Questões de Concurso sobre Cálculo do ponto de equilíbrio (econômico, contábil e financeiro)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
581 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O custeio variável é um método de custeio adequado para a tomada de decisões gerenciais. Uma empresa decidiu utilizar esse método para saber informações como margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Os gastos fixos dessa empresa são da ordem de R$ 50.000,00. O custo unitário variável dos seus produtos vendidos é de R$ 56,00 por unidade e o preço de venda unitário dos produtos é igual a R$ 76,00. Respectivamente, qual o valor da margem de contribuição e qual o ponto de equilíbrio (em unidades)?


A

R$ 32,00 e 893 unidades.


B

R$ 20,00 e 893 unidades.


C

R$ 20,00 e 2500 unidades.


D

R$ 22,00 e 2500 unidades.


E

R$ 32,00 e 657 unidades.

Considere uma empresa prestadora de serviços que tenha a receita/hora trabalhada de R$ 300,00 e que possui custos fixos (aluguéis, internet, programas de computador, manutenções diversas etc) de R$ 330.000,00. Sabe-se, ainda, que o seu custo variável/hora trabalhada é a metade do valor das receitas/hora. Cada prestador deverá laborar integralmente por 220 horas mensais, sendo vedado trabalhar menos que esta quantidade de horas. Considerando tais informações, a quantidade necessária e exata de consultores/funcionários prestadores de serviços mensais para que a empresa opere em equilíbrio econômico nulo, ou seja, que suas receitas totais sejam iguais aos seus custos totais é:


A

8 consultores.


B

9 consultores.


C

10 consultores.


D

11 consultores.

Considere o gráfico demonstrado a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Numa análise gerencial de índices, rentabilidade, entre outros, o encontro dos eixos receita total com os custos totais representa:


A

Lucro bruto.


B

Lucro marginal.


C

Ponto de equilíbrio.


D

Margem bruta.


E

Margem líquida.

Uma empresa incorre nos seguintes gastos no processo de fabricação do seu único produto:


● Matéria-prima: R$ 15,00 por unidade

● Embalagens: R$ 2,00 por unidade

● Componentes: R$ 3,00 por unidade

● Mão de obra direta: R$ 10,00 por unidade

● Custos fixos anuais: R$ 140.000,00


Com base nos dados apresentados na situação hipotética precedente, e considerando que o preço unitário de venda do referido produto seja R$ 100,00, o ponto de equilíbrio do produto, expresso em quantidade, será


A

1.750 unidades.


B

2.000 unidades.


C

2.500 unidades.


D

3.000 unidades.


E

3.750 unidades.

Quando uma empresa aumenta seus gastos fixos, isso acarreta


A

diminuição do seu custo unitário pelo método por absorção.


B

aumento da sua margem de contribuição unitária.


C

aumento do seu lucro líquido.


D

aumento do seu ponto de equilíbrio.


E

diminuição dos seus custos evitáveis.

Considere os dados de uma empresa de produção de alimentos enlatados.


Vendas (em unidades)

20.000

Preço de Vendas (em unidades)

$ 60,00

Despesas variáveis unitárias

$ 45,00

Despesas fixas

$ 240.000,00


O percentual de margem de segurança, ou seja, o percentual relativo à diferença entre a receita esperada e a receita obtida no ponto de equilíbrio é


A

15%


B

20%


C

22,5%


D

23,5%


E

30%

O ponto de equilíbrio de uma empresa que possui custos fixos de R$ 50.000, custos variáveis de R$ 10 por unidade e preço de venda de R$ 25 por unidade é de:


A

2.500 unidades.


B

4.000 unidades.


C

3.333 unidades.


D

8.333 unidades.

Considerando a importância da Contabilidade de Custos dentro das organizações, tanto para o controle como para o auxílio ao processo decisório, um dos temas bastante utilizados no meio empresarial é a relação Custo/ Volume/Lucro. Na obra clássica Contabilidade de Custos, de Eliseu Martins, 2018 (8ª edição), encontra-se uma abordagem sobre Margem de Contribuição Total e Unitária, Pontos de Equilíbrio Contábil, Econômico e Financeiro, dentre outras terminologias. Nesse contexto, efetue os cálculos necessários e identifique a alternativa CORRETA.

