

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Dentro do contexto musical, existe uma técnica sofisticada em que várias vozes se entrelaçam em uma composição complexa, seguindo o estilo do contraponto. Nessa técnica, um tema central, conhecido como sujeito, é apresentado de forma sequencial em diferentes tons, obedecendo a uma ordem específica definida pelas regras das cadências musicais. Esta prática tem um papel fundamental na composição e execução de obras musicais. Qual dos termos a seguir se refere a essa técnica intricada?
Ritornelo.
Variação.
Fuga.
Tonalidade.
Na música, a noção de modulação refere-se
à música profana, em oposição à música religiosa, aplicando-se a toda música que não é destinada ao serviço religioso.
ao procedimento musical de substituição de sonoridades musicais tradicionais (voz e instrumento) por sons naturais gravados, submetidos a modificações variadas.
ao exercício de ornamentação de melodias, acrescentando às notas principais de uma melodia, outras com objetivo de enfeitar o resultado final.
ao recurso utilizado na musica tonal que assinala a mudança de centro tonal durante uma peça musical.
à combinação simultânea de partes da melodia, cada uma com desenho próprio, também conhecida como contraponto.
No Brasil, diversos educadores musicais contribuíram para o desenvolvimento da área produzindo metodologias e propostas de ensino de música, que influenciaram e ainda influenciam a formação de educadores musicais no país.
Relacione os educadores abaixo com as metodologias e propostas de ensino desenvolvidas por eles.
Coluna 1 Educadores
1. Heitor Villa-Lobos
2. Hans-Joaquim Koellreutter
3. José Eduardo Gramani
4. Lucas Ciavatta
Coluna 2 Metodologias e propostas
( ) O Passo
( ) Canto Orfeônico
( ) Rítmica
( ) Ensino pré-figurativo
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
2 • 3 • 1 • 4
3 • 1 • 4 • 2
3 • 2 • 1 • 4
4 • 1 • 2 • 3
4 • 1 • 3 • 2
No Ocidente, onde umas das maneiras de organizar as relações entre os sons se utiliza de um sistema Temperado, trabalhando com instrumentos de afinações fixas, é estabelecido que a menor distância utilizada entre dois sons recebe o nome de
escalas menores.
escalas maiores.
semitom.
tom.
Para Cecilia Cavalieri França, afirmar que a música é “expressão humana” implica que ela seja essencialmente constituinte da natureza dos homens; que ela ganhe forma e sonoridades específicas em cada contexto; e que ela seja multidimensional e inerente às incontáveis formas de ser e estar no mundo e de conhecê-lo.
Sobre os desdobramentos da concepção da música como expressão humana, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos desdobramentos é a redução dos elementos constitutivos da música aos parâmetros do som, tal como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, entre outros.
II. Um dos desdobramentos é a necessidade de os alunos se expressarem dentro da própria tradição musical e a disponibilidade de conhecer as demais: o conhecimento de si e o reconhecimento do outro, reciprocamente.
III. Um dos desdobramentos é o esforço de abordar uma grande variedade de gêneros e expressões musicais, para capacitar os alunos quanto à condição de respeitar e de fruir músicas diversas da sua.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Sobre um determinado elemento da música, tem-se que é responsável por definir o tempo musical, o estilo e também por estimular o corpo a interagir por meio de movimentos. Trata-se de um padrão que organiza os sons e é determinado pela duração das notas musicais e das pausas. Na relação entre som e silêncio, forma um fluxo contínuo e regulado. Essa é a definição de:
Ritmo.
Melodia.
Harmonia.
Entoação.
Timbre.
A partir do texto ‘Histórico do desenvolvimento da regência’, analise as afirmativas a seguir:
I. A Regência pela Pulsação da Unidade Métrica predomina a partir do primeiro período Barroco Europeu (1610-40). Anteriormente, na Renascença, a música vocal era realizada individualmente, conforme a prática antiga. Nos Corais, o regente utilizava preferencialmente os movimentos da Regência Expressiva.
II. Embora não exista uma data que permita definir o surgimento da Regência na sua forma atual, é possível reconhecer que é a partir da estruturação da Sinfonia Clássica (Escola de Mannheim) e, principalmente, da obra sinfônica de Beethoven que a Regência toma forma e se consolida no transcorrer da primeira metade do século XIX.
III. Spontini, Spohr e Weber são concertadores com contribuições irrelevantes para a história da música.
Marque a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Conforme Ferreira e Ray (2006), “existe uma grande quantidade de golpes de arco na execução dos instrumentos de cordas”. Descrevem que os golpes mais utilizados, com base na classificação proposta por Salles (1998) são: Detaché, Martelé, Ricochet, Legato, entre outros. Com base na classificação citada, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada golpe à sua descrição.
Coluna 1
1. Detaché.
2. Martelé.
3. Ricochet.
4. Legato.
Coluna 2
( ) “É uma sucessão deduas ou mais notas numa mesma direção do arco, sem interrupção do som. Não possui ponto de contato predeterminado, e o maior desafio é combinar digitação, mudança de corda e troca de direção”.
