Questões de Concurso sobre Documentação de Auditoria

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
305 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A NBC TA 230 (R1) dispõe sobre a documentação de auditoria, incluindo requisitos quanto à forma, conteúdo e extensão, bem como sobre montagem do arquivo final e modificações na documentação.


À luz da referida norma, avalie se as assertivas a seguir estão corretas.


I. Explicações verbais do auditor, por si só, constituem documentação adequada para comprovar o trabalho executado e as conclusões alcançadas.

II. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar quem executou o trabalho e a data de conclusão, bem como quem revisou o trabalho e a data e extensão da revisão.

III. Após completada a montagem do arquivo final de auditoria, o auditor pode apagar ou descartar documentação de auditoria antes do fim do período de guarda.

IV. Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais, após a data do relatório do auditor, ele deve documentar as circunstâncias identificadas, os procedimentos adicionais, a evidência obtida e as novas conclusões e seu efeito no relatório, e quando e por quem as modificações na documentação foram executadas e revisadas.


Estão corretas as assertivas:


A

I e II, apenas.


B

II e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

A respeito da documentação de auditoria, assinale a alternativa correta com base na NBC TA 230 (R1).


A

Se o auditor identificar informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele está dispensado de documentar como tratou essa inconsistência.


B

Via de regra, o auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente antes da data do relatório do auditor.


C

Explicações verbais do auditor, por si só, representam documentação adequada para o trabalho executado pelo auditor ou para as conclusões obtidas, devendo ser usadas informalmente para explicar ou esclarecer informações contidas na documentação de auditoria.


D

Julgar a importância de assunto exige análise exclusivamente subjetiva dos fatos e circunstâncias.


E

Não é necessário nem praticável para o auditor documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria.

De acordo com as boas práticas de cibersegurança, os documentos de auditoria devem ser guardados em dispositivos eletrônicos com criptografia, em conformidade com o dever de sigilo e a proteção de dados.


C

Certo


E

Errado

A respeito dos procedimentos de auditoria, assinalar a alternativa CORRETA.


A

O auditor não deve registrar discussões de assuntos significativos com a administração.


B

A documentação preparada pelo auditor precisa permitir que outro auditor, sem envolvimento com o que foi feito, entenda seu trabalho.


C

Não há necessidade de registrar a data e quem executou o trabalho de auditoria.


D

Não há necessidade de registrar quem revisou o trabalho executado e a data desta revisão.

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3) esclarece que, após concluída uma auditoria numa entidade pública, o auditor deve emitir um documento formal no qual expresse sua opinião sobre a confiabilidade das demonstrações contábeis e a conformidade dos atos de gestão com as normas e leis aplicáveis, conforme previsto na IN-TCU 84/2020, em seu Art. 14, § 4º, incisos I e II. Esse documento é chamado de:


A

Relatório de Auditoria.


B

Parecer de Auditoria.


C

Certificado de Auditoria.


D

Achados de Auditoria.


E

Evidências de Auditoria.

A documentação de auditoria, devidamente revisada, deve ser arquivada em prazo não superior a .................... dias após a data do relatório. Sua apresentação a terceiros depende, sempre, de prévia autorização do auditado.


A opção que apresenta o número de dias que preenche, corretamente, o espaço do texto é


A

30


B

50


C

90


D

60


E

40

A equipe da Coordenadoria de Auditoria Geral (AUDI) designada para auditar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) solicitou cópias dos formulários existentes de atendimentos na Operação Baixas Temperaturas (OBT). A Secretaria prontamente cumpriu a solicitação, esclarecendo, no entanto, que havia sigilo determinado por pontaria quanto à parta dos dados entregues.


Após a obtenção das informações, surpreendida pela notícia e ponderando que o manuseio e o armazenamento desses dados estivessem vulneráveis a acessos não autorizados, em atenção à Portaria CGM nº 5 de 2023, a equipe


A

empregou criptografia de dados e restrição de acesso, bem como destruiu as cópias tão logo não fossem mais necessárias.


