Questões de Concurso de História da Música - Artes

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Questão de Concurso - 1200003

Concurso Professor de Artes - Área: Música 2019

Questão 25

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Conforme os escritos sobre História da Música, na primeira metade do século XX, três correntes musicais obtiveram maior importância, sendo elas: Neoclassicismo, Dodecafonismo e Nacionalismo.

Sobre o Dodecafonismo, é correto afirmar que:

1. Propôs uma volta aos ideais estéticos do Classicismo e do final do século XVIII, uma música clássica.

2. O sistema foi idealizado pelo músico austríaco Arnold Schönberg, como alternativa para a composição.

3. Este método de composição era uma técnica tão complexa e precisa como a tonalidade clássica.

4. Cada obra partia de uma ordenação das doze notas da escala cromática, chamada série, fixada pelo compositor.

5. Estudava com detalhe a música popular de cada país para apropriar-se de suas características mais essenciais, como escala e ritmos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Questão de Concurso - 1200005

Concurso Professor de Artes - Área: Música 2019

Questão 26

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Sobre a história da educação musical no Brasil, é correto afirmar que o fundador do primeiro conservatório brasileiro de música no Rio de Janeiro, considerado o organizador do ensino de música em nosso país e autor do Hino Nacional Brasileiro, foi:

  • A. D. Pedro II.
  • B. Francisco Braga.
  • C. Padre José Maurício.
  • D. Francisco Manoel da Silva.
  • E. Domingos Caldas de Barbosa.

Questão de Concurso - 1200012

Concurso Professor de Artes - Área: Música 2019

Questão 30

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No contexto da história da música internacional, os autores contemporâneos relatam que, nos anos de 1970, houve uma divisão entre o pop e o rock, porém em alguns contextos musicais os nomes são intercambiáveis.

Neste âmbito, a corrente musical que nasceu em Londres, com agressiva proposta anarquista, e tendo como grupos representativos no Reino Unido, The Sex Pistols e The Clash, ao lado de Ramones nos EUA, é reconhecida como:

  • A. Punk.
  • B. Grunge.
  • C. Heavy Metal.
  • D. New wave.
  • E. Hard rock.

Questão de Concurso - 1200013

Concurso Professor de Artes - Área: Música 2019

Questão 31

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Responsável por motivar as reflexões na educação musical contemporânea, para a escuta criteriosa e reflexiva, abrangendo em seu trabalho as muitas experimentações sonoras, incluindo ruídos e sons ambientais, e formas de escrita e leitura musicais que incluem sons além daqueles convencionalmente grafados.

O texto acima é condizente com a descrição da influência musical de:

  • A. John Payter.
  • B. Esther Scliar.
  • C. Lucas Ciavatta.
  • D. Raymond Murray Schafer.
  • E. Gertrud Meyer-Denkmann.

Questão de Concurso - 1202524

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 41

Instituto AOCP

Nível Superior

A música brasileira das décadas de 1920 e 1930 passou por grandes transformações. Nesse período, Heitor Villa-Lobos se consolidou como o mais representativo criador. Em relação Villa- Lobos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Durante a ditadura do Estado Novo (1937- 1945), quando foi proibido o ensino de música nas escolas, o maestro que, até então, foi o Secretário de Educação Musical e orientou os professores da rede pública sobre como ensinar música, foi proibido de promover apresentações de canto orfeônico em estádios de futebol.

  • B.

    Em 1922, Heitor Villa-Lobos fez sua estreia oficial na Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Sua música moderna foi vaiada e o evento foi um desastre para sua projeção internacional como um criador original pela fusão dos ritmos folclóricos e populares com a música erudita.

  • C.

    Heitor Villa-Lobos fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Música. Era membro da Academia de Belas Artes de Moscou e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris.

  • D.

    O auge da criatividade de Heitor Villa-Lobos ocorreu na década de 30, quando deu início à série das nove “Bachianas Brasileiras”, suítes para diversas combinações de instrumentos que expressam a afinidade entre Bach e procedimentos melódicos e harmônicos da música popular instrumental brasileira.

Questão de Concurso - 1203361

Concurso Professor de Educação Básica - Área Artes 2019

Questão 37

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

Assinale a alternativa que indica corretamente a sequência cronológica correta da evolução tonal do Ocidente, desde o período medieval até o século XX:

  • A.

    Escala morfológica, tonalidade, atonalidade e escala avulsa.

  • B.

    Escala pentatônica, modos antigos, tonalidade e atonalidade.

  • C.

    Escala diagonal, modos primitivos, atonalidade e tonalidade.