( ) “Golpe mais comum do repertório orquestral, cada nota corresponde a um novo movimento de arco, de direção contrária ao seu precedente. Pode ser executado com todo o arco ou, como é mais comum, na metade superior, e pode dar origem a outros golpes através do aumento de pressão, forma de ataque e quantidade de arco gasta. Quanto mais rápida a velocidade do movimento musical, menor será a parcela do arco usada”.
( ) “Várias notas executadas numa mesma arcada, para cima ou para baixo, através de um único impulso. O arco salta por si só, em movimento de ricochete. O impulso é dado na primeira nota, quando o arco é jogado na corda”.
( ) “Executado na corda, as notas são separadas por pausas e precedidas de um grande acento inicial. Uso mais frequente na região superior do arco”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 3 – 4.
2 – 1 – 4 – 3.
3 – 4 – 2 – 1.
4 – 1 – 3 – 2.
1 – 4 – 2 – 3.
Sobre os modos litúrgicos, analisar os itens abaixo:
I. Lídio é o terceiro grau da escala maior.
II. Eólio é o segundo grau da escala maior.
III. Mixolídio é o quinto grau da escala maior
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente o item III.
Somente os itens I e II.
É no embalo de músicas gostosas de ouvir que também se canta o ciclo da chuva e o desastre causado por quem põe fogo na mata ou destrói o manguezal. A linda voz do cantor toca o coração da gente de um jeito que tratados científicos, livros ou reportagens não conseguem fazer. Aprender a cuidar dos recursos naturais fundamentais à vida desde cedo não tem preço.
SESC-SP. Água para as crianças. Internet:<https://portal.sescsp.org.br/> (com adaptações).
Considerando-se o texto anterior, é correto afirmar que a sensibilização à preservação dos recursos naturais promovida pela produção e difusão musical
substitui a produção de tratados científicos e de livros.
denuncia reportagens que tratam dos recursos naturais.
mobiliza crianças para o cuidado com a natureza.
revela os atores da destruição dos recursos naturais.
depende de músicas interpretadas de modo agradável.
Na abordagem de ensino teórico musical, o estudo objetivo e descritivo do texto musical no que se refere à sua estruturação, forma e estilo de composição (harmônica, melódica, formal), é entendido como:
Ciclo Básico.
Análise da música.
Desconstrução sonora.
Contextualização histórica.
Demonstração Técnica.
Nas publicações contemporâneas do ensino de Música, são utilizados diferentes tipos de dinâmicas entendidas como a variação de intensidade servindo de recurso para interpretação. A dinâmica que surge, independente de influências externas como decorrência das características dos instrumentos ou da voz, é reconhecida como:
Natural.
Artificial.
Expressiva.
Articulada.
Complexa.
Na teoria musical, os elementos da linguagem e as formas musicais desempenham papéis fundamentais na decodificação e interpretação da música. Eles fornecem estrutura, expressão e significado às composições musicais. Para instrutores de música de nível avançado, é essencial compreender a função desses elementos. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica o elemento responsável por fornecer uma sensação de tensão e necessidade de resolução em uma composição musical.
Disponível em: CORRÊA, Antenor Ferreira. Estendendo o conceito de cadência para o repertório pós-tonal. Per Musi, p. 31-46, 2012.
Ritmo.
Textura.
Harmonia.
Forma.
Dinâmica.
Sobre o panorama do ensino da música no Brasil é correto dizer:
I - Villa-Lobos entendia que a música – por meio do trabalho com o canto orfeônico – era elemento imprescindível à educação, pois reunia todos os elementos essenciais para a formação musical, porque o canto coletivo apresentava grande poder de socialização e integração da comunidade e o mais importante, pelo seu aspecto educativo na formação moral e cívica da infância brasileira.
II - No próprio Programa de Ensino de Música, escrito em 1934, Villa-Lobos relatou o objetivo do trabalho: “Permitir que as novas gerações se formem dentro de bons sentimentos estéticos e cívicos e que a nossa pátria, como sucede às nacionalidades vigorosas, possa ter uma arte digna da grandeza e vitalidade do seu povo.
III - O durante as décadas de 1930, 1940 e 1950 o projeto de Villa-Lobos foi adotado recusado no ensino público brasileiro, em todo o território nacional, por não está condizente com a disciplina educação musical, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 4.024, de 1961.
IV - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 4.024, como as que surgiram posteriormente, regulamenta a educação de um modo geral e tinha por objetivo proporcionar um ensino de música mais democrático e acessível. Isso se daria por meio da exploração de novos recursos e novas possibilidades de criação musical por parte dos alunos estudando teóricos europeus.
São asserções corretas
I, II e III.
II, III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
O ensino de música no Brasil deu os primeiros passos ainda no período colonial. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Atualmente, o ensino de música no Brasil passa por uma série de desafios, como a falta de recursos, a falta de formação adequada de professores e a ausência de políticas públicas adotadas para a educação musical.
