Questões de Concurso de Biomedicina - Biologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 851217

Concurso EBSERH Biomédico 2016

Questão 34

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

O que ocorre na Diabetes Tipo I?
  • A. É uma condição crônica em que o pâncreas produz insulina, mas em menor quantidade, e essa quantidade produzida não tem função ao organismo, sendo eliminada.
  • B. O paciente não consegue processar o açúcar no sangue, havendo um aumento da produção de insulina que tenta suprir esse excesso de açúcar acumulado.
  • C. É o tipo mais comum, em que o paciente produz insulina em excesso.
  • D. É o tipo mais comum, no qual ocorre a união de dois fatores: resistência à insulina e diminuição nos níveis de insulina.
  • E. O pâncreas do paciente deixa de produzir insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue.

Questão de Concurso - 1160046

Concurso Analista de Saúde - Área Biomedicina 2019

Questão 20

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), cerca de 70% das decisões médicas se baseiam em resultados obtidos pelos exames laboratoriais. No diagnóstico e o acompanhamento terapêutico dedoenças isquêmicas frequentemente envolvem a análise enzimática. De acordo com esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Uma vez que a liberação da enzima na circulação é lenta e sua meia-vida nosoro é longa, as coletas de sangue para dosagem de CK-MB, em casos desuspeita de infarto do miocárdio, devem ter início 48 horas após os sintomas.

  • B.

    A creatina quinase é uma das enzimas da glicólise, responsável pela formação de bifosfato de creatina, um intermediário dessa via.

  • C.

    A creatina quinase possui 3isoenzimas, cada uma formada por duas cadeias (B e M em combinações diferentes).

  • D.

    As isoenzimas da creatina quinase (CK), denominadas CK-MB, CK-MM e CKBB,não podem ser separadas por cromatografia, pois apresentam-se covalentemente ligadas entre si.

Questão de Concurso - 1160050

Concurso Analista de Saúde - Área Biomedicina 2019

Questão 22

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

Os principais avanços científicos e tecnológicos são as principais causas de mudanças na prática da moderna hematologia, influindo especialmente no diagnóstico laboratorial e nos procedimentos terapêuticos de algumas patologias com destaques para anemia falciforme, hemofilias e leucemias. Os aparelhos automatizados pararealização do hemograma têm por base os princípios:

  • A.

    Impedância e citometria de fluxo.

  • B.

    Citometria de fluxo e filtração por deformabilidade das células.

  • C.

    Nefelometria e filtração por osmose das células.

  • D.

    Filtração por tamanho e deformabilidade das células.

Questão de Concurso - 1160052

Concurso Analista de Saúde - Área Biomedicina 2019

Questão 23

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

As principais adaptações à anemia ocorrem no sistema cardiovascular (com aumento do volume sistólico e taquicardia) e na curva de dissociação de O2 da hemoglobina. Alguns pacientes com anemia severa podem não ter nem sinais nem sintomas, enquanto outros, com anemia leve, podem ter incapacidade intensa. Diante do exposto, avalie os itens que se seguem:


I) A presença ou a ausência de características clínicas pode ser considerada de acordo com quatro fatores principais: velocidade de instalação da anemia, intensidade da anemia, idade e curva de dissociação da hemoglobina.


II) As anemias rapidamente progressivas, como por exemplo em decorrência de eventos hemorrágicos, causam sinais e sintomas mais significativos que anemias de instalação lenta.


III) Pacientes idosos tendem a tolerar mais a quadros de anemia que pacientes jovens.


IV) Em geral, a anemia é acompanhada de aumento de 2,3-DPG nos eritrócitos e de desvio para a direita da curva de dissociação de oxigênio da hemoglobina, de modo que o oxigênio é liberado mais prontamente para os tecidos.



É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e II

  • C. II e III
  • D.

    I, II e IV

Questão de Concurso - 1160053

Concurso Analista de Saúde - Área Biomedicina 2019

Questão 24

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio glicoproteico de dupla cadeia, produzido pelas células do sinciciotrofoblasto da placenta, normalmente encontrado no sangue e naurina. A respeito do teste de gravidez na urina e no soro, assinale aalternativa correta.

  • A.

    O hCG é secretado pelo tecido placentário desde o trofoblasto primitivo e pode ser detectado no soro logo após a fecundação.

  • B.

    Como a estrutura do hCG é muito semelhante à do hormônio luteinizante, os ensaios são específicos contra a cadeia beta, que difere nos dois hormônios.

  • C.

    A pesquisa na urina é um método quantitativo, com limiar de detecção de 30U/L.

  • D.

    As dosagens do hCG são por métodos imunométricos.