B

compartilhou-os com outras unidades da administração para verificar a conformidade do uso, sem a necessidade de autorização formal.


C

excluiu-os imediatamente, independentemente da conclusão dos trabalhos de auditoria.


D

tomou-os públicos imediatamente após a conclusão dos trabalhos de auditora.


E

solicitou análise da integridade e de segurança dos documentos ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo(TCM-SP)

A documentação de auditoria, frequentemente referida como 'papéis de trabalho', constitui o registro fundamental do trabalho realizado pelo auditor, das evidências obtidas e das conclusões alcançadas. Ela não apenas serve como base para o parecer ou relatório, mas também facilita o planejamento, a execução, a supervisão e a revisão do trabalho. No âmbito do controle interno, essa documentação é vital para demonstrar a devida diligência e para revisões de qualidade. As normas de auditoria (como a NBC TA 230) estabelecem requisitos rigorosos sobre sua forma, conteúdo e guarda. Considerando a importância e os requisitos da documentação de auditoria, assinale a alternativa correta.


A

O auditor deve preparar a documentação de auditoria de forma tempestiva, em um conjunto completo e final, não sendo permitida nenhuma modificação ou adição após a data do relatório, mesmo que sejam apenas esclarecimentos administrativos.


B

A guarda da documentação de auditoria, incluindo os papéis de trabalho, é de responsabilidade da entidade auditada, que deve arquivá-los pelo prazo mínimo de 10 anos, enquanto o auditor deve manter sigilo sobre as informações.


C

A documentação de auditoria deve ser suficientemente completa e detalhada para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com o trabalho, possa entender a natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados, os resultados obtidos e as conclusões alcançadas.


D

Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva da entidade auditada, que pode requerer sua devolução integral após a conclusão do trabalho, devendo o auditor manter apenas uma cópia do relatório final.

O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.


C

Certo


E

Errado

Em relação à documentação de auditoria, ou papéis de trabalho, avalie se, de acordo com a NBC TA 230 (R1) – DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA, corresponde à documentação de auditoria o registro dos seguintes itens:


I. Procedimentos de auditoria executados.

II. Evidência de auditoria relevante obtida.

III. Conclusões alcançadas pelo auditor.


Está correto o que se apresenta em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

No que tange à organização de documentos e suporte às auditorias é correto afirmar, exceto:


A

A organização dos documentos para a auditoria está diretamente relacionada à forma como a empresa trabalha com sua documentação.


B

O ideal é separar os documentos em pastas de acordo com uma classificação.


C

Optar por documentos no formato digital facilita o processo de auditoria.


D

É importante identificar e priorizar aqueles que são mais relevantes para a auditoria.


E

Realizar análises preliminares nos documentos antes de uma auditoria completa pode ser uma prática inútil.

Segundo a NBC que dispõe sobre documentação de auditoria, o auditor pode alterar a documentação de auditoria sem realizar o registro das modificações efetuadas, desde que tais alterações ocorram antes da data do relatório de auditoria.


C

Certo


E

Errado

Em relação à documentação dos procedimentos de auditoria executados e da evidência de auditoria obtida, analise os itens a seguir:


I- Ao preparar a documentação de auditoria, o auditor deve permitir que um auditor experiente sem nenhum envolvimento anterior entenda, dentre outros, os assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a elas.

II- Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão, ele deve documentar como tratou essa inconsistência, o que não implica a necessidade de reter documentação que esteja incorreta ou superada.

III- Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar apenas as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados e a data em que foi concluído.


É CORRETO o que se afirma em:


A

II e III apenas.


B

I apenas.


C

III apenas.


D

I e II apenas.


E

I, II e III.

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


______________ é a informação usada pelo auditor para chegar às conclusões nas quais se baseia o seu relatório de auditoria.


