

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"Como a distinção entre figura e fundo num desenho, você agora pode distinguir entre figura e fundo também na escuta musical. Tente, por exemplo, ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela, que a rodeiam e forçam o caminho durante suas pausas momentâneas".
Na atividade descrita acima, Murray Schafer apresenta a seguinte proposta:
ignorar os ruídos
apreciar a música
refocalizar o ouvido
perceber os sons musicais
Os acordes básicos que poderiam acompanhar a primeira frase da melodia — de “O-lé, o-lá” até “prá re-bo-lá!” — são o da tônica, dominante com sétima e tônica.
Na figura I, o intervalo entre a última nota do compasso 5 (lá) e a primeira do compasso 6 (mi) é de 5.a justa ascendente.
Embora os ritmos representados nas figuras II e III apresentem síncopes, o compasso ainda é regular.
A dinâmica da música pode ser indicada por vários sinais, entre eles a letra (f ) que aparece no primeiro compasso.
"As Pastorinhas de Realengo" é um evento popular característico desse bairro do Município do Rio de Janeiro.
Um planejamento de Música, que explore manifestações folclóricas como esta, valoriza:
os conhecimentos da História da Música que devem ser adquiridos pelos alunos
as produções artístico–musicais dos alunos no encerramento das atividades
as manifestações folclóricas compreensíveis para o nível do aluno
as experiências socioculturais vividas pelos alunos
A melodia da figura I é formada somente por semínimas, colcheias e semicolcheias.
A melodia está em ritmo tético.
A tonalidade da melodia da figura I é si menor.
Considere as afirmações abaixo.
I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.
II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.
III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.
IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
O trecho musical mostrado na figura V está no modo mixolídio, muito usado em músicas folclóricas e populares do nordeste brasileiro.
As manifestações culturais que têm como característica o estilo responsorial do canto são:
Maracatu e Bumba-meu-Boi
Fandango e Catira
Pastoril e Ciranda
Coco e Reisado
A melodia mostrada na figura V começa com a sensível da escala em que se encontra.
Na figura II, a cifra do terceiro compasso indica um acorde de dó menor invertido.
As três primeiras notas da série harmônica da primeira nota executada na viola seriam, respectivamente, mi 4, si 5 e fá 5.
Nos dois últimos compassos da canção, existe parte de uma escala descendente, formada por intervalos de segunda maior e segunda menor.
Analisando os grupos rítmicos ilustrados nas figuras III e IV, é possível afirmar que o primeiro estaria mais próximo de um baião do que o segundo.
Caso a melodia mostrada na figura I fosse escrita para o clarinete em si bemol, teria de conservar a mesma armadura de clave.
A cantoria é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, principalmente no sertão. Os cantadores, representantes legítimos dos bardos, menestréis e trovadores, cantam suas esperanças, seus problemas, romances amorosos, quadros do cotidiano, numa exibição de imaginação e singularidade na cultura tradicional.
São referenciais da cantoria:
cantos melodiosos e afinados num tom abaixo da afinação instrumental
versos improvisados ou memorizados ao som da viola ou rabeca
desenhos melódicos elaborados com versos bem marcados
versos falados acompanhados por violão ou flauta