Questão de Concurso - 1160055

Concurso Analista de Saúde - Área Biomedicina 2019

Questão 25

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

O hipertireoidismo é uma doença que apresenta diversas etiologias, com quadro clínico variável dependendo da idade, dos níveis dos hormônios tireoidianos e do tempo entre o início dos sintomas e o início da terapia. Está associado ao aumento da mortalidade tanto na forma aguda (crise tireotóxica) como na sua apresentação subclínica. A causa mais comum dohipertireoidismo é a doença de Graves que tem o diagnóstico confirmadopela presença de:

  • A.

    TSH elevado; T4 livre diminuído e níveis baixos de TRAB.

  • B.

    TSH suprimido; T4 livre elevado e níveis baixos de TRAB.

  • C.

    TSH suprimido; T4 livre elevado e níveis elevados de TRAB.

  • D.

    TSH elevado; T4 livre diminuído e níveis elevados de TRAB.

Questão de Concurso - 1160057

Concurso Analista de Saúde - Área Biomedicina 2019

Questão 26

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

Avalie as proposições que se seguem:


I) A haptoglobina é uma proteína de fase aguda produzida no fígado, que se liga irreversivelmente à hemoglobina após a ocorrência de hemólise, formando um complexo que é removido pelas células de Kupffer. 

Assim, 

II) É o marcador mais sensível de hemólise intravascular, sendo que, nestes casos, seus valores aparecem diminuídos, como acontece em algumas hemoglobinopatias, nas anemias macrocíticas megaloblásticas e nas anemias induzidas por drogas.



Assinale a alternativa correta:

  • A.

    As duas proposições são falsas.

  • B.

    As duas proposições são verdadeiras e a segunda complementa a ideia iniciada na primeira.

  • C.

    A primeira proposição é verdadeira, mas a segunda é falsa.

  • D.

    Apenas a segunda proposição é verdadeira.

Questão de Concurso - 1011840

Concurso Biomédico 2018

Questão 28

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O teor de água em um alimento tem relação com sua capacidade de conservação. A partir disso, considere as afirmações abaixo.

I. A água livre é aquela que se apresenta fracamente ligada aos demais componentes dos alimentos e que serve de meio de cultivo para micro-organismos.

II. Água ligada apresenta-se fortemente ligada aos alimentos e não serve de meio de cultivo aos micro-organismos.

III. A atividade da água representa a água livre, quanto maior a atividade de água menor será a perecibilidade do alimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. II.
  • E. I e II.

Questão de Concurso - 1160074

Concurso UFPE Biomédico 2018

Questão 21

Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Nível Superior

O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico, caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos, ocasionando complicações em longo prazo. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018), a classificação do DM tem sido baseada em sua etiologia e os fatores causais dos principais tipos de DM – genéticos, biológicos e ambientais – ainda não são completamente conhecidos. Considerando o exposto, analise as proposições abaixo quanto à etiologia do DM.

1) O DM tipo 1A é caracterizado pela deficiência de insulina por destruição autoimune das células alfa do pâncreas.

2) O DM tipo 1B é caracterizado pela deficiência de insulina de natureza idiopática, quando autoanticorpos não são detectáveis na circulação.

3) O DM gestacional é caracterizado pela hiperglicemia diagnosticada durante a gestação, na presença de critérios de DM prévio.

4) O DM tipo 2 é caracterizado pela perda progressiva de secreção insulínica combinada com resistência a insulina.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    2, 3 e 4.

Questão de Concurso - 1160079

Concurso UFPE Biomédico 2018

Questão 24

Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Nível Superior

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial, o Teste Laboratorial Remoto (TLR) também é conhecido como teste à beira do leito, teste rápido, teste ao lado do paciente. Tratase de um teste realizado próximo ao paciente, que fornece resposta rápida e cuja amostra não é transportada, tem análise simplificada e os operadores podem não pertencer ao laboratório. Os resultados dos testes rápidos podem ser utilizados como triagem ou diagnóstico. Entretanto, apesar da facilidade em sua utilização, os TLRs também estão sujeitos a contínuos processos de controle de qualidade. Considerando o exposto e a legislação vigente, analise as proposições a seguir.

1) O serviço de saúde deve disponibilizar a relação de todos os TLR realizados por ele, bem como os procedimentos documentados.

2) Independente do local, os TLRs devem estar submetidos às mesmas diretrizes de um laboratório clínico, incluindo-se responsabilidade técnica, garantia da qualidade, entre outros.

3) A realização de TLR está condicionada à emissão de um laudo que deixe claras as suas limitações diagnósticas e demais indicações estabelecidas na etapa pós-analítica.

4) A execução dos TLRs e de testes rápidos deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública, ambulatorial ou hospitalar.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 4, apenas.

  • B.

    1, 2, 3 e 4.

  • C.

    3 e 4, apenas.

  • D.

    2, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 3 e 4, apenas.