  • D.

    Escala amórfica, tonalidade, atonalidade e escala temporal.

  • E.

    Escala tetratônica, modos avulsos, tonalidade e atonalidade.

Questão de Concurso - 1095741

Concurso

Questão 49

Nível

A respeito da música grega antiga, assinale a afirmativa que descreve corretamente um de seus aspectos.

  • A.

    Ditirambo foi o canto característico da lírica grega, acompanhado por danças em honra de Dioniso e relacionado ao nascimento da tragédia.

  • B.

    A música era uma atividade inspirada pelo divino e, portanto, não possuía leis ou relações que pudessem ser mensuradas e notadas.

  • C.

    A música, desde sua origem, estava associada à poesia, razão pela qual os únicos que podiam tocar instrumentos eram os aedos.

  • D.

    O elemento básico da música era o tetracorde, uma escala de oito notas, com intervalos variáveis, que permitia grande diversidade tonal.

  • E.

    O grande teórico da música foi Pitágoras, para quem a diversidade da expressão musical era fruto de tradições culturais regionai

Questão de Concurso - 1095754

Concurso

Questão 53

Nível

Leia a primeira estrofe da Ode à Alegria (1785), de Friedrich Schiller, cantada no quarto movimento da Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven, de 1824.

Alegria, formosa centelha divina,
Filha do Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Teu encanto une
O que o costume rigorosamente separou.
Os mendigos tornam-se irmãos dos príncipes
Ali onde teu doce vôo se detém.
(Coro)
Abraçai-vos multidões!
Enviais este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
deve habitar um pai afetuoso.

A partir do texto, assinale a afirmativa que descreve corretamente a cultura musical entre a Revolução (1789) e a Restauração (1815).

  • A.

    Beethoven e Mozart são os maiores representantes de um estilo musical nacionalista, de acordo com as propostas revolucionárias.

  • B.

    Os poetas românticos fornecem a matéria para os temas musicados como poemas sinfônicos, ou seja, executados por corais no estilo "concertato".

  • C.

    Beethoven tematiza o motivo fundamental de sua experiência moral, a concepção da sociedade humana como irmandade.

  • D.

    Paris e Viena são os centros das novas linguagens artísticas, respectivamente, da produção sinfônica e da atividade teatral.

  • E.

    Haydn, Mozart e Beethoven valorizam a liberdade na música e na vida social, recusando as relações de patronagem de corte ou de igreja.

Questão de Concurso - 1095757

Concurso

Questão 54

Nível

A dupla escala de tempo, a representação do passado por meio da sensação imediata do presente, tornou possível uma das maiores aquisições do estilo romântico: a promoção da canção de gênero menor a veículo do sublime. (...) A principal inspiração para o desenvolvimento do Lied foi a poesia lírica de paisagem, e ela conferiu à música a grandeza que havia, até então, se restringido à ópera e ao oratório.

ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: EDUSP, 2000.

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente paisagem e música no lied romântico, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    O lied romântico de Schubert é caracterizado pela inovação artística que introduz os sons da natureza ao vivo nas composições.

  • B.

    No romantismo, a apreciação da paisagem deve gerar ao mesmo tempo deleite e exploração, obtida pela íntima união entre texto e música.

  • C.

    A dupla escala de tempo permite que a sensação imediata da fruição visual ou sonora da natureza seja experimentada também como eternidade, em nível macrocósmico.

  • D.

    Na composição liederística de Schubert e Schumann, a natureza e a paisagem expressam a interioridade e os dramas humanos.

  • E.

    Os fenômenos naturais são absorvidos pela fruição artística, capaz de reconhecer formas musicais que sugerem o farfalhar da floresta ou o murmúrio das águas

Questão de Concurso - 1095762

Concurso

Questão 56

Nível

Assinale a opção que indica os compositores que, após a Segunda Guerra, exploram novas possibilidades criativas.

  • A.

    A música serial de A. Schoenberg, A. Berg e A. Webern, organizada a partir de uma melodia que eles harmonizam.

  • B.

    A música eletrônica de E. Varèse, K. Stockhausen e L. Nono, composta a partir de uma escala cromática hierárquica.

  • C.

    A música minimalista de Philip Glass, S. Reich e Arvo Pärt, estruturada a partir do princípio da repetição.

  • D.

    A música conceitual de J. Cage e K. Stockhausen, concebida como veículo espontâneo da sonoridade do ambiente.

  • E.

    A música espectral de Gérard Grisey e Tristan Murail, elaborada com bases em diversas séries atonais.