A

Perícia contábil


B

Transação contábil


C

Conferência de cálculo


D

Documentação de auditoria


E

Evidência de auditoria

“O(A) _________ deve ser suficientemente detalhado(a) para permitir a um auditor experiente, sem nenhum conhecimento prévio da auditoria, entender a natureza, a época, o escopo e os resultados dos procedimentos executados, a evidência de auditoria obtida para fundamentar as conclusões e recomendações da auditoria, o raciocínio por trás de todas as questões relevantes que exigiram o exercício de julgamento profissional e as respectivas conclusões.”

Assinale a alternativa em que a expressão preenche corretamente a lacuna do trecho.


A

procedimento de inspeção


B

documentação da auditoria


C

teste de hipóteses


D

objeto da auditoria


E

revisão analítica

Durante a auditoria das demonstrações contábeis da CODERN, o responsável pela auditoria estruturou seu arquivo de trabalho buscando atender aos requisitos da NBC TA 230 – Documentação de Auditoria. Com base nessa norma, assinale a alternativa correta.


A

O responsável pela condução da auditoria deve incluir na documentação de auditoria todas as versões preliminares e superadas de papéis de trabalho, assegurando o rastreamento completo de todas as revisões feitas durante o processo.


B

O responsável pela condução da auditoria não pode modificar ou acrescentar nova documentação de auditoria após a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada.


C

O responsável pela condução da auditoria pode deixar de atender a um requisito relevante de uma norma de auditoria desde que documente como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito e as razões para o não atendimento.


D

O responsável pela condução da auditoria deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria antes da data do seu relatório.


E

O responsável pela condução da auditoria não deve documentar as informações referentes a assuntos significativos inconsistentes com a sua conclusão.

Sobre a documentação de auditoria, assinale a alternativa correta.


A

A documentação de auditoria deve ser preparada de forma que qualquer profissional consiga compreender os resultados dos procedimentos executados e as evidências obtidas.


B

Explicações verbais do responsável pela auditoria não podem ser usadas para explicar ou esclarecer informações contidas na documentação de auditoria.


C

Para documentar como as inconsistências nas informações foram tratadas, o auditor deve reter a documentação que esteja incorreta ou superada.


D

É necessário documentar todos os assuntos considerados e todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria.


E

A documentação elaborada após a execução do trabalho de auditoria tende a ser menos precisa do que aquela elaborada durante a execução do trabalho.

Um auditor júnior foi designado para compor a equipe de auditoria para atuar em uma empresa estatal da área de saneamento. Esse auditor ficou responsável pela organização da documentação de auditoria e foi orientado a considerar as normas do Tribunal de Contas da União (TCU).


Na organização da documentação de auditoria, o auditor júnior deve levar em conta que:


A

a primeira revisão dos papéis de trabalho deve ser realizada pelo próprio auditor que os elaborou;


B

todos os papéis de trabalho devem ser classificados em sigilosos ou não ao final da auditoria;


C

documentos preparados pela entidade auditada não devem ser incluídos na documentação de auditoria;


D

os documentos precisam ser reunidos apenas quando do início dos procedimentos substantivos;


E

entrevistas gravadas precisam ser transcritas para serem consideradas documentos de auditoria.

É correto afirmar que documentação de auditoria é(são):


A

uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.


B

o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.


C

uma ou mais pastas de auditoria e de relatório financeiro relevantes ao setor de atividade da entidade.


D

uma ou mais pastas de auditoria e de relatório financeiro para a segurança profissional do auditor.


E

documentos relevantes para a conclusão dos trabalhos relativos a demonstrações financeiras.

Os registros dos procedimentos de auditoria que foram executados, as evidências de auditoria relevantes obtidas e as conclusões que foram alcançadas pelo auditor são chamados de:


A

Análise de conteúdo.


B

Trilhas de verificação.


C

Arquivo de governança.


D

Procedimento de integridade.


E

Documentação de auditoria.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado