. Exemplo: caderno, cartaz, dispositivo, folha, mapa, planta, rolo de filme, etc.”. Marque a alternativa correta sobre o assunto de que trata o texto.
Suporte.
Formato.
Gênero.
Espécie.