Questões de Concurso de Comunicação Institucional - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1061662

Concurso SLU Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Comunicação Social - Jornalismo 2019

Questão 74

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes. Alvo do jornalismo institucional, o público empresarial se diferencia do público de massa por ser mais homogêneo e suas fontes serem anônimas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1152706

Concurso CRF BA Jornalista 2019

Questão 103

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A respeito da comunicação no contexto organizacional, julgue os itens de 101 a 104.

O house organ é um produto desenvolvido pela comunicação institucional, com um jornalismo próximo ao gênero interpretativo, que tem, entre suas funções, a informação, a integração, a educação e a motivação do público ao qual se dedica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1110723

Concurso CRP 8 Jornalista 2019

Questão 81

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O jornalismo institucional desenvolveu-se no Brasil com características próprias. Com relação a essa área de atuação, julgue os itens de 81 a 86.

O termo mídia das fontes refere-se a publicações destinadas a interesses corporativos, nas quais organizações, que normalmente são fontes no jornalismo tradicional, tornam-se as difusoras das informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1110724

Concurso CRP 8 Jornalista 2019

Questão 82

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O jornalismo institucional desenvolveu-se no Brasil com características próprias. Com relação a essa área de atuação, julgue os itens de 81 a 86.

Características que definem a natureza jornalística devem estar presentes nas publicações voltadas ao ambiente corporativo, tais como a universalização, a atualidade e a periodicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1106028

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2014

Questão 37

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

A Comunicação cuja finalidade é conquistar a credibilidade e a confiança do público de seu interesse, divulgando a filosofia, a missão, os valores e princípios da organização, retratados em suas políticas e práticas, que utiliza ferramentas como a identidade e a imagem corporativa, a propaganda institucional, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a editoração eletrônica, o marketing social, cultural e esportivo, bem como as relações públicas, é chamada de Comunicação

(Fontanillas, C. N., Palmieri, B. R, Olieira, J. T. Adaptado)


  • A.

    Administrativa.

  • B.

    Externa.

  • C.

    Institucional.

  • D.

    Mercadológica.

  • E.

    Interna.

Questão de Concurso - 1130395

Concurso EBSERH Analista Administrativo - Área Jornalismo 2013

Questão 45

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

Diante das novas demandas de uma sociedade cada vez mais globalizada e reivindicadora, a comunicação organizacional desempenha papel de destaque na vida das organizações, nos mais variados contextos. A partir desta constatação, assinale qual das afirmações abaixo está correta no que tange aos objetivos e funções das áreas compreendidas pela comunicação organizacional.

  • A.

    A comunicação institucional está muito mais voltada para dentro do que para fora da organização.

  • B.

    A comunicação institucional tem como objetivo criar e manter uma imagem positiva da organização junto à sociedade.

  • C.

    As áreas de marketing são as únicas fontes de informação da assessoria de imprensa e, portanto, da sociedade.

  • D.

    A comunicação mercadológica ajuda a criar uma simpatia por parte da sociedade em geral em relação à empresa e/ou instituição.

Questão de Concurso - 1057735

Concurso IBRAM Analista I - Área Publicidade 2010

Questão 60

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Para Margarida Kunsch, a comunicação institucional permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante à opinião pública”. São consideradas atividades de Comunicação Institucional:
  • A. editoração, publicidade institucional e marketing pessoal.
  • B. marketing social, marketing cultural e assessoria de imprensa.
  • C. jornalismo empresarial, publicidade comercial e sampling.
  • D. assessoria de imprensa, imagem corporativa e brindes.
  • E. publicidade institucional, merchandising e marketing cultural.

Questão de Concurso - 1060190

Concurso IBRAM Analista I - Área Publicidade 2010

Questão 60

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Para Margarida Kunsch, a comunicação institucional permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante à opinião pública”. São consideradas atividades de Comunicação Institucional:
  • A. editoração, publicidade institucional e marketing pessoal.
  • B. marketing social, marketing cultural e assessoria de imprensa.
  • C. jornalismo empresarial, publicidade comercial e sampling.
  • D. assessoria de imprensa, imagem corporativa e brindes.
  • E. publicidade institucional, merchandising e marketing cultural.

Questão de Concurso - 144682

Concurso Paraná Previdência Analista Previdenciário - Área Jornalismo 2002

Questão 5

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A comunicação de uma empresa faz parte de sua competitividade no mercado globalizado, aspecto que tem sido relegado a segundo plano por diversas organizações. A respeito do papel da comunicação nas empresas, julgue os itens subseqüentes.

A comunicação institucional de uma empresa, por sua amplitude de objetivos e públicos, é algo que supera a assessoria de imprensa, embora esta seja um instrumento importante no relacionamento com a mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 392718

Concurso TJ MA Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2004

Questão 39

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Uma instituição pública tem compromissos com a sociedade, convivendo com as diferenças sociais, ideológicas e étnicas, fazendo prevalecer a sua preocupação com a cidadania. Desta forma, qual a linguagem, sob a ótica da comunicação em geral (jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas), que a Instituição deve utilizar para se relacionar com o cidadão?

  • A.

    Institucional.

  • B.

    Promocional.

  • C.

    Jornalística.

  • D.

    Publicitária.