-

Dados da empresa ABC

Valores

Preço de Venda por unidade, líquido de tributos

R$ 5.000,00

Custo Variável por unidade

R$ 2.000,00

Despesas Variáveis de Venda, por unidade

R$ 500,00

Custos Fixos por período

R$ 500.000,00

Despesas Fixas por período

R$ 100.000,00




A

A Margem de Contribuição Total é de R$ 25.000,00.


B

O Ponto de Equilíbrio Contábil, em unidades físicas, é de 200 unidades.


C

A Margem de Contribuição Unitária é de R$ 2.000,00.


D

O Ponto de Equilíbrio Contábil, em valor monetário relativo à receita líquida, é de R$ 1.200.000,00.


E

O Lucro líquido da empresa, no Ponto de Equilíbrio Contábil, é de R$ 600.000,00.

Um curso de inglês consegue oferecer aulas para até 400 alunos por mês. O curso tem uma unidade que funciona em um andar de um prédio comercial. O aluguel mensal é de R$4.000, mas como foi pago o aluguel anual de modo antecipado, o valor caiu para R$45.600 ao ano. Ainda, a depreciação anual dos móveis e equipamentos é de R$27.600.

A mensalidade é de R$300,00, por aluno. A cada mês, o curso incorre em despesas de salários com o pessoal administrativo de R$8.000. Além disso, paga aos professores R$240,00 por aluno matriculado.

No mês de janeiro de X0, havia 360 alunos matriculados e frequentando as aulas.

Assinale a opção que indica a margem de segurança do curso, em janeiro de X0, considerando o seu ponto de equilíbrio contábil.


A

33,80%.


B

34,72%.


C

40,42%.


D

41,25%.


E

45,37%.

O ponto de equilíbrio é a quantidade de vendas necessárias para cobrir os gastos totais (custos totais + despesas totais). Quando alcança o ponto de equilíbrio, a empresa não registra lucro nem prejuízo. Assim, o ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas ou a receita que se iguala aos seus gastos totais. Segundo Padoveze (2016), o ponto de equilíbrio pode ser classificado em algumas modalidades. Há um ponto de equilíbrio que busca a cobertura dos itens de gastos fixos e variáveis e adicionalmente de um resultado esperado, o qual os proprietários e sócios julgam ser o mínimo necessário não somente para a manutenção do negócio, mas também para que os investimentos realizados compensem em termos de retornos obtidos. Na prática, esse ponto de equilíbrio define o nível mínimo dos negócios para que, além de conseguir cobrir todos os gastos, um negócio traga um retorno esperado arbitrado pelos donos. Esse é o ponto de equilíbrio:


A

Contábil.


B

Econômico.


C

Financeiro.


D

Unitário.


E

Gerencial.

Um empresário investiu R$ 500.000,00 em um negócio cujo custo fixo anual é de R$ 100.000,00, para produzir um bem com preço de venda igual a R$ 15,00 e custo variável unitário de R$ 10,00. Sabendo-se que a taxa de juros sem risco dessa economia é 10% ao ano, assinale a alternativa que determina, corretamente, o ponto de equilíbrio econômico desse empreendimento.


A

20.000 unidades por ano.


B

25.000 unidades por ano.


C

30.000 unidades por ano.


D

40.000 unidades por ano.


E

50.000 unidades por ano.

Uma empresa apresentou a seguinte situação:

Preço de Venda/unidade

R$ 50,00

Custos Variáveis/unidade

R$ 30,00

Despesas Variáveis/unidade

R$ 5,00

Custos Fixos/mês

R$ 4.500,00

Despesas Fixas/mês

R$ 1.500,00

Considerando somente as informações apresentadas, o volume mínimo que deverá ser produzido e vendido e o valor da receita mínima para que a empresa não tenha prejuízo correspondem, respectivamente, a


A

35 unidades; R$ 1.600,00.


B

225 unidades; R$ 11.250,00.


C

300 unidades; R$ 15.000,00.


D

400 unidades; R$ 20.000,00.

