Questões de Concurso de Avaliação Escolar - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1063255

Concurso Profissional do Magistério - Docência II - Área Artes 2019

Questão 28

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

A avaliação é uma ação inerente a toda prática pedagógica. No que se refere ao ensino da música, há particularidades que marcam seu processo de avaliação. Sobre as particularidades da avaliação em Educação Musical, assinale a alternativa correta.
  • A. Diante da subjetividade da avaliação em música, é preferível utilizar conceitos em lugar de notas.
  • B. A avaliação da aprendizagem musical dos alunos deve ser feita investigando e analisando suas práticas musicais.
  • C. A autoavaliação dever ser o caminho privilegiado, já que a música explora primordialmente aspectos emocionais e pessoais.
  • D. A compreensão e o domínio dos elementos do som e da música devem ser entendidos como formas objetivas de avaliação musical.
  • E. Diante do desafio em avaliar emoções ou sentimentos, típicos da linguagem musical, a avaliação em música deve ser subjetiva e continuada.

Questão de Concurso - 1129657

Concurso Professor de Artes Visuais 2018

Questão 9

Colégio Pedro II

Nível Superior

A realização de uma avaliação permanente é um processo complexo na rotina dos professores de Artes Visuais. Para Boughton, “diversos fatores contribuem para essa complexidade. Em primeiro lugar, o fato de a avaliação requerer dos professores várias formas de análise e de relato, a fim de satisfazer diferentes propósitos educacionais”.

BOUGHTON, D. Avaliação: da teoria à prática. In: Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 375.


Segundo Boughton, a avalição apresenta diferentes princípios em arte/educação. Nesse sentido, a avaliação formadora


  • A.

    contribui para o estudante entrar no mercado de trabalho.

  • B.

    é autorreflexiva, ou seja, leva o estudante a pensar o próprio trabalho.

  • C.

    permite ao estudante desenvolver seu trabalho sem auxílio de professor.

  • D.

    forma o estudante em Artes Visuais para reproduzir conteúdos, sem nenhuma reflexão crítica.

Questão de Concurso - 905402

Concurso

Questão 40

Nível

O trecho foi extraído de um capítulo sobre avaliação em música e corresponde a transcrição de uma entrevista realizada pela autora com um professor de piano, na qual o professor fala como procede para iniciar os trabalhos com seus alunos. Nesse trecho, fica latente a necessidade de o professor fazer uma

  • A. autoavaliação.
  • B. avaliação somativa.
  • C. avaliação formativa.
  • D. avaliação da rubrica.
  • E. avaliação diagnóstica.

Questão de Concurso - 892073

Concurso Professor Docente I - Artes 2017

Questão 52

Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE)

Nível Superior

A música sempre fez parte da vida da humanidade e está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações, mas, ao logo da história, ela teve sua presença alternada na sociedade de acordo com cada momento. Deste modo, educação musical escolar não visa à formação do músico profissional. Objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico-culturais como parte da construção da cidadania. Assim, o critério de avaliação em música não inclui
  • A. criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros.
  • B. utilizar conhecimentos básicos da linguagem musical, comunicando-se e expressando-se musicalmente.
  • C. conhecer e apreciar músicas apenas do seu meio sociocultural em diferentes períodos históricos e espaços geográficos.
  • D. reconhecer e comparar — por meio da percepção sonora — composições quanto aos elementos da linguagem musical.
  • E. refletir, discutir e analisar aspectos das relações socioculturais que os jovens estabelecem com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos, com o mercado cultural.

Questão de Concurso - 1087434

Concurso Técnico em Assuntos Culturais - Artes Visuais 2012

Questão 27

Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

Para compreender as questões relativas à construção do desenho pelos aprendizes, é necessário que o educador considere que o

  • A.

    desenvolvimento do desenho não depende de aprendizagem sócio-cultural.

  • B.

    educador não precisa conhecer desenho.

  • C.

    desenvolvimento do desenho é espontâneo, depende de automatismo.

  • D.

    desenho não é simplesmente a representação do mundo visível.

  • E.

    desenho não se aplica às outras modalidades de produções visuais.

Questão de Concurso - 1096481

Concurso Professor de Educação Básica III - Área Dinamizador de Artes na Educação Infantil 2011

Questão 43

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

A avaliação em arte deve ser transparente, tanto para o professor como para o aluno. É importante que o aluno seja avaliado:

  • A.

    somente no final do ano letivo.

  • B.

    no início e no final do ano letivo.

  • C.

    durante o ano e no final dele.

  • D.

    durante o ano letivo.

  • E.

    somente no início.

Questão de Concurso - 1096517

Concurso Professor de Educação Básica III - Área Dinamizador de Artes na Educação Infantil 2011

Questão 60

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Para avaliar se o aluno atendeu aos objetivos da disciplina artes, em sua linguagem visual, referente à produção e à criação, o professor observa a capacidade do aluno em alguns pontos. Entre eles está:

  • A.

    consciência dos elementos constitutivos da arte.

  • B.

    experimentação dos códigos visuais.

  • C.

    percepção da multiplicidade de leituras da obra.

  • D.

    sensibilidade às questões da composição.

  • E.

    analisa interpretativamente.

Questão de Concurso - 1094689

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Artística 2010

Questão 47

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Quando o aluno faz seus trabalhos artísticos, realiza atos de autoria, com marca pessoal. Geralmente, é o professor quem valida as produções atribuindo-lhes qualidades na orientação das discussões coletivas ou na recepção das produções individuais, valorizando e incentivando os esforços dos aprendizes nos processos de construção de:

  • A.

    interferências educativas, estudos sobre o patrimônio cultural, artístico e histórico e nas elaborações.

  • B.

    produções artísticas, apreciações estéticas e posicionamentos assumidos pelos educandos.

  • C.

    perspectivas culturais, educativas ou pedagógicas e no entendimento das diversas modalidades de arte.

  • D.

    atitudes diretivas, educacionais ou reprodutivas e na compreensão dos rumos dos estudos artísticos.

  • E.

    saberes cognitivos, procedimentais ou atitudinais e nas combinações desses tipos de saberes.

Questão de Concurso - 22374

Concurso SME Professor - Área: Artes Cênicas 2003

Questão 6

FJG

Nível Superior

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Fala de um professor em reunião do Conselho de Classe:

"Eu não admito críticas quanto à minha avaliação. Tenho de zelar pela vida escolar desse aluno e acho que todos devem seguir o mesmo exemplo. Como eu posso formar um aluno que não traz os conteúdos das séries anteriores? E no final do ano: como vou poder aprová-lo para a série seguinte, se mal conseguiu aprender o conteúdo básico do ano anterior?"

A posição assumida com relação ao sentido atribuído à avaliação sustenta-se no:

  • A.

    plano de ensino do professor

  • B.

    projeto curricular da disciplina

  • C.

    projeto curricular da escola

  • D.

    projeto-político pedagógico da escola

Questão de Concurso - 22422

Concurso SME Professor - Área: Artes Cênicas 2003

Questão 10

FJG

Nível Superior

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Considere os seguintes objetivos pedagógicos:

I- Traçar retas e curvas utilizando-se de recursos técnicos específicos.

II- Classificar objetos e fatos segundo critérios baseados em suas propriedades.

III- Representar objetos lógicos através de códigos não verbais.

IV- Descrever o sistema digestivo humano.

A opção que apresenta uma declaração verdadeira sobre os objetivos I a IV é:

  • A.

    II e IV são objetivos instrumentais

  • B.

    II e III são objetivos multi-formativos

  • C.

    I e IV são objetivos interdisciplinares

  • D.

    I e III são objetivos inter-relacionados