A partir de 1890, o ensino de música passou a fazer parte dos currículos escolares, no entanto, foi em 1950 que o canto orfeônico começou a se desenvolver de forma mais estruturada no Brasil.
Com o avanço de novos gêneros musicais e o advento da tecnologia, os corais deixaram de ser uma expressão musical e artística nas escolas.
A inclusão do pop/rock como componente curricular teve um grande impacto na sociedade brasileira, pois possibilitou o acesso à cultura e à formação musical para milhões de crianças e jovens em todo o país.
Com relação ao ensino da música, na disciplina de Artes, analise os excertos:
I - A música tem seu valor social, e deve interagir com um mundo globalizado tornando-o mais próximo do homem. A educação musical proporciona ao indivíduo a capacidade de sintetizar forma e conteúdo, como uma resposta criativa ao mundo contemporâneo, além de uma prática artística que possibilita as vivências que enriquecem a imaginação e a formação global da personalidade.
II - A escola deve garantir a igualdade de oportunidades, isto é, proporcionar a cada criança os meios necessários de acesso à cultura existente. Desenvolver, no indivíduo, o interesse pela criação e pela apreciação estética, compreendendo-a e, até mesmo, contestando-a, ao mesmo tempo em que busca desenvolver sua imaginação e disposição para novas atividades artísticas.
III - O ensino da música deve ser algo prazeroso e interessante para o aluno. É importante considerar o interesse do aluno, abrir espaço para que possa se expressar sem medo de que uma emoção estética vivida possa subestimá-lo, e ao contrário disso, sentir que pode colaborar com o crescimento do grupo. O professor deve estar preocupado com a utilidade da educação musical para o futuro do aluno, e não para o presente.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Nenhuns dos itens.
Sobre a Colcheia, é INCORRETO afirmar que:
8 é seu número de referência.
É a unidade de tempo do compasso 2/8.
Equivale a duas Semicolcheias.
Possui meio tempo de duração.
O educador musical brasileiro ___________________, nascido em Salvador, Bahia, em 16 de agosto de 1888, foi “uma figura marcante na história de muitos músicos e educadores musicais brasileiros” (FERNANDES, 2006, p. 66), bem como para a área da educação musical em geral. Foi “professor catedrático no Instituto Nacional de Música (hoje Escola de Música da UFRJ), entre 1932 e 1955”. Na Alemanha, conheceu o método do educador musical suíço Émile–Jaques Dalcroze, conhecido como Rythmique, e considerou a abordagem pedagógica ideal para o processo de musicalização de crianças. Ao voltar para o Brasil, implementou o curso de Iniciação Musical no Conservatório Brasileiro de Música do RJ. Suas ideias pedagógicas eram inovadoras para época: aulas ativas; atividades variadas; exercícios corporais; utilização do piano como instrumento didático; estímulo a atividades criadoras por meio de jogos rítmicos e melódicos; consideração do gosto musical da criança e incentivo a conhecer o repertório erudito, folclórico e popular; atividades de práticas de conjunto; grafia musical somente após a prática intuitiva da música.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Antônio de Sá Pereira.
Heitor Villa–Lobos.
José Eduardo Gramani.
Gazzi Galvão de Sá.
Lucas Ciavatta.
No ensino da música, como objeto de conhecimento inserido, nos Contextos e Práticas, o professor deverá, ter foco, na seguinte habilidade curricular:
Conhecer e apreciar diferentes gêneros musicais, presentes na vida cotidiana.
Conhecer, apreciar e explorar fontes sonoras diversas.
Conhecer e explorar a notação musical convencional.
Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre suas experiências pessoais com a dança.
Modificar a dialética conceitual para a tradicional.
Em 1913 o músico futurista Luigi Russolo publicou o manifesto A Arte dos Ruídos. Em sintonia com a era industrial das máquinas e da velocidade, Russolo criou novos instrumentos musicais para permitir que os compositores utilizassem os sons mais complexos da “era mecânica”:
Todos sabemos que qualquer som musical transporta em si um desenvolvimento de sensações com as quais estamos familiarizados e das quais estamos exaustos, pois predispõem o ouvinte ao aborrecimento. Nós Futuristas, amamos profundamente e apreciamos as harmonias dos grandes mestres. Por muitos anos, Beethoven e Wagner chocaram os nossos nervos e corações. Agora encontramos mais divertimento na combinação de ruídos de carris, motores, carruagens e multidões.
RUSSOLO, Luigi. L’arte dei rumori, in: https://archive.org/details/luigi-russolo-larte-dei-rumori-1916. (Adaptado)
Com base nas palavras de Russolo, é correto afirmar que para o autor, o ruído é um
recurso musical.
barulho indesejável e involuntário.
rumor indistinto, gravado do mundo natural.
som que impede a mensagem de chegar ao seu receptor.
som eletrônico puro, produzido por frequência constante.