

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma série de temas periféricos se destacam, ainda que muito ligados á sua disciplina de origem, mas, apesar disso, firmemente apoiados no campo da ciência da informação. Relacione os temas da coluna 2 com as disciplinas da coluna 1.

A alternativa que apresenta a sequência correta da segunda coluna, de cima para baixo, é
Na prática, a sociedade contemporânea recebe importante influência do uso das tecnologias da informação desde os processos de comunicação – telefone, televisão – até as mais aperfeiçoadas tecnologias – computador, internet, satélite -, porque não dizer impulsionadas pelo rigoroso processo de globalização vivenciado na última década do século XX. Esse cenário nos leva a refletir sobre:
Como as novas tecnologias de informação e comunicação representam uma ameaça à privacidade do indivíduo.
Como incorporar todas essas inovações na perspectiva de uma prestação de serviços de informação documental progressista.
Se por um lado as novas tecnologias da informação são representantivas do progresso, por outro, levam à exclusão social.
Se por um lado as novas tecnologias da informação são representantivas do progresso, por outro, levam à exclusão social.
A automação dos serviços de informação surge como elemento-chave para que os sistemas informacionais se aperfeiçoem e se expandam, porém, impenetráveis barreiras mentais os bloqueiam.
Para a recuperação de livros molhados, recomenda-se:
Todo e qualquer sistema que possui informações como entrada visando gerar informações de saída é chamado de:
Ciência da informação.
Documento eletrônico.
Tecnologia da informação.
Biblioteca digital.
Sistema de informação.
Diante da grande massa de informação presente na literatura científica, o resumo constitui um importante recurso para o acesso à informação desejada. Quanto à sua finalidade, o resumo
ajuda o leitor a decidir se determinado item tem possibilidade de satisfazer sua necessidade de informação e contribui para manter o leitor informado sobre a bibliografia recente publicada em seus campos de interesse.
esclarece o conteúdo de documentos escritos em língua que o leitor desconheça e substitui o texto integral de um documento.
serve de fundamentação teórica para outros resumos e de suporte para novas pesquisas.
evita ao pesquisador a leitura de trabalhos originais completos e ajuda a organizar seus fichários e arquivos pessoais.
A relevância é uma relação entre um documento e uma questão.
O filósofo Karl Popper delineou um modelo que se presta à análise da qualidade integrativa do universo da informação, propondo três universos:
Segundo ROBREDO (1978), o processo ou ciclo documentário completo pode ser considerado como um sistema ao qual chega uma série de elementos para serem tratados e convertidos num produto novo, mais fácil de difundir ou de ser assimilado pelo usuário. Constituem esse processo os seguintes elementos:
Relevância – Abrangência – Disseminação.
Entrada – Tratamento ou processamento – Saída.
Aquisição – Tratamento – Recuperação.
Planejamento – Controle – Avaliação.
Conteúdo – Forma – Origem.
No final do século XIX, os problemas bibliográficos começaram a tornar-se complexos para os pesquisadores que não encontravam nas bibliotecas meios de acesso aperfeiçoados a documentos cada vez mais variados. Havia necessidade de uma nova tecnologia, de um novo conjunto de técnicas para organizar, analisar, descrever e resumir os documentos, fugindo das técnicas convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros mas de qualquer tipo de documento. (LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. Com adaptações). Com base no texto, assinale a alternativa que nomeia este novo conjunto de técnicas.
Biblioteconomia
Museoeconomia
Documentação
Nas publicações periódicas científicas impressas, o título da publicação por extenso ou complementado por subtítulo, o número do volume e fascículo em algarismos arábicos, a data da publicação, o local e o ISSN devem ser impressos no verso da folha de rosto, sempre no mesmo lugar, em todos os fascículos de um volume.
O OCLC é um programa da UNESCO e da Federação Internacional de Associações e de Instituições Bibliotecárias (FIAB) que tem como objetivo de longo alcance a formação de uma rede universal de controle e intercâmbio de informações bibliográficas, tornando-as disponíveis para todos os países.