Determinado empreendimento industrial, apresenta a seguinte estrutura de custos:


Preço unitário de venda R$ 12,00

Custo variável unitário R$ 4,00

Custo fixo R$ 200.000,00


A partir da estrutura apresentada, o ponto de equilíbrio contábil, em quantidades e volume financeiro de vendas, respectivamente, é:


A

25.000 unidades e R$ 300.000,00.


B

16.667 unidades e R$ 200.004,00.


C

20.000 unidades e R$ 240.000,00.


D

25.000 unidades e R$ 200.000,00.


E

16.667 unidades e R$ 133.336,00.

Suponha‑se que uma empresa apresente os seguintes dados: I preço unitário de venda: R$ 1.200; II custo variável unitário: R$ 900; e III custos e despesas fixos: R$ 1.500.000. Nesse caso, é correto afirmar que a quantidade correspondente ao ponto de equilíbrio é de 5.000 unidades.


C

Certo


E

Errado

O aumento do preço de um produto, sem que haja a redução da quantidade atualmente vendida, provoca a majoração do seu ponto de equilíbrio e a consequente redução da sua margem de segurança.


C

Certo


E

Errado

Analise a seguinte situação:


Empresa Union Ltda. fabrica o produto LED

Quantidade fabricada e vendida (Q)

200 unidades

Preço de Venda Unitária (PV)

R$ 4,00 por unidade

Custo e despesa fixos

R$ 520,00

Custo e despesa variáveis

R$ 3,00 por unidade

Investimento na estrutura física da empresa (Inv.)

R$ 4.000,00


Com os dados descritos acima, a empresa obtém o seguinte resultado:



1 unidade

200 unidades (situação atual)

+ Receita de Venda (RV)

4,00

800,00

(-) GastoVariável (GV)

(3,00)

(600,00)

= Margem de Contribuição

1,00

200,00

(-) Gasto Fixo (GF)

(520,00)

(520,00)

= Resultado

(519,00)

(320,00)

Ponto de Equilíbrio Contábil


520 unidades


Considerando as informações mencionadas, podemos afirmar que, com aumento de 10%


A

no gasto variável unitário e mantendo constantes os demais gastos, terá como consequência um decréscimo no resultado do Ponto de Equilíbrio Contábil.


B

na quantidade vendida e mantendo constantes os demais gastos, terá como consequência um acréscimo no resultado do Ponto de Equilíbrio Contábil.


C

no valor do gasto fixo e mantendo constantes os demais gastos, terá como consequência um decréscimo no resultado do Ponto de Equilíbrio Contábil.


D

na receita de venda unitária e mantendo constantes os demais gastos, terá como consequência um decréscimo no resultado do Ponto de Equilíbrio Contábil.


E

na quantidade vendida e de 10% no valor do gasto fixo e mantendo constantes os demais gastos, terá como consequência um decréscimo no resultado do Ponto de Equilíbrio Contábil.

Suponha‑se que uma empresa disponha dos dados a seguir (em R$ 1).


I Custos fixos: 800.000.

II Preço de venda unitário: 2.000.

III Custo variável unitário: 1.500.

IV Lucro mínimo desejável: 200.000.


Nesse caso, é correto afirmar que o ponto de equilíbrio econômico corresponde a 1.600 unidades.


C

Certo


E

Errado

Uma determinada empresa, cujo preço de seu produto é igual a R$ 30,00 por unidade, custos e despesas fixos anuais são de R$ 290.000,00 e custos e despesas variáveis R$ 15,00 por unidade, tem previsão de vender aproximadamente 50.000 unidades. Analisando os possíveis cenários conjunturais, constatou-se que os valores e quantidades podem variar em um incremento de 10% na quantidade vendida. Assim, pede-se que sejam indicados o ponto de equilíbrio contábil e o grau de alavancagem operacional do cenário inicial para o cenário com incremento de vendas. Em qual das alternativas a indicação está CORRETA?


A

R$ 460.000,00 e 10,00%.


B

R$ 580.000,00 e 1,63.


C

R$ 580.000,00 e 16,30%.


D

R$ 535.000,00 e 1,63.

   
Gerar simulado